PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todos já passamos por essa sensação antes. Você sabe que tem tudo para ser grato: um grande companheiro ou companheira, uma adorável família, um ótimo trabalho e um corpo saudável. Ainda assim, tem essa sensação inquietante de que não possui o suficiente. Claro, é possível ser mais feliz fazendo algumas mudanças, mas a maneira mais fácil de sentir-se feliz com a vida é alinhar suas perspectivas e suas atitudes diárias, o que fará com que aprecie mais aquilo que já possui. Mas como contemplar os raios solares sem reclamar das queimaduras de sol? Comece seguindo os seguintes passos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Mudando a perspectiva

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas mais felizes com suas vidas são aquelas capazes de desfrutar e aceitar o presente; nada de reviver o passado, tampouco pular para o futuro. Sim, refletir sobre o passado permite-nos o aprendizado pela experiência; pensar o futuro, por sua vez, serve para fixar metas e fazer planos de longo prazo. No entanto, para ser realmente feliz com o que se tem, é necessário tempo para viver o agora, esse exato momento, em que você está lendo um artigo na internet. Concentre-se no que o hoje traz, em vez de pensar no que ocorreu ontem ou no que será de amanhã. [1] [2]
    • Feche os olhos e respire fundo. Concentre-se e sentirá suas preocupações se esvaírem. Seja paciente consigo mesmo, pois isso requer prática.
    • Medite ou faça ioga para manter-se no momento presente em vez de outro tempo.
  2. pelo que possui. Pare de se concentrar nas coisas que você tem ou em todas as que deseja ter e pense por um minuto na sorte que é ser você, em comparação à maioria das pessoas por aí. Apesar de sua vida não ser perfeita neste momento, sem dúvidas há muitas coisas pelas quais ser grato — sua amada família, seus grandes amigos, seu relacionamento prazeroso, sua saúde, seu novo emprego, a maravilhosa cidade em que vive ou seu confortável lar. Saiba que provavelmente não as terá todas ao mesmo tempo (essa é a realidade da maioria das pessoas), mas certamente tem algumas coisas pelas quais é grato.
    • Faça uma lista de agradecimentos a cada domingo para se lembrar de todas as coisas importantes em sua vida.
    • Tire um tempo para agradecer às pessoas que o ajudam, seja pessoalmente, seja enviando uma carta de agradecimento.
    • Passe mais tempo junto à natureza. Isso o fará se sentir mais grato à beleza que o cerca.
  3. Seja grato pelo ar que respira, a comida que o alimenta, a casa aconchegante em que vive, os raios solares que fazem seu dia brilhar. Cada pequeno detalhe em sua vida é significativo. Foque nessas coisas pequenas e seja grato por ainda estar vivo. Você pode focar no amor pelo seu animal de estimação, naquela padaria maravilhosa em sua rua que alegra os seus cafés da manhã, no clima agradável de sua região, na biblioteca cheia de livros que você frequenta etc. As satisfações diárias não precisam ser notórias ou sofisticadas, mas fazê-lo perceber uma realidade mais positiva ao seu redor.
    • Ainda que você tenha um péssimo dia, tente pensar naquelas três coisas pequenas que fizeram valer a pena. Talvez um e-mail gentil de um amigo antigo, uma conversa animadora com seu vizinho, ou o café maravilhoso que tomou pela manhã.
  4. Muitos não estão contentes com suas vidas por não pararem para pensar em tudo que está acontecendo. Você pode fazer isso lendo um jornal no fim de cada dia ou semana, fazendo longas caminhadas para relaxar, ou apenas parar para observar a natureza e pensar no que aconteceu durante o seu dia. A ideia não é ficar lastimando, superestimando as coisas, ou apenas considerando aquilo que deu errado. Em vez disso, avalie racionalmente os acontecimentos de sua vida.
    • Criar o hábito da reflexão o ajudará a pensar racionalmente quando um problema surgir e evitará que os problemas de sua vida sejam agravados.
  5. Esse é outro grande obstáculo ao sentimento de felicidade com a própria vida. Pare de pensar no tamanho da casa de seu vizinho, no emprego invejável de seu amigo ou na perfeição que é o relacionamento do seu melhor amigo, ao contrário do seu. Não se pode controlar ou mudar as atitudes dos outros e você nunca chegará a lugar algum se ficar se comparando a eles em vez de contemplar sua própria vida.
    • Você sempre encontrará alguém mais feliz, rico, bonito e mais realizado que você. No entanto, por que se importar com isso?
    • Lembre-se, ainda que você tenha “inveja” do relacionamento de seu amigo, ele pode ter “inveja” de sua carreira consolidada. Há sempre razões para invejar os outros e razões para que os outros nos invejem. Mas parar completamente de fazer comparações é um grande favor que você fará a si mesmo.
    • Acessar o Facebook apenas para ver quem está noivo ou noiva, quem conseguiu um novo emprego espetacular, ou quem vive de férias, é sinal de que está na hora de desconectar. As mídias sociais causam a sensação de que nunca teremos o suficiente.
  6. Ainda que esteja se sentindo péssimo, não saia por aí se lamentando, reclamando, dizendo aos seus dez melhores amigos o mal que está passando com aquela cara de choro. Ao contrário, você deve tentar ser mais alegre, mais amigável e fazer um esforço para conversar com outras pessoas, até fazê-las rirem. Isso não invalida suas razões para estar arrasado, mas se seu problema é um ligeiro mau-humor, fazer um esforço extra para mudá-lo fará toda a diferença para o resto do seu dia e, consequentemente, sua rotina e sua vida. Você ficará surpreso como isso enganará a sua mente e o fará se sentir melhor!
    • Sem dúvidas, compartilhar seus problemas com um bom amigo poderá ajudá-lo a superar, mas isso é diferente de viver descontente e reclamando a todos — isso só piora a situação.
  7. O Dr. David Spiegel, diretor e médico do Centro de Medicina Integral da Escola de Medicina da Universidade de Stanford afirma que “a felicidade não é ausência de tristeza.” [3] Isso significa que você pode confrontar seus sentimentos de tristeza, se permitir chorar e considerar esses sentimentos e, ao mesmo tempo, ser uma pessoa feliz. Fingir estar alegre quando está realmente magoado por algo importante não o fará mais feliz com sua vida e muito menos te ajudará a ser uma pessoa mais feliz.
    • Alguns sofrimentos nos fazem apreciar o lado bom da vida e nos tornam ainda mais gratos pelo que temos.
    • Conversar com amigos acerca de sua tristeza também o fará se sentir com maior controle de sua vida, tornando-se uma pessoa mais feliz.
  8. Certamente, algum dinheiro a mais mudará o embrulho de sua vida, mas não mudará o presente que está dentro dele. Você pode estar dirigindo um bom carro, vestindo-se bem, com uma casa melhor e com mais quartos, mas no longo prazo isso não será o suficiente para torná-lo mais feliz. Assim que tiver o suficiente para as necessidades básicas e algum lazer, o aumento salarial não terá efeitos significativos na sua felicidade.
    • Sem dúvida uma renovada no guarda-roupa o fará se sentir melhor no curto prazo. Mas em um longo prazo você será a mesma pessoa, apenas com roupas “melhores”.
  9. Tenzin Gyatso, o 14ª Dalai Lama, disse uma vez “se quiser ver os outros felizes, pratique a compaixão; se quiser ser feliz, pratique a compaixão.” Parte de ser feliz significa construir conexões com outras pessoas e reconhecer que elas também sofrem. Construir compaixão pelos outros ajudará a desenvolver relações sólidas, você deixará de ser obcecado por si e se sentirá menos sozinho no mundo. Sempre que estiver com outra pessoa, considere as coisas a partir do ponto de vista dela em vez do seu e logo verá que se sente bem mais feliz. [4]
    • A compaixão também requer paciência. Quanto mais tempo gastar com outras pessoas, mais compaixão terá.
  10. Algumas pessoas medem a felicidade por uma carreira de sucesso, carros luxuosos ou uma poupança cheia. A felicidade não pode ser determinada pelo dinheiro e bens materiais. Ser feliz é uma escolha, independentemente da vida que levamos. Comece consigo mesmo e diga “Sou feliz por ser eu”.
    • Seja feliz agora. De acordo com pesquisas, a felicidade presente é um grande indicador de sua felicidade no futuro. Ou seja, a escolha de ser feliz terá impactos muito além do presente momento. [5]
    • Estudos também mostram que as pessoas mais felizes sofrem menos problemas de saúde. Esta decisão também pode afetar o seu bem-estar físico. [6]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Mudando suas ações

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas acreditam que aquilo que as machuca deve ser confrontado imediatamente para evitar que o seu sentimento piore. Isso pode ser verdade em alguns casos, mas em outros a mágoa pode (e até deve) ser rápida. É melhor ir para a cama e simplesmente deixar passar. Na próxima vez em que estiver triste com algo relativamente pequeno, pergunte-se se vale a pena pensar no assunto no momento, ou se você realmente vai se incomodar com isso quando melhorar o humor, se tomar um café da manhã gostoso ou se cumprir suas tarefas. Se a resposta é “não”, siga adiante. [7]
    • Claro que uma linha de pensamento afirma que não se deve ir dormir magoado. Mas a outra linha acredita que se você parar de se impactar com cada coisa pequena que incomoda, na verdade, é porque elas não são importantes.
  2. Geralmente, as pessoas que estão felizes com suas vidas não possuem muitas coisas para se preocuparem, apenas o que realmente necessitam, sem uma porção de supérfluos. Elas possuem um carro para a família em vez de dois, assim não há necessidade de preocuparem muito com custos de manutenção; têm apenas um cartão de crédito em vez de três, quatro grandes amigos em vez de quarenta conhecidos, e focam em fazer as poucas coisas que realmente amam, no lugar de se comprometerem a realizar uma porção de coisas que elas acreditam amar.
    • Observe à sua volta. Você realmente precisa ter tantos pares de sapatos? Dois tipos de iPods? Três calendários sobre a sua mesa? Sempre que puder eliminar algo, faça-o!
    • Limpar as tralhas é uma outra forma de simplificar a sua vida. Olhe as gavetas e superfícies de seu escritório e de sua casa, reúna tudo aquilo de que não necessita. Você respirará mais tranquilo e será mais feliz com o que tem.
  3. Encontre sua paixão. As pessoas que estão felizes com as suas vidas se sentem assim por estarem gastando seu tempo em atividades que amam. Se você é apaixonado por algo mas não o pratica, certamente não estará feliz com o que tem. E se não souber qual a sua paixão, encontrá-la poderá ajudar a se sentir mais feliz. Crie o hábito de fazer e buscar aquilo de que gosta sempre que possível.
    • Se não há nada que o motive, será mais difícil sentir-se realizado.
    • Em alguns casos, você pode transformar sua paixão, como a fotografia, em uma profissão. Isso será ainda mais gratificante e o fará ainda mais feliz.
  4. Se quiser ser feliz com a sua vida, é preciso ser feliz com o que possui, seja uma ótima casa ou um ótimo jantar em família, em vez de sempre procurar maneiras de fazer a sua vida um pouco melhor. Lutar pela perfeição é garantia de ser menos feliz com o que possui, além de torná-lo ainda pior e menos motivado sem se importar com aquilo que realmente possui. [8]
    • Como os Rolling Stones disseram uma vez, “Você nem sempre conseguirá o que quer/mas se tentar algumas vezes/você conseguirá o que precisa...” Essas palavras são um guia de vida. Não fique obcecado em ter as coisas mais belas e incríveis, concentre-se em estar feliz com o que possui.
    • Adivinhe? Você sempre poderá encontrar uma versão melhor das coisas, seja um novo aparelho Apple, seja um novo carro. Batalhar por perfeição o deixará exausto e permanentemente infeliz.
  5. É comprovado que isso faz com que as pessoas se sintam mais contentes com suas vidas. Relacionamentos significativos são umas das coisas mais importantes na vida, e eles o farão se sentir menos e sozinho e mais capaz de lidar com os problemas da vida. Se relacionar com seu melhor amigo, conversar com seu vizinho, até os pequenos gestos e conversas o farão se sentir melhor.
    • Pare de criar desculpas. Ninguém é tão ocupado assim a ponto de não poder ter nenhum tipo de vida social. Tente socializar ao menos duas vezes por semana.
    • Se você possui alguém importante, não subestime a sua companhia. Separe um tempo para criar recordações importantes de bons momentos e para ter conversas reais com quem ama.
  6. Tomar um bom banho quente com velas aromáticas enquanto escuta suas músicas favoritas ou simplesmente se sentar no sofá e assistir o seu programa favorito são bons exemplos de um tempo de qualidade dedicado a si mesmo. Esses são momentos em que não é necessário gastar dinheiro, mas é uma maneira de desfrutar do “tempo para mim”. Lembre-se do quanto você é importante e merece ser cuidado.
    • Possibilitar a si tempo e cuidados extras fará com que se sinta melhor quanto a sua vida.
    • Não permita que planos de última hora de seus amigos afetem o “seu tempo”. Considere seu tempo pessoal como se estivesse planejando gastá-lo com o Brad Pitt.
  7. Certamente, mudar sua perspectiva e suas ações pode ajudar bastante a se sentir mais feliz, mas e se surgirem obstáculos maiores? Neste caso, você não se sentirá verdadeiramente feliz enquanto não superá-los. Pense muito sobre o obstáculo, se pode fazer algo para removê-lo, faça um plano de realização. Aqui alguns exemplos:
    • Caso se sinta mal em seu trabalho por estar completamente desmotivado ou desvalorizado, peça um aumento, procure algo novo, ou considere uma mudança radical em sua profissão.
    • Se um relacionamento problemático é um obstáculo à sua felicidade, seja um amor, seja uma amizade, é hora de repensar os laços com essas pessoas.
    • Caso esteja passando por problemas de sobrepeso que não permitam realizar as coisas que deseja, é hora de ter uma rotina mais saudável.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Criando hábitos de pessoas felizes

PDF download Baixe em PDF
  1. Pessoas felizes são conhecidas não apenas por estarem contentes com as suas próprias vidas, mas também por gostarem de melhorar a vida alheia. Você não precisa trabalhar em um restaurante popular se não gosta, mas deve estabelecer a meta de ajudar aos demais regularmente: trabalhando como voluntário em uma biblioteca, ajudando um amigo a estudar para uma prova, ajudando seu irmão mais novo a encontrar um trabalho. Até as menores ações podem fazer diferença na vida dos demais e farão com que se sinta mais feliz com a sua vida.
    • Ajudar aos outros também o ajudará a se concentrar menos em si e nas coisas que não possui.
  2. Este é um importante fator para que sustente a felicidade em sua vida. Você deve amar-se antes de poder amar os outros. O primeiro passo do amor próprio é o autoconhecimento. Defina quem você realmente é e o que o faz feliz. Isso ajudará muito a se amar e a todas as pequenas coisas de sua vida.
    • Não há problemas em reconhecer seus defeitos e sua imperfeição. Trate de trabalhá-los o máximo possível, assim se sentirá melhor consigo mesmo.
  3. Fazer algo completamente novo e fora de sua zona de conforto irá abrir sua mente para que tenha uma visão menos rígida sobre como as coisas devem ser feitas. Aprender a cozinhar, fazer aulas de dança, fazer paraquedismo, a variação das atividades o fará se sentir melhor em razão de estar mais aberto às mudanças. Encontre um novo hobby, saia com um novo amigo, ou apenas caminhe por algum lugar novo em sua vizinhança, isso o deixará mais feliz, pois estará mudando a sua perspectiva.
    • Fazer sempre as mesmas coisas é uma das razões de infelicidade. Faça ao menos uma tarefa completamente diferente por semana, isso o ajudará a manter perspectivas novas.
  4. Exatamente. Se quiser ser feliz com a sua vida é preciso falhar completamente em algo. Seja tentando cozinhar uma massa elaborada, seja tentando fabricar um utensílio de argila pela primeira vez. Falhar mais o tornará mais tolerante ao fracasso e mais ávido em tentar coisas novas. Fracassar em frente a outras pessoas também faz com você leve a si mesmo menos a sério e encare a vida com um ótimo senso de humor.
    • Fracassar de vez em quando o fará recordar que não é necessário ser bom em tudo que se proponha e sem dúvida isso o fará mais contente.
  5. Se você deseja estar contente com sua vida, cerque-se de pessoas que sejam boas influências. Elas o ensinarão como lidar com a sua própria vida, mostrando as diversas formas de alcançar a felicidade, bem como lhe darão conselhos sobre como tratar as situações difíceis. Rodear-se de pessoas felizes é garantia de felicidade por simples associação.
    • Se você passa seu tempo com pessoas amarguradas que vivem buscando razões para a infelicidade, você também encontrará razões para ser infeliz.
  6. Fofocar e falar mal da vida alheia pode dar uma sensação de alegria temporária, pois você se concentra na parte ruim da vida dos outros. Mas se você está realmente contente com a sua vida, você não terá necessidade de usar as situações ou comportamentos ruins da vida dos outros para se sentir melhor; na verdade, fofocar apenas o encherá de veneno e o fará parecer uma pessoa pouco confiável, que não se sentirá melhor consigo mesmo. [9]
    • Sempre que abrir a boca para falar mal de alguém, pergunte-se se você pode dizer algo positivo sobre aquela pessoa, ou melhor, não dizer nada.
  7. Talvez você esteja se sentindo muito cansado ou de mau humor para ir à academia, mas é preciso superar isso. Exercitar-se com frequência, ainda que sejam caminhadas de 20 minutos ao supermercado, fará com que se sinta instantaneamente mais feliz. Toda essa endorfina gerada ajudará a ter uma perspectiva mais positiva e te dará mais energia para continuar o dia. [10]
    • Tente se exercitar ao menos 30 minutos por dia, ou uma hora dia sim, dia não, para se sentir mais feliz e saudável.
  8. Pessoas felizes sabem quando têm problemas em suas vidas pessoais e os enfrentam. Pessoas infelizes deixam os problemas latentes até chegarem a um ponto que se tornam intoleráveis. Se você sabe que está tendo um problema com alguém de sua família, companheiro ou amigo, encare-o para que possa seguir adiante, em vez de passar semanas se sentindo mal e deixando chegar a um ponto insuportável. [11]
    • Não é necessário haver uma grande discussão, basta uma conversa adulta sobre as coisas que estão incomodando.
    • Ao mesmo tempo, não mantenha o ressentimento. Não fique triste pelas coisas que os outros fizeram e que o magoaram no passado. Se você já superou, siga adiante.
  9. Certamente é mais fácil falar do que fazer, mas, ao fim do dia, este é o melhor hábito das pessoas felizes. Se você deseja ser feliz com sua vida e com o que ela tem a oferecer, é preciso encontrar algo significativo que faça com que seu dia valha a pena. Não precisa ser uma profissão sofisticada. Pode ser um companheiro carinhoso, uma mãe incrível ou professor inesquecível. Pode também cultivar um belo jardim de rosas ou viajar o máximo que puder. Seja o que for, fará com que se sinta emocionado ao acordar de manhã e feliz quando dormir à noite. [12]
    • Obviamente, isso não acontece do dia para a noite, mas encontrar um propósito de vida deve ser uma das metas de sua vida.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 79 540 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade