PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A terra molhada não é inconveniente apenas pela sujeira: o excesso de umidade pode matar plantas, causar falhas nas colheitas ou instabilidade nas estruturas dos arredores. A melhor forma de secar uma grande quantidade de terra é ará-la bem e usar materiais que não alterem o pH natural e a composição do solo. Se estiver com pressa, uma aplicação pesada de um suplemento orgânico de secagem química, como o cal, vai resolver o problema.

Método 1
Método 1 de 3:

Arando a terra do seu gramado ou jardim

PDF download Baixe em PDF
  1. Ande pelo terreno que deseja secar e recolha ou troque de lugar qualquer pedra, moita ou outra coisa que esteja cobrindo algum pedaço de terra. Tirar essas coisas aumenta a exposição da área ao ar e ao sol, que ajudam o solo a secar naturalmente. [1]
    • É ainda mais importante remover matérias orgânicas absorventes, como folhas mortas, galhos caídos e outras coberturas mortas, porque eles tendem a reter água e manterão a terra encharcada. [2]
    • Se não limpar o terreno primeiro, correrá o risco de misturar os detritos na terra ao virá-la e pode piorar o problema.
    • Melhore a circulação de ar e o acesso à luz solar cortando sombras, como arbustos muito grandes e galhos altos com folhagem grossa.
  2. A aragem só vai ajudar a secar a terra se ela não estiver encharcada. Se houver poças visíveis na superfície, você terá que esperar a água parada sumir sozinha ou tentar outro método de ação imediata, como colocar secantes orgânicos ou cal. [3]
    • Você perceberá que o solo está pronto para arar assim que ele estiver firme ao toque. Ele ainda pode estar molhado, mas não pode estar tão macio a ponto de perder a forma com facilidade. [4]
    • Conforme dito anteriormente, expor bem a terra ao sol e ao ar é o ponto chave para secar terrenos lamacentos rapidamente. Por conta disso, o melhor a se fazer é acompanhar a previsão do tempo e deixar para arar quando não houver expectativa de chuvas nos próximos dias.
  3. Um arador manual básico é ideal para jardins pequenos e pontos de terra isolada. Ancinhos compridos comuns, ancinhos com rodas de espetos e sapatos com cravos para arar o solo também vão funcionar. Todas essas ferramentas são baratas, fáceis de usar e práticas na hora da lavagem e da manutenção também. [5]
    • Se o terreno for maior, talvez valha a pena investir em uma máquina manual ou motorizada de aragem. [6]

    Dica: Existem também aradores de reboque que você pode prender atrás do trator ou de algum veículo similar parar conseguir virar a terra em terrenos grandes sem muito esforço e em pouco tempo. [7]

  4. Comece em uma das pontas do terreno e siga até a outra. Depois, vire e faça o mesmo na direção contrária, usando a mesma ferramenta para mexer nas partes de terra fresca intocada. Continue fazendo isso até arar toda a terra que você quer que seque. Conforme você for passando, as garras do arador vão abrir um monte de buracos pequenos na terra, deixando entrar mais ar e mais luz do sol. [8]
    • Use um arador manual colocando as garras dele na terra a um ângulo de 90º e fazendo força na parte de cima com um pé para fincar as garras no solo.
    • Se for usar um ancinho ou um garfo, empurre as garras deles na terra, como se fosse uma lança e depois balance o cabo para frente e para trás para soltar o solo.
    • Se optou pelos sapatos de arar, basta prendê-los nos pés e sair andando pelo terreno. Nesse método você ganha a oportunidade de fazer um pouco de exercício também!
    • Operar uma máquina de arar costuma ser tão simples como usar um cortador de grama, mas leia o manual de instruções para garantir que conseguirá usar a máquina de forma segura e efetiva. [9]
  5. Assim que terminar, junte quaisquer detritos que o arador tenha trazido à tona. Mantenha as pedras, galhos caídos, matéria de plantas que estão se deteriorando e outros materiais empilhados enquanto o ar e o sol fazem seu trabalho. Contanto que o tempo siga seco, a terra ficará boa para mexer dentro de uma semana.
    • Remover pedaços grandes de terra empedrada que se soltou dará mais espaço para o solo se expandir, o que aumenta a habilidade dele de drenar melhor a água.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando materiais secantes em terras para plantio

PDF download Baixe em PDF
  1. Pegue um ancinho e tire moitas, folhas, cobertura orgânica velha ou qualquer outro detrito denso que possa absorver as coisas. Esses materiais podem bloquear o ar e a luz do sol, impedindo que eles cheguem na terra que estiver debaixo deles. O resultado disso é que a terra fica sem receber esses recursos naturais e não sofre os processos de secagem comuns, ficando molhada por mais tempo.
    • Se não remover esses detritos indesejados, eles vão entrar na terra quando for passar o material secante e farão o solo ficar ainda mais ensopado que antes.
  2. Depois de limpar o terreno, deixe-o descansar por oito a doze horas. Assim, o ar e a luz do sol terão tempo para agir antes que você passe qualquer produto. Você não precisa esperar a terra secar por inteiro, já que o propósito aqui e uma ação mais rápida. Só aguarde a água parada começar a retroceder.
    • A umidade deixa o solo bem mais pesado do que o normal, então será bem mais fácil aplicar qualquer produto secante na terra depois que ela estiver parcialmente seca.
    • Se estiver com pressa, não tem problema começar a aplicação com a terra ainda molhada. Só se prepare para ter que fazer muito mais esforço se optar por isso.
  3. Despeje alguns sacos de cascalho fino no terreno e use uma pá ou um ancinho para espalhar esse material até ele ficar uniforme. Colocar uma pequena quantidade de cascalho na terra vai criar um espaço sem absorção entre as partículas individuais, deixando entrar mais ar e minimizando a quantidade de água que o solo retém.
    • Você encontra cascalho de diversos tamanhos em qualquer loja de artigos para jardinagem ou na seção de jardinagem das lojas de casa e construção.
    • Você também pode usar areia no lugar do cascalho, contanto que o solo não seja argiloso. Se você colocar areia em uma terra argilosa, ela vai endurecer igual a concreto. [10]
  4. Coloque uma terra de cobertura, adubo ou húmus de composições bem equilibradas ou outro tipo de material denso cheio de nutrientes diretamente em cima do cascalho. Distribua o material uniformemente pelo terreno. Agora tudo está pronto para você misturar as duas camadas de materiais secantes à terra.
    • Quando colocamos cascalho ou areia na terra, o espaço ocupado por componentes não nutritivos aumenta. Os materiais orgânicos vão contrabalancear esse efeito aumentando o conteúdo de nutrientes geral do solo.
    • Não tem problema pular esse passo se você não está planejando cultivar nada na terra que quer secar.

    Dica: Uma boa regra para seguir ao mexer com solos argilosos é usar aproximadamente 1 m³ de material secante para cada 10 m² de terra. Em solos naturalmente mais secos, você pode usar um pouco menos de material na proporção.

  5. Use o material novo para mexer bem o solo na área que você quer secar. Conforme for fazendo isso, os materiais vão se incorporar na terra molhada. Para obter melhores resultados, tenha como objetivo movimentar de 20 a 25 cm de profundidade na terra e veja se não há terra empedrada que possa ter ficado para trás. [11]
    • Assim que revirar o solo molhado, qualquer água que sobrar nos níveis superiores vai drenar bem mais rápido do que o normal. Você terá menos problemas com retenção de água nas próximas semanas ou meses.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Tratando terrenos rapidamente com cal

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem diversas variedades de cal feito para agricultura e cada um deles tem a sua própria composição química e indicação para uso o prático. Para secar um solo que está encharcado, a melhor aposta é usar cal de ação rápida ou hidratado. Esses dois produtos estão disponíveis na maioria das lojas de jardinagem e de casa e construção. [12]
    • O suplemento conhecido como “cal de ação rápida” na verdade é óxido de cálcio. Já o cal hidratado é hidróxido de cálcio. Esses dois produtos exercem a mesma função, mas o cal de ação rápida costuma, como o próprio nome diz, ser mais rápido que o outro. [13]
    • Evite o cal comum para agricultura. Esse tipo de cal é, simplesmente, calcário pulverizado, então ele não fará muito além do que materiais como o cascalho e a areia fariam.
  2. Escolha um par de luvas feitos de um material grosso, durável e cheio de camadas. Não use luvas que tenham buracos ou estejam muito desgastadas. Tanto o cal de ação rápida quanto o cal hidratado podem causar queimaduras químicas severas se entrarem em contato com a pele desprotegida. [14] .
    • Também é uma boa ideia colocar uma máscara para não inalar pó de cal.
    • Recomenda-se usar roupas com mangas compridas. Tome bastante cuidado para não tocar no cal com qualquer parte do corpo sem proteção, especialmente se a pele estiver molhada ou úmida. [15]
  3. Você pode usar uma pá para distribuir ou aplicar diretamente onde precisa usando a mão com luva. Se for uma área aberta e grande, como um canteiro de obras, use um espalhador de pressão ou caminhão pneumático para ajudar. Cubra por inteiro as áreas que você quer secar. [16]
    • Deixe a camada de cal igualada pelo terreno todo.
    • Se for necessário, coloque mais cal em pontos onde houver água parada ou lama.
  4. Durante esse meio tempo, o cal vai começar a fazer o excesso de água na superfície evaporar. Essa é a melhor vantagem desse método em comparação com a aragem ou o uso de materiais orgânicos. [17] .
  5. Mexa, faça buracos e mistura a terra molhada para soltá-la e incorporar as partículas de cal que ainda estiverem apenas na superfície. Tente misturar o cal 15 cm solo adentro. Quanto mais fundo você for, mais rápida será a secagem e melhor ficará o resultado. [18]
    • Talvez você tenha que misturar o cal 25 a 30 cm solo adentro se o terreno estiver muito encharcado.
    • Você conseguirá notar uma boa diferença no nível de umidade do solo depois de, mais ou menos, uma hora do tratamento.

    Aviso: Lembre-se de que colocar cal na terra vai aumentar o pH dela, o que a tornará mais alcalina. Isso pode impactar negativamente as condições de plantio se você pretende cultivar plantas ornamentais ou comestíveis. [19]

  6. Passe um rolo compressor ou assente a terra manualmente no terreno inteiro. Pressione a terra que foi tratada até que ela fique firme. Além de deixar o terreno mais estável estruturalmente, a compactação também ajuda a prender o cal no lugar. Por conta disso, a terra deve se manter relativamente seca, mesmo após chuvas intensas. [20]
    • Ficar andando para frente e para trás em pequenas porções do terreno terá o mesmo efeito sem precisar de mais equipamentos.
    • Se precisa compactar um terreno grande, o melhor a se fazer é usar um compressor industrial, como os usados em obras. [21]
    Publicidade

Avisos

  • Os métodos descritos nesse artigo têm como objetivo secar a terra mais rápido do que o normal, porém, não há garantia de que eles serão bons para a composição estrutural ou química do solo no seu terreno, especialmente se você pretende fazer uma plantação nele.
Publicidade

Materiais Necessários

Arando a terra do seu gramado ou jardim

  • Pá.
  • Ferramenta manual para arar a terra (arador manual, garfo de jardinagem, ancinho com garras, sapatos para arar, etc.)
  • Máquina de aragem rotativa (opcional).

Usando materiais secantes em terras para plantio

  • Pá.
  • Cascalho fino.
  • Material orgânico (terra de cobertura, adubo, húmus e etc.).
  • Areia (opcional— para solos não argilosos).
  • Ancinho ou enxada (opcional).

Tratando terrenos rapidamente com cal

  • Cal de ação rápida ou hidratado.
  • Pá.
  • Luvas de jardinagem.
  • Máscara.
  • Ferramenta de compactação manual ou rolo compressor.
  • Ancinho ou enxada (opcional).
  • Rolo compressor industrial (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 304 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade