Quer você tenha escolhido amamentar durante um mês ou por um ano, você irá, eventualmente, querer parar de dar de mamar. Em algumas mulheres, o leite materno seca naturalmente; porém, para a maioria, este não é caso. Leia mais para aprender alguns truques que ajudam a acelerar o processo.
Passos
-
Desmame gradualmente sempre que possível. Comece substituindo uma ou duas refeições por dia e aumente as substituições até parar completamente. Esta é a forma mais segura e mais indolor, pois o seu corpo vai parar de produzir leite lentamente.
- O desmame repentino pode causar dor e inchaço nos seios, além de aumentar significativamente o risco de mastite. [1] X Fonte de pesquisa
- Siga este programa seguro e indolor [2]
X
Fonte de pesquisa
para parar de bombear o leite:
- Dia 1: bombeie por cinco minutos a cada quatro ou cinco horas.
- Dia 2: bombeie a cada 6 horas durante três a cinco minutos.
- Dia 3-7: bombeie apenas o suficiente para aliviar o desconforto.
DICA DE ESPECIALISTAConsultora de Lactação com Certificação InternacionalRebecca Nguyen é uma Consultora de Amamentação Certificada e Educadora Gestacional. Ela coordena a Family Picnic em Chicago com sua mãe Sue Gottschall. Lá, elas ensinam a pais de primeira-viagem sobre gestação, amamentação, educação e desenvolvimento infantil. Rebecca foi professora de ensino pré-escolar e fundamental por 10 anos e recebeu seu título de Mestra em Pedagogia Pré-Escolar pela University of Illinois em 2003.Tente eliminar uma sessão de amamentação por vez. A especialista em lactação Rebecca Nguyen diz: "O desmame gradual será física e emocionalmente mais tranquilo para você e seu bebê. Comece removendo uma única sessão de amamentação e veja como seu corpo e seu bebê reagem. Depois, tire mais uma e assim por diante. É melhor deixar para tirar a amamentação antes de dormir por último, pois é a hora em que seu bebê está cansado e irritado, querendo muito um pouco de leite materno."
-
Tome um analgésico que contenha ibuprofeno ou paracetamol. O remédio deve reduzir o seu desconforto e um pouco do inchaço.
-
Evite a estimulação dos mamilos para não desencadear a produção de leite. Use um sutiã de apoio, mas não muito apertado. Opte por roupas soltas e que escondam manchas de leite; use protetores para absorver vazamentos.
- Tomar um banho quente, embora inevitavelmente envolva algum estímulo, pode ajudar a aliviar a pressão nos seios e o desconforto. Evite estimulação direta da água sempre que possível.
-
Evite bombear o leite. O bombeamento sinaliza ao seu corpo que ele precisa produzir mais. Use a bomba apenas para reduzir o desconforto se os seios começarem a inchar.
-
Beba bastante água. Seu desconforto aumentará muito se você ficar desidratada, pois seu corpo passará a produzir ainda mais leite.
-
Em casos graves, converse com seu médico sobre as injeções de estrogênio. Essas injeções têm caído em desuso, embora promovam a supressão de estrogênio. Porém, é preciso ter cuidado: algumas formas de injeções de estrogênio contêm agentes cancerígenos conhecidos. [3] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
- Converse com o seu médico antes de tomar medicamentos como a bromocriptina se tiver problemas para interromper a lactação. Os médicos geralmente não recomendam esse medicamento por ter como efeito colateral o aumento da probabilidade de hipertensão, derrame e ataque cardíaco. [4] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
-
Prepare-se emocionalmente. Os níveis hormonais irão mudar drasticamente à medida que a sua produção de leite diminui, o que provocará mudanças de humor. Muitas mulheres sentem-se culpadas, inadequadas e tristes. Lidar com essas emoções pode ser a parte mais difícil de todo o processo, mas o apoio da família e de outros grupos pode ser muito útil.Publicidade
-
Beba chá de sálvia. A sálvia contém um estrogênio natural que parece secar a produção de leite. Você pode encontrá-la em uma das duas formas:
- Em forma de chá: compre chá de sálvia em uma loja de produtos naturais; prepare o chá e adicione um pouco de leite e mel.
- Em forma de tintura: compre uma tintura de sálvia, que é misturada com um pouco de álcool, em uma loja de alimentos saudáveis. Essa tintura tem a fama de ser um pouco mais eficiente do que o chá de sálvia em secar a produção de leite.
-
Aplique compressas frias ou repolho sobre os seus seios. Folhas de repolho funcionam muito bem, pois elas são frescas e contêm um componente que seca o seu leite. Aplique-as sobre a superfície dos seus seios e substitua-as quando conforme necessário.
-
Tome vitamina B6. A vitamina B6 tem a fama de suspender a produção de prolactina no plasma, que é o que faz com que as mães produzam leite materno. Vários estudos, no entanto, não encontraram dados estatisticamente relevantes sugerindo que a vitamina B6 realmente ajude a suprimir a lactação. [5] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fontePublicidade
Dicas
- Durante as primeiras noites, seus seios podem vazar significativamente. Tente enrolar uma toalha ao redor dos seios e prendê-la no lugar usando uma camiseta. Isso vai absorver o leite sem deixá-la toda molhada. A cobertura extra também pode ajudá-la a encontrar uma posição confortável para dormir.
Avisos
- Não aperte os seios.
- Não use fonte de calor em mamas ingurgitadas. Isto irá aumentar a dor e pode provocar a produção de leite.
Referências
- ↑ http://www.breastfeedingbasics.com/articles/lactation-suppression
- ↑ http://www.medscape.com/viewarticle/464568
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9108600
- ↑ https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/labor-and-delivery/expert-answers/lactation-suppression/faq-20058016
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/4058985