Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ninguém nasce com habilidades futebolísticas: são necessários muitos anos para se melhorar os pontos fracos e reforçar os pontos fortes. Você pode ser rápido por natureza, mas não ter força suficiente. Você pode ser bom nos escanteios, mas ruim nos passes. Esses são só alguns exemplos que podem ser melhorados com a prática e a formação gradual das habilidades. Com treinos diários, você poderá se tornar um bom jogador de futebol!
Passos
-
Pratique o recebimento da bola. Encontre uma parede grande e isolada de concreto. Chute a bola na parede em cerca de um metro de altura. Conforme ela bate na parede e volta para você, erga o pé. Deixe a bola bater no pé e cair no chão; repita por dez minutos todos os dias. [1] X Fonte de pesquisa
- Não chute a bola ao recebê-la. Basta erguer o pé até onde acha que a bola vai bater. Deixe que ela chegue até o seu pé.
- Quando a bola cair no chão, coloque o pé sobre ela para que ela não saia rolando.
- Comece o treino próximo da parede. Conforme sente mais confiança em suas habilidades, afaste-se da parede. A ideia é conseguir receber a bola mesmo estando a cerca de dez metros da parede.
-
Faça embaixadinha. Até mesmo os melhores jogadores de futebol precisam de anos para dominar a técnica da embaixadinha. Trata-se de uma excelente maneira de se ficar confortável com o manuseio da bola e de se melhorar a coordenação. Coloque a bola em cima do seu pé, de modo que ela não caia. Levante o pé no ar, jogando a bola para cima. Quando ela cair, chute-a para cima com o outro pé. [2] X Fonte de pesquisa
- Bata com o meio do pé na bola. Se não fizer isso, ela pode ir na direção oposta, ou pior, bater no seu rosto. A ideia é manter a bola próxima do corpo, sempre.
- Para que a bola não vá para longe, dobre o joelho para cima ao chutá-la. Esticar a pena vai manda-la para longe do corpo.
- Repita o treino por pelo menos dez minutos por dia. No começo, é normal conseguir repetir o movimento duas ou três vezes apenas. Insista e, uma hora você conseguirá fazer mais embaixadinhas. Tente conseguir dez repetições antes de encerrar o treinamento.
-
Comece a driblar a bola. Em um campo aberto — ou no seu quintal mesmo —, dê voltas no perímetro chutando a bola. Lembre-se de sempre plantar a parte frontal do pé no chão antes de chutar a bola. Cada chute deve levar a bola cerca de meio metro para a frente. Continue com o treino por dez minutos, ou até conseguir dar algumas voltas no local. [3] X Fonte de pesquisa [4] X Fonte de pesquisa
- Por mais que os jogadores de futebol utilizem os dois pés para chutar a bola, cada um tem o seu pé preferido, que normalmente é o pé dominante (aquele que corresponde à mão que você mais utiliza; os destros chutam com o pé direito e os canhotos com o pé esquerdo, por exemplo). O treino vai ajudá-lo a descobrir qual o seu pé preferido para chutar.
- O pé oposto ao dominante será utilizado para firmar e equilibrar o corpo. Durante o drible, mantenha-o próximo do corpo para não chutar a bola mais longe do que o desejado.
- Conforme se habitua ao drible, comece a olhar para cima. No começo, é comum ficar olhando para a bola o tempo inteiro; no jogo, é importante que você fique com o olhar para cima, para os outros jogadores. Uma hora ou outra você vai tropeçar na bola, mas isso é importante para que você se acostume a não olhar para ela.
-
Leve a bola para outros lados. É possível utilizar a parte frontal dos pés para driblar para os lados, mas não é possível utilizá-la para fazer uma virada brusca para um dos lados. Agora é a hora de usar as partes laterais dos pés. Comece driblando normalmente com o pé direito; conforme pega velocidade, ultrapasse a bola e plante o seu pé dominante no chão. Conforme a bola continua rolando, ela vai bater no pé e ricochetear na direção desejada. [5] X Fonte de pesquisa [6] X Fonte de pesquisa
- A direção da bola dependerá da posição do pé. Por exemplo, caso utilize o pé direito para o chute: para que a bola vá para a esquerda, bata-a na parte interna do pé; para que ela vá para a direita, bata-a na parte externa do pé. Se usa o pé esquerdo: bata a bola na parte interna para que ela vá para a direita; bata-a na parte externa do pé para que ela vá para a esquerda.
- Se quer simplesmente alterar o trajeto da bola, plante o pé no chão e mantenha-o firme. Se quer alterar significativamente a direção, leve o pé contra a bola, dando um empurrão extra para o lado desejado.
-
Drible com obstáculos. Pegue um conjunto de cones e distribua-os em uma linha reta, com pelo menos um metro de espaçamento entre eles. Comece a driblar ao redor dos obstáculos. Se o cone está à esquerda e você utiliza o pé direito para chutar, dê uma batida leve com a parte interna do pé, com força suficiente para que ela chegue até o lado esquerdo do próximo cone. Se o obstáculos estiver à direita e você utiliza o pé direito para chutar, bata de leve na bola com a parte externa do pé, de modo que a bola chegue até o lado direito do próximo cone.
- As instruções acima também valem para quem chuta com o pé esquerdo, basta inverter as direções. Por exemplo: se o obstáculo estiver à sua esquerda, bata na bola com o lado externo do pé esquerdo. Se o obstáculo estiver à direita, bata na bola com a parte interna do pé.
- Depois de dominar o curso de obstáculos retos, experimente colocar os cones em zigue-zague ou em posições aleatórias no campo.
Publicidade
-
Passe a bola para os colegas de equipe. Existem dois tipos principais de passes: pelo chão e pelo ar. O passe pelo chão é utilizado com mais frequência, principalmente entre toques mais curtos. Peça que um amigo fique a cerca de cinco metros de distância, virado para você. Um bom toque utiliza a parte interna ou externa do pé dominante, nunca a ponta. [7] X Fonte de pesquisa [8] X Fonte de pesquisa
- Plante o pé dominante no chão, próximo da bola. Em seguida, balance a perna dominante para trás. Use o impulso para empurrar a perna dominante para a frente e chutar a bola, utilizando a parte de dentro do pé.
- O objetivo é tocar a bola para a outra pessoa sem que ela quique. Mantenha a bola no chão o tempo inteiro.
- Toquem a bola um para o outro, por 10 a 15 minutos por dia. Mire a bola na direção do outro jogador para praticar a precisão tão necessária durante as partidas oficiais. Com o tempo, aumentem a distância entre os toques, até conseguirem ficar cerca de 10 metros um do outro.
-
Chute a bola para mais longe. O segundo tipo de passe mais comum do futebol é pelo ar, necessário quando o outro jogador está a mais de 15 metros de distância. Em vez de utilizar as laterais dos pés, a ideia é utilizar a parte superior deles. Peça que o seu amigo fique a pelo menos 15 metros de distância, virado para você. Leve o pé para trás da bola para conseguir impulso. [9] X Fonte de pesquisa [10] X Fonte de pesquisa
- Conforme segue na direção da bola, plante o pé não dominante próximo da bola, como no passe pelo chão. Balance a perna dominante para trás com força total.
- Conforme a perna volta para a frente, bata-a na bola com a parte de cima dos dedos. Assim, você acertará a superfície dela em um ângulo e a empurrará para cima e para longe.
- Continue praticando a força do toque. Pode não ser preciso usar toda a força disponível na sua perna para acertar o toque; tente ser o mais preciso possível, praticando por pelo menos dez minutos por dia.
-
Mantenha a bola longe do outro time. Em uma partida de futebol, os jogadores da outra equipe vão tentar roubar a bola de você. Para se preparar para isso, chame um amigo para treinar com você. Comece driblando no campo aberto e peça que o seu amigo corra ao seu lado, tentando pegar a bola e você. Proteja-a a qualquer custo. [11] X Fonte de pesquisa [12] X Fonte de pesquisa
- A posição correta do corpo é importante para proteger a bola. Se o jogador do outro time vier pelo lado esquerdo, vire o corpo inteiro para a esquerda para manter a bola segura na direita.
- Use os braços para manter o oponente fora do seu caminho; tome cuidado com a agressividade para não tomar um cartão amarelo.
- Tente proteger a bola por cerca de 10 metros. Invertam os lados e as posições para treinar tanto a defesa quanto o roubo da bola.
-
Chute um escanteio. Quando a bola sai do campo pelas laterais do gol, o time oposto ganha um escanteio. O objetivo do chute de escanteio é curvar a bola para que ela vá na direção do gol. Coloque a bola no canto mais próximo de onde ela saiu. Se está só praticando, coloque a bola em qualquer canto. Dê alguns passos para trás para poder correr. [13] X Fonte de pesquisa
- Corra na direção da bola e, conforme pega impulso, plante o pé esquerdo ao lado dela. Balance a perna direita para trás com força.
- Ao chutar a bola, faça com que ela bata no canto superior esquerdo do pé direito para criar um arco no trajeto dela, curvando-o na direção da rede.
- Repita o procedimento várias vezes até ter uma noção melhor da distância e da força necessárias. Peça que um amigo fique no meio da área do gol e tente cabecear ou chutar a bola no gol.
-
Chute a bola no gol. Por mais que não haja nada que substitua uma partida real quando é hora de chutar ao gol, é possível treinar por conta própria ou com um colega de time. Fique a cerca de 10 metros do gol, na distância de um chute de pênalti. Use a técnica do passe pelo ar, mas mire no gol. Dê alguns passos para trás, para conseguir velocidade e força. [14] X Fonte de pesquisa [15] X Fonte de pesquisa
- Corra na direção da bola. Plante o pé não dominante na lateral dela e balance a perna dominante para trás com força. Conforme abaixa a perna dominante, bata na bola com a região acima dos dedos.
- Mire em pontos específicos do gol. Tente mandar a bola três vezes seguidas no mesmo lugar antes de mirar no próximo. O seu amigo pode ficar no gol e atuar como goleiro, para uma situação mais realista.
- Coloque a bola em diferentes partes do campo. Dependendo da distância, a força necessária para o chute mudará. Pratique nas mais diversas condições.
Publicidade
-
Cabeceie a bola. O cabecear normalmente é necessário na hora dos escanteios. Para praticar, peça que um amigo fique de frente para você, a alguns metros de distância. Ele deve jogar a bola na direção da sua cabeça. Comece cabeceando parado, com os pés no chão. Incline o copo para trás e, conforme a bola vem na sua direção, vá com a cabeça para a frente. [16] X Fonte de pesquisa [17] X Fonte de pesquisa
- Bata na bola com a testa, quando a cabeça estiver alinhada com o tronco. Por exemplo, não bata a cabeça na bola quando estiver inclinado para frente ou para trás. É importante bater nela quando a cabeça estiver reta.
- Para cabecear no ar, repita o movimento, dessa vez pulando. Quando estiver suspenso, incline o corpo para trás e use o impulso para levar a cabeça para a frente e bater na bola. Bata a testa na bola quando a cabeça estiver na posição normal, no ponto mais alto do pulo.
- Repita os dois tipos de cabeceados dez vezes cada. É importante não exagerar, ou você pode sofrer uma concussão.
-
Faça uma finta de ombro. Trata-se de um dos movimentos mais simples do futebol, mas o efeito é excelente! Drible a bola para a frente por alguns metros; conforme se aproxima de um jogador do time oposto, incline o ombro para a esquerda, como se fosse seguir para o lado. Em seguida, mova a bola em um ângulo de 45° para a direita com a parte externa do pé direito. [18] X Fonte de pesquisa
- A finta também pode ser feita no lado oposto, basta inverter todos os movimentos. Incline o ombro para a direita e vire a bola para a esquerda.
- Você vai enganar o jogador, fazendo-o pensar que vai para uma direção e não para outra. Depois de completar o movimento, continue driblando.
- Peça que um amigo finja ser do time oposto. Pratique até conseguir repetir o movimento pelo menos dez vezes.
-
Faça o giro de Cruyff. O objetivo do movimento é pegar o jogador do time oposto desprevenido. Para praticar, drible com a bola por alguns metros para conseguir impulso. Em seguida, finja que vai passar a bola, plantando o pé não dominante na frente dela. Em seguida, puxe a perna dominante para trás, como se fosse fazer um chute. [19] X Fonte de pesquisa [20] X Fonte de pesquisa
- Em vez de chutar a bola para a frente, bata nela com a parte interna do pé dominante, mandando-a para o lado, atrás do pé não dominante plantado no chão.
- Vire o corpo no sentido horário ou anti-horário, dependendo do pé utilizado para o chute. Pegue a bola e continue driblando na nova direção.
- Para praticar, peça que um amigo tente roubar a bola de você. Não conte o que vai fazer para tentar enganá-lo. O truque só funciona se o jogador do outro time estiver de frente para você, ou o tiro sairá pela culatra.
-
Domine o movimento da tesoura. Assim como o giro de Cruyff, a ideia do movimento é pegar o oponente desprevenido. Para praticá-lo, drible por alguns metros para ganhar velocidade e impulso. Plante o pé esquerdo à esquerda da bola, a cerca de 30 cm dela. Puxe a perna direita para trás, como se fosse chutar e, ao levar a perna para a frente, gire-a ao redor da bola, no sentido horário. Não toque na bola. [21] X Fonte de pesquisa
- Depois de completar o giro, coloque o pé direito à direita da bola. Leve o pé esquerdo para trás e chute a bola.
- Para fazer o oponente acreditar que você vai para a direita, gire a perna direita e chute com a esquerda. Para fazê-lo acreditar que você vai para a esquerda, gire a perna esquerda e chute com a direita.
- Faça uma tesoura dupla girando as duas pernas, na sequência. Depois dos dois giros, plante um dos pés no chão e chute para o outro lado.
-
Pratique o drible do Zico. O movimento permite que você engane o jogador do time oposto e passe direto por ele. Drible a bola por alguns metros para ganhar impulso e plante o pé direito à direita da bola, a cerca de 30 cm dela. Em seguida, com o lado esquerdo do pé esquerdo, bata no lado direito da bola (os dois pés devem ficar à direita dela). [22] X Fonte de pesquisa [23] X Fonte de pesquisa
- Mantenha o controle da bola com o pé esquerdo enquanto gira o corpo no sentido anti-horário, levando o pé direito com o corpo.
- Depois de fazer um giro completo, mantendo o controle da bola com o pé esquerdo, recomece o drible. O oponente vai ser pego desprevenido e vai ficar desnorteado.
- O movimento também pode ser feito para o outro lado. Basta plantar o pé esquerdo no chão e manter o controle com o pé direito. Gire o corpo, e o pé esquerdo, no sentido horário, até fazer um giro completo. Recomece o drible.
Publicidade
Dicas
- Corra apoiado na parte frontal dos pés para ter mais velocidade.
- Coma uma banana antes dos jogos para prevenir as câimbras. Controle o ritmo durante a partida para não ficar sem ar cedo demais.
- Passe a bola para trás caso o outro time venha em peso na sua direção.
- Sempre se alongue antes de treinar ou jogar.
- Pratique com amigos para tornar o processo mais produtivo. Depois dos treinos, joguem uma partida descompromissada.
- Lembre-se de que você joga em um time! Passe a bola para os outros jogadores caso eles estejam melhor posicionados para fazer um chute ao gol.
Publicidade
Avisos
- Ao cabecear a bola, faça com que ela bata na sua testa, não no cocuruto. Cabecear demais, por muito tempo, pode alterar a composição química do cérebro.
- Mantenha-se hidratado para não desmaiar. Em caso de emergência, chame uma ambulância.
- Fique atento aos arredores. Tome cuidado para não acertar outro jogador com a bola.
Publicidade
Materiais Necessários
- Equipamento de proteção para cabeça (opcional)
- Caneleiras
- Chuteiras
- Água
Referências
- ↑ http://healthyliving.azcentral.com/really-good-foot-skills-soccer-less-two-weeks-9885.html
- ↑ http://healthyliving.azcentral.com/really-good-foot-skills-soccer-less-two-weeks-9885.html
- ↑ http://healthyliving.azcentral.com/really-good-foot-skills-soccer-less-two-weeks-9885.html
- ↑ http://www.completesoccerguide.com/how-to-dribble-a-soccer-ball/
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/knowing-when-and-how-to-dribble-in-soccer.html
- ↑ http://healthyliving.azcentral.com/really-good-foot-skills-soccer-less-two-weeks-9885.html
- ↑ http://www.completesoccerguide.com/soccer-passing/
- ↑ http://www.soccer-universe.com/soccer-passing.html
- ↑ http://www.completesoccerguide.com/soccer-passing/
- ↑ http://www.soccer-universe.com/soccer-passing.html
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/knowing-when-and-how-to-dribble-in-soccer.html
- ↑ http://www.completesoccerguide.com/how-to-dribble-a-soccer-ball/
- ↑ http://www.understandingsoccer.com/rule-17-the-corner-kick.html
- ↑ http://www.soccer-training-guide.com/soccer-goals.html#.VkGLaWSrToA
- ↑ http://www.active.com/soccer/articles/7-tips-for-effective-soccer-shooting
- ↑ http://www.onlinesocceracademy.com/soccer-training-videos/passing/how-to-head-a-soccer-ball/
- ↑ http://www.completesoccerguide.com/soccer-heading/
- ↑ http://www.soccerdrillsdaily.com/2013/11/25/soccer-moves-the-shoulder-feint/
- ↑ http://www.coaching-kids-soccer.com/cruyff-turn.html
- ↑ http://www.dummies.com/how-to/content/knowing-when-and-how-to-dribble-in-soccer.html
- ↑ http://www.onlinesocceracademy.com/soccer-training-videos/dribbling/mastering-the-soccer-scissors/
- ↑ http://www.soccertricks.org/soccer_skills_video_zico_soccer_skill.html
- ↑ http://www.howcast.com/videos/457299-how-to-do-the-zico-soccer-lessons/
- Vídeos disponibilizados pelo canal AllAttack
Publicidade