PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os pilotos de Fórmula 1 vivem em um esporte extremamente competitivo que exige muito talento e dedicação para sacramentar o sucesso. Embora pareça o emprego dos sonhos, é preciso ter anos de experiência e muito dinheiro para virar um piloto profissional e subir os degraus até a Categoria. Conhecendo as etapas necessárias para chegar até lá, avalie os riscos e as vantagens para decidir se a Fórmula 1 é o seu lugar.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Aprendendo a dirigir

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa é a forma mais rápida de saber se a Fórmula 1 serve para você, sendo o ideal para corredores mais antigos que são recém-chegados nessa modalidade. Você entrará em um carro de Fórmula 1 e aprenderá um pouco do básico de pilotagem. [1] Provavelmente você terá que pagar para ter essas aulas por algumas horas, mas é uma forma muito mais em conta de aprender a dirigir um Fórmula 1 antes de você decidir fazer um grande investimento financeiro.
    • Será necessário ter uma carteira de motorista comum para fazer as aulas. Caso seja menor de idade, você precisará da autorização dos seus pais.
    • Você também terá que saber dirigir carros com transmissão manual para fazer as aulas de pilotagem.
  2. Esses cursos terão mais ou menos de uma a duas semanas de aulas avançadas que visam melhorar suas habilidades de corrida. O desejo é correr na Fórmula 1, não é? Levante a cabeça e vá a uma escola que seja credenciada pela FIA ( Fédération Internationale de l'Automobile ).
  3. Terminados os cursos necessários, sua escola mandará uma carta de recomendação para uma categoria automobilística. Essa carta dará a você o direito de se registrar e competir em uma corrida na escola de pilotagem.
  4. Essas corridas são uma grande oportunidade para mostrar suas habilidades e atrair patrocinadores. Algumas dessas escolas têm suas próprias corridas e fornecerão um carro para que você possa disputá-las. É possível também conseguir uma bolsa de estudos e pontos de corrida para obter sua próxima licença.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Subindo categorias

PDF download Baixe em PDF
  1. É o jeito mais fácil dos jovens pilotos ingressarem na F1. A maioria dos grandes pilotos de Fórmula 1 começou no kart. Este tipo de carro é caro, logo pode ser mais vantajoso ir antes a uma pista de kart na sua região e fazer um teste.
  2. Algumas organizações darão uma licença a qualquer iniciante, para que possam participar de corridas de menor nível e aprender sobre o esporte. Caso seu interesse seja as corridas mais sérias, continue obtendo licenças de maior nível. Talvez seja preciso passar nos testes de uma escola credenciada ou mostrar competência de corrida no seu nível atual para subir de categoria.
  3. Você precisará de um kart para competir nas corridas. Cada nível de corrida tem seu tipo de carro e provavelmente você precisará comprar ou alugar vários karts antes subir de categoria.
  4. Boas colocações nas corridas podem garantir a você um avanço rápido na sua carreira. Quanto melhor você corre mais cedo você sobe de categoria. O ponto é: você tem que correr o máximo que conseguir e tentar subir para a próxima categoria se quiser chegar à Fórmula 1.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Conseguindo sua licença da Fórmula 1

PDF download Baixe em PDF
  1. A Fórmula 1 exige que os pilotos tenham bastante experiência em carros parecidos com os da Categoria. Mesmo existindo várias categorias que possam levá-lo à Fórmula 1, todos os pilotos devem correr em uma ou duas categorias de acesso para chegarem à Fórmula 1. [2]
  2. Essa é a idade mínima para conseguir uma licença na Fórmula 1. Mesmo que alguns pilotos mais jovens tenham mostrado talento para se juntar à Fórmula 1, não poderão correr por não terem a idade mínima. Nesse sentido, continue correndo em alguma categoria de acesso para ganhar mais experiência e pontos de corrida.
  3. Esses pontos são conquistados com base no desempenho e na colocação do piloto na categoria de acesso. Consiga 40 pontos em até 3 anos para conseguir sua licença da Fórmula 1.
  4. Você precisa guiar bem o carro para manter sua licença. Essas 300 horas podem ser registradas em voltas de treino ou em test drives feitos para fabricantes de automóveis.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Correndo na Fórmula 1

PDF download Baixe em PDF
  1. Um bom desempenho como amador pode atrair um dono de uma equipe de F1, que pode oferecer a você uma vaga de piloto. Essas equipes muitas vezes pertencem a empresas de automóveis, que têm seus próprios patrocinadores cobrindo os custos. Elas geralmente contratam pilotos analisando temporada por temporada.
  2. A grande maioria dos pilotos de Fórmula 1 tem patrocinadores que exigem trabalhos adicionais fora da pista. Vá bem nas corridas, seja bem aceito pelo público e você atrairá patrocinadores. Estes podem exigir que você apareça em propagandas ou faça fotos, além de exigir que você faça sua parte dentro da pista. Correr na Fórmula 1 custa muito caro, logo os pilotos devem correr atrás de patrocínio sempre que possível para conseguir dinheiro.
  3. É muito comum nos vários níveis do automobilismo a presença de pilotos que pagam para pilotar, inclusive na Fórmula 1. Ao invés de receber para correr, o piloto compra sua vaga usando o dinheiro de patrocinadores ou seu próprio dinheiro. [3] Apesar de ser uma desvantagem para a maioria dos novos pilotos que ingressam na Fórmula 1, acaba sendo uma opção se você tiver como pagar pelo seu lugar.
    Publicidade

Dicas

  • Nesse meio, seja uma pessoa educada, pois esse comportamento será um grande passo na sua carreira, ajudando você a encontrar patrocinadores e o respectivo suporte financeiro.
Publicidade

Avisos

  • A vida no automobilismo é bem cara. Esteja preparado para gastar muito dinheiro se você pretende chegar à Fórmula 1.
  • As corridas estão sempre acompanhadas das colisões, que podem machucar. Portanto, antes de investir nessa carreira, pense bem sobre os perigos que a envolvem.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 101 794 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade