Baixe em PDF Baixe em PDF

O comportamento antissocial pode significar diferentes coisas em diferentes contextos, então, é importante distinguir entre esses variados sentidos da palavra. Algumas pessoas introvertidas tendem a se afastar das vidas sociais e a viver de forma mais solitária, enquanto o comportamento antissocial clínico pode ser um problema mais relevante. Quer você ache que é antissocial ou queira ter certeza, ou se quiser entender melhor esse tipo de existência isolada, é possível aprender como aproveitar mais o tempo que passa sozinho, como limitar seu contato com os outros e como negociar interações sociais comuns que podem ser problemáticas para antissociais.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo o comportamento antissocial

Baixe em PDF
  1. A palavra "antissocial" é comumente usada para descrever o comportamento de introvertidos, que nem sempre se sentem com vontade de socializar, se comparados com os mais extrovertidos. A definição clínica do comportamento antissocial é um pouco diferente, no entanto, tornando importante diferenciar um do outro para melhor entendimento.
    • O comportamento antissocial é caracterizado da mesma maneira que sociopatia e psicopatia. Alguns estudos relatam que uma criação difícil ou inconsistente pode ser um fator de risco para isso. [1] Pessoas que exibem personalidades antissociais tendem a ser cínicas e incapazes de simpatizar com os outros, ou de reconhecer o sofrimento dos outros. O comportamento antissocial é, às vezes, caracterizado por um chame superficial, um ego inflado e um desdém geral pelos sentimentos alheios. [2]
    • O comportamento introvertido é um sinal de um temperamento social normal, caracterizado pela preferência pela solidão. Os introvertidos são centrados e costumam engajar-se mais em reflexões solitárias e menos em interações com os outros. Embora eles possam mostrar algumas das características superficiais do comportamento antissocial, não há nenhuma conexão direta entre os dois. [3]
  2. Ser antissocial significa basicamente evitar contato com outras pessoas e preferir passar seu tempo sozinho. Se não gostar disso, ser antissocial vai ser bem difícil, se não impossível. Embora nem todas as pessoas antissociais sejam iguais ou aproveitem a solidão pelas mesmas razões, tente pensar e atividades que gosta de fazer sozinho para descobrir se vai arrumar um jeito de fazer isso funcionar. Atividades solitárias podem incluir:
    • Ler.
    • Escrever.
    • Tocar um instrumento.
    • Meditar.
    • Rezar.
    • Exercitar-se.
    • Fazer escalada.
    • Jardinagem.
  3. Normalmente, ser antissocial é um subproduto de ser obcecado com outras coisas e se esquecer de socializar, ou simplesmente de não ter tempo para socializar ou um objetivo para fazer isso. Mas, se você quiser ficar menos apegado a seus compromissos sociais, a melhor e mais produtiva maneira de fazer isso é focar sua atenção e seus esforços na escola e no trabalho, e esquecer tudo o mais.
    • Em vez de ir para casa e conversar com seus amigos no Facebook ou sair, faça seu dever de casa ou tenha novas ideias para aerodinamizar os processos no trabalho. Melhor ainda, fique até mais tarde no escritório ou vá para a biblioteca estudar.
    • Obsessão com o trabalho não precisa ser de fato relacionada com o trabalho ou com a escola. Encontre assuntos e hobbies que o interessem e perca-se neles. Passe suas noites construindo trens de brinquedo ou escrevendo códigos e mixando músicas em vez de socializando.
  4. Se quiser passar menos tempo perto das pessoas, dê a si mesmo um espaço confortável para viver, se modo que se divirta passando tempo nele em vez de saindo. Quer você viva sozinho ou em casa com a sua família ou com colegas de quarto, deve separar um lugar para si mesmo que seja só seu, cheio de coisas que alimentem seus interesses e que mantenham seu tempo sozinho sagrado.
    • Se mora com seus pais, torne seu quarto um santuário. Encha-o com pôsteres, livros e outros adornos de que goste e que o façam sentir que o lugar é seu. Pendure um sinal de "Não entre" na porta e mantenha-o sagrado.
    • Se mora com colegas de quarto, tente manter seu quarto o mais autossuficiente possível, de modo que você possa evitar áreas comuns, se necessário. Compre uma minigeladeira para estocar comida e bebida, e compre uma chapa, se possível.
    • Se mora sozinho, passe um tempo decorando seu apartamento ou sua casa do jeito que quiser. Se ninguém mais vai estar por perto, às vezes, achamos que não faz sentido ficar enchendo de coisa, mas faça um esforço extra para tornar seu lar especial. Deixe-o a sua cara.
  5. Há uma diferença entre ser antissocial e ser um ermitão completo. A não ser que você queira perder todos os eventos sociais e se tornar um esquisitão, é uma boa passar um tempo em público, não socializando.
    • Vá à biblioteca para sentar e ler o jornal em vez de pedir para ser entregue na sua casa. Esta é uma atividade solitária, mas você pode fazê-la em público e receber alguns olhares das pessoas ao redor para sentir que não está totalmente sozinho.
    • Saia para comer ocasionalmente e sente-se em um bar sozinho. Leve um livro, se estiver com medo de se sentir envergonhado, mesmo que não haja razão para ficar assim.
  6. A sensação de isolamento pode começar a se tornar uma carranca se você passar muito tempo sozinho. Para manter alguma conexão emocional na sua vida, tente arrumar um animalzinho para cuidar, para afastar a tristeza.
    • Se for do tipo que gosta de sair, leve um cachorro com você em caminhadas revigorantes e regulares à noite.
    • Se for mais do tipo que gosta de ficar em casa, arrume um gato para se enrolar no seu peito enquanto tenta trabalhar no computador.
    • Se não quiser o compromisso que é cuidar de um animal maior, experimente um que vive em gaiola, como um coelho, um pássaro ou outro animal peludo pequeno que seja mais fácil de cuidar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Sendo antissocial

Baixe em PDF
  1. É difícil conhecer gente antissocial. Quanto mais você deixar claro para as pessoas na sua vida que é uma parede que não pode ser ultrapassada, mais fácil será passar um tempo sozinho, porque as pessoas eventualmente pararão de tentar conhecer você. Mantenha uma distância emocional de todos ao seu redor.
    • Use uma linguagem corporal fechada quando estiver em público, comunicando que não quer que ninguém se aproxime ou fale com você. Cruze os braços, evite contato visual e mantenha-se focado em alguma outra coisa.
    • Não dê informações sobre si mesmo voluntariamente, se não for necessário. Seja vago sobre quem é, o que faz e de onde vem. Se fizerem perguntas sobre sua vida pessoal, mude de assunto.
  2. Quando estiver perto de pessoas, em público, uma das melhores maneiras de comunicar seu desejo de ficar sozinho é ficar em silêncio. Não diga nada, a não ser que seja absolutamente necessário e, mesmo nesse caso, tente limitar seu discurso ao mínimo. Seja como um personagem do Clint Eastwood. Deixe que seus olhos falem por você e, então, responda com monossílabos.
  3. Dificilmente você conseguirá ser sempre solitário, mas isso não quer dizer que precisa ser extrovertido. Para manter seus contatos tão limitados e controlados quanto possível, tente manter as coisas de um para um o máximo que puder.
    • Não faça festas de aniversário para si mesmo. Passe um tempo com um amigo próximo em casa ou num jantar. Se for convidado para uma festa, contate o anfitrião e diga que não pode ir, mas o convide para sair (só vocês) depois, se necessário.
    • Se resolver namorar, seja sincero. Se estiver com alguém que gosta de sair por aí regularmente, pode ser que não funcione para nenhum dos dois.
  4. Tente fazer com que haja poucas informações sobre você na web. Cancele ou suspenda suas contas por enquanto, e delete-as se estiver certo dessa coisa de ser antissocial.
    • Torne suas outras contas online tão variadas e aleatórias quanto possível, para se manter anônimo. Não use o mesmo nome de usuário ou as mesmas senhas, e não use seu nome real para se registrar nas coisas.
    • Você não está sendo antissocial se ficar em casa de vez em quando numa sexta à noite, twittando e vendo TV. Cada vez mais, nossas vidas sociais existem online e, se você quiser manter as pessoas longe da sua vida, precisa ficar longe da delas também. Nada mais de fuçar coisas no Facebook.
  5. Quanto menos precisar depender dos outros para ajuda, mais poderá depender de si mesmo. Seja tão autossuficiente quanto puder e esforce-se para encontrar suas próprias soluções para seus problemas, em vez de pedir a ajuda dos outros.
    • O Google é seu amigo. Se você não souber algo, pesquise e tente descobrir sozinho. Ao menos, informe-se sobre um assunto antes de procurar um expert ou alguém com mais experiência.
    • Você não precisa interagir com pessoas no mecânico se souber trocar seu óleo apropriadamente, girar suas rodas e fazer outras coisas de manutenção básica de veículos. Você não precisa ir ao hortifruti se tiver sua própria plantação no seu jardim.
  6. No filme "Heat", Robert De Niro é um assaltante de banco que gosta de dizer que não tem nada na vida que não abandonaria se visse policiais vindo da esquina. Se você quiser viver uma vida solitária, precisa se manter desapegado e distante. Pode considerar terminar relacionamentos quando as pessoas chegarem perto demais.
    • Se sentir que alguém está dentro demais da sua vida, violando sua solidão, acabe com isso abruptamente, ao menos por um tempo, para colocar uma distância nas coisas de novo. Em geral, é útil viver sozinho, de modo que você tenha sempre uma base para a qual retornar.
    • É claro que, no filme, o De Niro se aproxima demais de alguém e repensa a coisa toda. Isso acontece e é muito difícil ser realmente antissocial em longo prazo.
  7. Mantenha distância dos seus vizinhos e torne difícil alguém formar relacionamentos longos com você por se erradicar em algum lugar. Ajuda ser imprevisível. Tente mudar de cidade a cada dois anos, se possível, e mude-se de casa mais regularmente quando estiver na mesma cidade.
    • Mudar-se também serve para ajudar a manter sua vida interessante e animada. Se você morar na mesma casa o tempo todo, nunca vir gente nova e não mudar nada, ser antissocial pode ficar meio entediante.
  8. Para se mudar sempre e ficar tão versátil quanto possível, tente limitar seus pertences, assim como sua interações sociais. Pense assim: quanto menos fizer compras e menos coisas precisar, menos terá que ficar perto das pessoas e lidar com as consequências dessas coisas. Limite suas compras e vendas o máximo que puder. Simplifique.
  9. Há uma variedade de carreiras e campos que funcionam bem para tipos antissociais. Se você não for um grande fã de "pessoas", considere as carreiras a seguir como possibilidades em longo prazo:
    • Guarda noturno.
    • Escritor.
    • Datilógrafo.
    • Transporte de caminhão de longa distância.
    • Fotógrafo da natureza.
    • Programador.
  10. Você não precisa se desculpar por ser quem é e como é, ou se colocar abaixo dos outros socialmente. Se você for introvertido e preferir ficar sozinho ao invés de ir a festas e socializar, não precisa tentar "mudar" seu comportamento ou você mesmo. Não se desculpe por ser como é.
    • Pessoas com transtorno de personalidade antissocial, muitas vezes, demonstram uma inabilidade de mostrar remorso, o que pode ser um problema sério, e uma distinta diferença de introvertidos, que se desculpam demais. Se você não conseguir sentir pena de alguém, é um sinal de um problema psicológico sério. Se você achar que seu comportamento antissocial pode ser um problema e quiser mudar, procure aconselhamento imediatamente.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Negociando interações sociais comuns

Baixe em PDF
  1. Negociar sua carreira na escola é um problema comum para pessoas antissociais. É importante lembrar que você não está acima de seus colegas, professores ou qualquer um na escola. Quanto mais aceitar as coisas que tornam vocês parecidos, em vez de se focar em como são diferentes, mais fácil será terminar a escola.
    • Se tiver dificuldades para fazer amigos na escola, as coisas podem ser bem mais desafiadoras. Tente encontrar um grupo pequeno de pessoas em que confie e com quem goste de passar o tempo. Muitas vezes, pessoas lutando contra tendências antissociais podem prosperar em um bom grupo de amigos.
    • O pessoal "popular" na sua escola não são os amigos ideais em qualquer caso. Ignore-os e faça um grupo de amigos diferente. Adolescentes antissociais comumente sentem um desdém pela galera popular, e é sempre mais saudável ignorar esse grupo tanto quanto possível.
  2. O ambiente de trabalho pode ser outro local desafiador para pessoas antissociais. Ter que lidar com uma variedade de personalidades e figuras autoritárias pode pesar nas habilidades sociais de qualquer um, em especial se você preferir sua própria companhia. Embora vários aspectos específicos para negociação variem de acordo com o seu trabalho, você pode aprender a fazer algumas coisas para manter-se feliz e saudável.
    • Evite projetos em grupo e esforços conjuntos, que podem causar conflitos para pessoas com tendências antissociais. Faça seu próprio trabalho.
    • Sorria e acene para figuras autoritárias. Você não precisa gostar do seu chefe, mas, se quiser manter seu emprego, precisa manter seus sentimentos sob controle. Evite confrontos estranhos.
    • Tenha uma variedade de hobbies e interesses fora do trabalho. Se este se provar um ambiente social desafiador, faça amigos e passe um tempo fazendo várias coisas fora do trabalho para ajudar a manter seu tempo pessoal ocupado e engajado.
  3. Grandes multidões de pessoas gritando, dançando, berrando e tirando selfies? Festas são terríveis para pessoas introvertidas e antissociais de forma parecida, e tentar negociar convites pode trazer estresse e ansiedade. Pare de se preocupar se vai ou não decepcionar um conhecido por não aparecer numa festa porque quer ficar em casa lendo. Planeje fazer uma paradinha lá e, depois, volte para fazer o que quiser.
    • Dê uma andada rápida pela festa, fique o bastante para pegar um lanche e uma bebida de graça, vá ao banheiro e, então, saia pela porta de trás e dê o fora.
    • Se não conseguir sair de fininho, invente uma desculpa e saia, ou não. Você não deve explicações mais complicadas que "Bom, eu tenho que ir. Amei a festa!" para ninguém.
  4. Se você pegar seus filhos na escola e quiser evitar conversas estranhas e inúteis com outros pais enquanto espera, apenas aprenda a cronometrar a viagem melhor para não ter que esperar por longos períodos de tempo. Pegue um café no caminho até a escola e apareça no momento em que seus filhos saírem. Espere no carro até ver seus filhos, então, invente uma desculpa para ir embora.
    • Finja uma conversa no telefone, se precisar. Você não precisa ser um bom ator para pegar seu celular e dizer "Mmmm... ahã" a cada 20 segundos ou algo assim.
  5. O comportamento antissocial é, geralmente, caracterizado como um transtorno, não algo que a pessoa escolhe, porque envolve uma inabilidade de seguir leis e expectativas tradicionais que governam uma sociedade. Pessoas que demonstram comportamento antissocial podem ter problemas repetitivos com prisões ou outros problemas comportamentais. [4] [5] Outros sinais que indicam uma necessidade de avaliação médica e psicológica incluem:
    • Mentir ou trapacear repetidamente.
    • Falhar em planejar o futuro.
    • Comportamento exageradamente agressivo ou imprudência.
    • Inabilidade de manter um emprego.
    • Falta de remorso por conta de seu comportamento.
    Publicidade

Dicas

  • Algumas pessoas associais podem ser antissociais sem querer (elas tendem a ser naturalmente tímidas e a manter as coisas para si mesmas). Tente encontrar alguém assim nas suas turmas (não deve ser difícil, provavelmente é aquela pessoa que não fala muito) e observe como ele age. Não seja um stalker ou coisa assim, mas tente ver o que faz os outros não o incluírem nas conversas.
  • Ser antissocial não significa que você não possa ter alguns amigos, não importa o que o dicionário diz. Tente encontrar um ou dois bons amigos e fique com eles.
Publicidade

Avisos

  • Ser antissocial pode se virar contra você. A impopularidade pode fazer a escola toda odiá-lo, além de destruir suas emoções.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 132 459 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade