Baixe em PDF Baixe em PDF

O carinho é uma expressão física dos sentimentos que é geralmente associada com o amor e com relacionamentos de longa duração, já que uma quantidade estável de afeto pode aproximar as pessoas. Existem estudos comprovando que crianças que recebem altos níveis de carinho são menos estressadas; [1] outros mostram que relacionamentos com maiores quantidades de demonstrações físicas de afeição são mais satisfatórios. [2] Se esse fator muda tanto a nossa vida, que tal aprendemos a ser mais afetivos com este tutorial?

Método 1
Método 1 de 3:

Aumentando o afeto através do tato

Baixe em PDF
  1. Algumas pessoas se sentem desconfortáveis ao serem tocadas em função da personalidade, histórico familiar, problemas de intimidade ou trauma. Isso dificulta iniciar ou mesmo gostar de demonstrações de afeto em público, como carícias, abraços, andar de mãos dadas ou ficar juntinho.
    • Lide com os próprios medos ligados à intimidade e à conexão física: aceite que está com medo e tente descobrir de onde esse sentimento vem. Esse raciocínio será útil, pois você entenderá que o medo não vem do parceiro atual ou por causa de eventos recentes, mas sim de algo antigo que pode ser deixado para trás.
    • Explique ao parceiro que não está se sentindo confortável e porquê. Peça que ele tenha paciência. Mostrar afeição é mais fácil conforme você passa a conhecer melhor a pessoa e lidar com as raízes do desconforto. Além do mais, a melhora na comunicação aumentará o afeto do relacionamento.
    • Converse com um profissional da saúde sobre o assunto, pois ele poderá ajudá-lo a lidar com as emoções negativas ligadas aos seus medos e a superar a hesitação na hora de demonstrar carinho. Caso não queira falar com ninguém, escreva em um diário ou tome alguma outra atitude para expressar os próprios sentimentos. Nesse caso, o Shrek está certo: é melhor para fora do que para dentro.
    • Crie o hábito de demonstrar afeição: ande de mãos dadas, toque o ombro do parceiro ou abrace-o sempre que possível. Com o tempo, mostrar afeto fisicamente será muito mais fácil e natural.
  2. O toque ajuda a aliviar o estresse e dor, facilitando que as pessoas superem momentos difíceis e se unam. [3] Assim, é importante que haja um tempo diário para ficar juntinho aos entes queridos e aumentar a sua saúde física e psicológica. Um encontro, a hora da historinha ou mesmo assistir TV com outras pessoas pode ficar ainda melhor se vocês se aproximarem.
  3. Seja com o parceiro ou filhos, segurar a mão é um ato rápido e indolor que melhora relações, bem como um dos meios mais fáceis de aumentar a quantidade de carinho com outra pessoa imediatamente. Seja para ir até o ponto de ônibus, no mercado ou sentado no sofá, estique o braço e segure a mão de alguém que ama.
  4. Ter contato com as crianças ou cônjuge libera ocitocina (que diminui a pressão sanguínea), controla os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) [4] e ativa o córtex orbitofrontal (que aumenta os sentimentos de recompensa e melhora o sistema imunológico). [5]
  5. Qualquer toque que aumente o sentimento de afeição ou amor em ambos os envolvidos é válido. [6] Faça uma lista para sempre ter em mente o que pode e não pode, e use-a como um objetivo: tente utilizar todos os tipos de toque várias vezes durante a semana.
    • Algumas formas de demonstrar afeto incluem: beijar, fazer massagem nas costas ou em outras partes do corpo, acariciar, aconchegar-se, abraçar e dar as mãos, fora outros métodos específicos seus ou da relação em questão. Com os amigos, por exemplo, você pode ter um toque específico de mãos.
    • Embora possa levar até 21 dias para criar um hábito, a demora depende da pessoa. Continue usando a lista por meses para mudar permanentemente a frequência das demonstrações públicas de carinho.
  6. Encontrar o bom humor costuma ser mais fácil através do contato físico, seja uma apalpada, tapinha de leve ou empurrão com o ombro, joelho e nós dos dedos. O importante é que o parceiro não se incomode e que você não bata forte (ou causará dor e deixará hematomas). [7]
  7. Entrelacem as pernas e juntem chulé com chulé, brinquem de passar a perna por sob a mesa ou coloque o pé sobre o colo do parceiro (ou vice-versa). Tais atitudes são conexões físicas que ajudam um a perceber a presença do outro, principalmente se estiverem a curta distância. Lembre-se de que o toque deve ser uma forma física de demonstrar sentimentos de afeição.
  8. Bem como outras formas de afeto, fazer massagens aproxima muito um casal, sem mencionar os benefícios para a saúde (redução de estresse, redução de dores, melhor circulação sanguínea e dos nutrientes). Por tais razões, fazer uma massagem nas costas , nos pés ou no corpo inteiro são ótimas formas de demonstrar carinho. O parceiro adorará a ideia e (se você tiver sorte) retornará o favor.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aumentando a afeição verbalmente

Baixe em PDF
  1. O afeto oral (como dizer “Eu me importo com você” ou “Eu te amo”) é uma forma importante de fortalecer a relação, além de ter benefícios físicos e mentais. [8] Portanto, não deixe as mensagens ou e-mails substituírem a saliva. Caso estejam separados pela distância, opte pelo telefone; é mais demorado e caro, mas também mais pessoal.
    • A expressão verbal do amor se resume às palavras ditas com intenção de validar os sentimentos positivos e fazer o parceiro se sentir amado. Tais palavras podem ser únicas do casal, contanto que produzam a emoção necessária e reforcem o afeto que um sente pelo outro.
    • Caso o uso de aparelhos eletrônicos seja necessário para a comunicação, termine a conversa com algo como “Estarei pensando em você” ou “Saudades!” em vez de algo genérico (como “Abraços”). [9]
  2. Como não poderão fortalecer a relação através do contato físico, você precisará expressar seus sentimentos ao parceiro com maior frequência; isso é importante para manter a intimidade e fortalecer a segurança, conforto e confiança. Se possível, use o Skype, Discord ou Google Hangout para manter contato visual e analisar a linguagem corporal do parceiro.
  3. Os elogios são uma forma de mostrar afeto verbalmente, aumentando a autoestima do outro, mostrando que se importa e fazendo-o se sentir bem. Além do mais, os elogios motivam as pessoas a sucederem, porque passam a acreditar que conseguem. No entanto, sempre elogie com sinceridade, ou estará arriscando ser taxado de falso.
    • Procure por coisas que admira e aprecia para elogiar, ou algo no que o outro manda bem. Pode ser qualquer coisa, desde a aparência, um detalhe de destaque no rosto (como os olhos ou lábios), uma característica da personalidade, conquistas, a forma positiva como ele faz você se sentir ou habilidades que admira.
    • Seja honesto, e não deixe oportunidades de elogiar passarem em branco. Diga à esposa que ela tem olhos lindos ou que ela o completa (se for verdade); diga ao maridão que ele fica gatão naquela camiseta que veste para ir para o trabalho ou que ele cozinha muito bem (quando ele fizer café da manhã); diga ao filho que é esperto ao ver o boletim ou que ele manda bem no esporte que gosta (após ir vê-lo jogar).
  4. Pare o que estiver fazendo e interaja com eles para que saibam que se importa; precisam saber que são mais importantes do que qualquer atividade, e que você sentiu saudades. Combine a afeição verbal com a física, beijando os filhos na bochecha ou cabeça e o parceiro nos lábios.
  5. Um apelido positivo mostra que há uma relação especial em ação. Esses nomes têm por base uma característica, hábito ou acontecimento relacionado à pessoa, ou são uma forma mais curta do nome completo. Veja se eles gostam do apelido, já que às vezes pega mal.
    • Alguns apelidos comuns são: anjo, querido, boneca, amor e variantes (“mor”, “morzes”, amorzinho, “mozão”, etc.) e docinho.
  6. Pense em tudo que a pessoa faz ou nas maneiras como ela melhora a sua vida. É bastante coisa, não? Olhe-a nos olhos e expresse a apreciação que sente com algumas frases que digam exatamente o quanto você a ama e agradece tudo o que ela faz.
  7. Caso não diga a frase acima, tente incorporá-la no vocabulário diário. No entanto, frases como “Você é incrível” e “Eu tenho sorte de ter você” também são excelentes formas de demonstrar sentimentos. Além do mais, deve haver algo na relação que permita expandir essas frases, usando piadas internas para aumentar o significado. Caso ambos amem carros, por exemplo, diga algo como “Esse é meu maridão: no mercado, econômico como um Uno Mile; na cama, potente como uma BMW".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Desenvolvendo hábitos para aumentar a afeição

Baixe em PDF
  1. Responda a pedidos de abraço, diga que ama a pessoa, beije-a na bochecha ou dê um “Toca aqui!”; não hesite durante tais momentos. Você precisará de um pouco de prática, mas isso logo será tão natural quanto piscar.
  2. Há muitas décadas, não era importante (culturalmente falando) que o pai fosse carinhoso com os filhos, mas os tempos mudaram: ambos os pais devem mostrar amor aos pequenos, mesmo se parecer estranho.
  3. Quando estiverem aconchegados, de mãos dadas ou elogiando um ao outro, olhar no olho do outro cria uma melhor conexão e mostra que você está falando sério. Alguns estudos comprovam que fazê-lo com os olhos de um ente querido (mesmo um animal de estimação) pode aumentar os níveis de ocitocina, fazendo ambos se sentirem muito bem. Portanto, vale a pena!
  4. Os estrategistas motivacionais creem que se pode estabelecer bons hábitos ao pensar grande sobre como gostaria que as coisas fossem (como ser um pai mais carinhoso, por exemplo). Depois, crie objetivos menores, como passar 20 minutos conversando com os filhos todos os dias; sempre divida as metas grandes para ficarem menores e mais alcançáveis, dando a oportunidade de celebrar sucessos com maior frequência. [10]
  5. Caso não sinta desejo algum de sentir afeição, ou a sente mas não sabe expressá-la, considere falar com um terapeuta ou psicólogo (seja sozinho ou com o parceiro). Os relacionamentos requerem esforço. Não associe terapia de casais (ou sozinho) com a própria falha; se você ama alguém e quer fazer funcionar, nada deve impedi-lo de trabalhar para fortalecer a relação.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 875 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade