Baixe em PDF Baixe em PDF

Conforme a tecnologia evolui e se torna uma parte maior da vida cotidiana, também aumenta a necessidade de profissionais especializados no mercado de programação. Os engenheiros de software projetam e guiam o desenvolvimento de programas de computador utilizados para facilitar a vida de todos nós e, por mais que seja possível aprender a programar por conta própria, a educação formal é o melhor meio de se conseguir um emprego com mais responsabilidades e melhores pagamentos.

Método 1
Método 1 de 2:

Entrando no mundo da engenharia de software

Baixe em PDF
  1. A maioria dos cargos disponíveis no mercado exige, no mínimo, um bacharelado. [1] Fazer uma faculdade de ciências da computação, engenharia da computação ou engenharia de software será extremamente útil para ser atraente no mercado. O curso de ciências da computação é bom, mas tem uma abordagem mais teórica e forma alunos voltados mais para trabalhos de pesquisa de recursos e desenvolvimento. [2]
    • É possível conseguir um emprego sem formação específica, apenas comprovando suas habilidades. Apesar disso, tais cargos normalmente exigem menos e, por consequência, pagam menos. Sites como o GitHub . Você também pode perseguir projetos Open Source para contribuir com ajustes e detalhes caso não tenha um empreendimento para chamar de seu. Open Source significa que o código (Source, ou fonte) de um determinado programa é disponibilizado publicamente (Open, ou aberto). Em geral, isso permite que qualquer um possa enviar um código ao projeto para ser avaliado pelos administradores do mesmo. Encontrar um projeto open source com uma comunidade legal de desenvolvedores pode ser muito produtivo para o desenvolvimento de suas habilidades caso você já tenha domínio dos básicos.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Gene Linetsky, MS

    Fundador de Startups e Diretor de Engenharia
    Gene Linetsky é um fundador de startups e engenheiro de software em na Área da Baía de São Francisco. Trabalha na indústria da tecnologia há mais de 30 anos e é o atual Diretor de Engenharia da Poynt, uma empresa de tecnologia que constrói terminais de vendas para diferentes negócios.
    Gene Linetsky, MS
    Fundador de Startups e Diretor de Engenharia

    Estudar qualquer área da ciência pode ajudar você a programar melhor. Gene Linetsky, que gerencia uma equipe de engenheiros de software, diz: "Alguns dos melhores engenheiros são formados em engenharia elétrica, curso que exige e cultiva disciplina. A engenharia de software é uma arte que não tolera a mentalidade artística, pois requer que o profissional seja disciplinado."

  2. Não importa se ainda está no ensino médio, você pode começar na frente da concorrência aprendendo linguagens de programação em casa .
    • A engenharia de software não se concentra exclusivamente na programação, mas você precisará conhecer pelo menos algumas linguagens e saber um pouco sobre como elas funcionam. Não há um acordo sobre quais as linguagens mais úteis, mas as principais opções são:
    • Entenda que algumas linguagens são melhores para resolver alguns problemas do que outras. Não há linguagem melhor ou mais fácil que a outra. A maioria das linguagens foi desenvolvida para resolver certos tipos de problema, às vezes pecando em outros aspectos. Experimente cada uma delas e descubra qual delas tem mais a sua cara. No início, foque apenas em compreender o básico de uma linguagem. Após compreendê-la, passe para a próxima. Você não precisa aprender todas as linguagens. Encontre a de sua preferência e torne-se craque nela!
    • Para jovens, o MIT criou o website e ferramenta de programação "Scratch". A ferramenta ensina conceitos de programação por meio de dicas visuais em vez de usar texto. Também é útil para adultos que preferem elementos visuais em vez de conceitos abstratos e texto.
  3. Por "algoritmo", entende-se simplesmente uma fórmula ou processo para resolver um problema. [3] Exemplos comuns incluem encontrar a menor distância entre dois pontos [4] , procurar dados específicos em um conjunto maior de dados, organizando-os em alguma ordem. [5] [6] Uma "estrutura de dados" é uma certa maneira de organizar dados, de maneira a facilitar a resolução de problemas. [7] Exemplos comuns são conjuntos que contêm itens de dados um após o outro em alguma ordem e tabelas que armazenam dados através de alguma "chave" em vez de uma posição. [8] [9] Foque em desenvolver e manter suas habilidades para dar o seu melhor assim que se tornar um engenheiro de software. [10]
    • (Opcional) Estude matemática. A matemática faz parte de qualquer curso de ciências da computação. Muitos algoritmos e estruturas de dados se baseiam em conceitos matemáticos. Ainda que não seja absolutamente necessário entender de matemática, ter uma boa base na disciplina ajudará você a analisar e criar novos algoritmos. Se quiser trabalhar em empresas que lidam com pesquisa e desenvolvimento de software em nível avançado, você precisa saber matemática. Se quiser uma posição mais tranquila, você pode trabalhar sem entender muito de matemática.
    • A matemática discreta é um campo de estudos bastante útil, assim como qualquer outra matéria de matemática que envolva a produção de softwares.
  4. Universidades geralmente não estão atualizadas. Livros didáticos não são revisados na mesma frequência em que softwares são atualizados. Instituições de ensino fornecem conceitos teóricos e maneiras de pensar essenciais para seu sucesso e não devem ser desconsideradas. Porém, o que vale mesmo é sua capacidade de aplicar a teoria a softwares de verdade. E é por isso que você sempre deve ir além do que a faculdade ensina.
    • Navegue no StackOverflow. O StackOverflow é um site de perguntas e respostas voltado a desenvolvedores de software. Você pode procurar perguntas nas tags para aprender mais sobre tecnologia, problemas ou linguagens. Ver as respostas também ajuda você a entender como os engenheiros de software resolvem problemas. Favoritar boas respostas também ajudará você a criar uma espécie de guia próprio para resolução de problemas.
    • Use sites práticos para programar. Sites como CodeWars e CodinGame fornecem problemas com os quais você pode praticar.
    • Encontre uma comunidade que ajude você a se inspirar, desenvolver laços e a encontrar orientação para focar no seu aprendizado. Comunidades em sites como o Facebook podem ser excelentes para engenheiros de software que querem aprender mais e encontrar oportunidades. Se conseguir encontrar comunidades específicas de sua linguagem de programação preferida, melhor ainda!
  5. O melhor jeito de se melhorar as suas habilidades é utilizá-las na prática. Não importa se vai trabalhar em projetos profissionais ou pessoais, projetar e programar softwares vai ajudá-lo bastante a ganhar experiências. Para muitos empregadores, trabalhos práticos são mais importantes do que conhecimentos teóricos. [11]
    • Disponibilize seu software pela internet (a não ser que planeje monetizá-lo). Com isso, você demonstra suas habilidades a potenciais empregadores, que conseguirão avaliar seu trabalho com calma. A disponibilização também permite que você receba feedback sobre seu trabalho e melhore como engenheiro de software.
  6. A maioria dos alunos de engenharia de software trabalham como estagiários enquanto terminam a faculdade. [12] Essa pode ser uma ótima oportunidade para receber treinamento prático e fazer contato com potenciais empregadores. Procure por estágios em sites especializados em anúncios de empregos ou conversando com amigos que trabalham na área.
  7. A engenharia de software é um campo que está crescendo rapidamente. É possível conseguir um cargo alto assim que sair da faculdade, mas é bem provável que você tenha que começar como programador e subir de cargos. [13] Comece a procurar um emprego antes de terminar a faculdade:
    • Alguns professores universitários ajudam os alunos a conseguir um trabalho. Converse com eles e com outros profissionais da faculdade para encontrar boas oportunidades.
    • Uma grande porcentagem dos empregos surge por conta da troca de contatos. [14] Use seus contatos pessoais e conheça pessoas no campo em conferências e reuniões.
    • Fique de olho nos sites de anúncios de empregos. Crie um perfil e poste o seu currículo nos sites para fazer contatos e encontrar vagas disponíveis.
  8. A indústria de software está em constante mudança. Continue aprendendo e praticando para conseguir direcionar a sua carreira de acordo com suas ideias. Alguns modos de melhorar suas chances:
    • Junte-se a uma organização profissional para encontrar oportunidades de fazer o famoso networking .
    • Se tem planos de longo prazo no campo, experimente fazer um mestrado. Por mais que não seja um requisito para a maioria dos cargos, o mestrado aumenta as suas chances de trabalhar em um cargo de chefia ou gerência. [15]
    • Os certificados de cursos curtos de especialização podem ser úteis para alguns cargos, mas podem reduzir as suas chances em outros. [16] Converse com outros engenheiros de software antes de decidir se matricular.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Trocando de carreira para tornar-se um engenheiro de software

Baixe em PDF
  1. O campo de desenvolvimento de software tem crescido bastante nos últimos anos e a engenharia de software costuma ser mais vantajosa do que a programação básica, com uma renda anual maior. [17] [18]
  2. A codificação e a programação prática devem ser as suas prioridades no momento. Existem diversos meios de se ganhar experiência: [19]
    • Aprenda a programar através de tutoriais online ou amigos experientes e dispostos a ensiná-lo.
    • Faça um curso profissionalizante online.
    • Se já tem experiência, colabore com outros programadores em projetos para se especializar mais.
    • Um curso intensivo pode ser a opção mais rápida para se aprender, mas é preciso investir bastante tempo e dinheiro.
  3. Por mais que a engenharia de software seja bem especializada , você não precisa ter trabalhado com computadores no passado para aproveitar as experiências profissionais. A engenharia de software tem muito a ver com habilidades analíticas, solução de problemas e trabalho em equipe. Além disso, a familiaridade com a indústria pode ajudá-lo bastante também.
    • Hobbies e interesses pessoais também podem abrir oportunidades para conexões ou, pelo menos, dar mais paixão ao trabalho. Aplicativos de jogos e softwares de música são bons exemplos disso.
    • Se puder, automatize algumas partes de seu trabalho. Crie ferramentas que facilitem certas tarefas. A engenharia de software foi criada para resolver problemas. Criar software é o método que o engenheiro escolheu para facilitar a vida de todo mundo. Com tantos problemas a serem resolvidos mundo afora, não há motivo para ficar parado!
  4. É possível conseguir um emprego razoável no ramo da programação com um ou dois anos de experiência, mas para se conseguir um cargo de mais importância, no qual você ficaria responsável por projetar os softwares em vez de simplesmente programá-los, é preciso ter uma formação. Se você já tem um bacharelado e habilidades de codificação, pode ser uma boa ir direto para um mestrado em engenharia de software.
  5. Praticamente todas as indústrias precisam de desenvolvedores de software, portanto, sua rede de contatos prévia pode ser de grande ajuda. Junte-se a uma associação de profissionais de programação e engenharia de software para conhecer mais pessoas no ramo e fortalecer sua rede de contatos.
    Publicidade

Dicas

  • Os cargos na indústria da informática não são padronizados. "Desenvolvedor de softwares" é um termo genérico bastante utilizado. Por mais que um "engenheiro de softwares" deva ter mais relação com conhecimentos especializados e criação de projetos, algumas empresas usam tal título para dar uma turbinada em um cargo mais baixo de programação. [20]
  • Se quer trabalhar para uma empresa específica, entre em contato com ela!
  • Pratique escrever códigos no papel antes de ir para o computador.
  • Continue sempre praticando e estudando. A tecnologia muda constantemente, assim como as tarefas dos engenheiros de software. As faculdades, as empresas e algumas instituições de ensino privada oferecem treinos, palestras e cursos de atualização para que os engenheiros de software aprendam as habilidades necessárias para se manterem a par das tecnologias atuais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 62 896 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade