PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A fórmula da aventura é bem simples: basta somar novidade e coragem . Uma pessoa com o espírito aventureiro é bem capaz de pular de um avião, se oferecer para ir ao resgate de alguém em apuros ou até puxar papo com o crush ! Mas nem todo mundo é assim por natureza. Não se preocupe: leia as dicas abaixo e você vai encontrar motivação para explorar o mundo à sua volta num piscar de olhos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Buscando motivação

PDF download Baixe em PDF
  1. Inibições são aqueles sentimentos e pensamentos que deixam qualquer pessoa constrangida e tensa, sem conseguir reagir naturalmente. [1] Talvez você seja tímido ou não tenha experiência em determinado assunto, por exemplo. Nesses casos, aprenda a ficar à vontade com o mundo e as pessoas à sua volta de qualquer forma.
    • Tente entender por que deseja ser aventureiro: o que isso vai agregar à sua vida? Você quer estar aberto a todas as possibilidades? Se sim, está no caminho certo!
    • Você tem que superar obstáculos mentais ao mesmo tempo que supera os físicos. Por exemplo: treinar e escalar uma montanha exige tanto da mente quanto do corpo.
    • Você acha que tem que provar algo? Quer chamar atenção? Por que tem tanta vontade de viver coisas novas? Será que isso vai elevar a sua autoestima? Ou você só quer se divertir mais?
    • Reflita sobre esses questionamentos por um tempo antes de formular o seu plano de ação.
  2. Muitas pessoas não conseguem ser aventureiras simplesmente porque têm medo. Saber o que causa esse medo pode ser simples ou se tratar de um processo de introspecção (de reflexão interna em busca de respostas). [2] As coisas que você sente, pensa, quer e imagina não deixam de ser reais só porque não são visíveis.
    • Um medo pode ter várias faces. Por exemplo: imagine que tem medo de falar em público, de cobras, de altura, de conversar com pessoas desconhecidas, de ser demitido de parecer ignorante, de ser abandonado às traças ou de perder a sensação de segurança...
    • Você só vai conquistar os seus medos se começar a confiar em si mesmo, nos seus pensamentos e nas suas ações, e passar a se cuidar. Por exemplo: imagine que você tem medo de sair da casa dos seus pais porque não vai saber se virar sozinho. É justamente a decisão de sair mesmo assim que traria à tona o seu espírito aventureiro!
    • Use técnicas de visualização. Imagine-se fazendo atividades que o "obriguem" a ser aventureiro e se dando bem. Qualquer coisa vale: surfar, participar de corridas de cavalos, explorar os seus talentos musicais ou até algo menor, como pedir um autógrafo a uma celebridade. O escopo das circunstâncias não importa.
    • Pode ser ainda que você evite ser aventureiro por causa da sensação de incerteza. Nesse caso, às vezes a única forma de mudar seja assumindo mais riscos e saindo da sua zona de conforto. Por exemplo: digamos que você evite ou enrole para participar de certos eventos porque não sabe o que vai acontecer; que tal começar a participar de outros, menores, até se acostumar? [3]
  3. Você tem que aprender a ser mais livre, aberto e disposto a viver. Tenha paciência consigo mesmo, mas expanda os seus horizontes até identificar os seus pontos fortes. [4]
    • Você pode recorrer à meditação ou à yoga se precisar aliviar o estresse antes de embarcar em uma situação nova. Com sorte, o seu espírito aventureiro vai vir um pouco mais à tona depois de um tempo. Por exemplo: pense na ideia de viajar pela América Latina mesmo sem falar um pingo de espanhol.
    • Dê o máximo de si para ser mais livre. Até repetir mantras positivos em voz alta ajuda, como "Vai ficar tudo bem", "Eu estou pronto para começar" e "Essa mudança vai me trazer muitos frutos". Expresse esses pensamentos e sinta o fluxo de energia.
    • Cuide da sua segurança. Ser aventureiro é diferente de ser descuidado. Reflita bastante sobre os riscos que você vai assumir ao embarcar em aventuras físicas. Por exemplo: familiarize-se com os procedimentos de segurança da canoagem com a ajuda de um profissional antes de sair por aí remando sozinho. [5]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Criando novos hábitos

PDF download Baixe em PDF
  1. Vez ou outra, todo mundo fica tão ocupado que acaba esquecendo os próprios interesses. Contudo, você precisa reservar um bom tempo para os seus hobbies e interesses pessoais se quer mesmo ser aventureiro. Imagine, por exemplo, que sempre teve vontade de fazer um intercâmbio internacional ou trabalhar como designer em espetáculos teatrais!
    • Faça testes vocacionais e coisas do tipo e veja o que eles indicam de interessante para o seu futuro. [6]
    • Converse com pessoas que fazem coisas do seu interesse. Veja se elas têm alguma dica legal.
    • Quem sabe você não descobre interesses que nem sabia que tinha? Por exemplo: dê uma passada naquele estúdio de artes marciais que sempre chama a sua atenção no caminho de volta para casa. Faça uma aula teste!
  2. [7] Pode ser que já conheça uma pessoa que faz o que você quer fazer sem medo: dedicar-se a trabalho voluntário, mergulhar no oceano, praticar esportes radicais e assim por diante. É normal admirar gente assim e querer seguir o exemplo.
    • Escolha uma figura de mentor. Pode ser um amigo, um familiar ou até um colega de trabalho. Converse com essa pessoa e diga "Eu quero ser mais aventureiro, e parece que você faz isso muito bem. Tem algum conselho legal para me dar? Será que eu posso te fazer algumas perguntas sobre o assunto de vez em quando?".
    • Inspire-se no comportamento profissional de uma pessoa que você não conhece. Por exemplo: imagine que admira o trabalho de uma oceanógrafa que tem um programa de TV e a segue nas mídias sociais. Envie algumas perguntas a ela de vez em quando. Vai que ela responde!
  3. Comece a organizar viagens, mudanças ou coisas novas de outros gêneros. Determine com que frequência você quer fazer tudo isso: todo dia, semanalmente, uma vez ao mês etc. Monte uma lista de tarefas física e nunca avacalhe ou desista. [8]
    • Planejar aventuras com os amigos é divertido à beça. Faça planos concretos com eles e pense em responsabilidades para cada um. Por exemplo: um de vocês pode ficar a cargo de fazer a reserva do Airbnb, enquanto outro se responsabiliza por montar um itinerário com pontos turísticos no local de destino.
    • Viaje mundo afora. Viajar sem gastar muito não é tão difícil assim: basta ter um bom planejamento estratégico. Investigue opções de gastos e planos e comece a organizar a sua próxima aventura. [9]
  4. Não adianta querer ser aventureiro, mas passar o dia inteiro coçando a barriga. Até essa busca por mais aventuras já é uma jornada e tanto. Arregace as mangas, dê um passo de cada vez e percorra distâncias cada vez maiores.
    • Prepare-se para sair da sua zona de conforto, mas respeite os seus limites. [10] Por exemplo: talvez você goste de fazer trilha em meio à natureza, mas não tenha interesse algum em pular de paraquedas. Seja sensato e não force a barra! Os outros também têm que respeitar a sua decisão.
    • Tente não cair na rotina. Até coisas simples já trazem uma nova perspectiva à vida. Esteja sempre aberto a possibilidades. Por exemplo: vá fazer compras em um mercado diferente. Quem sabe lá você não conhece alguém que lhe ofereça um emprego novo e difícil de recusar? Ou vai que um amigo seu de infância também está lá!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Explorando o mundo

PDF download Baixe em PDF
  1. Existe uma lei de atração natural entre pessoas que compartilham interesses. [11] Esse tipo de entusiasmo é contagioso, já que é muito difícil se sentir isolado quando há mais gente parecida por perto.
    • Encontre grupos de pessoas que tenham interesses parecidos com os seus na internet. Por exemplo: se você gosta de falar de política, descubra se há algum grupo na sua cidade que faça painéis de discussão sobre o tema e tente participar. De quebra, essa é a oportunidade perfeita para fazer amizades e treinar a sua retórica!
    • Fique de olho nos panfletos espalhados pela sua escola ou faculdade ou no trabalho. Não é difícil achar anúncios de grupos e oportunidades de interação variadas. Tente a sorte! Pode ser o pontapé inicial da sua grande aventura.
    • Participe de eventos e faça perguntas. Por exemplo: se você for a uma feira de motos, pergunte aos organizadores "Que evento legal! Será que eu posso ajudar de alguma forma na feira?". Talvez essa seja a sua oportunidade de interagir mais com a comunidade dos seus sonhos!
  2. Uma mente curiosa nunca se cansa de questionar. Isso, por sua vez, já mantém vivo o espírito aventureiro. Como as coisas funcionam? O que é aquilo ? Por que sempre temos que agir dessa forma? Quando a gente vai poder mudar as coisas para melhor? A curiosidade é a base da aventura.
    • Crie situações que forcem você a sair da sua zona de conforto. Passar um pouquinho de vergonha é o primeiro passo para aprender algo novo.
    • Leia livros de assuntos que você não entende e tente falar sobre eles com as pessoas.
    • Converse com gente que trabalhe em áreas nas quais você não tem nenhuma experiência.
    • Observe as pessoas no dia a dia, seja durante o expediente ou relaxando com os amigos e a família. Fique atento ao que elas fazem de parecido e de diferente de você. [12]
  3. Busque um trabalho que desperte o seu interesse e, ao mesmo tempo, lhe dê condições financeiras. Você precisa aliar o seu senso de aventura a uma fonte de renda estável!
    • Monte um currículo, estude as habilidades que você tem e pense em como elas podem se aplicar a uma nova carreira.
    • Você pode ter que complementar os seus estudos de alguma forma antes de ingressar nessa nova área profissional. Por mais que demore um pouco, isso vai gerar frutos no futuro e, além de aventura, vai trazer felicidade à sua vida.
  4. E se você só estiver precisando de novos ares? Comece a se organizar aos poucos e, com o tempo, o seu sonho de mudança vai estar cada vez mais perto de se concretizar.
  5. Inclua nela tudo o que quer fazer antes de morrer. Qualquer coisa serve: visitar todos os estados do Brasil, participar de uma maratona, pular de paraquedas do Monte Roraima, conhecer pelo menos uma celebridade e assim por diante. Cada item já vai ser uma aventura por si só.
  6. Nunca é tarde para refazer algo que não deu certo ou retomar um projeto que não foi adiante. Isso se aplica a qualquer situação: aquela prova na qual você foi reprovado, aquele teste de elenco para uma peça que acabou não fazendo por vergonha etc.
    • Monte uma lista com todos os episódios da sua vida em que você acha que falhou por medo ou coisa do tipo e tente corrigir essas situações. Na circunstância hipotética da prova, por exemplo, estude até tentar de novo e ser reprovado.
  7. Você vai perceber que precisa de energia para viver as suas aventuras. A ideia de receber uma recompensa já é motivação suficiente, mas continue sempre dando o máximo de si mesmo. A sua vida só tende a melhorar.
    • Tente se forçar a viver uma nova aventura sempre que você sentir que está caindo na mesmice de novo. O processo já vai elevar o seu ânimo.
    • Tenha orgulho do seu esforço em busca de aventura. Diga coisas como "Você é aventureiro porque está dando o máximo de si à vida. Parabéns!". [13]
    Publicidade

Dicas

  • Peça para os seus amigos relembrarem você do seu objetivo de vez em quando.
  • Dê uma cara nova a algo que você já faz no dia a dia: experimente uma culinária diferente; use uma peça de roupa curiosa; e tente sempre pensar "Como eu posso mudar isso ?".
  • Muita gente deixa de partir em busca de aventuras por medo e ansiedade. Procure ajuda profissional se for o seu caso.
  • Conhecer gente nova é uma das formas mais legais de ver potencial para aventura na vida.
  • Converse com as pessoas. Elas decerto têm histórias de inspiração.
  • Sempre busque oportunidades de experimentar coisas novas: grave um documentário, faça aula de dança, estude práticas budistas e afins.
  • Lembre-se de que toda aventura leva a uma história cativante e de que todo mundo gosta de ouvir relatos assim.
  • Vá a um lugar alto e que tenha uma bela vista e pare para refletir. Você vai ver o quanto o mundo é vasto e cheio de possibilidades.
  • Entre em forma. Muitas aventuras têm um componente físico.
  • Experimente coisas que você nunca fez e divirta-se sem peso na consciência.
Publicidade

Avisos

  • Respeite os seus limites. Ninguém é invulnerável.
  • Você tem o hábito de reprimir o que sente ou precisa de altos níveis de adrenalina para se sentir vivo mesmo? Tenha cuidado: isso tudo pode ser sinal de depressão. Busque ajuda.
  • Tenha cuidado ao embarcar em aventuras arriscadas. Busque ajuda profissional se você tem pensamentos suicidas e nunca machuque ninguém.
  • Pode ser que as pessoas encarem a sua definição de aventura como enfadonha, arriscada ou exagerada. Não force a barra.
  • Há uma linha tênue entre se tornar uma pessoa naturalmente cativante e alguém que gosta de chamar atenção com ceninhas e chiliques.
  • Tenha sempre os equipamentos necessários para embarcar nas suas aventuras. Pode ser até questão de vida ou morte. Por exemplo: nunca participe de maratonas sem uma garrafa d'água e nem faça trilha no meio do mato sem um celular com GPS.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 9 904 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade