PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As técnicas para secar folhas são usadas para decoração em projetos artesanais ou para preservação de ervas usadas na cozinha. Há muitos resultados diferentes, então tome tempo para decidir qual deles funcionará melhor para o seu propósito. Felizmente a maioria dessas técnicas usam materiais simples de encontrar em casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Secando folhas para artesanato

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque as folhas em um recipiente raso ou amarre-as em maços. Exponha-as a luz solar direta por alguns dias, verificando-as a cada um ou dois dias para ver se estão secas. A luz solar vai secá-las mas suas margens podem enrolar. Isso torna difícil usá-las em alguns projetos de artesanato, mas funciona bem para arranjos de flores secas e pot-pourris.
    • Não coloque as folhas em luz solar direta se quiser manter os verdes ricos da folha natural. Luz solar direta vai desbotar as cores naturais da folha.
    • Correntes de ar de um ventilador ou janela farão as folhas secarem mais rápido.
  2. Coloque uma grande folha ou várias pequenas entre papéis toalha, evitando que elas se sobreponham. Abra um livro grande como uma enciclopédia e coloque os papéis entre suas páginas. Feche o livro e coloque-o numa superfície plana em um lugar seguro. Empilhe outros livros ou objetos pesados estáveis em cima dele. Verifique uma vez por semana para ver se as folhas estão secas, e troque os papéis toalha se estiverem úmidos.
    • Se as folhas estiverem molhadas de chuva, seque-as antes com papéis toalha. Usa camadas adicionais do mesmo caso as folhas estejam especialmente úmidas ou se você se preocupa em manchar as páginas do livro. [1]
    • Se for secar várias folhas no mesmo livro, deixe pelo menos 3mm de páginas entre cada papel toalha para fornecer peso o bastante para cada conjunto de folhas.
  3. Você pode comprar uma prensa grande o bastante para suas folhas, ou fazer a sua própria com madeira e papelão. Isso seria mais caro do que pressioná-las com livros, mas uma circulação de ar melhor pode agilizar o processo em alguns dias. [2]
    • Espalhe as folhas entre duas folhas de papel-toalha. Coloque-os entre duas folhas de papel mata-borrão ou várias outras folhas de papel-toalha. Coloque toda essa pilha de papéis na prensa aberta, então feche-a bem apertada. Verifique a cada poucos dias para trocar os papéis úmidos e ver se as folhas estão secas.
  4. Coloque a folha entre camadas duplas de papel toalha num prato a prova de micro-ondas por 30 segundos. [3] Se a folha não estiver seca ainda, deixe-a por mais 10 segundos de cada vez, verificando se a folha está seca entre cada sessão. [4]
    • Aviso: a folha pode facilmente pegar fogo no micro-ondas, por isso esse método só funciona para folhas grandes e grossas. Um copo d’água ajuda a prevenir isso, já que a energia do micro-ondas funciona para aquecer água.
  5. Esse método funciona melhor para folhas frescas que ainda não começaram a secar e mudar de cor, apesar de que você deve secá-las com papel toalha se estiverem molhadas. Ponha sua folha entre duas de papel de cera, colocando uma toalha em cima destas. Aqueça o ferro de passar roupa, mexendo o ferro sobre a toalha de dois a cinco minutos ou até que esse lado fique seco. Vire a pilha dos papéis, coloque a toalha em cima e repita.
    • Aviso: crianças devem pedir a um adulto para passar as folhas por eles, pois o ferro pode ficar perigosamente quente.
    • É importante que o ferro de passar não esteja configurado para produzir vapor.
    • Uma vez que a folha tiver sido passada, corte o papel de cera fazendo um círculo em volta da folha, e depois tire cada camada do papel de cera. Isso vai deixar cera na folha para preservar sua cor.
  6. Esse método vai deixar as folhas marrons, mas as mantém macias e flexíveis por muito tempo. Ele funciona especialmente em folhas de sempre-viva largas como a magnólia. [5] Combine uma parte de glicerina com duas de água num prato raso, enchendo o bastante apenas para cobrir a camada de folhas. Coloque as folhas no líquido, cobrindo-as completamente. Elas poderão ser usadas em projetos em 4 dias, ou podem ficar de molho por várias semanas para preservá-las permanentemente. [6]
    • Esse método funciona substituindo a água dentro de cada folha com glicerina, que não evapora como a água.
    • Se as folhas flutuarem na água, coloque algum objeto o qual não estrague com água em cima delas para que se afundem na mistura.
    • Coloque mais glicerina e água se o líquido não cobrir as folhas.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Secando ervas e folhas de chá

PDF download Baixe em PDF
  1. Se tem um molho de ervas que parecem limpas e livres de terra, não precisa lavá-las. No entanto, se você acabou de colhê-las no jardim, é provável que contenham alguma poeira e terra. Lave-as com uma corrente suave de água fresca, então sacudo o excesso d’água.
  2. Se você as lavou ou as comprou úmidas, seque a umidade mais óbvia. Espalhe-as em papel toalha ou pano limpo até que não haja mais pingos d’água em sua superfície.
  3. Se você quer usar suas ervas na hora, use esse método para secar uma pequena porção por vez. A técnica também serve para folhas de ervas usadas para chá. Para ambos materiais, espalhe pequenas folhas ou pedaços de ervas entre dois papéis toalha. Coloque-as no micro-ondas em sessões de 30 segundos até que estejam quebradiças, prestando muita atenção para sinais de queimação. [7]
    • Ervas úmidas e carnudas como menta e manjericão não secam facilmente no micro-ondas a não ser que estejam parcialmente secas. [8]
  4. Algumas não têm muita umidade e podem secar em algumas semanas amarrando seus caules em molhos e pendurando-as de cabeça para baixo. Faça isso em ambientes internos, num lugar escuro se possível, pois a luz solar tira a cor e sabor das ervas. [9]
    • Ervas nessa categoria tendem a ter folhas duras e rígidas. Alecrim, salsa, sálvia e tomilho são exemplos.
    • Se quer secar ervas macias e úmidas dessa maneira, pendure-as em pequenos molhos dentro de sacos de papel com buracos. Deixe-os secando numa área com bom fluxo de ar, para que as ervas sequem rapidamente e tenham menos tendência a hospedar fungos. [10]
  5. Ervas com folhas suculentas e macias precisam ficar secas rapidamente ou hospedarão mofo. Arranque as folhas do caule e coloque-as em cima de papéis toalha, não deixando que se toquem. Você pode empilhar até 5 camadas de folhas se precisar, alternando papéis toalha e ervas. Deixe-os no forno, em uma forma, na menor temperatura possível. Elas podem levar até 8 horas para secar. [11]
    • Vire o botão do forno apenas o bastante para que a luz ligue.
    • Alguns exemplos de ervas que secam bem dessa maneira são manjericão, sálvia, folha de louro e menta.
  6. Quando as ervas estiverem ásperas e esfarelentas, armazene-as a vácuo e guarde-as num lugar escuro, fresco e seco para manter suas ervas saborosas o maior tempo possível. [12]
    • Ervas secas podem ter um sabor mais forte do que as frescas. Quando substituir ervas frescas numa receita pelas secas, use 1/3 da quantidade pedida, ou 1/2 se a erva for manjericão. [13]
    • As folhas de chá podem ser secas imediatamente após usadas para preparar um bule de chá. O método do micro-ondas listado acima funciona melhor, já que normalmente você usa uma porção pequena, e se demorar muito para secar a erva mofa. Use-as para perfumar maus cheiros na sua casa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo esqueletos de folhas

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse método removerá a maior parte da folha deixando apenas sua teia de veias. Uma folha robusta que não dobre facilmente é uma boa escolha para esse projeto. Folhas de outono recém caídas de um carvalho ou bordo funcionam, bem como as de hera ou magnólia. [14]
  2. Você pode usar uma panela pequena se só tem algumas folhas. Lembre-se de reduzir a quantidade dos outros ingrediente proporcionalmente, ou simplesmente use a metade da receita, caso tenha poucas folhas.
  3. Sua mistura pode danificar sua pele, então coloque luvas de borracha ou látex antes de lidar com os outros ingredientes. Depois de acabar, lembre-se de lavar bem todos os instrumentos usados com água corrente, sem tirar as luvas.
  4. Você pode comprá-lo em farmácias ou mercados. Duas colheres de sopa ou 30 g devem ser o bastante. [15] O bicarbonato vai remover a folha e deixar apenas o caule e veios intactos.
  5. Você pode colocar dois punhados de folha ou mais, contanto que possa facilmente misturá-las na panela sem derramar. [16]
  6. Você pode deixar o fogo baixo até ferver, ou colocar o fogo alto, para a água ferver mais rápido, e depois abaixá-lo. A água deve borbulhar pouco ou ocasionalmente.
    • Se puder medir a temperatura, use 80 °C.
  7. Dependendo da grossura das folhas, isso pode levar até um dia inteiro, mas provavelmente levará apenas algumas horas. Mexa ocasionalmente numa moção suave, desmanchando-as.
    • Você vai precisar colocar mais água enquanto ela for evaporando. Opcionalmente você pode adicionar mais água misturada a bicarbonato de sódio a cada quatro horas para acelerar o processo. [17]
  8. Um recipiente de vidro funciona bem para esse passo, pois tornará mais fácil de ver o seu trabalho. [18] Cuidadosamente remova cada folha com uma escumadeira ou outra ferramenta e coloque os caules e veios restantes no recipiente de vidro com água fria.
  9. As folhas devem estar finas, com uma camada esponjosa de polpa presas nelas. Suavemente e pacientemente remova essa polpa, deixando apenas a rede de veios ou, dependendo do tipo da folha, uma camada fina e translúcida.
    • Você pode precisar lavar as folhas com um fio de água corrente, para remover a polpa, mais de uma vez nesse processo.
  10. Enxágue a panela, o instrumento que usou para pegar as folhas, e outros objetos que entraram em contato com a mistura fervente. Use as luvas e lave com água morna e sabão.
  11. Você pode deixá-las secá-las naturalmente em toalhas de papel, ou dar pancadinhas suaves e pressioná-las dentro de livros ou numa prensa de flores. Depois de um ou dois dias, você terá objetos únicos com os quais adornar seus projetos artesanais. Por serem transparentes, funcionam particularmente bem em superfícies de vidro.
    Publicidade

Dicas

  • Quando passar as folhas com ferro, use alguma barreira entre o ferro e a superfície do papel de cera. Um pano de prato funciona muito bem, pois não inibe a troca de calor mas permite que o papel de cera crie uma aderência forte e passe a folha, deixando-a totalmente plana. A toalha também é boa para não deixar a cera sujar a superfície do ferro de passar.
  • Você pode comprar a glicerina e o bicarbonato de sódio em farmácias e supermercados.
Publicidade

Avisos

  • Sempre observe atentamente as folhas que secar no micro-ondas. Se elas começarem a soltar fumaça ou ficarem pretas, pare imediatamente. Se outras partes da folha ainda não estiverem secas, use outro método, como o da prensa, para terminar a secagem.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel toalha.
  • Livros pesados.
  • Água e Glicerina.
  • Micro-ondas.
  • Ferro de passar e papel de cera.
  • Luz solar.

‘’'Para esqueletos de folhas:

  • Panela.
  • Água.
  • Bicarbonato de sódio.
  • Recipiente de vidro.
  • Escumadeira ou utensílio adequado.
  • Pincel pequeno e rígido.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 220 273 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade