Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você é conhecido por dar de cara em portas de vidro, quase atropelar pedestres ao dirigir ou ficar logo atrás da sua melhor amiga por dez minutos na cafeteria sem perceber que é ela, então você talvez precise aprimorar suas habilidades de observação. Tudo que você deve fazer é mudar o foco para o exterior, ir mais devagar e prestar mais atenção aos detalhes. Você vai se surpreender com o que anda perdendo.
Passos
-
Ouça o seu instinto. Parte de ser mais observador é ter consciência do seu corpo está te dizendo. Isso não pode ser descrito de modo lógico - só quer dizer ouvir ao seu instinto. Você já sentiu que estava em uma situação embaraçosa, mas não sabia o porquê? Você já se sentiu em perigo repentinamente ao andar para o seu carro? Provavelmente seus instintos estavam certos e você deveria prestar atenção no que sente por dentro, mesmo se não puder explicar bem por quê.
- Muitas pessoas não são observadoras porque elas ignoram tudo que não podem ver ou experimentar claramente. Você pode ter uma sensação de estar em perigo - não a ignore só porque você não consegue ver um vilão.
-
Torne-se mais autoconsciente. Outra parte de ser observante é ser capaz de conhecer a si mesmo e ter consciência de quem você é, como age e como se mostra. Isso não quer dizer que você deve ficar obcecado consigo mesmo, quer dizer que você deve ter uma ideia do tipo de energia que transmite; as pessoas te vêm como alguém tímido, extrovertido, amigável ou misterioso? Conhecer a si mesmo primeiro vai te ajudar a observar os outros e te dar uma ideia melhor do que está acontecendo no mundo.
-
Preste mais atenção nos outros do que em si mesmo. Isso é algo que você deve fazer para mudar o foco para o exterior. Muitas pessoas não são observadoras porque são tão inibidas que ficam ocupadas se preocupando como elas aparentam ou se expressam em todas as interações possíveis. Se você está sempre pensando em cada passo seu, então como será capaz de realmente perceber algo sobre seus amigos, professores ou colegas? É importante ser autoconsciente, mas se você passa dos limites, chegando a ser auto-obcecado, então vai perder muitas observações essenciais.
- Preste atenção em si mesmo da próxima vez que conversar com um amigo novo. Você está se preocupando com o que falar ou fazer o tempo todo, ou está ocupado demais ouvindo ao que o amigo tem a dizer para se ocupar de verdade consigo mesmo?
-
Faça perguntas a si mesmo. Embora você não deva fazer tantas perguntas a ponto de não viver no momento, você deve manter a mente ativa quando estiver observando algo para ter uma ideia melhor do que esteja acontecendo. Pergunte a si mesmo: como essa pessoa está se sentindo de verdade? As pessoas deste local estão de bom humor? Quantas pessoas estão usando preto? Mantenha sua mente ocupada e continue incitando a si mesmo para descobrir o que realmente está acontecendo em uma determinada situação.
- Conforme você pratica suas habilidades observacionais, será capaz de continuar a questionar a situação enquanto presta atenção. No começo, mudar para esse modo inquiridor de pensar pode distrair um pouco.
Publicidade
-
Deixe as distrações de lado. A razão pela qual a maioria das pessoas não é observadora hoje em dia é a quantidade infinita de distrações à nossa volta. Se você estiver em um ambiente social, não fique brincando com seu iPod. Se você estiver estudando para uma prova, deixe as revistas de lado. Deixe de lado qualquer coisa que esteja te impedindo de se concentrar e perceber o que estiver na sua frente.
-
Esconda seu celular. Passar todo o tempo com seu celular é o modo mais fácil de ficar completamente desatento, incomodar as pessoas à sua volta e não ter ideia alguma do que está acontecendo. Além disso, se estiver mandando mensagens enquanto estiver caminhando, andando de ônibus ou em público em geral, é muito mais provável que você seja roubado ou entre em uma situação perigosa por não ter ideia do que está acontecendo.
- Se você estiver tendo uma conversa de verdade com um amigo, deixe o celular de lado e pare de mandar mensagens para outro amigo. Se você realmente quiser observar o que está acontecendo, deve se concentrar em uma conversa por vez.
-
Passe tempo ouvindo de verdade. Ser um bom ouvinte é diferente de apenas ouvir. Quando alguém fala com você, preste atenção nas palavras, emoções, linguagem corporal e gestos dele para entender tudo. Não interrompa a pessoa ou espere ela parar de falar para começar a compartilhar suas opiniões. Acene com a cabeça quando for necessário, faça comentários quando for conveniente, mas não diga “é verdade” a cada dois segundos, ou a pessoa vai se distrair.
- Se alguém te contar sobre um problema pelo qual ele está passando, não se apresse e dê conselhos de imediato. Às vezes ele pode querer só falar e que você esteja lá ouvindo.
- Preste atenção nos detalhes que os outros revelam sobre suas vidas para que você possa se referir a elas na próxima conversa. Se você vir um amigo casual que estiver indo esquiar em Tahoe no fim de semana, pergunte a ele sobre a viagem da próxima vez que encontrá-lo.
-
Use a aparência da pessoa para ver como ela se sente. Ser observador significa mais do que ouvir o que alguém está dizendo; quer dizer verificar como uma pessoa aparenta e age para ter uma ideia de como ela está se sentindo de verdade. Sua amiga pode falar que está superando o término do relacionamento bem, mas os olhos dela podem estar vermelhos e inchados; seu namorado pode te dizer que ele não está muito estressado com o trabalho, mas ele pode chegar em casa com as unhas roídas. As pessoas dizem uma coisa e sentem outra, então preste atenção na aparência delas para ter mais detalhes do que está realmente acontecendo.
- Digamos que seu chefe apareça com olheiras no dia em que você queria pedir um aumento. Se ele estiver agindo e aparentando pior do que o normal, então é melhor esperar até o dia seguinte, quando ele agir normalmente de novo. Ser observador aqui pode te ajudar a se beneficiar.
-
Observe o humor das pessoas. É difícil dizer exatamente como categorizar os humores das pessoas, mas fique de olho em mudanças de comportamento para ver como seus amigos ou conhecidos estão se sentindo de verdade. Para ver se há uma mudança no humor de alguém, você tem que reconhecer a norma primeiro. Se a sua amiga normalmente fica de mau humor de manhã, então não é nada ela estar de mau humor antes da escola; mas se ela gosta das manhãs e parece estar sonolenta, então alguma coisa ruim pode ter acontecido com ela.
- O humor é como uma aura que envolve as pessoas; seja observador para sentir a vibração delas. Uma pessoa pode estar chateada, animada, nervosa, brava, amarga, confusa, frustrada, entusiasmada ou desapontada sem dizer uma palavra a respeito.
-
Use todos os cinco sentidos. Use todos os seus sentidos quando estiver conversando com alguém ou apenas observando os outros. Esse é o modo derradeiro de ser completamente observador. Aqui vão algumas coisas que voce pode fazer:
- Use seus olhos para observar e sondar seus arredores e o comportamento das pessoas.
- Use os ouvidos para prestar atenção em todas as diversas vozes. Você tem que ser capaz de distinguir as vozes de uma barulheira.
- Use o toque para saber o humor das pessoas. Por exemplo, se você cumprimenta alguém e a mão dessa pessoa está suada, então ela pode estar nervosa.
- Use o nariz para detectar qualquer cheiro fora do comum, como uma mudança repentinha no odor da área.
-
Preste atenção no que não está sendo dito. O que uma pessoa diz é tão importante quanto o que ela não diz, então preste atenção no que está ausente assim como no que está presente. Por exemplo, se a sua amiga está sempre comentando quanto o namorado dela é maravilhoso e do nada ele não surge em uma conversa longa, então algo pode estar acontecendo. Se sua mãe estiver realmente animada com uma grande promoção no trabalho e depois vier para casa e só querer falar sobre a sua tarefa, então talvez as coisas não tenham ido bem.
- Muitas vezes as pessoas não querem mencionar as coisas ruins de suas vidas, ou as coisas que elas querem manter em particular. Seja observador para ver o que está faltando nas conversas.
-
Preste atenção na linguagem corporal. A linguagem corporal pode ser outro indicador importante do que alguém está realmente pensando e sentindo. Se uma pessoa estiver sentada com boa postura olhando para a frente ou como se ela estivesse pronta para algo importante, então provavelmente ela está de bom humor e pronta para o sucesso. Se alguém estiver curvado, com os ombros para a frente, mexendo as mãos sem parar ou olhando para o chão, talvez as coisas não tenham ido bem naquele dia para ele.
- No entanto, é claro, se é assim que a pessoa sempre está, então a linguagem corporal pode não significar muita coisa - mas se você perceber algo fora do comum, isso pode indicar uma mudança no humor ou nas emoções.
-
Preste atenção no que está à sua volta. Não preste atenção apenas nas pessoas; preste atenção em quantos carros estão no estacionamento junto com o seu, quais tipos de pássaros estão voando pela praia, quais frutas estão sendo vendidas nos mercados e se os preços subiram ou desceram desde a última vez. Mantenha seus olhos e ouvidos abertos a todo momento, e procure por qualquer coisa fora do comum, mesmo se estiver apenas caminhando pela rua.
- Você pode praticar prestar atenção nos seus arredores quando estiver sozinho, e então ficar muito mais consciente do que está à sua volta quando estiver conversando com as pessoas.
Publicidade
-
Faça uma aula de pintura. Aulas de pintura vão melhorar drasticamente suas habilidades de observação porque você tem que pintar o que estiver na sua frente, seja uma bela paisagem ou uma tigela de fruta. Você tem que entender iluminação, proporção e outros elementos essenciais que vão te ajudar a ver o que realmente está na sua frente e analisar isso também. Você não precisa ter um talento natural para fazer aulas de pintura. Mesmo que você não se torne um grande artista, suas habilidades de observação colherão os benefícios.
-
Passe um tempo observando as pessoas de longe. Fique em uma cafeteria ou em um parque, peça seu café e observe o que as pessoas estão fazendo. Preste atenção na linguagem corporal, humores, conversas e atos. Você pode olhar para elas em geral, ou procurar por coisas específicas - casais infelizes, mulheres que só pensam na carreira, melhores amigos, pessoas nervosas etc.isso vai te ajudar a aprimorar suas habilidades de observação e a se acostumar a observar as pessoas de longe.
- Apenas assegure-se de não parecer alguém suspeito. Não observe crianças em parques ou faça qualquer coisa que levante suspeitas. Tente ser discreto levando um livro ou algo para fazer enquanto observa.
-
Resolva quebra-cabeças. Quebra-cabeças te ajudam a prestar atenção nos mínimos detalhes e a ver que cada peça é levemente diferente e só pode caber em um lugar. Passar um tempo sozinho trabalhando em um quebra-cabeça pode afiar a sua mente e memória e também te ajudar a perceber a beleza nos detalhes de muitos objetos diferentes. Num nível mais amplo, isso pode te ajudar a ver que embora muitas pessoas à sua volta sejam parecidas, nenhuma é igual a outra, e que vale a pena notar as diferenças.
-
Medite. Meditar ajuda a desenvolver consciência da sua mente e corpo e vai te ajudar a apurar suas habilidades de observação também. Use de 10 a 15 minutos toda manhã e/ou noite, sente-se, certifique-se de que esteja confortável em um cômodo silencioso e ouça a respiração subindo e caindo do seu corpo. Concentre-se em relaxar uma parte do corpo de cada vez até você se encontrar em um estado de relaxamento verdadeiro e for capaz de perceber todas as coisas à sua volta com os olhos fechados.
-
Faça ioga. Ioga desenvolve a consciência e, portanto, as habilidades de observação. Fazer ioga faz com que acalme a mente, concentre-se no momento e seja consciente do que o seu corpo está fazendo e sentindo em todos os momentos possíveis. Praticar ioga por apenas alguns dias por semana vai te tornar uma pessoa mais calma, consciente e racional. Estar mais em controle da sua mente e do seu corpo vai te tornar mais observador porque você será capaz de se livrar de distrações mais facilmente.
- Fazer ioga, assim como meditar, exige prática. Não fique desanimado se você não conseguir entrar em transe de imediato.
-
Assista a um filme estrangeiro sem legendas. Se você sabe um pouco de uma língua estrangeira ou se estudou por um ano ou dois, tente assistir a um filme nessa língua sem ativar as legendas. Claro, você não vai entender todo o enredo, mas tente observar os personagens e ler a linguagem corporal e o humor deles, assim como as situações em que eles se encontram para pegar o contexto e tentar adivinhar o que está acontecendo.
- Se você quiser realmente saber como foi, assista ao filme novamente com as legendas e veja quantas coisas acertou.
- Isso vai te ajudar a se concentrar em mais do que apenas as palavras em qualquer situação.
-
Tome notas. Tomar notas não é apenas para aulas; você pode tomar notas em todos os lugares para te ajudar a melhorar seus poderes de observação. Se você toma notas durante a aula, tenha uma folha separada para escrever o que não vai cair na prova - anote o que as pessoas estão usando, qual o humor do professor nesse dia, se há pássaros perto da janela ou qual o humor geral da sala. Se você estiver em uma cafeteria, tome notas do que as outras pessoas estão lendo, comendo ou discutindo.
- Você pode ser sorrateiro. Você não precisa ficar olhando para as pessoas e escrevendo furiosamente em um pequeno bloco de notas. Escreva em um caderno maior e tenha uma apostila ou livro à mão para que as pessoas pensem que você está tomando notas de um livro.
-
Faça uma aula de dança. Fazer uma aula de dança vai melhorar seus poderes de observação porque você terá observar como o corpo do professor se move e imitar com seu próprio corpo. Isso não é fácil, e você terá que fazer sua cabeça funcionar, assim como o seu corpo. Você terá que isolar os movimentos e ver como eles acontecem para entender o que está acontecendo realmente. Imitar qualquer processo vai melhorar suas habilidades de observação, embora não seja fácil acertas os movimentos na primeira tentativa.
-
Treine sua mente. Faça enigmas lógicos, brinque de “Onde está Wally” e do jogo das diferenças. Faça uma conta no Luminosity.com e melhore a potência do seu cérebro. Esforce-se para manter seus sentidos afiados, perceber coisas novas e sempre perguntar se há um modo melhor de fazer alguma coisa.
- Usar apenas 15 minutos do seu dia para fazer matemática mentalmente pode te ajudar a se tornar mais observador - e mais compromissado em continuar a melhorar seus poderes de observação.
Publicidade
Dicas
- Tente observar as coisas diariamente, e torne isso um hábito, pois no começo você vai esquecer várias vezes de “observar” as coisas à sua volta. Se você fizer isso várias vezes, vai começar a observar as coisas involuntariamente.
- Nunca invada a privacidade de ninguém para espiá-los.
Publicidade
Avisos
- Não mostre aos outros que está observando, provavelmente isso vai afastá-los.
- Se estiver conversando com alguém, não fique encarando o tempo todo. Você pode observar a linguagem corporal da pessoa nas pausas da conversa.
- As pessoas podem pensar que você está as espiando ou seguindo.
Publicidade
Materiais Necessários
- Lápis
- Papel
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 56 572 vezes.
Publicidade