Baixe em PDF
Baixe em PDF
“É difícil ser humilde”, diz uma velha música country, “quando se é perfeito de todos os jeitos”. É claro, poucas pessoas acham que são perfeitas em tudo. Mas ainda pode ser bastante difícil ser humilde, especialmente se você vive numa sociedade que encoraja a competição e a individualidade. Ainda assim, mesmo em tal cultura, a humildade continua sendo uma importante virtude. Aprender a ser humilde é de suma importância na maioria das tradições espirituais. Acima de tudo, a humildade pode ajudá-lo a desenvolver relacionamentos mais completos e ricos com os outros.
Passos
-
Admita que você não é melhor em tudo – ou em qualquer coisa. Independentemente do quão talentoso você seja, sempre haverá alguém melhor em algum aspecto. Olhe essas pessoas melhores e veja como você pode aprimorar certos atributos seus. [1] X Fonte de pesquisa
- Mesmo que você seja o melhor do mundo em determinada coisa, sempre há atividades fora do alcance de suas habilidades. Talvez você nunca consiga fazer tais coisas.
- Reconhecer suas limitações não significa abandonar seus sonhos. Também não significa desistir de aprender coisas novas ou melhorar suas habilidades existentes.
-
Reconheça suas próprias culpas. Nós julgamos os outros por ser muito mais fácil fazer isso do que julgarmos a nós mesmos. Infelizmente, isso é completamente pouco produtivo e, em muitos casos, prejudicial. Julgar os outros pode prejudicar relacionamentos e impedir que novos laços se formem. Talvez pior: isso impede que tentemos melhorar. [2] X Fonte de pesquisa
- Julgamos os outros o tempo todo, normalmente sem ao menos perceber isso. Como exercício prático, tente detectar seus julgamentos relativos a pessoas ou grupos. Sempre que o fizer, julgue-se. Considere como você pode “se” melhorar.
- Trabalhe para abordar suas falhas. Lembre-se de que o crescimento e as melhorias são processos que levam uma vida inteira.
-
Seja grato pelo que você tem. Suponhamos que você se formou como melhor aluno de sua classe ou entrou na Ivy League. Você definitivamente merece muito crédito por tantas horas de estudo e pela sua perseverança. Considere, porém, que haja alguém tão inteligente e esforçado quanto você que tenha pais menos atenciosos, que tenha crescido em um lugar diferente ou que tenha feito uma escolha errada em algum momento da vida. Você poderia estar no lugar de tal pessoa. [3] X Fonte de pesquisa
- Sempre lembre que uma escolha ruim ontem pode ter alterado completamente sua vida hoje. Hoje poderia ser o dia das boas escolhas que mudam sua vida.
- Ainda que você indubitavelmente tenha trabalhado duro para conquistar todas as coisas que tem, não pense que você “mereceu” isso e que isso lhe dê o direito de ostentar as conquistas.
-
Não tenha medo de cometer erros. Parte de ser humilde é compreender que você cometerá erros. Compreenda isso e entenda que todos cometem erros – um fardo pesadíssimo sairá de seus ombros. Qualquer pessoa sabe apenas pequenos fragmentos e pedaços de um tremendo conhecimento, que se acumulou no passado. [4] X Fonte de pesquisa
- Além do mais, cada pessoa experimenta apenas pouquíssima coisa do presente e sabe quase nada sobre o futuro.
-
Ao cometer erros, admita-os. Não ter medo de cometer erros já é uma boa ação; é melhor ainda, porém, admitir qualquer erro que tenha cometido. Independentemente de você ter cometido um erro como chefe, pai ou amigo, as pessoas gostarão de vê-lo admitindo que não é perfeito e que está trabalhando duro para melhorar e remediar o que fez de errado. Admitir os erros demonstra que você não é egoísta, teimoso ou indisposto a não parecer perfeito.
- Admitir seus erros fará com que as pessoas o respeitem ainda mais, independentemente de elas serem seus filhos ou seus colegas.
-
Evite se gabar. Não fale de quão incríveis são suas conquistas: se você realmente fosse tão bom, as outras pessoas reconheceriam seus esforços e o elogiarão por eles. Não fale sobre sua incrível promoção, da pintura inacreditável que acabou de terminar ou da sensação maravilhosa de ter terminado uma maratona. Claro, essas coisas são incríveis, mas gabar-se por elas apenas fará com que você pareça centrado em si mesmo e impressionará muito menos as pessoas. Pessoas ficam impressionadas quando DESCOBREM que você é incrível. [5] X Fonte de pesquisa
- Isso não significa que você deve mentir sobre ter conquistado algo: se alguém perguntar se você correu uma maratona, diga sim. Apenas não comece a inventar coisas ao ponto de dizer que foi campeão caso não o tenha feito.
-
Seja compreensivo ao conversar. Pessoas humildes não precisam deixar de mostrar alguma autoestima. Ela deve prestar atenção em todas as pessoas em uma conversa e não deve interromper ou subestimar ninguém. Uma pessoa humilde reconhece que todos, inclusive ela própria, têm objetivos e sonhos e podem querer falar sobre suas conquistas e opiniões.
-
Não tome todos os créditos. Claro, você assou uma carne incrível ou completou um projeto complicado no trabalho: porém, você o fez realmente por conta própria? Se sim, parabéns, mas é provável que alguém tenha contribuído para seu sucesso. Portanto, ao ser elogiado por alguém, diga “Eu não poderia ter feito isso sem...”, ou “... me ajudou muito também.” Não fique falando sobre como você , sozinho, conseguiu completar a tarefa.
- Compartilhe o amor. Não há nada menos humilde do que uma pessoa que toma todo o crédito por algo que ela não fez.
Publicidade
-
Aprecie os talentos e as qualidades dos outros. Desafie-se a olhar os outros e apreciar as coisas que eles podem fazer e, mais generalizadamente, a gostar das pessoas por quem elas são. Compreenda que todos são diferentes e aproveite a oportunidade que você tem para descobrir pessoas diferenciadas. Você ainda tem seus próprios gostos e desgostos, mas treine-se para separar suas opiniões de seus medos. Você ficará cada vez mais encantado com a diversidade. [6] X Fonte de pesquisa
- Conseguir apreciar os talentos e as qualidades dos outros também faz você reconhecer as qualidades que deseja melhorar ou conquistar para si.
-
Pare de comparar você mesmo aos outros. É quase impossível ser humilde quando estamos lutando para ser “o melhor” ou disputando para sermos melhores que os outros. Em vez disso, tente descrever as coisas mais objetivamente. Em vez dizer que fulano é o melhor guitarrista, diga o que você acha atraente no estilo de música dele – ou simplesmente afirme que você gosta da forma como ele toca. Livre-se de comparações simplistas e pouco significativas e você conseguirá apreciar as coisas sem se preocupar em ser melhor ou pior que os outros.
- Todo indivíduo é único, e pode ser difícil apontar que é “o melhor” em algo.
-
Não tenha medo de concordar com o julgamento dos outros. É fácil reconhecer que você cometeu erros e que você não está sempre certo. Mais difícil que isso, porém, é a habilidade de reconhecer que, em muitos casos, os outros – mesmo pessoas que discordem de você – podem estar certos. Compreender os desejos de sua esposa; uma lei com a qual você discorde; ou até com a opinião de seus filhos leva seu reconhecimento acerca das próprias limitações a um nível diferente. [7] X Fonte de pesquisa
- Em vez de simplesmente dizer que você sabe que é falho, aja de acordo com tal fato.
-
Procure ajuda em textos escritos. Esse é outro jeito de apreciar os outros. Contemple textos morais e provérbios sobre a humildade. Reze por ela, medite sobre ela, faça tudo o que for preciso para retirar a atenção de si. Você pode ler biografias inspiradoras, memórias, A Bíblia, obras de autoajuda ou qualquer outra coisa que o torne mais humilde e aberto às reflexões alheias.
- Se você não é chegado em espiritualidade , considere o método científico. A ciência requer humildade. Ela exige que você se livre de preconceitos. Você precisa ter em mente que não sabe de tanta coisa assim.
-
Abra-se ao ensino. Espelhe-se em pessoas que agradem seu senso crítico e peça para que elas lhe deem aulas. Como aprendiz: bom estabelecimento de limites, confidencialidade e discernimento são características vitais. Assim que você deixar de ser “inensinável”, coloque os pés no chão novamente. Ser ensinável significa que você admite que sempre tem mais a aprender.
- Você pode ser mais humilde ao participar de aulas referentes a algo que lhe seja completamente estranho, como cerâmica ou pinturas de tela. Você será mais humilde ao permitir que outras pessoas lhe ensinem.
-
Ajude outros . Parte de ser humilde é respeitar os outros. Respeitar os outros é, de alguma forma, ajudar. Trate outras pessoas como iguais e ajude-as, pois essa é a coisa certa a se fazer. Diz-se que você aprendeu o conceito de humildade quando ajuda os outros sem esperar nada em troca. Ajudar as pessoas necessitadas fará com que você aprecie o que tem ainda mais e o tornará menos orgulhoso. [8] X Fonte de pesquisa
- É desnecessário dizer: não se gabe após terminar o trabalho voluntário.
-
Vá por último. Se você estiver numa fila com amigos, coletando prêmios num fliperama ou colocando comida no prato, seja o último. Permita que seus amigos, namoradas/namorados, avós, estranhos, etc., fiquem na sua frente na fila e não corra para satisfazer suas próprias necessidades de maneira imediata. É mais recompensador permitir que outros obtenham o que desejam enquanto você espera por sua vez.
- Pergunte-se: “Preciso tanto assim ser o primeiro?”. A resposta sempre será não.
-
Elogie os outros . Elogie alguém que você ama ou que mal conhece sem motivos aparentes. Diga à sua namorada que ela está linda hoje; elogie os cabelos de seus colegas; ou diga à garota que cuida do caixa que os brincos dela são muito bonitos. Você pode ir ainda mais a fundo e elogiar aspectos mais importantes das personalidades das pessoas. Elogie pelo menos uma vez na vida e você verá que os outros têm muito a oferecer ao mundo.
- Foque nos atributos positivos dos outros em vez de procurar suas falhas.
-
Desculpe-se . Se você cometer um erro, confesse-se e admita que errou. Ainda que lamentar-se para alguém seja doloroso, você precisa engolir o orgulho e dizer que sente muito pelo dano cometido. Isso demonstrará à pessoa que você a valoriza muito e que reconhece ter cometido um erro. Engula o orgulho e diga que lamenta pelo que fez. Demonstre à pessoa que você realmente se sente mal pelas suas ações.
- Faça contato visual quando se desculpar para demonstrar que você realmente se importa.
- Não seja reincidente. Desculpar-se por algo não lhe dá o direito de repetir o erro.
-
Escute mais, fale menos. Esse é um outro ótimo jeito de apreciar ainda mais os outros enquanto aumenta a humildade. Da próxima vez que você entrar numa conversa, permita que o outro fale. Não interrompa e nem faça perguntas para manter a pessoa conversando e compartilhando ideias. Ainda que você deva contribuir para a conversa, crie o hábito de permitir que os outros se expressem mais do que você e não aja como se estivesse preocupado apenas com as coisas que acontecem em sua própria vida. [9] X Fonte de pesquisa
- Faça perguntas para demonstrar que compreende o que o outro está falando. Não espere a pessoa parar de falar para começar a conversar.
Publicidade
-
Rejuvenesça seu senso fascínio. Visto que nós, indivíduos, sabemos praticamente nada, é de se esperar que fiquemos espantados com um pouco mais de frequência. Crianças possuem esse senso de fascínio, que inspira a curiosidade e as torna observadoras atentas e aprendizes capazes. Você realmente sabe como seu micro-ondas funciona? Você poderia construir um por conta própria? E que tal seu carro ? Seu cérebro? Uma rosa ?
- A batida atitude “já vi de tudo” faz com que a gente se sinta mais importante do que realmente somos. Surpreenda-se como uma criança e você não apenas será mais humilde, como também estará mais disposto a aprender.
-
Pratique a gentileza. A gentileza de espírito é um caminho certo para a humildade. Use o ‘Aikido’ onde possível quando estiver diante de um conflito. Absorva o veneno dos ataques dos outros e reaja com gentileza e respeito. Praticar a gentileza o ajudará a redescobrir seu senso de fascínio enquanto foca em aspectos positivos da vida.
-
Passe mais tempo na natureza. Caminhe no parque. Fique perto do fundo de uma cachoeira. Olhe o mundo do topo de uma montanha. Percorra uma trilha longa. Nade no oceano. Encontre seu jeito de estar na natureza e arranje tempo para realmente apreciar todos os detalhes dela. Feche os olhos e sinta a brisa no rosto. Você se tornará completamente humilde pela natureza enquanto desenvolve seu fascínio e seu respeito por todas as coisas que existem a mais tempo que a humanidade e que continuarão de pé assim que ela se for.
- Passar mais tempo na natureza fará com que você veja quão grande e complicado o mundo é – e que você não é o centro dele.
-
Faça yoga. Yoga é a prática do amor e da gratidão, e isso fará você desenvolver um senso de fascinação com sua respiração, seu corpo, e pelo amor e gentileza no mundo ao seu redor. O yoga faz você ver quão flutuante é seu tempo na terra, o que o fará apreciá-la ainda mais. Crie o hábito de praticar yoga duas vezes por semana e aproveite todos os benefícios dele – emocionais e físicos.
- O Yoga está ligado à humildade. Não há como se gabar por ter conseguido fazer uma pose nova no yoga. Você fará tudo de acordo com seu ritmo.
-
Passe tempo perto de crianças. Crianças possuem uma sensação de fascinação pelo mundo que é difícil de imitar na fase adulta. Passe mais tempo perto de crianças e veja como elas apreciam o mundo e como o questionam. Veja como elas sorriem perante as coisas mais pequenas e mundanas. Para uma criança, uma flor ou um rolo de papel-higiênico pode ser a coisa mais incrível do mundo – por uma tarde, de qualquer forma.
- Passar mais tempo perto de crianças fará com que você se lembre de como o mundo realmente é mágico.
Publicidade
Dicas
- Seja amável e gentil o tempo todo. Você nunca sabe quando alguém precisa tocar seus sentimentos.
- Jamais se gabe por algo que você tem – dê para receber.
- Aprenda a admitir que você está errado e não permita que seu orgulho lhe faça sentir que suas ações são justificadas.
- Tenha em mente que ser humilde possui muitos benefícios. Humildade pode ajudar você a ser mais contente em relação à sua vida e pode ajudar a melhorar o relacionamento com outras pessoas. Também é essencial ser um aprendiz efetivo. Quando se acha que sesabe tudo, não se abre a mente o bastante para buscar novos conhecimentos. A humildade também é uma ferramenta de autodesenvolvimento em geral. Afinal, se você se sente superior, por que buscar melhorar? E o mais importante: ter humildade permite que você seja honesto consigo mesmo.
- Não há nada de errado em falar um pouco de si, mas esforce-se para dar espaço para que o outro fale.
- Seja gentil e respeitoso. Ajude os outros e diga que você os apoia.
- Faça perguntas quando não souber de algo, quando souber um pouco e quando achar que sabe tudo.
- Procure por conselhos sábios e confiáveis e obtenha parceiros de confiança se você considera esse um pouco fraco em sua vida. O orgulho vem antes da queda, e prevenir é definitivamente melhor que remediar.
- Aprecie seus talentos. Ser humilde não significa que você não possa se sentir bem consigo. A autoestima não é a mesma coisa que orgulho. Ambas vêm do reconhecimento de seus talentos e qualidades; porém, o orgulho, o tipo de orgulho que pende para a arrogância, está completamente atrelado à insegurança em relação a si. Pense nas habilidades que você tem e seja grato por elas.
- Viver uma vida que não seja centrada em si mesmo traz muito mais satisfação que uma vivência egoísta.
Publicidade
Avisos
- De forma similar, não confunda ser humilde com ser bajulador (se utilizar de alguém para beneficio próprio). Isso é um equívoco comum, mas as duas atitudes são completamente diferentes.
- Fingir ser humilde não é o mesmo que ser humilde e, normalmente, pessoas que fingem ser humildes fazem isso para conseguir elogios. Outras pessoas vão reconhecer isso, e mesmo que engane alguns, você não terá os mesmos benefícios que teria se realmente estivesse desenvolvendo a sua humildade.
- Lembre-se em sempre ser gentil e educado, e em ajudar aos outros.
- Apesar de um pouco de humildade ser uma coisa boa, não a leve longe demais, tornando-se capacho dos outros. Lembre-se: faça tudo com moderação.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/brainsnacks/201501/the-paradoxical-power-humility
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/326423192_Humility_and_Emotional_Intelligence
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/326423192_Humility_and_Emotional_Intelligence
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/hide-and-seek/201409/should-we-be-humble
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/326423192_Humility_and_Emotional_Intelligence
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/326423192_Humility_and_Emotional_Intelligence
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/326423192_Humility_and_Emotional_Intelligence
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/hide-and-seek/201409/should-we-be-humble
- ↑ https://www.researchgate.net/publication/326423192_Humility_and_Emotional_Intelligence
Publicidade