Baixe em PDF
Baixe em PDF
O indie é mais do que um gênero musical. Trata-se de um estilo de vida e, como sempre, isso envolve as vestimentas. Apesar do estilo ter a ver com a individualidade e a independência, existem algumas ideias que você pode seguir para se enquadrar mais fácil, como evitar as modas vigentes e usar fones de ouvido. Vamos lá?
Passos
-
Seja você mesmo . Para ser indie, é preciso ser independente — afinal, é daí que vem o nome do estilo. O que isso significa exatamente? Que você é livre pra ser como quiser, independentemente das modas vigentes! Portanto, não esquente muito a cabeça em se vestir no estilo indie. Se estiver vestido de acordo com seu gosto, ótimo.
- Obviamente, é importante vestir-se dessa forma porque você quer. É fácil nos deixarmos levar pela "voz da sociedade" e permitir que as modas tomem as decisões por nós.
-
Evite lojas grandes e marcas famosas. Tá bom, quando dissemos que bastava ser você mesmo e que não havia uma regra no estilo indie, era mentira. Há uma regra: evitar marcas grandes e famosas. Um membro da cena indie jamais passearia com uma bolsa Gucci por aí. Normalmente, usa-se peças de boa qualidade compradas em brechós, um estilo bem alternativa.
- Ainda assim, faça o que for de sua preferência. O fato de algo ser adorado pela população em geral não significa que é ruim. Tudo bem seguir algumas modas, se você gostar mesmo delas. Só não as abandone assim que saírem de moda. Não seja alguém que se deixa levar por tendências.
-
Traga algo de volta à tona. O mundo indie tem muito a ver com valorizar o que é bom e atemporal. Portanto, crie suas próprias modas e aproveite itens "retrô" encontrados em brechós e lojas de usados em geral. Se encontrar algo da "velha guarda" que combina com você, use!
- Seja uma camiseta velha da sua irmã, seja uma blusa de uma banda dos anos 80, lembre-se sempre da única regra: você gosta da peça? Então, use-a!
-
Combine diferentes estilos, se desejar. Como é livre para criar seu próprio visual, você pode dar uma misturada em tudo o que vê pela frente. Misturar o estilo de John Lennon com Prince parece uma boa ideia? Vá fundo! O importante é ter confiança no que está vestindo!
- Não esquente a cabeça se as peças combinam ou se enquadram em outros estilos. Gosta de uma camisa xadrez, mas tem medo de ser confundido com um hipster? E aquela munhequeira com rebites, que todo mundo associa ao estilo emo? Pode usar, sem medo! Misture estilos e crie o seu próprio!
-
Não acredite no hype . Você provavelmente vai ler e ver muita coisa na internet sobre o que é o movimento indie. Se alguém chegar e disser que precisa usar alguma coisa ou deve parar de vestir tal peça, deixe para lá. A ideia é que não existe um visual único indie . Se a pessoa for próxima, corrija-a para que isso não se repita.Publicidade
-
Aposte em camadas! Quando estiver mais frio, cubra-se com um cardigã ou com um colete. Lenços também são ótimas opções, assim como calças leggings por baixo das outras roupas para manter as pernas aquecidas.
- Não é preciso montar um visual simples e coeso. Tudo bem usar acessórios que não combinem necessariamente com o resto do modelito. Só tome cuidado para não acabar entrando no território hipster.
-
Dê uma brincada com acessórios e joias. Nesse quesito, vale tudo mesmo! Pingente apanhador de sonhos? Ótimo! Medalhão antigo? Funciona também. Colar estilo gargantilha, vindo direto dos anos 90? Se for a sua praia... Use o que estiver a fim de usar no dia, sem medo de ser feliz. Pulseiras de cânhamo, brincos grandes e colares compridos são ótimas formas de se dar um toque fofo e feminino a qualquer modelito, mas você não precisa se limitar a essas peças. Use o que preferir, de verdade.
- Broches e colares vintage são ótimas opções também. Visite algumas vendas de usados e brechós quando quiser dar uma variada no guarda-roupa.
- Lenços e faixas são bons acessórios do tipo unissex. O mesmo vale para bolsas transversais de diferentes tecidos! Se quiser ousar com sua bolsa, experimente uma mochila clássica no estilo Lisa Frank.
-
Use o sapato que quiser! Sério, no estilo indie, qualquer calçado vale. Como alguém da cena indie, isso provavelmente não surpreende você, certo? Se quer dicas de modelos específicos, entretanto:
- O Vans Authentic é uma ótima opção, disponível em diferentes cores. O modelo de lona preta, os tons de verde, azul-marinho e off-white são as melhores opções, mas você pode realmente apostar em qualquer cor que quiser.
- Os mocassins também estão no guarda-roupa de todo mundo, dando um visual retrô para qualquer modelito. Os calçados variam em cor e modelo, mas combinam com quase tudo.
- O modelo Nike Dunk tem se tornado cada vez mais popular por seu visual nostálgico e por ter lançamentos limitados. Ele combina com qualquer pessoa, portanto, é preciso tomar cuidado para não ser visto como uma pessoa mainstream , o oposto do indie. Os modelos limitados, apesar de caros, são mais indie.
- Os sapatos no estilo sanuk também são ótimos e estão disponíveis em diferentes cores e padronagens. Procure por uma loja de calçados de surfe para encontrá-los.
- Se você é garota, aposte em sapatilhas coloridas, por saltos plataforma ou por sandálias do tipo gladiador para deixar os pés respirarem um pouco.
Publicidade
-
Crie suas próprias roupas . Pouca coisa é mais independente e autêntica do que se vestir com roupas criadas por si próprio, certo? Se sabe costurar , você já está a meio caminho andado. Não acha que é capaz de criar uma peça do zero? Que tal simplesmente modificar aquelas peças que estão jogadas no fundo do seu armário, que não veem a luz do dia há anos? É possível reinventar seu guarda-roupa sem gastar nada ou sair de casa!
- Não tem dotes de corte e costura? Experimente fazer crochê, fazer tricô ou tingir suas peças para transformá-las!
-
Vista-se de acordo com a temperatura. Por exemplo, se você é uma garota e vive em uma região fria, um casaco tipo caban é uma excelente opção. Já se o clima estiver mais fresco, aposte em um cardigã — com estampa ou sem, tanto faz! — combinado com uma camiseta básica.
- Já para os rapazes, jaquetas de couro sintético vintage são as melhores opções para o clima frio, principalmente por serem decoráveis com bottons e outros acessórios. Se estiver mais fresquinho, um colete costuma ser uma boa aposta. As jaquetas estilo bomber ou de corrida são coloridas e combinam com qualquer estação.
- Os lenços são unissex e funcionam o ano inteiro, pois podem ser feitos de diferentes tecidos, sendo ótimos tanto para o frio quanto para o calor. Tons coloridos ou neutros, tanto faz! Desde que combinem com o resto do modelito, tudo está "pra jogo"! Você também pode transformar uma bandana em um lenço descolado ou usar um lenço mesmo de diferentes formas para criar um visual realmente único.
-
Seja uma pessoa sustentável. A cena indie tem conhecimento do que é bom e do que é nocivo para o meio ambiente, sempre tentando reutilizar materiais e reaproveitar objetos. Portanto, faça o possível para comprar suas roupas em brechós e para doar as peças velhas quando não as for usar mais. Jamais deixe que seu senso de moda faça mal para o mundo!
- Obviamente, evite peças de couro legítimo e de pelos de animais, pois eles também fazem parte do meio ambiente e, como pessoa consciente, você não deve compactuar com a morte de animais para a confecção de roupas. Estude o que vai em cada uma de suas peças e qual o efeito delas no mundo.
-
Use o cabelo de forma natural. Suas madeixas são lisas? Cacheadas? Não importa! Use o cabelo solto e sem tentar "corrigi-lo", já que não há nada de errado com seus fios naturais! É melhor evitar a todo custo o uso de ferramentas quentes nos fios, portanto, use o que a natureza deu!
- Obviamente, você pode experimentar penteados diferentes! Só não se perca usando tratamentos térmicos e tinturas agressivas para transformar seu cabelo em outra coisa.
-
Use headphones. Se há uma generalização boa e real da cena indie é a de que todos são fãs de música. Portanto, compre um par de fones de ouvido retro ou da moda para dar um toque de mistério a sua pessoa quando estiver na rua. Todo mundo vai querer saber o que está ouvindo!
- Depois de comprar seus fones, procure por bandas alternativas na internet. Se você quer mesmo ser indie, não se limite a ouvir os artistas mais ouvidos! Crie seu próprio gosto!
Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que não existem regras para se vestir no estilo indie! Crie seu estilo único dentro da moda e vista-se como quiser, sempre de acordo com o que acredita. Portanto, se quiser usar um all-star, faça-o sem medo de ser julgado "poser".
- Lembre-se de que existem muitas formas de se vestir dentro da moda indie. Por exemplo, o visual colorido e com camisetas básicas do Forrest Kline da banda Hellogoodbye é bem diferente do visual mais refinado de Ezra Koenig da banda Vampire Weekend. Inspire-se em outras pessoas para descobrir qual o seu visual!
- Ouça artistas independentes. Quando os artistas assinam com gravadoras grandes, eles acabam mudando de estilo para vender mais. Procure, portanto, de gravadoras independentes que têm trabalhos mais genuínos.
- Tente seguir um estilo de vida mais tranquilo e leve, descobrindo seus desejos reais. Não se guie pelos desejos da massa! A individualidade está sempre presente no mundo indie.
- Jamais abra mão de quem é para se encaixar no público indie ou alternativo. Lembre-se de que o termo indie deriva de "independência". Portanto, ser você mesmo é o melhor caminho sempre!
- Como bom indie, você pode investir em LPs, que estão voltando à tona. Cada dia mais artistas independentes lançam seus novos álbuns em vinis, portanto, experimente montar uma coleção com seus discos preferidos. Isso certamente vai deixá-lo mais satisfeito do que um iPhone cheio de músicas baixadas, pode apostar.
- Demonstre seu apoio às causas de direitos dos animais, vegetarianismo, cuidados com o meio ambiente e justiça social usando camisetas, bottons e patches. Tente espalhar a consciência social para outras pessoas sempre que possível.
- Deixe seus pés livres sempre que der! Não é preciso ficar usando coturnos e sapatos fechados no calor!
- Ao comprar roupas de bandas, escolha apenas peças das quais você conheça pelo menos uma música. Assim, se alguém chegar em você para puxar um papo sobre a banda, você não ficará com cara de paisagem. Faça sempre uma pesquisa e, com sorte, você vai gostar pra valer das bandas estampadas.
Publicidade
Avisos
- Não se rotule como "indie". Caso alguém pergunte qual o seu estilo, você tem duas opções: não responder ou dizer "meu próprio estilo". Assim, você provará que é um alternativo de verdade!
- O termo indie deriva de "independência", portanto, descubra quem você é ou quem gostaria de ser. Para ser independente de verdade, vista-se da forma que preferir, use os produtos que preferir e aja como preferir. Jamais se deixe controlar pelas opiniões dos outros, e assim você será respeitado e admirado por todos.
- Não fique se exibindo por aí com seu novo estilo indie . Todo mundo vai achar que você é um poser exibido. Seja você mesmo e vista-se da nova forma, mas sem chamar atenção para isso. Com o tempo, você assumirá o novo estilo naturalmente.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 95 562 vezes.
Publicidade