PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Às vezes parece que algumas pessoas nasceram com o dom de ser sociáveis, mas não é bem assim — apesar da facilidade de alguns, qualquer um pode aprender e desenvolver esse tipo de habilidade. O seu sonho é conseguir romper a zona de conforto e agitar a vida social? Saiba que terá que praticar e se esforçar, mas que é possível estipular metas pequenas e ir fazendo um progresso constante. Empenhe-se para puxar assunto com estranhos, passar um tempo com conhecidos e convidar os amigos para sair. Em questão de pouco tempo, você ganhará confiança e colherá os benefícios da conexão com outras pessoas.

Método 1
Método 1 de 3:

Expandindo a sua zona de conforto

PDF download Baixe em PDF
  1. Sempre que trombar com as mesmas pessoas no elevador do trabalho ou no transporte, aproveite a oportunidade para aperfeiçoar suas habilidades. Está parado na fila do caixa do mercado? Faça um comentário engraçado para quem estiver atrás de você, jogue uma pergunta no ar e, se a pessoa responder, pratique a escuta. Comece a tomar esse tipo de iniciativa todos os dias. No começo, pode ser estressante, mas tudo fica mais natural com o tempo.
    • Se você praticar com estranhos, pode se sentir mais preparado para conversar com alguém que queira conhecer. [1]
    • Evite separar a "vida social" do resto da sua vida. Quem deseja ser mais sociável precisa agir assim em todos os momentos — seja numa festa, na hora de fazer contatos para o trabalho ou até mesmo de resolver pendências domésticas do dia a dia. [2]
  2. 2
    Jogue conversa fora em um grupo de pessoas. Logo antes de a aula ou de uma reunião começar, bata um papo com os seus colegas de classe ou de trabalho. Não sabe o que dizer? Observe o ambiente ou a situação e use esses elementos para puxar a conversa. Por exemplo, você pode falar sobre a reunião ou a aula que está prestes a começar ou perguntar de um projeto ou da lição de casa. [3] Em um evento, sente-se perto de uma pessoa que pareça amigável, cumprimente-a e pergunte a relação dela com o lugar ou o anfitrião.
    • Para começar a conversar com um semidesconhecido, recorra a algo que vocês tenham em comum. Conforme o papo for rolando, é possível falar de tudo um pouco.
    • Você é que está coordenando uma reunião social? Escolha um lugar especial que renda bastante assunto. Um exemplo é um restaurante mexicano – você e os seus amigos terão muitas opiniões para compartilhar. [4]
    • Sempre que não souber o que dizer, use o recurso clássico de comentar sobre o tempo, uma notícia que está em alta ou futebol.
  3. 3
    Aproveite os intervalos para se aproximar das pessoas em vez de ficar sozinho. Para um introvertido, pode ser tentador ficar isolado nos poucos momentos de folga e de pausa, mas os outros podem ter a impressão de que você é antissocial. [5] Planeje o seu horário de almoço junto com os outros colegas de trabalho — nada de esperar para comer sozinho depois. Em vez de ir correndo para casa depois que a aula terminar, fique mais um pouco e troque ideias com os seus colegas. Tem uma tarde livre? Convide um ou dois amigos para fazer alguma coisa diferente.
    • Tente fazer um esforcinho para socializar sempre que houver gente por perto. Não fique sozinho num canto, ocupado com um livro ou com o celular.
    • Costuma usar seu tempo livre para praticar um hobby? Que tal convidar um amigo para se juntar a você na próxima vez?
  4. É muito fácil vir com aquela desculpinha de estar ocupado ou cansado demais para sair, principalmente se você for ansioso. No entanto, quando a prioridade passa a ser socializar, é preciso fazer um esforço para passar mais tempo com os outros. Agradeça, aceite o convite do seu amigo ou conhecido e cumpra com a sua palavra – apareça na hora combinada e com um sorriso no rosto. Retribua o convite em uma próxima oportunidade, depois de algumas semanas.
    • Sempre dá para ir embora se você não estiver curtindo.
    • Aprenda a diferenciar as desculpas verdadeiras e as que são apenas um pretexto estimulado pela tensão e pela ansiedade.
    • Se precisar, tente dar uma mexida na sua agenda para ter mais tempo livre e poder socializar. Encontre espaços e preencha-os com ligações e cafés. [6]
  5. 5
    Comece um curso ou um hobby para conhecer pessoas. Você não tem contato social suficiente na sua rotina? Que tal fazer uma atividade para encontrar pessoas parecidas e de divertir? Pode ser um time, um clube do livro, um grupo de voluntários, um curso, etc. [7] A sua escolha deve proporcionar muitas oportunidades de socializar. Antes, durante e depois dos encontros, seja amigável e puxa papo com os seus colegas.
    • Se for aprender a tocar violão, por exemplo, não faça aulas em casa. Escolha uma escola que ofereça aulas em grupo.
    • Uma ideia bem legal é participar de um grupo de debates e de oratória.
  6. Um bom relacionamento depende do esforço mútuo. Se você quiser mostrar que é sociável e que valoriza a amizade dos outros, crie oportunidades de compartilhar o seu tempo com eles. [8] Quando for fazer um convite, sugira uma atividade específica e mais de uma data possível. Não fique desanimado se a pessoa estiver ocupada – aproveite para fazer outros planos. Você também pode manter contato com amigos mais distantes. Faça uma ligação e mande uma mensagem perguntando das boas novas.
    • A sua colega disse que adoraria se cuidar mais? Sugira: “Vamos fazer as unhas depois do trabalho na terça? Conheço uma manicure ótima aqui do lado!”.
    • O seu colega de sala é fã da mesma banda que você? Pergunte: “Você viu que eles vão fazer um show aqui no dia 26? Vamos?”
    • Não fique esperando que os outros mandem mensagens ou convites. Vocês nunca vão sair se nenhum dos lados tentar combinar algo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Falando mais

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas se sentem mais à vontade para se aproximar de quem parece aberto e simpático. Fique com a cabeça erguida, com os ombros para trás, não deixe a postura caída e faça contato visual sempre que falar com alguém, além de sorrir quando encontrar o olhar de outra pessoa. Com essas dicas, você passará uma imagem bem mais interessante e acessível. Se o seu corpo costuma ficar rígido e desconfortável com a tensão, pratique posturas na frente do espelho até encontrar uma forma de se sentir bem e relaxado.
    • As suas mãos costumam ficar inquietas? Procure ficar segurando alguma coisa, seja um caderninho ou uma bolsa de mão, para não as deixar desocupadas.
    • Evite colocá-las no bolso. Uma pose legal que passa confiança é colocar somente os polegares nos bolsos traseiros.
    • Dê um beijo no rosto ou ofereça a mão para um aperto ao ser apresentado a alguém ou para se despedir. Não tenha vergonha. [9]
  2. 2
    Faça perguntas sobre as pessoas ou assuntos em comum. Uma ótima forma de socializar com uma pessoa é puxar assunto sobre ela. Faça perguntas abertas sobre o trabalho, os estudos, a vida pessoal, os animais de estimação e os interesses dos seus amigos, conhecidos ou até estranhos. Também peça conselho sobre uma situação específica para mostrar que valoriza a opinião do outro e para ter bastante assunto. [10]
    • Se vir alguém com um livro, pergunte quais são os estilos e autores preferidos da pessoa. Peça uma recomendação.
    • Depois que alguém contar sobre um acontecimento, pergunte como foi: “E aí, cara, gostou da exposição de carros antigos?” ou “Natália! Não te vejo desde que você falou da qualificação do mestrado. Como foi? Deu tudo certo?”
  3. 3
    Faça elogios sinceros. Um elogio tem um efeito positivo em quem recebe e em quem faz, além de ser uma forma de puxar assunto. Olhe a roupa da pessoa, observe os comportamentos dela e veja se tem algo positivo a dizer. Prefira elogiar algo que esteja dentro do controle do outro ou que seja fruto de um esforço perceptível para validar a escolha da pessoa. [11] Depois, faça uma pergunta relacionada para que ela continue falando.
    • Para a barista com lindos brincos, diga: “Nossa, seus brincos são lindos. Eles são feitos à mão?”.
    • Para um colega, experimente: “Rodrigo, a apresentação do seu grupo foi muito boa. Aqueles vídeos que vocês escolheram... Morri de rir. Quem teve a ideia genial?”
  4. 4
    Fale com clareza e com um bom volume para ser compreendido. Se você facilitar o entendimento do seu interlocutor, é mais fácil levar a conversa adiante sem problemas. Caso tenha o costume de falar baixinho, treine para aumentar o tom de voz sempre que falar com os outros. Não precisa falar correndo – articule bem as palavras e mantenha um ritmo bom de fala. [12]
    • Sempre que alguém o pedir para repetir algo, não fique constrangido. Basta falar com um pouco mais de clareza.
    • A outra pessoa só que ouvir o que você tem a dizer.
  5. Não precisa falar sem parar para ser sociável. Ouça o outro e siga a história ou linha de raciocínio dele, fazendo contato visual e usando uma linguagem corporal receptiva. Sorria e confirme com a cabeça para demonstrar que está acompanhando, faça expressões faciais condizentes e responda quando convir. [13]
    • Tente não se distrair com o ambiente, o celular ou as preocupações na sua cabeça. Concentre-se na pessoa que está à sua frente.
    • Mantenha a mente aberta.
  6. 6
    Compartilhe os seus pensamentos e opiniões – não os guarde para si. Um introvertido geralmente prefere pensar do que falar. Porém, o seu interlocutor pode começar a achar que você não é sociável caso não sinta a sua participação no papo. Ao formular um pensamento ou uma resposta na cabeça, faça um esforço para externalizá-los e falar em voz alta. Assim, a conversa vai fluindo e você consegue se abrir mais. [14]
    • É claro, leve em conta a seguinte regra: o pensamento é educado e reflete a sua personalidade? Compartilhe-o. Porém, se for grosseiro ou indelicado, guarde-o para si. [15]
    • Uma simples observação ou opinião pode gerar uma conversa. Diga o que está pensando e pergunte sobre a outra pessoa. Por exemplo: “Meu Deus, esse projeto não acaba mais! A quantas anda o seu, Helena?” ou “E, no fim das contas, não é que esse café que tanto falam é meio estranho? O que você acha?”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mudando a mentalidade

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Firme o compromisso de ser mais sociável. Seja para evoluir na carreira, ter uma vida social mais agitada ou ganhar mais confiança em uma série de situações diferentes, reflita sobre o que está por trás do seu interesse em tornar-se mais comunicativo. Pense nessas metas em longo prazo todos os dias para dar um gás. [16]
    • Que tal colocar um Post-it no espelho com uma mensagem de incentivo?
    • Use uma frase positiva como plano de fundo no celular para se lembrar de interagir com os outros.
    • Assim como acontece com quem deseja entrar em forma, não dá para ficar sociável ser fazer um esforço e agir. É preciso se mexer e fazer atividade física para ficar sarado, e você precisa falar mais e se colocar em situações onde possa interagir e se comunicar para ser sociável.
    • Evite se rotular de tímido, introvertido ou antissocial. Quando mais você usa essas palavras, mais reforça a ideia de que é incapaz de ser sociável.
    • Lembre-se: ser sociável é uma escolha, não um dom.
  2. 2
    Estipule a meta de conversar com uma pessoa nova por dia. Não é da noite para o dia que você se tornará a pessoa mais extrovertida do mundo. Dê passos pequenos para fora da sua zona de conforto com objetivos modestos e razoáveis. Está indo para uma festa? Comprometa-se a falar com um desconhecido. Sempre que estiver esperando numa fila, tenha a meta de fazer um comentário para a pessoa na sua frente. Ao completar esses objetivos pequenos, vá traçando objetivos mais ambiciosos, como falar com cinco funcionários em uma confraternização da empresa ou convidar um conhecido para tomar um café. [17]
  3. Todo mundo gosta de ficar cercado de pessoas otimistas, felizes e simpáticas. Mesmo que você não esteja tão para cima o tempo todo, tente ser positivo ao falar com outras pessoas. Sorria, fale palavras gentis e tente animar quem estiver meio triste. [18]
    • Ao trocar ideias com estranhos ou conhecidos, demonstre que é acessível e legal com essa atitude.
    • As suas palavras e ações também devem ser educadas e respeitosas. Assim, todo mundo verá que você é uma boa pessoa e alguém com quem vale a pena se relacionar.
  4. 4
    Exponha as suas vulnerabilidades para fortalecer as relações. Não mude o seu jeito nem o seu comportamento com base na companhia do momento – permita que as pessoas conheçam o seu verdadeiro eu. Compartilhe o seu ponto de vista de forma autêntica e respeitosa. Quando já tiver laços mais fortes com os outros, comece a se abrir e falar de medos, inseguranças e dificuldades. Se você consegue se abrir bastante, é porque os laços são profundos. [19]
    • É claro que não é apropriado despejar toda a sua bagagem emocional em um estranho na rua. No entanto, você pode falar de algo mais íntimo quando o seu amigo fizer o mesmo, além de responder a perguntas de forma honesta e pedir conselhos.
    • A ideia de compartilhar sentimentos e experiências verdadeiras o assusta? Pense que todo mundo passa por dificuldades. A partir do momento que você se abre, acaba se aproximando muito mais das pessoas.
    • Até os seres mais sociáveis se sentem inseguros às vezes; a única diferença é que eles escolhem correr riscos e curtir o momento sem temer o constrangimento.
  5. Sempre que você perceber um pensamento de autossabotagem surgindo, reconheça-o e substitua-o por algo construtivo. Existe um quê de verdade na mensagem? Então reformule-a e transforme-a em um pensamento de incentivo para superar a ansiedade. [20]
    • Quando começar a pensar: “Eu sou um esquisito e ninguém aqui gosta de mim”, reconheça que essa mensagem é destrutiva e magoa. Troque-a por algo mais verdadeiro e mais construtivo, como: “Eu me sinto desconfortável nessa situação, pois não conheço ninguém aqui. Se puxar conversa com uma pessoa, poderei conhecê-la e me sentir menos deslocado”.
    • O que diferencia as pessoas confiantes e sociáveis é a maneira como elas se veem. Elas costumam se concentrar no lado positivo e ignorar a opinião alheia, enquanto as pessoas introvertidas se importam muito com os próprios defeitos e costumam ter muita autocrítica. [21]
    Publicidade

Dicas

  • Sempre que estiver na companhia de outras pessoas, encare o momento como uma oportunidade para ser sociável!
  • Às vezes, falar com estranhos dá um pouco de medo, mas pense o seguinte: para começar, ninguém se conhece, e você não tem nada a perder se não der certo. Por outro lado, nunca se sabe quando um estranho pode virar o seu novo melhor amigo, parceiro de negócios ou até um novo amor!
  • Evite sair com pessoas que o façam se sentir inseguro e inadequado. Prefira dividir o seu tempo com quem o estimule e apoie.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 113 499 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade