Baixe em PDF
Baixe em PDF
Para escolher as roupas para uma caminhada, você precisa antes se informar sobre o clima. Em um dia de calor no auge do verão, uma caminhada rápida exige muito menos proteção do que cobrir uma distância longa em um dia frio de inverno. Em primeiro lugar, use roupas cujo tecido absorva a transpiração e barre a umidade exterior, deixando sua pele seca. Você conseguirá isso usando as camadas básica, isolante e de proteção.
Passos
-
Evite usar roupas grossas se caminhar em um dia quente. Em dias frios, é uma boa ideia usar roupas íntimas longas, como uma ceroula. No entanto, isso não se aplica para fazer uma trilha em um dia de calor.
-
Use roupas íntimas térmicas no frio. Esse tipo de vestimenta tem diferentes gramaturas, começando a partir de 100 – quanto maior a gramatura, mais quente a roupa. Desse modo, se você pretende ir para um lugar muito frio e ficar exposto por tempo prolongado, compre peças com uma gramatura maior.
-
Evite usar peças de algodão. O algodão fica molhado com o suor, suas roupas ficarão incômodas e você pode até pegar um resfriado se começar a transpirar em locais mais gelados. Esse tecido também não é indicado para caminhar em dias de chuva.
-
Procure roupas de tecidos que absorvam a transpiração. A lã de merino e a seda são boas opções, mas o ideal é procurar roupas de tecidos sintéticos específicos para isso. Artigos para atletismo com a característica wick away são os melhores para absorver a umidade.
-
Escolha as meias certas de acordo com o clima. Elas também devem ser sintéticas ou de lã, para absorverem a umidade e evitarem o surgimento de bolhas. A espessura da meia dependerá de sua preferência e do clima a ser encarado. Para dias no auge do inverno, por exemplo, o melhor é escolher meias de lã grossas. Por outro lado, em um dia quente o melhor é usar meias leves.
- Algumas pessoas usam uma meia fina por baixo da meia grossa para evitar as temidas bolhas.
Publicidade
-
Vista-se em camadas. Isso é ainda mais importante em climas frios. À medida em que sentir que está esquentando, comece a tirá-las para não passar mal; se começar a sentir frio, vista-se novamente.
-
Escolha shorts e camisetas leves para caminhar no calor. A pele precisa respirar e o calor excessivo pode causar diversos problemas de saúde; há quem prefira usar uma saia ou kilt para ter ainda mais ventilação. Para se proteger do sol e de picadas de insetos, use camisas e calças longas do tecido mais leve que encontrar.
-
Procure roupas quentes para se proteger do frio. Usar blusas de mangas compridas e calças longas é o básico, mas você precisará também de coletes, jaquetas e meias-calças para se manter aquecido.
-
Prefira tecidos que não retenham a umidade, mas mantenham a temperatura do corpo. O fleece é a opção mais comum por ser leve e permitir que a pele respire, mas há também a lã de merino e casacos de plumas de ganso. Lembre-se de manter as plumas secas para que elas cumpram com a função adequadamente.
- Existem casacos de plumas à prova d'água no mercado.
Publicidade
-
Compre uma jaqueta com exterior à prova d'água e revestimento de fleece removível para ter mais versatilidade. Isso permitirá que você permaneça seco em áreas de precipitação leve ou média, não importa a temperatura. O fleece removível o manterá aquecido em temperaturas mais baixas, mas o casaco também pode ser adaptado a um clima mais quente, se necessário.
-
Em dias mais quentes ou moderados, use um casaco simples, que barre o vento. Esses casacos ajudam a manter o resfriado longe em dias de vento, mas não são indicados para temperaturas muito frias por não terem revestimento.
-
Para condições climáticas muito adversas, compre um casaco à prova d'água e que permita a respiração da pele. Os melhores são projetados para transmitir a transpiração de dentro para fora e, ao mesmo tempo, evitar que a umidade externa penetre nas roupas. Embora sejam necessárias, essas jaquetas são bastante caras.
-
Contente-se com uma jaqueta resistente a água. Peças de lã pesada bloqueiam o vento e a chuva, mas tendem a ficar molhadas em condições climáticas extremas, como tempestades. No entanto, elas são mais baratas do que as que são totalmente à prova d'água.
-
Não se esqueça de usar a camada isolante para caminhar em dias muito frios. Mesmo que você já esteja usando uma segunda pele e roupas térmicas, a camada de proteção também deve ter essa característica se você realmente quiser preservar seu calor.
-
Evite casacos que não permitem a respiração da pele. Embora resistentes, duradouros e à prova d'água, esses casacos retêm o calor por dentro e não permitem que a sua pele respire normalmente. Isso fará com que você fique gelado por causa do suor ou com calor demais em um dia muito frio.
-
Compre uma jaqueta com vários recursos. Procure uma que tenha capuz, vários bolsos e respiradouros. Apesar da utilidade, essas características aumentam o valor do casaco, mas eles continuam sendo a melhor opção para quem quer fazer trilhas pesadas.Publicidade
-
Use botas de caminhada para ter mais conforto. Elas são indicadas para as caminhadas simples e para as aventuras mais complexas também. Essas botas dão um bom apoio para os pés e os protegem de coisas como detritos cortantes e mordidas de cobra; a altura do cano dependerá de sua preferência. O ideal é um par à prova d'água para manter os pés secos em lugares úmidos ou molhados, embora elas não permitam a respiração dos pés no calor.
-
Para mais flexibilidade, prefira um par de tênis de caminhada. Esses tênis dão um ótimo suporte aos pés, tanto em terrenos uniformes quanto em trilhas no meio do mato. Procure um par que tenha solado firme e aderente.
-
Não se esqueça do chapéu. Assim como é importante usar um capuz isolante para reter o calor em dias frios, o chapéu é fundamental para caminhar em dias ensolarados. Use um que tenha abas grandes o suficiente para proteger o rosto e o pescoço da luz solar.
-
Inclua luvas para o inverno. As melhores são à prova d'água e têm revestimento interno. Além disso, pode ser necessário usar uma balaclava para ficar mais aquecido.
-
Leve uma mochila ou pochete. As mochilas são mais indicadas para dias frios por terem mais espaço para incluir mais camadas de roupas e comida. Por outro lado, as pochetes são ideais para dias de calor, pois você precisará carregar água e lanches do mesmo jeito, mas não precisará se preocupar com camadas de roupa a mais.Publicidade
Dicas
- Leve bastante água na viagem. Por mais perspiráveis que sejam suas roupas, você suará de qualquer maneira, o que significa que seu corpo perderá água. Não deixe de repor essa água, mantenha-se hidratado e evitará doenças e enjoos causados pelo calor.
- Comece devagar se é novato. Ande em lugares mais simples e cubra distâncias pequenas antes de se aventurar em terrenos difíceis e trilhas longas.
- Além da água, é importante beber isotônicos para repor os eletrólitos perdidos no suor. Leve lanches salgados ou bebidas esportivas para manter-se equilibrado.
Publicidade
Materiais Necessários
- Roupas íntimas
- Camiseta
- Shorts
- Calças
- Colete
- Meia-calça
- Jaqueta
- Um casaco pesado
- Chapéu
- Luvas
- Botas ou tênis para caminhada
- Mochila ou pochete
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 089 vezes.
Publicidade