Baixe em PDF Baixe em PDF

A circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio do pênis. Ela normalmente é realizada por razões de saúde ou higiene, além de religiões ou rituais. Se está interessado em ser circuncidado, continue lendo para entender os benefícios, os riscos e o processo de recuperação.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Entendendo a circuncisão

Baixe em PDF
  1. Se decidir ser circuncidado, um médico realizará uma cirurgia breve e relativamente simples que removerá parte do prepúcio do pênis permanentemente. Seu pênis se recuperará após um breve período, mas sem o prepúcio retrátil.
    • A circuncisão normalmente é realizada em bebês, mas ela também pode ser feita em adultos com consentimento, geralmente por motivos religiosos ou cosméticos.
    • Você só deve ser circuncidado por um médico licenciado ou por um mohel experiente. Sob nenhuma circunstância tente realizar o procedimento em si mesmo.
  2. Se decidir prosseguir com a circuncisão, converse com seu médico sobre o procedimento e agende uma consulta. A operação consiste em, basicamente:
    • Sua genitália será limpa e preparada para a cirurgia e você será anestesiado utilizando um bloqueador dos nervos dorsais. [1]
    • Um corte será feito no prepúcio pelo lado superior do pênis com uma tesoura, enquanto um segundo corte será feito na parte inferior do membro, removendo o prepúcio ao redor da borda da coroa da glande.
    • As bordas do prepúcio serão puxadas para trás e os vasos sanguíneos serão amarrados com pontos ou diatermia, que envolve a cauterização com correntes elétricas.
    • Por fim, as bordas do prepúcio serão costuradas e um curativo será feito no pênis para iniciar a recuperação. [2]
  3. Apesar de existirem muitos benefícios médicos não comprovados, a verdade é que a maioria das circuncisões são feitas por motivos religiosos ou cosméticos. Ela supostamente reduz o risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis, infecções urinárias e câncer de pênis. Alguns adultos se circuncidam por motivos higiênicos, alegando que um pênis não circuncidado é mais difícil de se manter limpo e menos atraente.
    • A redução do risco é bem pequena: as infecções urinárias e o câncer de pênis são muito raros em homens, e as DSTs ainda podem ser contraídas se você não praticar sexo seguro. A maioria dos adultos é circuncidada por razões estéticas, de higiene ou religiosas. [3]
    • Em casos menos comuns, a circuncisão também é realizada para corrigir a fimose, inflamação aguda da glande, ou como resultado de balanite, que envolve um prepúcio preso. [4]
  4. Essencialmente, a circuncisão envolve uma mutilação da genitália, cortando a ponta mais sensível do prepúcio do pênis. Assim como qualquer outra cirurgia, existem possíveis complicações. A circuncisão normalmente é feita em bebês pois a recuperação pode ser demorada e desconfortável para adultos. Muitas pessoas também alegam que a operação pode romper terminações nervosas e afetar irreversivelmente a estimulação sexual.
    • A circuncisão de adultos é uma escolha pessoal e controversa. Muitos adultos a recomendam e outros a condenam. [5] Não importa sua escolha, compare os benefícios e os riscos para decidir o que é melhor para você.
  5. Se preferir uma consulta particular, peça conselhos para seu médico. Contate um hospital e peça para conversar com um urologista para obter uma segunda opinião sobre os benefícios e riscos em potencial e para obter uma descrição do procedimento e da recuperação.
    • A circuncisão de adolescentes e adultos normalmente é realizada sob anestesia e sua recuperação leva cerca de duas semanas.
    • Alguns hospitais não realizarão circuncisões em adultos a menos que haja uma razão médica. Se está comprometido em se circuncidar, prepare-se para procurar bastante por um lugar pra realizar o procedimento.
  6. Separe um tempo para a recuperação, que pode levar até duas semanas. Se fará a operação por motivos religiosos, use o tempo antes do procedimento para completar quaisquer rituais associados a ele. Consulte membros de sua comunidade religiosa para obter conselhos e orientações.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Recuperando-se da circuncisão

Baixe em PDF
  1. Proteja a genitália da água nos primeiros dias ao tomar banho e mantenha a área muito limpa ao utilizar o banheiro. Os cortes precisam ser mantidos secos para facilitar a recuperação.
    • Seu médico oferecerá instruções específicas e medicamentos tópicos, mas no geral você deve manter a área o mais limpa e seca possível.
  2. Troque-as durante o dia para manter a área muito limpa e escolha modelos largos para manter o ar circulando no local. Evite calças jeans apertadas e considere também utilizar calças de moletom ou algo do tipo.
  3. O médico provavelmente prescreverá pomadas analgésicas ou outros cremes tópicos, então aplique-os conforme as instruções. Adicione também vaselina na área para evitar o atrito.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Circuncidando seu filho

Baixe em PDF
  1. A circuncisão de recém nascidos é prática comum em hospitais pois a recuperação será rápida e relativamente indolor. Considere se deseja deixar a escolha para seu filho ou realize-a antes que ele saia da maternidade.
    • Os pais normalmente tomam essa decisão para que a criança se pareça com o pai ou com os irmãos, evitando assim a confusão durante o crescimento.
    • Converse com seu obstetra e pediatra. No geral, o procedimento será rápido e a recuperação relativamente simples.
  2. Evite utilizar lenços umedecidos ou outros produtos de limpeza e dê banhos apenas com água morna e sabão nos primeiros dias.
    • Alguns pediatras recomendam que você deixe o pênis coberto e outros que deixe-o descoberto. Se desejar enrolar uma gaze ao redor do pênis, aplique um pouco de vaselina primeiro para evitar que o material grude na pele. [6]
  3. Essa cerimônia normalmente é realizada em um local fora do hospital. Para isso, converse com seu rabino ou outro conselheiro religioso.
    Publicidade

Dicas

  • Existem algumas alternativas "sem sangue". Uma empresa israelense chamada PrePex utiliza um dispositivo plástico que é colocado na glande para protegê-la e outro dispositivo que exerce uma pressão no prepúcio para cortar o fornecimento de sangue. A recuperação do trauma físico causado pelo procedimento leva cerca de seis semanas à dois meses.
Publicidade

Avisos

  • Evite ter relações sexuais ou se masturbar por algumas semanas após o procedimento.
  • Seu filho pode ficar ressentido por isso, então apenas o circunde se estiver disposto a perder a confiança e o amor dele.
  • Não realize a circuncisão a menos que seja necessário.
  • Se decidir não circuncidar seu filho (a melhor escolha) ensine-o a limpar o pênis completamente aos dez anos.
  • Muitos rapazes circuncidados passam por complicações ou ficam bravos com os pais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 138 425 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade