Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando a madeira é cortada de uma árvore, ela está saturada com umidade. Conforme essa água seca, a madeira se contraí e assume formatos desiguais, devido às formas e tamanhos diferentes das células da madeira. Portanto, para evitar que o material se curve, rache ou fique torto, é preciso secá-lo completamente antes de usá-lo. Esse é um processo simples e barato, mas que requer um longo tempo de espera para madeiras especialmente úmidas.

  1. Não há teste visual ou de tato preciso para determinar a umidade da madeira. Para ter certeza de que ela está seca o bastante para trabalhos de marcenaria, você precisará de uma pequena ferramenta chamada medidor de umidade. Ela possui duas sondas de metal que tocam a madeira para produzir uma leitura de umidade expressa como uma porcentagem do volume ou peso da peça.
  2. Use o medidor de acordo com as instruções do fabricante. O nível aceitável de umidade para a maioria dos projetos de marcenaria é de cerca de 6% ou 7 %. Se a madeira estiver com níveis acima disso, você precisará secá-la antes de usá-la.
  3. Essas ripas possuem 25 x 50 mm e são usadas para criar um fluxo de ar entre as placas que estão secando. Coloque-as a uma distância de 40 cm entre si e alinhe-as paralelamente. Você precisará de um número suficiente de ripas para suportar todo o comprimento das placas que estão secando.
  4. Coloque cuidadosamente a primeira camada de placas sobre as ripas, perpendicularmente. Deixe um espaço de cerca de 2,5 cm entre cada placa para permitir um maior fluxo de ar.
  5. Em seguida, você colocará outra fileira de ripas sobre as placas, alinhando-as diretamente com as ripas anteriores. Continue alternando até ter acomodado toda a madeira que precisa secar. O resultado deverá ser uma bela pilha de placas separadas por todas as direções para haver circulação de ar.
  6. Você precisará aplicar um pouco de pressão para baixo na pilha para evitar que ela se curve para cima enquanto seca. Para fazer isso, coloque uma placa espessa de madeira de compensado para obter um peso adicional.
    • Essa configuração também é ideal para desviar a chuva caso a madeira fique armazenada ao ar livre.
    • Não cubra a madeira com uma lona ou outro tecido, pois isso impedirá a circulação de ar e reterá a umidade no local.
  7. Os tempos de secagem variam dependendo das condições de temperatura, umidade e ventilação, mas é claro que você pode verificar a madeira continuamente com um medidor para determinar o andamento do processo. Uma regra geral é que um tempo de secagem de um ano será necessário para cada 25 mm de espessura.
    Publicidade

Dicas

  • O ideal é secar a madeira em um local seco, fresco e bem ventilado. Locais mais úmidos e quentes aumentarão o tempo de secagem necessário.
  • A madeira pode secar ao ar livre ou em ambientes fechados. No segundo caso, considere colocar um ventilador no cômodo para aumentar a circulação de ar e a velocidade do processo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Medidor de umidade
  • Placas de madeira
  • Ripas de 25 x 50 mm
  • Madeira de compensado
  • Blocos de concreto
  • Ventilador (opcional)

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 743 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade