PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Não importa onde você mora, qualquer tempestade pode transformar seu jardim em uma lamaceira e em um monte de poças d’água que não secam por nada neste mundo. Os jardins ficam molhados por vários motivos, mas, geralmente, a culpa é dá má qualidade da terra e problemas com o sistema de drenagem. Para secar a água, dê uma boa olhada para encontrar a fonte do problema. Se você tiver pequenas áreas úmidas, seque o jardim nivelando o solo e plantando vegetais resistentes à água. Já se o problema for grande, procure instalar um sistema de drenagem, como um dreno de trincheira ou poço seco. Com o tratamento adequado, você não terá que se preocupar com vazamentos de água e os problemas que ele causam.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Consertando pequenas áreas molhadas

PDF download Baixe em PDF
  1. Pegue as pedras, gravetos e qualquer outro material solto que estiver no lugar onde a água está empoçando no seu jardim. Para consertar essas áreas, você terá que se livrar de todas as plantas, incluindo a grama. Se você pretende replantar depois, cave em volta das raízes delas em um círculo até achar a base e depois tire-as da terra usando uma pá. [1]
    • Se não quer guardar as plantas para colocá-las novamente na terra, você não precisa ter cuidado. Corte plantas grandes para facilitar a remoção, mas cave bem para tirar as raízes inteiras.
    • Para tirar o céspede, cave ao redor da área usando uma pá e depois a use para dividir o céspede em tiras de uns 30 cm de largura cada. Erga as bordas das tiras cortar as raízes e depois as enrole com as mãos.
  2. Use uma pá ou outra ferramenta de jardinagem para fazer um buraco de uns 15 cm de profundidade. Ele pode ter a largura que você precisar, então, se quiser, pode cavar toda a área problemática. Tire toda a terra do lugar que está molhado e coloque-a de lado no chão seco ou em um carrinho de mão. [2]
    • Se a terra estiver seca, alugue um motocultivador em uma loja de aluguéis de equipamentos de jardinagem ou construção. Passe sobre as áreas problemáticas para virar o solo.
    • Se há áreas grandes do jardim molhadas, o melhor a se fazer é passar o motocultivador no jardim inteiro ou instalar um sistema de drenagem. Preencha pontos pequenos que estão desnivelados ou fáceis de cavar com as mãos.
  3. Escolha uma terra de cobertura de qualidade, que tenha uma quantidade balanceada de argila e areia. Depois, compre areia de construção. Misture duas partes de areia com duas de terra e uma parte de composto orgânico. Depois, misture tudo isso com a terra original na parte inferior do buraco. Se a sua terra não absorve água muito bem, colocar areia e composto orgânico ajudará a deixá-la mais solta. [3]
    • Misture a terra usando uma pá ou o motocultivador. Quando terminar, encha o resto do buraco com terra, conforme o necessário.
  4. Se os pontos problemáticos estavam abaixo do nível do restante do jardim, enchê-los e planificá-los muitas vezes melhora a absorção. Incline a terra conforme o necessário para forçar a água a fluir melhor até as áreas de drenagem. Uma inclinação de 2% geralmente é o suficiente para fazer a água ficar longe do restante do jardim. Mude a inclinação gradualmente movendo a terra e planificando. [4]
    • Uma inclinação de 2% significa que a elevação da terra mudará em 60 mm a cada 30 cm de distância. Uma encosta mais íngreme redireciona o excesso de água mais facilmente.
    • Meça a inclinação de uma área ficando estacas e amarrando um pedaço de barbante entre elas. Lembre-se de que preencher e planificar os pontos inferiores no jardim vai melhorar o problema de acúmulo de água.
    • Cave a terra das áreas que estão mais alta para levar para as que estão mais baixas. Você pode ter que fazer isso pelo jardim todo para formar uma inclinação eficaz.
  5. Compre um compactador, que é um utensílio reto de metal que empurra a terra para baixo para compactá-la e novelá-la. Pressione a terra exposta até que ela se mescle com o restante do jardim. Deixe-a reta ou faça-a formar uma inclinação lisa, capaz de absorver e redirecionar a água. [5]
    • Regar o gramado também ajuda a compactar a terra misturada. Use a umidade para ver se a areia e o composto ajudaram a resolver o problema da drenagem.
  6. As sementes de céspede e de grama são uma das melhores formas de consertar áreas lamacentas em jardins. Se você acabou de fazer ajustes no solo misturando-o com outros tipos de terra, finalize com uma cobertura nova. Experimente colocar grama em tapete sobre a área que está vazia. Se o jardim já tiver grama, espalhe sementes de grama e passe um ancinho depois. [6]
    • Considere colocar uma camada de 60 mm de terra sobre as sementes de grama e, depois, uma camada da mesma altura de palha para protegê-las dos pássaros.
    • Se quiser algo diferente, compre plantas resistentes à umidade, como samambaias, flox, violetas, rosa-de-gueldres e sabugueiro. Essas plantas ajudam a secar o jardim mesmo se a composição e grau da terra não tenham problemas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Acabando com problemas de umidade espalhada

PDF download Baixe em PDF
  1. Use um composto orgânico, como cobertura de folhas mortas, aparas de grama ou mesmo casca de árvore. Se tiver grama, espalhe o composto em uma camada de 1 cm de espessura. Passe um ancinho na terra uma vez por ano, pelo menos, no final do outono ou no começo da primavera. O material orgânico abre o solo para que ele drene melhor e promova o crescimento de plantas que absorvem água ao mesmo tempo. [7]
    • Contanto que você não coloque composto demais, ele não vai cobrir a grama e outras plantas existentes no seu jardim. Muitos pontos molhados já são impróprios para o crescimento de plantas, então eles vão continuar assim até que você plante algo, como grama.
    • Talvez leve algumas estações para você conseguir ver qualquer diferença na terra. O material orgânico precisa se separar e misturar-se no jardim.
    • Se o seu jardim está ruim, considere alugar um motocultivador para misturar o composto a uns 25 cm solo adentro. Fazer isso destruirá o gramado, mas terá um efeito muito mais imediato na drenagem.
    • Considere misturar areia ou musgo de turfa na terra se for passar o motocultivador no jardim todo. Esses materiais ajudam a drenar a água de terras cheias de argila e pobres de nutrientes.
  2. Faça um dreno francês se precisar drenar água para fora do jardim. Um dreno francês não é nenhum bicho de sete cabeças! Basicamente, é um tubo cheio de furos que ficará no chão. Para começar, cave uma trincheira de 60 cm de largura e, no mínimo, 1,8 m no seu jardim. Depois, forre a trincheira com forro de paisagismo. Coloque o tubo sobre o forro. Cubra com cascalho e terra para escondê-lo. [8]
    • Quando o tubo de drenagem funcionar corretamente, a água escoa através do tecido. O tubo levará o excesso de umidade para uma área mais baixa do jardim.
    • O dreno francês funciona melhor quando vai de áreas molhadas do jardim até pontos de drenagem como ralos ou valas. As valas são um buraco raso que pode ter um ponto de escoamento.
    • Pesquise drenos franceses na internet ou em lojas de casa e construção. Se não achar, faça um fazendo buracos em um tubo de plástico comum.
  3. Para fazer um poço seco, faça um buraco de 3 m do ralo ou calha mais próximo na área molhada do seu jardim. Coloque um tanque para poço seco e depois cubra com forro de paisagismo. Após isso, coloque um tubo de PVC do tubo de drenagem ou calha até o tanque. Preencha o espaço que sobrou com cascalho. [9]
    • O forro para paisagismo solta água e evita que o cascalho entre no tanque. Ele permite que o tanque armazene a água e solte-a gradualmente para que seu jardim não fique muito molhado.
    • Compre os materiais que você vai precisar em lojas de casa e construções ou pela internet.
  4. As cisternas são muito parecidas com os poços secos, mas costumam ser usadas para redirecionar a água da chuva de volta para a sua casa. Chame um pedreiro para fazer um buraco no jardim e colocar o tanque dentro. O tanque costuma ser feito de materiais como concreto e blocos. A água poderá ser redirecionada para a sua casa por meio de tubos de PVC encaixados na válvula e na bomba do tanque.
    • Se preferir, instale uma cisterna acima do nível da terra. Ela nada mais é do que um barril grande feito para guardar a água da chuva que os barris menores coletaram.
    • As cisternas são uma ótima forma de poupar dinheiro reutilizando a água da chuva. Use a água para coisas como lavar roupa, regar as plantas ou na limpeza.
  5. Já que não tem como impedir as chuvas fortes, você pode preparar seu jardim para lidar com elas. Tire as plantas que você tem e limpe o jardim antes de formar uma área elevada com um pequeno cume ao redor. O jardim deve inclinar-se na direção das plantas que absorvem água para que o excesso d’água chegue até elas. Depois, encha o jardim com várias plantas tolerantes à umidade. [10]
    • Deixe as plantas resistentes nas áreas de maior umidade, que geralmente são nos pontos mais baixos do jardim. Algumas opções incluem solidago, sabugueiro, rosa do pântano e verbena azul.
    • Coloque as plantas que não suportam tanta água em outras partes do jardim. Use sálvia, lírios-de-um-dia, lavanda e outras.
    • Já que mudar o nivelamento de um jardim pode ficar caro, geralmente são usados tubos de drenagem feitos de plástico ou canais de pedras. Pense em instalar um dreno francês ou em fazer uma vala.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Encontrando a causa do problema de umidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Preste atenção em como a água se movimenta no seu jardim durante uma tempestade. Depois, dê uma andada pelo jardim logo depois de um dia de chuva. Procure lama e poças que não secaram em um dia. Descubra se o problema é pequeno e ocorre em pontos isolados ou se é uma área grande. [11]
    • A água deve ir para baixo, para longe da casa e cair pelo escoamento do sistema de drenagem. Se vir poças de água ou água indo na direção da casa, a culpa pode ser da inclinação do quintal.
    • Pontos isolados são mais fáceis de tratar com preenchimento, correção do solo ou com o plantio de plantas que absorvem bastante água.
  2. Olhe a tubulação que está saindo calha abaixo e quaisquer outros tubos próximos. Tubos com vazamentos às vezes causam pequenos acúmulos de água, inclusive perto de construções. Outra possibilidade é haver uma nascente que permite que a água venha até a superfície. [12]
    • Se você suspeita que há um vazamento, desligue o registro de água e veja se o medidor continua a aumentar. Se o vazamento for na rua, teste a água para ver se ela tem cloro ou outros produtos químicos usados no tratamento da água.
    • As nascentes costumam vir à superfície em áreas montanhosas com solo argiloso. Se for o seu caso, preserve-a. Você também pode drenar usando tubulações ou algum outro método.
  3. O solo argiloso absorve água e, eventualmente, isso forma poças. Para fazer um teste, encha um jarro de vidro com a terra do local que está dando problema, termine de encher com água e espere os dois se separarem. A areia vai ficar no fundo, seguida por uma camada de lodo e depois virá a argila. [13]
    • Marque o nível de areia que se formou depois de um minuto e depois marque o nível de lodo após duas horas. Anote o nível de argila depois que a água no jarro ficar limpa para começar a medir a proporção de cada componente na terra.
    • Outra forma de testar a absorção é fazer um buraco de 30 cm de profundidade e 10 cm de largura. Encha-o de água e veja em quanto tempo ela é drenada. Se levar mais de quatro horas na segunda vez, corrija o solo com areia e composto orgânico. [14]
    • Se a sua terra não estiver na composição correta, faça a correção misturando-a com areia e composto.
  4. na terra para ver se ela consegue absorver água. A compactação é um problema bem comum em áreas que tem alto nível de argila e muito tráfego. Se o seu jardim parece não conseguir reter a água e você vir que as plantas estão ficando finas e amarronzadas, compre um aerador de grama ou um garfo de jardinagem. Enquanto a terra estiver úmida, use um desses utensílios para fazer perfurações de uns 8 cm no solo, dando 8 cm de espaço entre eles. Deixe o jardim tomar um ar enquanto você procura por outras causas do acúmulo de água.
    • Procure uma empresa que alugue equipamentos para plantio ou construção para ver se eles tem areadores. Essa máquina tira uma pequena porção de terra para deixar o ar entrar pelos buracos e aumentar a capacidade de absorção da terra.
  5. Se você sabe que a sua casa está em uma região que tem muitas bases rochosas ou lençóis de água, você não vai conseguir resolver o problema sem ajuda. Procure um jardineiro ou um pedreiro e peça para ele avaliar a situação da sua propriedade. Ele poderá avaliá-la com relação ao mapa geológico da região e dizer o que precisa ser feito para resolver o problema. [15]
    • Outro problema comum em algumas partes do mundo são os terrenos pantanosos. Talvez você não possa fazer a drenagem neste tipo de terreno sem permissão governamental e, além disso, é difícil fazer uma drenagem completa.
    • Geralmente, você terá que usar plantas que puxam bastante água ou instalar poços e equipamentos de drenagem para lidar com esse problema.
    Publicidade

Dicas

  • Quando for drenar seu jardim, não direcione a água para a propriedade vizinha ou poderá causar um grande problema. Direcione para um ralo ou uma área em declive.
  • Se você mora perto de uma colina, veja se há água descendo pela inclinação da terra. Um vale ou um ralo na parte inferior da colina vai ajudar a direcionar a água para longe da sua casa.
  • O cascalho é ótimo para tornar a terra mais resistente à água, mas lembre-se de que ele não se separa tão rápido quando materiais orgânicos, como compostos. Ele é melhor para preencher áreas onde você não quer que tenha água nunca, como perto da sua casa.
  • Estender o bico de drenagem ajuda a direcionar a água para mais longe da sua casa. Mande a água na direção de um ralo ou uma área do jardim que absorve bem a água.
Publicidade

Avisos

  • Antes de construir ou instalar algo grande na sua propriedade, veja se a construção está de acordo com as permissões da prefeitura para não ter problemas mais tarde.
Publicidade

Materiais Necessários

Encontrando a causa do problema de umidade

  • Jarro de vidro.
  • Água.
  • Aerador.

Consertando pequenas áreas molhadas

  • Pá.
  • Terra para a área superior.
  • Areia.
  • Composto orgânico.
  • Ancinho.
  • Compactador.
  • Grama ou outras plantas que absorvem a água.

Acabando com problemas de umidade espalhada

  • Pá.
  • Motocultivador.
  • Composto orgânico.
  • Forro de paisagismo.
  • Tubo para fazer um dreno francês (opcional).
  • Poço seco (opcional).
  • Cisterna (opcional).
  • Plantas que absorvem bem a água (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 6 164 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade