PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ingressar na carreira de modelo não vai magicamente lhe garantir passe livre para as melhores festas da cidade. Além de trabalharem duro e enfrentarem longas jornadas, modelos masculinos costumam receber muito pouco. Isso posto, chegar ao topo da carreira dos manequins é um pouco mais fácil para homens do que para mulheres, já que eles não têm de enfrentar os rígidos padrões da indústria da moda feminina e possuem uma vida útil maior — alguns profissionais conseguem trabalhar até os 50 anos. Se você quer saber por onde começar neste ramo, siga as instruções abaixo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Expondo seu trabalho

PDF download Baixe em PDF
  1. Ainda que o mercado seja mais tolerante com a figura masculina do que com a feminina, há certos padrões que um modelo precisa obedecer. Se você não se encaixa em todos os requisitos listados abaixo, não desanime: se seu visual for marcante, você conseguirá encontrar trabalho, mesmo que sua altura ou peso não sejam ideais. Antes de tentar ingressar na carreira de modelo, determine se você tem as características a seguir: [1]
    • O mercado costuma exigir uma altura entre 1,80 m e 1,90 m.
    • Ao contrário do que ocorre com modelos mulheres, que começam a ser desprezadas pelo mercado aos 25 anos, os homens conseguem encontrar trabalho até aproximadamente 50 anos.
    • Dos 15 aos 25 anos, o modelo masculino atende o segmento "jovem".
    • Dos 25 aos 35, o segmento "adulto".
    • É comum que os modelos tenham entre 63 Kg e 75 Kg de peso, mas esse número pode variar de acordo com o Índice de Massa Corporal.
    • A medida ideal da cintura está entre os 60 cm e os 65 cm; o quadril não deve ultrapassar os 90 cm.
    • Na moda, costuma-se evitar homens muito peludos na região do peito e dos braços. Se é este seu caso, depile-se antes de tentar encontrar seu lugar nesse ramo.
  2. A área que você escolher influencia o como será sua busca por trabalho, o tipo de portfólio que terá de apresentar e o modo com que ingressará na carreira. Por exemplo: um modelo de passarela tem de obedecer a um padrão diferente daquele cobrado de um modelo de catálogo (que deve se parecer mais com o "homem normal"). Eis algumas das subdivisões que você pode explorar:
    • Na moda popular, os modelos promovem roupas e acessórios.
    • Modelos de alta costura colaboram com marcas ou estilistas.
    • Modelos de fotografia editorial trabalham em publicações.
    • Modelos de passarela participam de desfiles.
    • "Manequins vivos" promovem trajes em festas de moda e butiques.
    • Modelos de fotografia publicitária figuram em anúncios divulgados em revistas, jornais, outdoors e em outros veículos da mídia digital/impressa.
    • Modelos de catálogo são fotografados para catálogos.
    • Modelos promocionais trabalham em convenções e eventos.
    • Alguns modelos são especializados em determinadas partes do corpo: mãos, pernas, pescoço, cabelo, pés etc.
    • Modelos de personagens são contratados para retratar pessoas comuns.
    • E na "fotografia glamour" a figura e o corpo do modelo são mais valorizados do que um produto.
  3. Você pode ir direto para o próximo passo e assinar um contrato com um agente, se quiser, mas não há mal algum em tentar ganhar alguma relevância e experiência na área — isso lhe dará a vantagem ao negociar com agências. Tente conseguir trabalhos em anúncios locais, programas de TV, revistas, e talvez até desfiles. Numa dessas ocasiões, você pode cair nas graças de pessoas importantes no mercado de moda sem precisar ser da intermediação de um agente.
    • No entanto, você não deve aceitar qualquer trabalho que aparecer na frente. Um dos segredos para avançar na carreira de modelo é uma imagem impecável, logo não se sujeite a nada abaixo do seu nível, que seja executado por fotógrafos não profissionais, que destoe do seu portfólio etc.
    • A não ser que diante de um bom cachê, jamais aceite ser fotografado sem cueca. No início da carreira, você vai receber convites para fotografias de nu (frontal ou moderado) sem nenhum pagamento exceto a promessa de que o trabalho lhe renderá uma boa exposição — fuja deles como o diabo foge da cruz. Se participar de ensaios nus, trabalhe apenas com empresas profissionais, renomadas e estáveis, e sempre a troco de um cachê. Se você posar nu para um fotógrafo desconhecido, só Deus sabe onde suas fotos vão parar.
  4. Seu portfólio será melhorado depois que você assinar seu primeiro contrato com uma agência, mas aparecer em fotografias de boa qualidade antes disso vai lhe conferir um ar competente. Além do quê, você vai ter um bom material para mostrar caso seja descoberto por algum caça-talentos. Evite posar para fotógrafos que não tenham bom equipamento ou que só tenham experiência em álbuns de casamento ou de formatura. Se você quer se destacar dos seus competidores, precisa trabalhar com um fotógrafo acima da média.
    • Debata com o fotógrafo ou com a companhia que te contratou a que serão destinadas as fotografias em que você aparece. A depender do uso que elas terão, você terá de assinar um termo para autorizar o uso de sua imagem.
    • Não perca tempo com fotógrafos especializados em retratos. Você quer imagens dignas de um bom portfólio, não tirar uma foto para a carteira de motorista.
    • No entanto, você deve ter uma foto frontal de rosto e várias fotos de corpo inteiro.
    • Os seus contratantes precisam saber que tipo de corpo você tem — inclua no seu portfólio algumas imagens de corpo inteiro em que você veste apenas uma camiseta sem mangas e cueca ou shorts.
    • Tenha pelo menos uma foto em roupas casuais e uma em trajes corporativos ou de terno.
    • Providencie fotografias em preto e branco e coloridas.
  5. Infelizmente, você será apresentado a elas em boa parte das agências de modelo e em todos os estágios da sua carreira — tome cuidado com fotógrafos amadores se passando por profissionais e com agentes falsos ou sem bons contatos. Suspeite de todos os profissionais ou empresas que apresentarem alguma das características a seguir: [2]
    • Fotógrafos que cobram preços absurdos para compor seu portfólio. Assim que você for contratado por uma agência, vai poder completar seu portfólio, portanto evite aqueles que cobram milhares de reais para montar um, alegando que essa é a única forma de se obter um agente.
    • Agências que cobram taxas iniciais exorbitantes. Se for cobrado de você um preço alto para fazer parte da carteira de modelos de uma agência ou para criar seu portfólio, fuja. O agente só deve obter lucro depois de conseguir trabalho para você, de cujo pagamento ele receberá uma comissão. Tais agências costumam ser novas no mercado e não ter uma carteira significativa de clientes ou de conexões necessárias para encontrar trabalhos para seus modelos.
    • Escolas caras de preparação para modelos. Lembre-se de que não existem escolas para modelos com certificado de qualidade. É óbvio que lá você vai ser instruído a caminhar, posar e controlar a expressão facial com mais profissionalismo, mas você pode encontrar dicas até mais úteis sobre esses temas na internet ou em livros. Alguns cursos até prometem ajudar seus formandos a encontrar trabalho, mas não se matricule a não ser que eles possam provar que já ajudaram outros alunos no passado.
    • Pessoas que entram em contato com você sem motivo. É claro que existem histórias de modelos de sucesso que, quando ainda eram anônimos, foram abordados em eventos ou em boates por um estranho dizendo que eles tinham "a cara da moda". A maioria das vezes, no entanto, esses estranhos são apenas golpistas tentando te lisonjear para tirar alguma vantagem de você. [3] Se a pessoa adotar uma postura evasiva quando você mencionar o pagamento, pare de manter contato com ela. Se, no entanto, ela provar que tem contatos no mercado de moda, este é seu dia de sorte.
    • Pessoas que oferecem dinheiro em troca de informações pessoais na internet. Evite os sites (Model Mayhem, por exemplo) que oferecem um pagamento para obter os números do seu cartão de crédito e outros dados pessoais. Isso fará de você um alvo fácil para o roubo de identidade.
  6. É impossível apostar suas fichas na carreira de modelo se você continua a morar numa cidade com apenas dois semáforos. Vá para os lugares que oferecem as melhores oportunidades aos modelos: Nova York, Los Angeles, Londres, Milão ou Paris. Em outras cidades, como Miami ou Chicago (e São Paulo, para os residentes do Brasil), também é possível encontrar trabalhos menores. Mas, se você não pode arcar com os custos da mudança neste momento, não desanime; você pode procurar trabalhos na sua região ou entrar em contato com grandes agências via telefone e internet (retomaremos o assunto mais adiante).
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Assinando o contrato com um agente

PDF download Baixe em PDF
  1. Em tais eventos, qualquer modelo pode tentar a sorte diante de uma banca avaliadora. Você terá de aguardar na fila com outros modelos até ser chamado para uma sala em que agentes determinarão se você possui os atributos que eles procuram. Na maioria das vezes, você esperará por horas e o teste durará menos do que um minuto — isso pode ser frustrante, mas é o que você precisa enfrentar se quiser ascender neste campo. [4]
  2. Algumas agências enviam olheiros a cidades pequenas à procura de modelos. Já que tais viagens geram custos, cada candidato precisa pagar uma pequena taxa de inscrição — algo perto dos R$ 75,00. Essa é uma ótima opção para aqueles que vivem em cidades pequenas, onde o mercado de moda não costuma ser tão grande. Assim como nos testes mencionados acima, suas chances não são tão grandes, mas é possível que você obtenha contatos importantes durante o evento. [5]
  3. Embora a chance de vitória seja pequena, ela poderia significar um impulso e tanto na sua carreira. Participe apenas de competições reconhecidas e organizadas por empresas de renome e cuja taxa de inscrição não seja abusiva. Se vencer, a depender do tamanho do evento, você pode até ser contratado por uma agência; mas, ainda que não vença, só o fato de participar já contribui para a sua exposição.
    • Antes de se inscrever, leia o regulamento. Provavelmente será obrigatório apresentar à comissão algumas fotografias suas.
  4. Além de obter uma bela exposição, você vai ser apresentado a modelos profissionais e agentes. Infelizmente, os ingressos para uma feira desse tipo são normalmente bem caros (de R$ 600,00 a R$ 12.000,00). Portanto, se você fizer esse investimento, tire dele o máximo proveito: aja sempre de modo profissional e procure conhecer o maior número de pessoas possível.
  5. Você ouviu direito: uma das formas de ser contratado por uma agência é procurá-la sozinho. Descubra na internet quais são as melhores agências do mercado — Elite Model e Major Model Management, por exemplo (ambas empresas são americanas, mas possuem sedes no Brasil) — e o endereço de e-mail de cada uma. Envie uma seleção das suas melhores fotografias em poses variadas acompanhada de um texto profissional. Para realizar esta abordagem, seu portfólio precisa ser elaborado antecipadamente, mas o esforço recompensará se você for contratado. Confira também o Ranking Oficial das Melhores Agencias de Modelos. [6]
  6. Essa é uma maneira boa e relativamente barata de ter seu nome e imagem divulgados sem tanto trabalho. Dê preferência às promotoras mais disputadas do mercado, como www.modelscouts.com e www.minxmodels.com. Você terá de desembolsar um valor entre os R$ 180,00 e os R$ 450,00 para que a agência promotora auxilie você na busca por uma colocação. Seu portfólio (que você entregará quando contratar o serviço) será repassado a grandes agências de modelos.
  7. Depois de iniciar a carreira e encontrar um agente que aposte em você, é hora de firmar um contrato. Lembre-se de evitar os agentes que pedem pagamento adiantado — esse profissional só deve lucrar depois de te arrumar um trabalho. Para ter certeza de que os termos são justos, peça a um advogado para analisar o contrato antes de assiná-lo, mesmo que você esteja negociando com um agente renomado. [7]
    • Quando você e o agente estiverem discutindo a parceria, pergunte se você precisa se filiar a algum sindicato e se o contrato é exclusivo ou se permite que você faça trabalhos paralelos.
    • Se você está trabalhando com um agente muito influente na indústria e tem perspectiva de obter boa remuneração, procure um contador antecipadamente para administrar melhor suas finanças.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Vivendo como um modelo masculino

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando já tiver um agente, comece a montar seu portfólio, que aumenta as chances de você ser contratado. Uma agência te ajudará a chegar à fase dos go-sees (na qual você será submetido a testes e entrevistas) de anúncios, desfiles etc. Quando estiver num go-see , aja de modo profissional e não se frustre se não for selecionado.
    • Uma agência não pode te garantir trabalho; um bom agente, por outro lado, não costuma se aliar a modelos em quem ele não vê nenhum potencial.
    • Seja perseverante. Você não vai participar da campanha da Calvin Klein no seu primeiro go-see , ainda que seus superiores digam que você é muito bom.
  2. Não importa se você é iniciante ou se já chegou ao topo da carreira: você não vai querer uma reputação de ingrato, rude, impontual etc. Se quiser perdurar no mercado, terá de obedecer alguns critérios (como teria se tivesse escolhido qualquer outra carreira):
    • Seja pontual nos seus compromissos.
    • Seja educado e profissional com todas as pessoas com quem você tiver de lidar.
    • Descubra se há a necessidade de contratar um personal trainer que vai te ajudar a manter uma dieta balanceada e a desenvolver uma rotina de exercícios que priorize a tonificação muscular.
    • Seja meticuloso com sua aparência e com a saúde da sua pele.
    • Durma cedo nas noites anteriores às manhãs em que você tem trabalho. Dormir bem ajuda a evitar olheiras e a ter uma aparência saudável e descansada.
  3. Todos já ouvimos a história de alguém que, da noite para o dia, passou de descarregador de navios de carga ou garçom a supermodelo, mas a verdade é que a maioria dos modelos continua a depender de outra fonte de renda por um tempo. Isso significa que, se você não for um dos poucos sortudos que conseguem sobreviver com os cachês do início da carreira, terá de continuar no seu trabalho atual (ou encontrar um).
    • Se seu trabalho fixo é muito exaustivo, tente encontrar outra fonte de renda que não demande tanta energia. Muitos modelos trabalham meio-período como bartenders ou garçons.
  4. O trabalho dos modelos homens é um pouco menos extenuante do que o das mulheres, mas eles são acometidos pelos mesmos problemas que elas: baixa auto-estima, insegurança extrema e, ainda pior, transtornos alimentares. Siga estas dicas para concilar a saúde e a profissão: [8]
    • Mantenha uma dieta saudável, se exercite e jamais esqueça que você tem seu valor; não permita que o estilo de vida dos modelos te destrua.
    • Rejeição é parte do jogo. Se você tende a ser inseguro ou a ter pouco amor próprio, a carreira de modelo pode não ser ideal para você.
    • Uma parte importante desse trabalho é comparecer a festas e interagir com pessoas. Assim sendo, tome cuidado para não se viciar em drogas ou álcool. O vício, além de causar danos físicos e mentais, pode custar sua carreira, uma vez que altera a aparência.
    Publicidade

Avisos

  • Ao trabalhar numa agência, se proteja exigindo que todos os acordos entre vocês sejam feitos por escrito. Leia cada contrato com atenção e não assine antes de compreendê-los por completo. Procure saber se agência tem toda a documentação que seu país ou estado exige das empresas e se ela é associada à Better Business Bureau.
  • Não caia em fraudes: recuse trabalhar para agências que requeiram pagamento adiantado, que te obriguem a pagar por um curso complementar, que exijam que você trabalhe com um fotógrafo específico ou que cobrem pela maquiagem ou por outros custos de produção, apesar de anunciarem que os modelos contratados têm direito a um portfólio grátis.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 157 131 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade