Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um homem de verdade sabe cuidar de si e da própria família. É inteligente, respeitoso, confiante, mas também sabe perder, reconhecer quando precisa de ajuda, e não foge das obrigações. Ser homem de verdade dá trabalho. Para desenvolver o seu lado machão, aprenda a agir e a se apresentar como um, mas sem cair nos estereótipos que emprestam uma conotação negativa a esse predicado. Leia o artigo abaixo para se tornar um homem.
Passos
-
Torne-se independente. Um macho é capaz de cuidar de si e da família. Para tanto, aprenda a tomar a iniciativa em vez de depender dos outros para tarefas básicas: você sabe trocar o óleo do carro ou precisa que o frentista do posto o faça por você? Um homem de verdade encontra uma saída inteligente para cada situação sem entrar em pânico. Há algumas competências básicas que todo macho deve possuir:
- Fazer a manutenção do carro;
- Consertar uma torneira com vazamento;
- Atirar facas;
- Preparar carne;
- Atirar;
- Beber uísque;
- Barbear-se com navalha;
- Encontrar água;
- Retalhar carne de caça;
- Sobreviver na vida selvagem;
- Ganhar uma briga de rua.
-
Dedique-se a passatempos másculos. Jogos eletrônicos são divertidos, mas o tempo que se gasta com eles poderia ser investido em assuntos mais masculinos, como passar o tempo fora de casa e pôr a mão na massa, atividades que, além do mais, ajudam a formar vínculos com outros homens e proporcionam uma boa descarga de testosterona. São elas:
-
Torne-se perito em algo. Um homem másculo também é um indivíduo inteligente, para quem aprender é uma prioridade. Domine um assunto, esteja ele relacionado ao seu campo de trabalho ou ao seu passatempo, para se tornar aquele a quem as pessoas procuram quando precisam de orientação, e deixar de depender constantemente da ajuda alheia. [1] X Fonte de pesquisa
- Não menospreze quem entende mais do que você acerca de determinado assunto. Ostentar ignorância não o fará parecer mais macho, mas só estúpido.
- Quem é talentoso mostra a que veio. Você talvez seja bom de cama, tenha um carro veloz e nunca erre arremessos de fora da linha de três pontos. Gabar-se disso, porém, pode não servir para nada além de fazê-lo parecer mentiroso. Vanglorie-se só do que vale a pena.
-
4Forme vínculos firmes com outros homens. O que é um macho sem um grupo de homens de mentalidade semelhante com quem ele possa acampar no meio do mato e uivar para a lua? Todo homem precisa de parceiros com quem ele fique à vontade para satisfazer os seus instintos masculinos: devorar carne, beber cerveja, brincar de lutinha, brandir facas etc. Encontre amigos com um gosto em comum por assuntos de macho.
- Inspire-se em figuras masculinas exemplares. Se você está aprendendo um ofício, torne-se aprendiz de um homem a quem você admire como pessoa e profissional.
- Conviva com os homens da sua família e conheça-os melhor. Os laços de sangue que o unem ao seu pai, tios, primos e demais machos da família têm de ser robustos.
-
5Evite demonstrações exageradas de emoções. Quando um homem de verdade marca um gol, ele simplesmente apanha a bola e leva-a ao meio de campo para entregá-la ao time adversário. Nada de mais. Exibir-se é coisa de quem não se sente seguro quanto à própria masculinidade — homens de verdade são distantes e impassíveis. São aquele tipo de gente a quem as pessoas elegeriam como líderes num cenário pós-apocalíptico, pois sabem que eles não se abalariam ante as hordas de zumbis. Um macho não se detém pelo fracasso e tampouco deixa-se inebriar pelo sucesso: é alguém que observa com desinteressada curiosidade tanto as glórias quanto os sofrimentos que a vida lhe traz.
- Se algum um dia chorar em público, mantenha a frieza e respire calmamente para não embargar a voz. As lágrimas de um homem são como chuva no deserto: um espetáculo raro, mas muito impressionante. O que quer que leve um homem feito a derramar uma lágrima deve ser sério, e as pessoas ao redor percebem isso rapidamente.
-
Seja você mesmo. Ser macho não é dirigir perigosamente, beber em excesso ou tampouco tratar os outros feito lixo, mas, antes, agir genuinamente e defender o que acredita. Ser macho não é uma mera encenação, mas agir como o homem que se é.Publicidade
-
1Proveja à família. Ter um bom trabalho e um caráter sólido faz com que seja visto como alguém confiável. Seja uma pessoa acessível, cuja conduta seja exemplar aos outros homens da família. Ensine-lhes o que você sabe e aprenda com eles tudo o que puder acerca do que é ser homem.
- Muitas vezes, o rótulo "macho" é equivocadamente concedido ao tipo de homem que tenta compensar a própria insegurança com arrogância e a incapacidade de sustentar a casa com despeito por outros homens. Se conseguir tomar conta da sua família, do seu trabalho e da sua parceira, você não terá nenhuma razão para afetar macheza.
-
Porte-se feito um macho, que é alguém que esbanja confiança ao interagir com estranhos, amigos, colegas etc. ; alguém cuja chegada jamais passa despercebida. Sente-se e caminhe ereto. Ao conversar, olhe o interlocutor nos olhos, falando com clareza e a convicção de quem sabe que o que diz é confiável, correto e vale a pena ser ouvido.
- O macho vale-se da voz retumbante e do porte chamativo para chamar a atenção, mas nunca para intimidar outrem: há uma grande diferença entre ser macho e ser um babaca. Seja contido e não insulte ninguém. Se você e seus amigos debocham uns dos outros por diversão, não ultrapasse os limites.
-
Diga só o que realmente quer dizer. Um homem de verdade defende as próprias crenças, partindo sempre de um ponto de vista instruído e inteligente. Não tenha medo de anunciar claramente aquilo em que acredita e, quando discordar de alguém, apresente seu contraponto de maneira respeitosa, mesmo que seja mais fácil simplesmente deixar para lá.
-
4Seja bom perdedor. Quem tem confiança encara a derrota com tranquilidade, deixa-a no passado e segue adiante. Um macho de verdade é gracioso no fracasso, humilde na vitória, e aprende com os próprios erros em vez de deixar que eles o coloquem na defensiva.
- É importante reconhecer que se está errado. Não tenha medo de admitir que perdeu uma discussão ou que defendeu uma ideia que mais adiante veio a se mostrar equivocada. Seja homem.
-
5Faça com que os outros venham até você. O macho é dotado de uma aura misteriosa que funciona como um ímã de gente — sobretudo do sexo feminino. É normal as pessoas se atraírem por quem parece cheio de segredos e coisas interessantes a dizer. Parte do truque reside no sex appeal , parte no carisma e parte na macheza.
- Seja silencioso. Evite falar sem necessidade e aprenda a ser um bom ouvinte. Você não conseguirá transparecer masculinidade se não parar de falar um segundo.
- Seja sério. Ninguém é bobão sem sacrificar a masculinidade. Você imagina um veterano de guerra ou um almirante do tempo das Grandes Navegações fazendo patetices?
- Seja sensual. Aprenda a fazer massagem e melhore o seu desempenho na cama. Torne-se um verdadeiro atleta sexual!
Publicidade
-
Trate as mulheres com respeito. A má reputação dos homens viris deve-se à postura desrespeitosa, debochada, objetificante e, em suma, mal-educada para com as mulheres. Mas um homem de verdade jamais é grosseiro com as mulheres da sua vida; antes, aprende a ouvi-las e respeitá-las.
- Você não precisa "botar banca" para conquistar ninguém. Fingir-se do que você não é não é nada atraente, aliás. Só o que você precisa ser é homem. Não dê cantadas e nem constranja mulheres em público. Você é melhor do que isso.
-
Coma mais vegetais e melhore a sua dieta. Há quem pense que comer só carne e franzir o cenho para vegetais e outras comidas pouco másculas seja uma atitude "bacana". Infelizmente para essas pessoas, uma dieta constituída quase completamente por carnes e nenhum vegetal favorece câncer de próstata, estômago e intestino. E não há nada de másculo em ter de extrair a próstata e tornar-se impotente e incontinente. [2] X Fonte de pesquisa
-
Beba com responsabilidade. Gabar-se do quanto você consegue beber não é sinal de masculinidade, mas de alcoolismo. Não é pecado nenhum degustar uma bebida na companhia de amigos — principalmente bourbon, cerveja escura ou um Manhattan —, mas não passe do limite para tentar impressioná-los. Isso pode causar sérios problemas mais adiante.
- O mesmo serve para outros comportamentos autodestrutivos, como o tabagismo e a dependência química. O abuso de substâncias assinala insegurança, não macheza.
-
Dirija com segurança. Tampouco há macheza em desrespeitar o limite de velocidade, costurar no trânsito e fazer roncar o motor em qualquer sinal vermelho. Quem se sabe homem não precisa do carro para chamar a atenção.
- Se tem orgulho do seu carango, exiba-o aos seus amigos na garagem de casa ou numa autoestrada fora da cidade, não em pleno trânsito. As pessoas a caminho do trabalho não ligam se você tem um carro potente e nem consideram furar o semáforo um sinal de masculinidade.
-
Faça sexo seguro e responsável. Você não precisa ser promíscuo para provar do que é capaz. Proteja-se e conheça mulheres no seu próprio ritmo. Ignore os caras que se vangloriam de "passar o rodo" — eles provavelmente veem muita pornografia e mentem a respeito da própria vida sexual, de qualquer maneira. Você é um homem de verdade, e basta que você saiba disso.
-
Peça ajuda quando precisar. O motorista perdido mas relutante em perguntar o caminho a um pedestre é um dos mais antigos clichês relacionados aos machões. É constrangedor admitir que se está errado ou que se precisa de ajuda, mas ainda pior é afundar-se no problema por medo de parecer vulnerável. Homens de verdade preferem ver o problema resolvido, ainda que com ajuda de terceiros, a ter de encará-lo sozinhos por mais tempo que o necessário. Não queira carregar o mundo nas costas.Publicidade
-
Cuide da aparência. Um verdadeiro macho realiza os cuidados estéticos básicos por conta própria, sem gastar muito tempo nem dinheiro. Para parecer macho, basta estar limpo, cheiroso e bem vestido, sem, contudo, passar a impressão de que você gastou mais do que cinco minutos se arrumando pela manhã — ou de que sequer se importa com a aparência.
- Não vá à manicure e nem gaste muito dinheiro no cabeleireiro. Aprenda a aparar e desenhar a barba para mantê-la apresentável entre as idas ao barbeiro. Deixe as unhas sempre limpas e aparadas, sem se preocupar com detalhes como as cutículas.
- Tome banho todos os dias. Use roupas limpas e que ressaltem os seus atributos masculinos. Aprenda a se arrumar: não tem nada de másculo em cheirar mal e vestir-se feito adolescente.
-
Jeans são sempre infalíveis. Não são eles a primeira peça de roupa que nos vem à cabeça quando pensamos num machão? Quanto mais simples as calças, melhor. Calças jeans, uma camiseta branca e coturnos pretos são um visual tão imbatível hoje quanto o eram nos anos 1950.
- Vista-se adequadamente no trabalho: não apareça de bermuda e chinelos, ou você fará papel de tolo. Use sapatos ou botas, dependendo do tipo de trabalho que você desempenha. [3] X Fonte de pesquisa
-
Comece a malhar. A aparência do macho reflete a sua essência — não a compleição impecável de quem passa tempo demais num estúdio de pilates, mas o ar bruto de quem levanta pesos na própria garagem. Fortaleça os músculos com materiais que você tenha em casa, sem gastar em equipamentos caros ou da moda. Aposte nas boas e velhas barras olímpicas.
- Foque os bíceps e o abdômen acima de tudo. Faça vários tipos de abdominais , para fortalecer o abdômen de maneira abrangente, além de rosca bíceps e supino, que trabalham músculos do peito e dos braços.
-
4Obtenha cicatrizes. Um homem de verdade mete a mão na massa e não tem medo de correr riscos, comportamento que por vezes resulta em algumas cicatrizes. Não se preocupe com elas. Pratique apenas atividades que você saiba que pode realizar com segurança, mas seja aventureiro: só se vive uma vez.
- Com isso, não queremos dizer que você deve ser irresponsável e correr riscos desnecessários. As cicatrizes vêm como resultado natural de práticas saudáveis, como o ciclismo de montanha, não de brigas de bar e tampouco de condução perigosa.
Publicidade
Dicas
- Seja confiante.
- Arrume-se bem.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 65 225 vezes.
Publicidade