PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Uma das coisas mais importantes que alguém pode fazer em um casamento é ser o Mestre de Cerimônias (MC). O trabalho do MC é garantir que a noite ocorra sem problemas, tirando a pressão do feliz casal e permitindo que eles se esqueçam das preocupações práticas do evento e se concentrem em se divertir. Pode ser um pouco intimidante tentar se organizar, mas você pode aprender essa função e atingir o tom certo para tornar a festa de casamento deles um grande sucesso. Consulte o passo 1 para obter mais informações.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aprendendo o seu papel

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora não seja sua festa, você é o responsável por fazer dela um sucesso. Como MC, é seu trabalho manter o evento avançando no horário certo, seguir a agenda e ajudar da melhor maneira possível. Por causa disso, você precisa estar envolvido no processo de planejamento, não tanto para tomar decisões, mas para ter certeza de que você está ciente da ordem dos eventos e do horário em que os eventos precisam ocorrer. A noite pertence à noiva e ao noivo, mas é seu dever ajudar ela a acontecer sem problemas.
    • A noiva, o noivo e outros membros da festa de casamento tipicamente terão algo chamado de uma "folha de programação", que será um itinerário detalhado dos vários eventos. Receba sua programação cedo e mantenha-a com você durante o dia. Seja o militante.
  2. O MC do casamento é, basicamente, o anfitrião e a pessoal responsável pela comunicação do evento. Quando é hora das pessoas formarem as filas do bufê? Em que ordem eles devem se aproximar da mesa? Onde devem ser colocados os presentes? Quando e onde a noiva jogará o buquê? Estas são as coisas que você vai ter que saber e anunciar como o MC do casamento.
    • Decida entre as coisas que você precisa anunciar no microfone e aquelas que podem ser ditas para cada pessoa conforme elas vão chegando ou indo a cada mesa e falando com todos. Se você rotular a mesa de presentes, por exemplo, você não vai precisar fazer um grande anuncio a cada cinco minutos, quando as pessoas chegarem.
  3. Para que nenhum dos noivos ou a família deles precisem gastar tempo falando com a equipe do bufê, geralmente essa vai ser a responsabilidade do MC. Apresente-se para os cozinheiros, os garçons, o DJ e qualquer outra pessoa que vai estar diretamente envolvida com a noite. Converse com eles e acomode suas necessidades, também.
  4. O que acontece se a equipe do bufê estiver com pouco pessoal? O que acontece se o barril de cerveja do casamento secar? E se a caixa de som quebrar, justo quando todo mundo está pronto para começar a dançar? Sirva as mesas! Vá atrás de cerveja! Arrume um dock para iPod! A festa continua. Desenvolva alguns planos de contingência para correções de última hora e tente manter uma perspectiva positiva para tornar o evento o mais livre de estresse quanto possível para o casal feliz.
    • Esteja disposto a executar tarefas de última hora e fazer tarefas de limpeza extra na noite da recepção. Se o noivo esqueceu os presentes dos seus padrinhos em casa, não o faça pegar o carro para ir buscá-los. Ofereça-se para fazer as coisas pequenas e você pode fazer uma grande diferença.
    • Não tenha medo de delegar tarefas. Se houver uma bagunça para limpar, junte alguns primos preguiçosos e desafie-os a um concurso de esmagamento de lata. Não seja insistente, mas também não tente assumir tudo sozinho. [1]
  5. Pode ser um pouco estressante coordenar tudo, fazer anúncios e garantir que todos cheguem ao seu lugar. Ainda assim, tente se lembrar: É uma festa! Divirta-se, relaxe e deixe as pessoas se divertirem. Tente deixar as pessoas saberem o que deve acontecer, mas se os padrinhos estiverem impetuosamente brindando o noivo no canto, quando já passaras cinco minutos da hora de cortar o bolo, tente entrar no ritmo das coisas e se soltar um pouco.
    • Torne as coisas o mais simples possível. O MC de um casamento pode fazer a noite ser tranquila ou pode prejudicar a diversão de todos, sendo mandão sobre as pequenas regras. Tentem manter o pensamento no geral e foque em tornar as coisas mais simples ao invés de mais complicadas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Comandando a noite

PDF download Baixe em PDF
  1. A recepção será trabalhosa para você. Poupe algum tempo para se divertir, mas você precisa chegar lá cedo o suficiente para fazer quaisquer preparações de última hora com o pessoal, ter tudo pronto e no lugar e se preparar para o trabalho a ser feito. Provavelmente, haverá setenta coisas que precisam acontecer logo antes de começar a festa, então provavelmente não tem como você chegar lá cedo demais.
    • Se a cerimônia em si for acontecer em outro lugar, tente sentar na parte de trás, assim você pode sair correndo logo que acabar e ir direto para o salão de recepção.
  2. Ficar em pé na frente de todo mundo e mover os lábios quando o som não sai ou assustar todo mundo com um barulho súbito é meio chato para todos. Não faça com que a primeira vez que você fique perante o grande público seja a primeira vez que você usou o microfone do local.
    • Pratique segurá-lo na distância correta, para que seja alto o suficiente para todo mundo ouvir e você não ter que fazer uma verificação de som estranha com toda a família e amigos presentes.
  3. Seu maior trabalho vai acontecer logo que a recepção começar. Todo mundo vai chegar e precisarão ser direcionados para sua mesa, entregar os presentes e quaisquer outras coisas preliminares que precisam acontecer. É habitual o MC se apresentar, repassar a programação dos acontecimentos da noite logo antes da dos noivos entrarem e, em seguida, introduzir eles.
    • Geralmente, o maior anúncio você terá que fazer é quando os noivos chegarem. Você precisará apresentá-los, "Os novos Sr. e Sra. _!" Quando a noiva se sentar, avise a todos que podem se sentar e visitar por um tempo.
  4. Normalmente, todo mundo vai comer o jantar e você não terá nada para fazer por um tempo, além de comer com eles. Na maioria das vezes, os discursos vão acontecer depois da sobremesa, momento em que você vai pegar o microfone novamente e introduzir quem preparou um discurso para a noite.
    • Não faça discursos preliminares para cada discurso. Você não precisa contar longas piadas sobre cada pessoa (novamente, você não é o entretenimento). Simples é bom: "Agora, vamos receber a madrinha!".
    • Tente esperar até que a fase de jantar da recepção tenha acalmado o suficiente para se preparar para os discursos. Se há um prazo fixo, tente cumpri-lo o mais próximo possível, mas não apresse as pessoas que ainda estão esperando para ser servidas para começar os discursos. Deixe as coisas se moverem de uma forma calma e ordeira.
  5. Casamentos diferentes planejam eventos diferentes, como jogar a cinta-liga, jogar o buquê e outras cerimônias particulares aos desejos do casal. Em geral, é provavelmente melhor chamar a atenção das pessoas para esses tipos de coisas mais informalmente e deixar o casal lidar com o microfone, se há alguma razão para isso.
    • Novamente, simples é bom. Ande pelas mesas e avise a todos breve e educadamente: "Ei, pessoal! Espero que vocês estejam se divertindo! Eu acho que eles estão prestes a jogar a cinta-liga na pista de dança em cerca de cinco minutos, se vocês quiserem ir até lá."
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Atingindo o tom certo

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você estiver com o microfone, tente lembrar-se da parte mais importante de ser um MC de casamento: você não é o entretenimento. Não é seu trabalho ser engraçado, não é seu trabalho contar histórias, não é seu trabalho fazer nada além de garantir que todo mundo saiba o que vai acontecer depois e o que eles precisam fazer. [2]
    • Você terá a oportunidade de falar um pouco, geralmente no início da recepção, antes dos noivos entrarem, que é quando você pode se apresentar e definir o tom da noite. O lugar provavelmente estará agitado e inquieto de qualquer forma, então não pense em começar aquela história obscena sobre sua viagem de férias para Cancun com o noivo.
  2. Mesmo que você tenha uma personalidade naturalmente espirituosa, encantadora e muito engraçada - sem dúvida é por isso que o casal sortudo escolheu você para ser MC — não tente depender de seus talentos e habilidades, esperando que você consiga improvisar a noite toda. Depois de um dia ocupado e estressante do casamento, é provável que sua mente vai ficar em branco.
    • Escreva o que você vai dizer e mantenha seu roteiro por perto, em um dispositivo móvel ou um bloco de notas. Escreva como você vai querer lê-lo, palavra por palavra, assim você não terá que preencher as lacunas no último minuto.
  3. Eles devem saber o que está por vir, em termos do que será dito, quem dirá e quando. A noite do casamento não é a hora de agitar as coisas e decidir no último minuto que você vai começar o discurso do padrinho enquanto o pai do noivo está lá fora falando com a avó. Todos devem seguir o planejamento.
    • Mesmo que os oradores queiram fazer uma surpresa com seus discursos, tente descobrir o que eles dirão e deixe a noiva e o noivo saberem. Pode ser um pouco constrangedor ter que ouvir uma tentativa bruta de fazer piadas em um casamento, então é bom fazer uma triagem.
  4. Depois que você já preparou suas observações, tente lê-las em voz alta várias vezes para se familiarizar com elas. Peça opiniões e faça alterações.
    Publicidade

Dicas

  • Trabalhe com os fotógrafos para assegurar que tirem as melhores fotografias para o álbum de casamento dos noivos.
  • Esteja preparado com atividades para entreter as pessoas enquanto eles esperam os noivos aparecerem após sua sessão de fotos.
Publicidade

Avisos

  • Evite álcool quando você for o MC. Você precisa de uma cabeça clara enquanto executa seus deveres.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 838 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade