PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Saber segurar corretamente a caneta torna o ato de escrever e desenhar muito mais fácil, e é muito importante saber posicionar os dedos. Após encontrar uma posição mais confortável, o que pode ser feito com 3 ou 4 dedos, procure praticar a escrita deixando-a mais firme e natural. Aprender a maneira correta de segurar a caneta pode melhorar a escrita até mesmo das pessoas que já tem o hábito de escrever.

Método 1
Método 1 de 3:

Aprendendo a melhor pegada

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Segurar uma Caneta
    O apoio do tipo "tripé" é feito usando três dedos, de forma que o seu polegar e dedo indicador são usados para segurar a caneta, deixando-a apoiada entre esses dedos. [1]
    • Se achar necessário, use sua mão livre para posicionar a caneta. Isso pode ser útil enquanto não tiver firmeza.
    • Essa pegada é muito versátil e posicionar os dedos corretamente permitirá que você use com facilidade qualquer tipo de caneta.
  2. Aperte a caneta entre o polegar e o indicador, não importando com qual mão você escreve. Mantenha os dedos nivelados, mas em lados opostos da caneta e segure-a levemente, mas com firmeza. Segurar com muita força fará com que seus dedos se cansem ou fiquem doendo depois de algum tempo. [2]
    • Ajuste a distância em que você colocará seus dedos até sentir que está em uma altura confortável. Não existe um lugar exato para segurar.
  3. Abaixe o dedo do meio, colocando-o sob a caneta. Ele deve ser o terceiro dedo a segurar a caneta, mas apenas a parte superior dele servirá de apoio. Posicione os dedos anelar e mindinho sob o dedo médio, sem que encostem na caneta. [3]
    • O dedo médio deve segurar com mais leveza do que o polegar e o indicador. Use-o manter a caneta estável.
    • Deixe a extremidade traseira da caneta apoiada na parte superior da sua mão. Segure-a um pouco inclinada ao invés de na vertical.
  4. Abaixe a mão como se fosse começar a escrever. Apoie a parte traseira, que é a parte logo acima do seu pulso, no papel. Deixe os dedos mindinho e o anelar apoiados no papel e posicione sua mão de forma confortável para começar a escrever. [4]
    • A caneta deve estar inclinada, de forma que você possa pressionar a ponta na página.
    • Seu pulso pode subir levemente para permitir que você se mova. Procure não levantá-lo muito para evitar câimbras devido à tensão.
    • Caso sua mão desencoste da página, é sinal de que está aplicando muita força para escrever.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando a pegada do quadripé

PDF download Baixe em PDF
  1. A posição usando três dedos é muito similar ao usado com apenas dois. A caneta ainda ficará encostada na sua mão, na parte superior. Comece usando os dois dedos principais para segurar e controlá-la. [5]
    • Usar quatro dedos para escrever é menos comum do que usar três, mas caso sinta-se confortável, continue usando.
  2. Deixe-a entre o polegar e o indicador e abaixe o dedo do meio, segurando firmemente. Mantenha uma pegada firme e constante. Assim como os outros dois, dedo médio servirá para controlar a caneta. Seu dedo anelar deve estar logo abaixo do dedo médio, servindo de apoio. [6]
    • Pode ser que você tenha que ajustar a pegada. Mova os dedos até sentir-se confortável e mantenha todos os três dedos com uma pegada leve, mas firme.
  3. Watermark wikiHow to Segurar uma Caneta
    Deslize-o por debaixo da caneta, deixando-o logo abaixo do dedo médio. Apoie a caneta de leve usando a extremidade superior do dedo. [7]
    • Sua mão parecerá uma garra com esta posição. Dobre os dedos apenas um pouco para poder manter o controle da caneta.
    • Caso a posição esteja desconfortável, mova a pegada para mais perto da ponta.
  4. Watermark wikiHow to Segurar uma Caneta
    Coloque o dedo mínimo debaixo do anelar e use a borda inferior da mão para apoiá-la enquanto você escreve. A caneta deve estar inclinada, com apenas a ponta tocando a página. [8]
    • Afrouxe sua pegada se sua mão sair da página.
    • Evite segurar a caneta reta e sem apoio. Mantenha-a em um ângulo suave para evitar cansaço nos dedos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Melhorando sua firmeza

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter uma boa postura é importante para evitar lesões. Prefira sentar-se numa cadeira com as costas apoiadas, em vez de em uma poltrona acolchoada. Mantenha os pés firmes no chão e sente-se podendo olhar por cima do papel, mas não curve-se sobre ele. Se sua postura for ruim, você segurará a caneta de forma errada. Pratique uma boa postura sempre que puder. [9]
    • Sentir-se confortável enquanto escreve é a parte mais importante. Você também deve sentir que seus braços tem uma certa amplitude de movimento.
    • Manter uma má postura pode causar rigidez nas costas e seus braços também podem se cansar rapidamente enquanto você escreve.
  2. Você pode ficar tentado a enrolar os dedos na caneta, pressionando com tanta força que podem começar a doer. Não é necessário aplicar força a ponto das juntas ficarem rígidas, ou a folha poderá rasgar. Posicione os dedos perto da ponta da caneta, segurando-a com firmeza, mas delicadamente.
    • Uma pegada errada fará com que segure a caneta com muita força. Endireite os dedos, deixando a caneta apoiada em sua mão.
    • Para praticar sua aderência, coloque um objeto pequeno, como um lenço de papel, bola de borracha ou moeda, na mão. Segurar um objeto em sua mão de escrita garante que ela fique mais aberta, mantendo a pegada mais solta.
  3. Watermark wikiHow to Segurar uma Caneta
    A maioria das pessoas escrevem usando apenas os dedos: deixam os braços completamente rígidos e usam os dedos somente para controlar a caneta. Ao invés de fazer isso, tente manter os dedos imóveis e mexer os braços e os ombros. Você sentirá que a forma como segura relaxará conforme pratica. [10]
    • Escrever dessa maneira exercitará os músculos do seu antebraço, que são maiores e menos propensos a cansar do que os dedos.
    • O uso do braço e ombro pode parecer estranho no início, especialmente se você está acostumado a escrever usando apenas os dedos.
  4. Watermark wikiHow to Segurar uma Caneta
    Nenhum papel precisa ser desperdiçado para escrever palavras invisíveis. Segure a caneta da forma mais confortável e depois levante o braço como se estivesse escrevendo frases. Como você não estará preso a uma mesa e ao papel, provavelmente ficará à vontade para relaxar e se movimentar mais. [11]
    • Essa é a maneira perfeita para praticar a utilização dos braços e ombros, mas também é útil para desenvolver a sua maneira de segurar.
  5. Coloque um papel em uma superfície plana, como na sua mesa. Segure a caneta de maneira confortável e comece a escrever. Você pode escrever qualquer palavra que vier à mente. Tente fazer parágrafos completos, usando toda a área do papel.
    • Comece a escrever lentamente, e aos poucos se sentirá mais confortável, passando a escrever mais rápido.
    • A prática pode ajudá-lo também a refinar a sua escrita e assim ficar mais organizada. A prática leva à perfeição!
    Publicidade

Dicas

  • Você pode encontrar uma maneira diferente de segurar a caneta. Desde que seu estilo seja confortável para você, não tem problema.
  • Mantenha uma pegada equilibrada na caneta. Caso sinta tensão nos dedos, algo está errado. Ajuste sua maneira de segurar para evitar dor.
  • As canetas esferográficas são mais difíceis de usar do que as canetas tinteiro. Você geralmente precisa segurar uma esferográfica com mais força e verticalmente enquanto a pressiona mais na página.
  • Lápis e outros instrumentos de escrita podem ser segurados da mesma maneira que as canetas, você também pode usá-los enquanto pratica.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Caneta
  • Papel
  • Cadeira e mesa

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 958 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade