Baixe em PDF
Baixe em PDF
Cogumelos secos são maravilhosos – são repletos de sabor, fantásticos em diversos pratos, e podem ser armazenados por uma eternidade. Você pode reidratá-los e usá-los em sopas, risotos, massas... praticamente qualquer receita deliciosa que você conseguir pensar. Siga os passos descritos nesse artigo para fazer os seus próprios cogumelos secos.
Passos
-
Seque os cogumelos que você irá secar. Se puder, use um pincel ou papel toalha seco para retirar qualquer sujeira contida nos cogumelos. Evite molhá-los ao limpar, porque a água pode fazer com que outros fungos ou mofo cresçam nos cogumelos enquanto estão secando ou após serem armazenados. Esse fungo ou mofo extra pode deixá-lo doente se você comer o cogumelo. [1] X Fonte de pesquisa
- Se não conseguir remover a sujeira com um pincel, você pode usar um papel toalha ou pano úmido para esfregar e removê-las. Depois, passe um papel toalha ou pano seco na mesma área para absorver qualquer umidade que tenha ficado.
-
Corte os cogumelos. Quanto mais grossos, mais tempo levará para secarem. Para acelerar o processo, corte os cogumelos em fatias de aproximadamente 0,3 cm de espessura. Ainda haverá sabor suficiente contido nas fatias e ainda serão uma ótima adição a qualquer prato, mas assim os cogumelos secarão em um período de tempo muito mais curto do que se estivessem inteiros.
-
Coloque os cogumelos em uma assadeira. Devem estar planos e lado a lado. Nenhum cogumelo deve se sobrepor, pois isso pode uni-los ao secarem. Organize-os em uma única camada.
- Não unte as assadeiras, pois os cogumelos irão absorver o óleo, alterando o sabor e fazendo com que demorem mais para secar.
-
Pré-aqueça o forno a 65°C. Quando o forno tiver alcançado a temperatura designada, insira a assadeira de cogumelos. Mantenha-os no forno por uma hora. [2] X Fonte de pesquisa
-
Após uma hora, retire os cogumelos do forno. Quando removê-los, vire-os de lado para secarem uniformemente. Nesse ponto, pressione e remova qualquer umidade que tiver aparecido nas superfícies durante o processo de secagem. Use um papel toalha ou pano seco para fazê-lo.
-
Coloque os cogumelos de volta no forno. Asse por mais uma hora ou até terem secado completamente.
- Quando retirar os cogumelos, verifique se ainda há umidade nas superfícies. Se houver, vire-os e dê batidinhas com um papel toalha para remover qualquer umidade existente, e então retorne os cogumelos ao forno.
-
Continue checando os cogumelos até estarem completamente secos. Repita o processo de assar e remover umidade até os cogumelos estarem totalmente secos. Um cogumelo adequadamente desidratado deve quebrar como um biscoito cream cracker. [3] X Fonte de pesquisa
-
Deixe os cogumelos esfriarem. Quando tiver removido os cogumelos do forno, deixe-os esfriar na assadeira. Não coloque-os em um recipiente com uma tampa fechada enquanto ainda estão quentes, pois o calor pode causar condensação no recipiente, arruinando todos os seus esforços.
-
Armazene os cogumelos secos em vidros herméticos. Quando tiverem esfriado completamente, coloque os cogumelos em potes com tampas que funcionem. Mantenha em um lugar escuro e frio até estar pronto para usar seus cogumelos em uma sopa, em um prato de massa ou em um risoto saboroso. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Limpe e fatie os cogumelos. Como descrito acima, você só deve limpar cogumelos com um pincel ou toalha seca. Não use água, pois água contida nos cogumelos pode fazer com que fungos ou mofos externos cresçam. Corte os cogumelos em fatias de 1,25 cm de espessura.
-
Cheque o clima. Experimente esse método apenas em dias ensolarados com baixíssima umidade. Se houver muita umidade no ar, levará muito mais tempo para os cogumelos secarem e mofo pode começar a aparecer.
-
Encontre um bom local para a secagem. Possibilidades incluem cômodos ensolarados, os peitoris das janelas, ou telhados planos onde há circulação de ar. Escolha um local onde pássaros, animais, insetos e umidade não entrem em contato com o cogumelo. [5] X Fonte de pesquisa
-
Organize os cogumelos para a secagem. Existem duas opções. Você pode colocá-los em uma prateleira de arame, ou pendurá-los com um barbante culinário. [6] X Fonte de pesquisa
- Na prateleira de arame: Deixe os cogumelos planos em uma única camada. Eles não devem se sobrepor, pois podem grudar enquanto secam ou se deformar em formatos estranhos. Cubra com uma "rede" que você pode encontrar na maioria das lojas de materiais de cozinha. Ela vai manter os insetos afastados. Se você não tiver essa rede, pode simplesmente usar um pedaço de tecido similar por cima e por baixo da prateleira e dos cogumelos. [7] X Fonte de pesquisa
- Com o barbante: Passe o barbante culinário pelos cogumelos. Você pode usar uma agulha esterilizada para fazer isso. Simplesmente passe a agulha por uma chama para esterilizá-la. Depois, passe os cogumelos pelo barbante, como se estivesse fazendo um colar de miçangas.
-
Coloque os cogumelos no local que selecionou para a secagem. Se usar o método do barbante, pendure em algum lugar seco e ao sol. Deixe os cogumelos secarem no sol por um ou dois dias. Cheque o progresso deles várias vezes ao dia.
- Você pode terminar os cogumelos no forno se eles ainda não estiverem totalmente secos após aproximadamente dois dias no sol. Leia o Método 1 desse artigo para aprender como fazê-lo.
Publicidade
-
Coloque um papel toalha em uma superfície plana. Ponha os cogumelos limpos e fatiados no papel toalha. Devem estar em uma camada única, com nenhum cogumelo se sobrepondo ao outro. Se eles se tocarem, podem acabar grudando. É muito importante estarem absolutamente secos. Se possuírem o mínimo de água, ela pode se transformar em gelo e estragar os cogumelos.
-
Ponha outro papel toalha por cima dos cogumelos. Continue colocando os cogumelos em uma única camada e então colocando papeis toalha sobre essas camadas até terminar de organizar todos os cogumelos que deseja secar.
-
Insira essas camadas de cogumelo e papel toalha em um saco de papel. Você deve usar um saco que seja grande o suficiente para conseguir caber todos os papeis toalha e os cogumelos. O saco de papel vai permitir que vapores de água passem por ele enquanto os cogumelos secam.
-
Coloque o saco de papel no freezer. Com o tempo, os cogumelos começarão a secar no freezer. Esse é um processo muito mais devagar que os dois métodos descritos acima, mas é eficaz – principalmente se você não planejar usar os cogumelos imediatamente. [8] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Use caldo ou água fervente para reidratar os cogumelos secos antes de usá-los.
- Os cogumelos secos possuem um sabor mais forte que os cogumelos frescos, então você precisará usar menos nas suas receitas.
Publicidade
Avisos
- Alguns cogumelos selvagens são venenosos. Saiba exatamente qual tipo de cogumelo selvagem possui antes de comê-lo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Forno;
- Pincel de cozinha;
- Papel toalha;
- Faca;
- Assadeira;
- Potes de vidro para armazenagem;
- Prateleira de arame;
- Barbante culinário;
- Luz do sol.
Referências
- ↑ http://www.thekitchn.com/how-to-dry-mushrooms-in-the-ov-107561
- ↑ http://www.thekitchn.com/how-to-dry-mushrooms-in-the-ov-107561
- ↑ http://www.mushroom-appreciation.com/drying-mushrooms.html
- ↑ http://www.mushroom-appreciation.com/drying-mushrooms.html
- ↑ http://www.scientificpsychic.com/how-to/dry-mushrooms.html
- ↑ http://www.scientificpsychic.com/how-to/dry-mushrooms.html
- ↑ http://www.cheftalk.com/t/2364/how-to-dry-mushrooms
- ↑ http://www.scientificpsychic.com/how-to/dry-mushrooms.html
Publicidade