PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma pessoa durona é alguém de poucas palavras e muita ação. Pessoas fortes lidam com situações difíceis com força e graça. Elas se mantêm positivas ao invés de deixar o cinismo tomar conta, e são elas que se voluntariam para ajudar quando alguém precisa tomar a liderança. Ser uma pessoa durona só é possível através de experiência. Na verdade, qualquer problema que você tenha que encarar lhe dá uma chance de ficar mais forte. Da próxima vez em que encontrar um obstáculo, você irá vacilar e perder as forças ou irá escolher ser forte?

Método 1
Método 1 de 3:

Tendo uma mentalidade forte

PDF download Baixe em PDF
  1. Dureza e confiança andam de mãos dadas. Ser duro tem a ver com as escolhas que você faz ao lidar com qualquer situação. A confiança permite que você faça as escolhas que considera certas e permaneça firme com elas. Se não souber ao certo se é capaz de enfrentar um desafio, isso é provavelmente porque você precisa de uma injeção de autoconfiança.
    • Aprenda a reconhecer as suas opiniões verdadeiras, ao invés de se deixar levar pelo que as outras pessoas pensam. Confie em si mesmo para descobrir a maneira correta de como lidar com uma situação.
    • Não compare a si mesmo com outras pessoas. É um buraco no qual muitos de nós caímos várias e várias vezes, mas comparar a si mesmo com outras pessoas diminui a sua autoestima. Da próxima vez que você tiver que tomar uma decisão, olhe para dentro.
    • Aprenda a dizer não. As pessoas vão respeitar mais a sua opinião se você realmente disser o que pensa. Sempre olhe nos olhos deles quando disser não para demonstrar firmeza.
  2. Você perde a paciência ou cai no choro quando algo deixa você bravo ou chateado? Ser duro não significa não ter emoções, mas significa colocá-las sob controle para conseguir pensar com clareza e tomar decisões racionais. Comece a tomar mais controle de si se você tende a não reagir bem a notícias ruins.
    • Antes de fazer qualquer coisa, respire fundo e conte até dez. Esse truque conhecido por ajudar você a se recompor realmente funciona. Após 10 segundos, a primeira onda de emoção vai se acalmar um pouco.
    • Canalize a sua energia ao invés de soltá-la em outras pessoas. Se exercitar, escrever em uma agenda e meditar são boas maneiras de dar às suas emoções um lugar para se soltarem.
  3. Se você vai ser duro, não pode deixar que notícias decepcionantes ou um comentário negativo arruínem o seu dia. Se cada pequeno desafio fizer você sentir que está fracassando, você não terá mais energia sobrando para tomar decisões fortes em relação a problemas maiores. Aprenda a aguentar melhor o que vier.
    • Preocupar-se excessivamente com os julgamentos de outras pessoas é uma perda de tempo. É um fato que as pessoas vão discordar de você e às vezes julgá-lo por suas decisões, mas isso é problema delas. Se você não estiver machucando ninguém, não tem problema.
    • Não seja cabeça-quente. Trânsitos, filas no correio e outras coisas irritantes não são motivos para perder a paciência. Se você não suporta enviar um pacote sem desabar, como que irá lidar com um problema de verdade?
  4. . Todos têm objetivos, mas segui-los é outra história. A maioria dos objetivos que valem a pena requerem horas de trabalho duro monótono para serem alcançados. Se você quer ser duro, esteja disposto a se esforçar para alcançar objetivos.
    • Separe os seus objetivos em passos realizáveis e programe um horário para realizá-los. Dessa maneira, você saberá exatamente o que é preciso ser feito para ultrapassar a linha de chegada.
    • Seja implacavelmente persistente. Se desistir antes de alcançar o seu objetivo, sua autoestima ficará abalada. Não se permita perder interesse ou se cansar de trabalhar duro.
  5. Cometer erros é uma parte inevitável da vida. Pessoas duras usam os seus erros como ferramentas para aprender a se sair melhor da próxima vez. Se você tende a permitir que os seus erros tirem o melhor de você, ou pior, tende a culpar os outros todas as vezes em que algo dá errado, tente lidar com os seus erros de uma maneira diferente.
    • Admita quando você fizer algo de errado. É errado pensar que, para ser forte, você precisa agir como se sempre estivesse certo. O oposto que é a verdade: pessoas fortes estão dispostas a suportar o desconforto de lidar com os seus próprios erros.
  6. Você não precisa ser animado o tempo todo, mas ter um ponto de vista otimista e ser forte andam de mãos dadas. [1] Ter esperanças quanto ao futuro é importante quando a vida fica difícil. Pessoas que reclamam demais e são cínicas sobre o futuro não são capazes de lidar tão bem quando estão cara a cara com o desastre ou o desespero.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Lidando com situações da vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Não tente desviar de situações difíceis ao fugir ou fingir que elas não estão acontecendo. A habilidade de encarar a realidade de frente vai ajudar você a tomar decisões práticas que trarão mudanças positivas. Se você enfiar a cara em um buraco, os seus problemas só vão se espalhar mais.
    • Resista à tentação de escapar de seus problemas através de vícios. Usar drogas e álcool, assistir muita televisão, ficar a noite inteira acordado na internet, fazer apostas e outros comportamentos similares prejudicarão sua capacidade de lidar corretamente com problemas.
  2. Cada situação exige uma escolha. Depende de você decidir como agir e reagir. Às vezes, a escolha certa é óbvia, mas nem sempre. Tomar um tempo para pensar sobre as coisas com clareza vai ajudar você a escolher corretamente.
    • Digamos que você receba uma notícia ruim: você não conquistou aquela vaga de emprego depois da entrevista. Quais são os caminhos que você pode tomar a partir daí? Há uma maneira errada de reagir? Qual é a maneira correta?
  3. Não é fraqueza admitir que você precisa de um conselho. As opiniões de outras pessoas podem ser úteis quando você se encontra em uma situação nova. Pergunte a pessoas em quem você confia o que elas fariam se estivessem no seu lugar, mas lembre-se que apenas você pode decidir no final qual é o melhor caminho. As opiniões de outras pessoas vêm depois dos seus próprios valores.
    • Amigos e membros da família confiáveis são boas pessoas para compartilhar segredos quando você tem uma grande decisão a tomar. Aceite seus conselhos, mas se mantenha alerta. Todos — inclusive nós e quem amamos — tendem a aconselhar pensando nas próprias causas. Por exemplo, uma mãe pode aconselhar você a não fazer um determinado curso na faculdade se isso significar uma mudança para longe dela.
    • Ir a um terapeuta ou conselheiro é uma ótima ideia para quando você sentir que uma opinião profissional pode ser útil.
  4. Aquela vozinha na sua cabeça dizendo qual decisão tomar ficará mais alta e forte enquanto você ganha experiência e sabedoria. Após examinar uma situação de todos os ângulos e conseguir algumas opiniões externas, é hora de pensar nos seus valores. Ser duro significa agir com honra e coragem, não importa o quão assustador isso possa ser.
  5. Assim que você tiver tomado uma decisão, se atenha a ela e mantenha-se fiel aos seus valores. A decisão forte de se tomar é normalmente a menos popular, então haverá momentos em que irá parecer que as pessoas estão contra você. Fique forte quando as pessoas tentarem diminuí-lo por fazer o certo.
    • Há exceções a essa regra — como quando a decisão que você tomou estava na verdade errada. Não fique automaticamente na defensiva quando você for acusado de estar errado. Pense claramente no que aconteceu e decida se você ainda concorda com as suas ações originais. Se você perceber que seria melhor ter feito algo diferente, admita.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo-se forte

PDF download Baixe em PDF
  1. Ser fisicamente forte e saudável é benéfico para a sua mente também. Se você está sempre cansado e doente, será muito mais difícil lidar com os problemas que vão aparecer. Não negligencie a saúde do seu corpo se o seu objetivo é ser forte.
    • Durma bastante. Isso vai manter o seu corpo saudável e ajudará a manter você mentalmente alerta. Tenha como objetivo dormir de 7 a 8 horas por noite. Faça disso uma prioridade! [2]
    • Coma bastante vegetais e frutas. Fazer disso o ponto principal da sua dieta fornecerá as vitaminas e nutrientes que a sua mente precisa para se manter forte. [3]
    • Faça exercícios. Treinamentos cardiovasculares e de força vão manter o seu corpo e o seu cérebro em boa forma. [4]
    • Desestresse. Se a sua vida está entupida de milhões de coisas para fazer, isso afetará o seu poder de tomar boas decisões.
  2. Há força em grandes números. É mais fácil construir uma parede em volta de si do que alcançar alguma pessoa e formar um relacionamento profundo com ela. Merecer e manter a confiança das pessoas não é uma tarefa simples. Pode parecer estranho, mas mostrar vulnerabilidade com outras pessoas é na verdade uma parte importante de ser forte.
    • Mostre à sua família, amigos e colegas que você é uma pessoa de confiança. Responda e-mails e ligações imediatamente e esteja lá para as pessoas quando elas precisarem.
    • Tome a liderança na sua comunidade. Você pode usar o seu tempo para se tornar voluntário e ajudar os outros, treinar um time, começar um jardim comunitário, e por aí vai. Tenha um papel na sua comunidade!
  3. Ter uma vida espiritual ativa ajudará a expandir suas perspectivas diante de momentos difíceis. Encontre maneiras de se tornar mais consciente espiritualmente e conectado ao resto do mundo. Fazer ioga, meditar, participar de um local de veneração e passar o tempo na natureza são ótimas maneiras de se enriquecer espiritualmente.
  4. Finalmente, ser duro e forte significa saber os seus valores e agir de acordo com eles. Entender isso vai ajudar você a desviar de insultos mesquinhos e de situações recheadas de melodrama. Vai ajudá-lo a descobrir o que é importante para você e a alcançar os seus objetivos. E o mais importante, irá ajudar você a, com coragem, tomar a decisão de acordo com seus valores.
    Publicidade

Dicas

  • Olhe as pessoas nos olhos quando você falar com elas.
  • Não permita que a sua “atitude forte” se torne algo muito agressivo. Mantenha o controle.
  • Fale em uma voz alta, mas não muito. Ninguém vai ouvir se você for muito quieto, e ninguém prestará atenção se você for muito barulhento.
  • Você não quer enviar às pessoas a mensagem de que você é louco, então evite fazer caras estranhas ou gritar demais.
Publicidade

Avisos

  • Saiba que as pessoas não vão fazer sempre o que você pedir por causa de suas próprias razões. Saiba escutar se elas estiverem tentando dizer algo, senão elas não vão ouvi-lo.
  • Não seja egoísta. Há uma grande diferença entre ser confiante e ser pretensioso.
  • Ameaçar as pessoas torna tudo pior e vai colocá-lo em apuros.
  • Não fale muito alto ou irá parecer que você está gritando.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 18 492 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade