Ao contrário do que possa imaginar, a inteligência vai muito além do famoso QI. Da mesma forma, não é preciso nascer inteligente para ser bom nisso; basta aprender a desenvolver habilidades para aumentar a sua capacidade cerebral e o seu raciocínio. Este artigo mostrará como alguns exercícios de lógica e memorização aliados a bons hábitos de estudo podem ajudá-lo a desenvolver uma inteligência maior. É inteligente que você quer ser? Então venha com a gente para alcançar agora mesmo essa meta!
Passos
-
1Faça perguntas quando não entender alguma coisa. Você pode até achar que fazer uma pergunta em sala de aula dá a impressão de ser menos inteligente, mas, na verdade, isso mostra não só como está prestando atenção no assunto, como também o ajudará a compreender melhor a matéria e aprender mais. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, em vez de simplesmente copiar uma fórmula matemática que o professor colocou na lousa, pergunte como é que ele chegou a tal fórmula para entender o raciocínio por trás do problema.
- Você também pode fazer perguntas mesmo quando entender alguma coisa, só pelo fato de estar curioso para saber mais sobre o assunto. Nesse caso, se acha que isso pode atrasar a aula, fique depois que ela terminar e peça mais detalhes para o professor.
Dica: Fique à vontade também para fazer perguntas fora da escola! A curiosidade é essencial para desenvolver a inteligência.
-
Use ferramentas de memorização . Se estiver com dificuldade para se lembrar de toda a matéria da prova, encontre a ferramenta de memorização mais adequada para você, seja fazer um diagrama, anotar as palavras-chave ou criar uma rima ou história para se lembrar do conteúdo. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, em algum momento da sua vida, com certeza você precisará memorizar a tabuada, nomes, datas e fórmulas científicas. De modo geral, esses conteúdos são importantes porque formam uma base para o que você aprenderá mais tarde.
- Uma das técnicas utilizadas para a memorização é a do palácio da memória . Visualize a sua casa e imagine-se de pé na porta da frente. Ao percorrer mentalmente por ela, atribua informações a diferentes objetos. Por exemplo, se precisar se lembrar dos presidentes, do Brasil, relacione Deodoro da Fonseca à porta da frente, Floriano Peixoto ao sofá, Prudente de Morais à mesinha de centro na sala e assim por diante.
-
Crie um espaço livre de distrações para estudar em casa. É essencial se concentrar enquanto você estuda para realmente absorver as informações que está lendo. Por isso, encontre um lugar tranquilo e silencioso, desligue a TV, o rádio, o celular ou qualquer outra coisa que possa distraí-lo e peça para os outros não o atrapalharem enquanto você estuda. [3] X Fonte de pesquisa
- Leve um lanchinho e uma garrafa de água com você para o quarto caso você sinta fome para não precisar se levantar durante o período de estudo.
- Caso você não consiga estudar em casa, vá a uma biblioteca.
- Ao estudar, use ferramentas de estudo que correspondam ao seu estilo de aprendizagem. Por exemplo, se tem uma memória mais visual, desenhe um diagrama da matéria para visualizá-la melhor. Se você for mais prático, adicione exemplos para o conteúdo durante o estudo, aliando a teoria à prática.
-
Aprenda sobre o que você tem interesse. Embora você nem sempre possa controlar o que estuda na escola, pode haver momentos nos quais você tenha um pouco de flexibilidade. Então, aproveite esses momentos para aprender sobre assuntos que você realmente gosta e, se possível, tente sempre enxergar um ângulo de cada conteúdo que pareça mais interessante para você para facilitar o estudo e a aprendizagem. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se precisa escrever um artigo sobre a Primeira Guerra Mundial, mas está mais interessado no movimento feminista, escreva sobre o impacto social das mulheres que assumiram postos de trabalho durante esse período.
- Caso goste de mitologia, escreva um artigo falando da relação entre o simbolismo moderno e os mitos antigos para a aula de redação.
- No caso da faculdade, se puder escolher as disciplinas eletivas, escolha aquelas alinhadas aos seus interesses pessoais, como inglês instrumental, prática esportiva ou terapias alternativas, por exemplo.
-
Explique um tópico para outra pessoa para que você possa entendê-lo melhor. Se realmente quer aprender sobre algo, tente explicar a matéria para alguém. Só o fato de falar sobre o tema em voz alta já ajuda você a perceber se ainda tem dúvidas sobre o assunto e saber os pontos que precisa estudar mais. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se estiver aprendendo sobre como funciona um motor de combustão, desenhe um diagrama e explique o esquema para um amigo e, ao terminar, veja se ele entendeu ou tem alguma dúvida.
- Fazer isso o ajudará a parecer mais inteligente quando precisar fazer uma prova ou apresentar um trabalho sobre o assunto.
-
Peça ajuda se estiver com dificuldades em alguma matéria. É quase inevitável que você tenha que aprender algo que não considere muito interessante ou, até mesmo, algo que ache muito difícil. Então, quando isso acontecer, peça ajuda a um professor ou a um amigo que já estudou essa matéria para conseguir aprender mais facilmente.
- Esteja preparado para passar mais tempo estudando uma matéria na qual tenha dificuldade, mesmo que não goste.
- Caso o problema seja a aula ou o professor, peça para um colega de sala explicar o assunto para você. Talvez outra pessoa consiga explicar de uma maneira que você entenda ou, até mesmo, o entusiasmo dela possa ajudá-lo a ver a matéria sob outra perspectiva.
Publicidade
-
Crie uma rotina e cumpra-a todos os dias. Grande parte da inteligência consiste em saber gerenciar seu tempo. Por isso, todos os dias, monte um cronograma com tudo o que precisa fazer e cumpra-o da melhor maneira possível. Quando você é produtivo e consistente, parece ser mais inteligente, seja na escola, no trabalho e, até mesmo, perto dos seus amigos. [6] X Fonte de pesquisa
- Comece pelo item mais difícil da sua lista. Dessa forma, você já se livrará dessa responsabilidade e ainda fará com que o restante das tarefas pareça bem mais fácil de cumprir.
Dica: Deixe um horário livre todos os dias também para relaxar, seja meditando, dando um passeio ou tomando um banho relaxante. Isso ajudará o seu cérebro a processar toda a informação do dia e melhorará a sua memorização. [7] X Fonte de pesquisa
-
Leia o máximo que puder. Uma das melhores maneiras de aprender algo novo é lendo sobre ele. Não importa o assunto, mas a prática de aprender mais através da leitura. Portanto, leve um livro com você (seja em formato digital ou não) aonde quer que vá para ocupar o seu tempo quando você precisa esperar alguns minutos em uma fila ou consulta médica, por exemplo. Além disso, tente criar o hábito de ler um pouco todas as noites antes de dormir para relaxar ao mesmo tempo em que aprende algo novo. [8] X Fonte de pesquisa
- Os benefícios da leitura são os mesmos independentemente do que você gosta de ler, seja um romance, um jornal ou até um manual de instruções de um eletrodoméstico, então leia o que quiser!
Dica: Se estiver na escola ou na faculdade, vá além e leia mais coisas sobre um assunto que está estudando para ajudar você a entendê-lo melhor e criar o hábito da leitura diária.
-
Monte um quebra-cabeças e brinque de jogos de memória no seu tempo livre. Parte de ser inteligente significa treinar continuamente seu cérebro para pensar no seu máximo potencial. Para fazer isso, jogue alguns jogos de números ou palavras ou aqueles nos quais você precisa se lembrar de imagens ou sequências. Esses exercícios simples ajudam você a estruturar seus pensamentos e aumentar a sua habilidade de resolução de problemas na vida real. [9] X Fonte de pesquisa
- Faça palavras cruzadas, resolva um sudoku , jogue um jogo de memória ou monte um cubo mágico todos os dias, por exemplo.
- Se preferir, baixe aplicativos desse tipo de jogo no seu celular ou tablet como o Skillz, o Smart e o Lumosity, por exemplo.
-
Use o seu tempo livre como uma oportunidade para aprender algo novo. Em vez de perder tempo olhando as redes sociais e vídeos engraçados, aumente a sua capacidade mental gastando esse tempo de maneira mais produtiva. Ouça um podcast, leia um artigo sobre uma pesquisa nova ou aprenda uma receita culinária, por exemplo, e você logo se surpreenderá com a rapidez com que isso ajuda você a começar a "pensar grande" - um sinal claro de inteligência. [10] X Fonte de pesquisa
- Se normalmente passa muito tempo assistindo à TV e filmes, então experimente ver um documentário, por exemplo.
- Ouça também alguns TED Talks no YouTube para ouvir informações inspiradoras de especialistas de todo o mundo.
-
Passe um tempo com pessoas mais inteligentes que você. Se quiser melhorar suas habilidades, aprenda com pessoas que são realmente inteligentes, ouvindo o que elas têm a dizer, observando-as e se inspirando nelas. [11] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, comece a participar de palestras e seminários nas faculdades da sua cidade ou da região e tente "puxar conversa" com o palestrante ou alguém da plateia que fez uma pergunta muito boa depois que o seminário terminar.
- Obviamente, você não vai deixar de viver a sua vida nem cortar a amizade com os seus amigos de infância só porque acha que eles não são tão inteligentes assim. Lembre-se de que a inteligência tem diversas facetas e aparece de formas diferentes, como aquela pessoa que é péssima em matemática, mas sabe reconstruir um motor de um carro como ninguém.
-
Aprenda a tocar um instrumento. Ler as partituras e tocar um instrumento são mais do que talentos impressionantes - eles podem realmente melhorar a capacidade do seu cérebro de gerenciar informações. Portanto, escolha um instrumento, seja ele qual for, e faça aulas de música para aprender a tocá-lo. [12] X Fonte de pesquisa
- Escolha aquele instrumento que sempre teve vontade de aprender, seja o piano, a guitarra, o violino ou qualquer outro.
- Caso não queira ou não possa pagar um professor, assista a vídeos e veja tutoriais na internet para ajudá-lo a entender o instrumento e tentar tocá-lo.
Você sabia? Outras atividades artísticas como desenho, escultura e pintura também ajudam a melhorar as suas habilidades de resolução de problemas.
-
Pratique 30 minutos de atividade física todos os dias. Além de melhorar a circulação, a prática regular de atividade física proporciona diversos benefícios para o funcionamento cerebral. Então, dedique, pelo menos, 30 minutos do seu dia para praticar algum exercício, seja corrida, natação, ciclismo, dança ou qualquer outro de que goste para se sentir melhor imediatamente e melhorar a sua cognição. [13] X Fonte de pesquisa
- Exercitar-se logo depois de aprender algo novo pode até ajudá-lo a reter melhor essas informações novas!
-
Coma alimentos "amigos do cérebro". O cérebro é um órgão e, assim como o resto do corpo, requer certos nutrientes para funcionar da melhor maneira possível. Por isso, inclua pelo menos 150 g de folhas verdes, como couve, espinafre e brócolis, em sua dieta todos os dias e peixes gordurosos, como salmão, bacalhau e atum, várias vezes por semana para consumir a quantidade necessária de ômega 3, um nutriente que está ligado à função cerebral saudável. [14] X Fonte Confiável Harvard Medical School Ir à fonte
- As folhas verdes também são ricas em nutrientes, como vitamina K, betacaroteno, folato e luteína, que ajudam no bom funcionamento do cérebro.
- Caso não goste de peixe, coma abacate, nozes e linhaça ou tome um suplemento de ácidos graxos para consumir o ômega 3 necessário.
- Coma também mais bagas, como mirtilo e morango, pois elas são ricas em flavonoides, que melhoram a memória.
-
Durma melhor mantendo uma rotina. A quantidade exata de sono necessária depende da sua idade mas, fora isso, a falta de sono afeta a capacidade de prestar atenção, que, por sua vez, dificulta a memorização. Portanto, tente deitar e levantar sempre no mesmo horário todos os dias, mesmo nos finais de semana, para o seu corpo se acostumar com a rotina e você descansar bem todas as noites e render mais durante o dia. [15] X Fonte de pesquisa
- Durma de 9 a 11 horas por noite se você tiver entre 6 e 13 anos, de 8 a 10 horas se tiver entre 14 e 17 anos e de 7 a 9 horas se tiver mais de 18 anos.
Publicidade
-
Desenvolva a inteligência emocional atentando-se às dicas não verbais. Compreender intuitivamente como alguém está se sentindo também é um tipo de inteligência, chamada emocional. Comece a praticá-la quando estiver perto de outras pessoas, observando se o que elas estão dizendo corresponde à maneira como elas estão agindo. Ao compreender a linguagem corporal dos outros, você conseguirá obter dicas sobre o estado emocional deles. [16] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Por exemplo, se sua amiga disser que está bem, mas estiver mais quieta do que o normal, olhando para o chão e de braços cruzados, é mais provável que ela esteja triste ou magoada.
- Caso alguém esteja estralando a mandíbula ou esteja com os punhos e o rosto vermelhos, pode ser que ele esteja com raiva, mesmo que não diga nada.
- Reflita também sobre como você se sente. Ter autoconsciência também é essencial para desenvolver a sua inteligência emocional.
-
Amplie a sua capacidade cognitiva aprendendo um novo idioma. Aprender um novo idioma aumenta a sua flexibilidade mental, pois você precisa atribuir novas palavras a objetos e frases que você usou durante a vida toda. Isso também melhora a sua memória e o seu pensamento crítico, além de facilitar a resolução de problemas. [17] X Fonte de pesquisa
- Aprender um novo idioma também ajuda você a se conectar com pessoas com as quais não poderia conversar antes devido à barreira da língua, e ainda expande a sua percepção e o faz parecer ainda mais inteligente.
- Ser fluente em um segundo idioma também abrirá muitas portas na sua vida profissional.
- Matricule-se agora mesmo em uma escola de idiomas, comece a assistir aulas online, peça a um amigo ou parente para ensiná-lo ou cadastre-se em um aplicativo ou site como o Duolingo, por exemplo, para começar a aprender outra língua agora mesmo.
-
Seja inteligente online protegendo a sua privacidade. Hoje em dia, é muito comum ouvir a respeito de hackers roubando informações, sites que vendem dados particulares de seus usuários ou pessoas vítimas de golpes online. Embora não haja maneira de evitar completamente essas violações de privacidade, há maneiras de dificultar esses ataques. [18] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, não cadastre números de sua conta bancária ou cartão de crédito em sites apontados como não sendo seguros, não conte algo pessoal sobre você nem passe seus dados pessoais para pessoas que você não conhece.
- Além disso, não forneça muitas informações pessoais em suas páginas de redes sociais e evite postar ou enviar fotos online que você não gostaria de ver compartilhadas publicamente.
-
Desenvolva a inteligência financeira aprendendo a administrar o seu dinheiro e fazendo compras inteligentes. É complicado e até difícil fazer um orçamento e cumpri-lo, mas se você quiser ser inteligente em termos de dinheiro, isso é essencial. Portanto, assim que receber o seu salário, use somente o dinheiro necessário para comprar itens essenciais e pagar as contas e guarde o restante (se sobrar) em uma poupança, deixando apenas alguns trocados no bolso. [19] X Fonte de pesquisa
- Compre apenas o que você precisa e gaste somente o dinheiro que já tem.
- Lembre-se de que às vezes vale a pena pagar um pouco mais para comprar algo de melhor qualidade. Por exemplo, se você comprar sapatos baratos e mal-acabados, provavelmente precisará trocá-los muito mais rapidamente do que se pagasse mais por sapatos melhores, duráveis e bem feitos.
-
Seja um consumidor mais inteligente evitando o desperdício. Se você está preocupado com o meio ambiente, evitar o desperdício e reduzir a quantidade de lixo que você produz são ótimas maneiras de fazer uma pequena diferença no mundo. Para isso, troque as sacolas plásticas pelas reutilizáveis, evite itens descartáveis sempre que possível, dê preferência aos itens vendidos em embalagens mínimas (comprando a granel, por exemplo) e usando produtos concentrados. [20] X Fonte de pesquisa
Dica: Não se esqueça de reciclar o que puder e compre itens feitos de materiais reciclados sempre que possível!
-
Esteja sempre atento ao seu entorno. Assim como nas matérias teóricas, também é importante ser inteligente na prática para saber lidar com os possíveis perigos do dia a dia. Portanto, quando for a algum lugar, preste atenção no que está acontecendo ao seu redor, observando quem mais está por perto e usando a sua visão periférica para observar o que os outros estão fazendo, mesmo quando você estiver ocupado. Ao manter uma atitude vigilante, você conseguirá agir mais rapidamente se algo acontecer. [21] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se você estiver indo a algum lugar à noite, estacione seu carro sob a luz da rua para enxergar o ambiente claramente quando for embora.
- Olhe ao redor discretamente quando estiver bebendo com os amigos para identificar se alguém parece estar altamente embriagado para você evitar ao máximo se envolver em confusão.
Publicidade
Dicas
- Pare de comparar a sua inteligência com a de outras pessoas e comece a descobrir suas habilidades para desenvolvê-las e ser cada vez melhor para si mesmo.
Referências
- ↑ https://www.businessinsider.com/how-to-seem-smarter-at-work-2017-5
- ↑ https://learningcenter.unc.edu/tips-and-tools/enhancing-your-memory/
- ↑ https://www.educationcorner.com/study-location.html
- ↑ https://www.inc.com/lolly-daskal/18-habits-that-will-make-you-smarter.html
- ↑ https://www.inc.com/jessica-stillman/10-small-things-you-can-do-every-day-to-get-smarter.html
- ↑ https://bized.aacsb.edu/articles/2018/january/want-to-be-more-productive-tackle-big-tasks-first
- ↑ https://www.inc.com/jessica-stillman/10-small-things-you-can-do-every-day-to-get-smarter.html
- ↑ https://www.inc.com/jessica-stillman/10-small-things-you-can-do-every-day-to-get-smarter.html
- ↑ https://www.inc.com/jessica-stillman/10-small-things-you-can-do-every-day-to-get-smarter.html
- ↑ https://www.inc.com/jessica-stillman/10-small-things-you-can-do-every-day-to-get-smarter.html
- ↑ https://www.businesstimes.com.sg/opinion/being-around-smart-people-makes-us-smarter
- ↑ https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0956797611416999
- ↑ https://learningcenter.unc.edu/tips-and-tools/enhancing-your-memory/
- ↑ https://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/foods-linked-to-better-brainpower
- ↑ https://www.sleepfoundation.org/articles/how-lack-sleep-impacts-cognitive-performance-and-focus
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/mental-health/emotional-intelligence-eq.htm
- ↑ https://www.leadwithlanguages.org/why-learn-languages/top-ten-reasons-to-learn-languages/
- ↑ https://kidshealth.org/en/parents/social-media-smarts.html
- ↑ https://www.fastcompany.com/90293348/how-to-raise-your-kids-to-be-smart-about-money
- ↑ https://www.cityofirvine.org/environmental-programs/how-be-smart-consumer
- ↑ https://learningcenter.unc.edu/tips-and-tools/enhancing-your-memory/