PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Estar em um relacionamento pode ser algo excitante e maravilhoso. Você poderá sentir uma conexão forte com alguém de quem gosta e que retribui tal sentimento. Entretanto, às vezes o ciúme ou a insegurança podem aparecer e criar sérios problemas. Você poderá se ver questionando o parceiro, fazendo acusações e agindo de forma possessiva sem querer. Isso pode mudar. Você só precisa se acalmar quando isso ocorrer, criar uma maior confiança na relação e prevenir-se para não errar novamente.

Método 1
Método 1 de 3:

Acalme-se no calor do momento

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você sentir que está ficando muito possessivo com o seu parceiro, dar um tempo para avaliar esse sentimento é uma boa ideia. [1] Essa pausa permitirá que você pense sobre o que você está fazendo, o motivo que está causando isso e o efeito que isso terá no relacionamento.
    • Por exemplo, se você estiver em um restaurante com o seu companheiro e perceber que está ficando possessivo porque o garçom ou garçonete estão sorrindo pra vocês, pare um pouco.
    • Tente relaxar a mente se não puder sair do local imediatamente. Respire fundo algumas vezes e concentre-se apenas na respiração por alguns segundos.
    • Use esse tempo para se perguntar por que essa situação está fazendo você ficar possessivo. Pergunte-se, por exemplo, "O que eu estou sentindo é ciúme ou insegurança? Porque estou sendo tão possessivo?”.
  2. Não há problema algum em sentir um pouco de ciúme ou insegurança às vezes. Também não há problema em falar com o seu companheiro sobre o que você está sentindo, desde que converse da forma apropriada. [2] Você pode diminuir essa possessividade ao falar com o seu companheiro sobre esse sentimento de insegurança e ciúme de forma calma e madura.
    • Fale para ele como você está se sentindo e o que está causando isso.
    • Fale o que ele pode fazer para ajudá-lo a superar esses sentimentos.
    • Tente dizer algo como “Eu sei que tenho sido um pouco possessivo ultimamente. É algo bobo, mas estou com um pouco de ciúmes da atenção que você tem chamado”.
  3. Às vezes, você pode acabar não se controlando e fazendo algo que demonstre essa possessividade. Se isso ocorrer, o ideal é se desculpar com o seu parceiro e com qualquer outra pessoa envolvida na situação.
    • Por exemplo, se você tiver sido rude com um balconista porque ele foi simpático com o seu parceiro, desculpe-se com ambos.
    • Ao se desculpar com alguém, você pode dizer “Desculpe pela forma que agi. Foi algo que eu não esperava, não acontecerá novamente”.
    • Ao se desculpar com o seu companheiro, você pode começar dizendo “Preciso me desculpar pelo que eu fiz. Eu estava me sentindo muito possessivo. Não é justificativa, mas foi o que aconteceu”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Criando confiança no relacionamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Em alguns casos, você pode se sentir possessivo porque aconteceram algumas coisas que abalaram a estabilidade do relacionamento. Nesse caso, o ideal é tentar resolvê-las com o seu companheiro. Ao fazer isso, você conseguirá ter um relacionamento mais estável e poderá se tornar menos possessivo.
    • Diga ao seu companheiro que você gostaria de conversar sobre alguns problemas do relacionamento de vocês. Você pode dizer “Podemos conversar sobre os problemas que temos enfrentado ultimamente?”.
    • Tenha uma conversa sincera e aberta sobre as coisas que estão causando incômodo.
    • Lembre-se de que alguns problemas, como traições no passado, podem exigir mais de uma conversa e mais tempo para serem resolvidos.
  2. Um do segredos para se ter um bom relacionamento é a confiança. [3] Você precisa acreditar que o seu parceiro se importa e está sendo sincero com você, pois ele provavelmente achará o mesmo. Um dos problemas de ser possessivo é que isso passa a ideia de que você não confia no outro. Tente ser menos possessivo e acreditar mais nos sentimentos e ações dele.
    • Confie quando ele disser que vai para algum canto ou fará alguma coisa. Não é necessário ficar verificando o tempo todo se ele realmente está falando a verdade.
    • Acredite no que ele disser. A não ser que você tenha certeza de que ele possa estar mentindo, confie sempre no que ele diz.
    • Acredite nos sentimentos dele por você. Confie que ele gosta de você tanto quanto ele diz gostar.
  3. Um problema causado pela possessividade é o fato de ela fazer você agir de forma desrespeitosa com o seu parceiro, consigo mesmo ou com os outros. Talvez você acabe dizendo coisas humilhantes, arrogantes ou maldosas. Você poderá melhorar e construir um relacionamento mais forte se conseguir demonstrar o respeito que o seu parceiro merece. [4]
    • Fale com ou sobre o seu parceiro de forma respeitosa. Não grite ou diga coisas com o intuito de fazer o outro se sentir mal.
    • Respeite a privacidade dele. Evite bisbilhotar as coisas do seu companheiro ou ler as mensagens dele sem permissão.
  4. Quando você perceber que deve tentar melhorar essa possessividade, converse com ele sobre o que tem acontecido. Uma boa conversa pode ajudá-lo a melhorar esse comportamento. [5]
    • Diga que você percebeu que tem agido de forma possessiva ultimamente. Você pode dizer, por exemplo “Podemos conversar? Eu sei que tenho agido de forma bastante possessiva ultimamente...”.
    • Explique o que você tem sentido ultimamente e o que está causando isso. Você pode tentar dizer “Eu tenho ficado com ciúme por conta dos problemas que tive nos meus relacionamentos anteriores”, por exemplo.
    • Tente escutá-lo também. A conversa deve fluir de ambos os lados.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando comportamentos possessivos no futuro

PDF download Baixe em PDF
  1. Reconhecer que você pode estar sendo muito possessivo com o parceiro é o primeiro passo para melhorar esse comportamento. [6] Você também precisará tentar entender de forma sincera o que está causando esse comportamento, pois isso permitirá que você consiga resolver os problemas que o causam.
    • Pergunte-se se você está sendo muito possessivo por causa de algum evento do passado. Por exemplo, um companheiro do passado deixou você para ficar com outra pessoa?
    • Defina se há algo que o seu parceiro esteja fazendo que possa estar causando o problema. Ele fica paquerando com outras pessoas, por exemplo?
    • Reconheça problemas de autoestima ou autoconfiança que você possa ter. Por exemplo, você não se sente atraente ou acha que ele é bom demais para você?
  2. Às vezes, a possessividade é causada pela insegurança. Talvez você ache que não mereça estar com aquela pessoa. Se você acha que esse comportamento pode estar sendo causado pela sua insegurança, tente melhorar sua autoconfiança para resolver o problema. [7]
    • Faça um diário ou uma lista com todas as suas qualidades. Coloque tudo, desde os seus lindos olhos e o seu senso de humor até o seu amor por animes, por exemplo.
    • Fale com você mesmo de forma positiva. Por exemplo, vá até um espelho e diga para você mesmo “Eu sou uma ótima pessoa. O meu namorado tem sorte por estar comigo e eu tenho sorte por estar com ele”.
    • Registre quando o seu companheiro fizer um elogio ou fizer algo que mostre o quanto ele gosta de você.
  3. É muito mais fácil ter ciúme e agir de forma possessiva quando você estiver cansado, estressado, com fome ou simplesmente não se sentir bem. [8] Nesses casos, você terá menos energia para combater esses pensamentos de ciúme e possessividade. Você poderá melhorar isso se começar a cuidar melhor de si mesmo.
    • Tenha uma dieta balanceada e faça lanches saudáveis para obter todos os nutrientes e energia necessários.
    • Faça atividades físicas regulares. Isso poderá ajudar a reduzir o seu nível de estresse em geral, o que pode ajudá-lo a se acalmar quando esses sentimentos ruins vierem.
    • Tente dormir de seis a oito horas por noite. Dormir bem poderá ajudá-lo a ter o descanso necessário para combater esses pensamentos.
  4. Quando a possessividade se tornar muito grave, você acabará prejudicando o relacionamento e fazendo o seu parceiro (e você mesmo) sofrer emocionalmente, mentalmente e até mesmo fisicamente. Se o seu parceiro ou os outros disserem que você precisa ser menos possessivo, considere isso um sinal de que talvez seja necessário buscar uma ajuda profissional.
    • Um psicólogo ou terapeuta poderão ajudá-lo a determinar o motivo da sua possessividade e a controlá-la melhor. [9]
    • Se você estiver envolvido em alguma comunidade religiosa, tente conversar com o seu líder religioso para buscar conselhos sobre o que está acontecendo. Você pode dizer “Nós podemos conversar sobre alguns problemas que venho enfrentando no meu relacionamento? Sinto que estou sendo muito possessivo”.
    • Um conselheiro de casamentos, de família ou de relacionamentos também poderá ajudar você e seu companheiro a superar esses problemas do relacionamento de vocês.
    Publicidade

Dicas

  • Confie no seu parceiro, afinal, ele escolheu estar em um relacionamento com você, não com outra pessoa.
Publicidade

Avisos

  • Demonstrar possessividade pode fazer o seu parceiro achar que você não confia nele, e isso pode causar problemas sérios no relacionamento.
  • Não deixe esse sentimento sair do controle. Tome cuidado para não se tornar muito abusivo com ele ou acabar criando problemas com outras pessoas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 387 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade