PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Gente refinada reúne certas qualidades: elegância, sutileza, tato nas interações sociais. Não se trata, dessa forma, de meramente bancar o aristocrata, mas antes de se empenhar em tratar os outros respeitosamente e sem perder o ar sofisticado. Pessoas assim tentam renunciar os maus hábitos: falar alto, fofocar, arrotar em público. Se quer ser assim, treine-se a projetar confiança, serenidade e graça por meio das suas palavras e ações.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Falando refinadamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Ninguém precisa virar uma lista ambulante de fatos estranhos ou citar o jornal de domingo de cabo a rabo para ser refinado. De fato, quando o assunto é refinamento, menos é mais. Exponha os seus pensamentos com concisão, clareza e sem ambiguidades. Não despeje uma enxurrada de informações para ostentar sua cultura. O melhor é afirmar as suas opiniões de modo sucinto e confiante — pois evidencia que você pode vencer as suas discussões sem apelar à tagarelice.
    • Do mesmo modo, não tente impressionar por meio de frases longas e elaboradas. A clareza e a concisão são sempre melhores.
    • Tampouco é necessário incorporar palavras raríssimas ao seu vocabulário. É importante fazer-se entender por todos.
  2. Você talvez já tenha reparado que não se vê gente sofisticada com pressa por aí, e a resposta é simples: elas administram o tempo de modo a conseguirem cumprir todas as obrigações. Não se apressam para o jantar, não falam rápido e nunca têm de revirar as bolsas desajeitadamente pois sabem o lugar de cada item. Sofisticar-se é, pois, adquirir modos confiantes e deliberados — o oposto de andar, falar e agir aos atropelos.
    • Em vez de enunciar frases aceleradas e repletas de "hum" e "tipo assim...", acostume-se a falar devagar — e só depois de ordenar bem a frase na mente, para não ter de recorrer a expressões sem significado.
  3. É claro que o refinamento não torna ninguém imune a irritações, mas quem é refinado mantém um véu plácido em público — não pronuncia obscenidades quando irritado e evita falar no calor da hora. De fato, nega-se a falar de sexo, daquilo que se faz no banheiro e de outros assuntos que talvez não sejam de bom-tom. Isso não é ser careta — mas, sim, sofisticado. Impropérios são um sinal de má-criação e têm de ser evitados a todo custo por quem queira demonstrar o oposto.
    • No caso de você praguejar durante um momento de fúria, apenas peça desculpas.
  4. É impossível ser refinado todo o tempo quando se está preso num corpo humano, tão propenso a trair quem o habita e a produzir sons constrangedores, apesar de cômicos. Deixar escapar um arroto ou flato é normal depois de uma refeição. O melhor remédio para isso é desculpar-se com os presentes — e não fingir que nada aconteceu. Por vezes, a única maneira de parecer refinado é engolir o orgulho.
    • Um simples "perdão" antes de prosseguir com a conversa já é o bastante.
  5. Ninguém espera de você um vocabulário digno do príncipe William, mas evitar as gírias é um bom começo. Abandone os coloquialismos como "cara", " " e "e aí?" para parecer alguém elegante e bem educado. Comece a reparar na frequência com que usa regionalismos e expressões da cultura pop, e tente evitá-los o máximo possível. O palavreado das pessoas distintas é atemporal e não se contamina pelas massas: elas têm amigos, não " besties "; tiram autorretratos, não " selfies ".
    • É compreensível, se todos à sua volta abusam de gírias, não querer usar um vocabulário impecável. Ainda assim, vale a pena abster-se delas o máximo que puder.
  6. Tudo o que possa parecer ofensivo a alguém corre o risco de levar a conversa por um péssimo rumo, ainda mais quando se está num círculo misto. Uma fala que agradaria o seu melhor amigo talvez não caia tão bem num grupo maior. Evite falar de sexo, partes do corpo, idas ao banheiro e, claro, qualquer afirmação política potencialmente ofensiva ou insensível. Melhor calar-se pelo medo de ofender do que ferir os sentimentos alheios por causa de uma piada que você julgava inocente. Gente refinada consegue discutir assuntos interessantes sem escandalizar ninguém.
    • Caso seja o seu interlocutor quem tenta impor um rumo desagradável à conversa, procure uma maneira educada de trazê-la de volta a um âmbito mais confortável.
  7. Alguém sofisticado dificilmente se verá obrigado a pedir desculpas porque, ao fazer um comentário mal pensado, acabou soando insensível ou ofensivo. Isso porque ele não despeja a primeira coisa que lhe vem à mente: antes de abrir a boca, pergunta-se de que modo o comentário poderia ser recebido e como expô-lo com toda a clareza. O refinamento também tem a ver com levar o tempo necessário para "refinar" o argumento até que ele possa se expressar com máxima elegância e graça.
    • Antes de dizer algo, olhe o seu interlocutor e imagine se o comentário que você está prestes a fazer poderia irritá-lo. Se estiver num grupo, pergunte-se se não está prestes a dizer algo que seria melhor reservar para a esfera privada.
  8. Não há a necessidade de fazer elogios falsos apenas para parecer refinado, mas é seu dever fazer com que gente especial se sinta especial. Dominar a arte do elogio é difícil, mas, quando você aprender a enfatizar os bons atributos de alguém sem passar dos limites, estará um passo mais próximo de consolidar a sua reputação de pessoa requintada: alguém tão detalhista que percebe quando uma amiga comprou um novo par de calçados ou de brincos — e oferece um elogio à altura.
    • O refinamento deve transparecer também nas palavras que compõem o seu elogio. Diga "Este é o cachecol mais primoroso que já vi" em vez de "Uau, que cachecol legal!".
  9. Escolher as palavras cuidadosamente já é o bastante para ter a certeza de que você será ouvido. Em contrapartida, ser ouvido pelas pessoas do outro lado do restaurante é não só um sinal de má educação como de falta de respeito. Module a voz ao conversar. Espere o seu par escolher prestar atenção a você em vez de falar tão alto que ele não tenha alternativa senão escutá-lo.
    • Tampouco interrompa os seus pares. Espere a sua vez de falar se quiser mesmo parecer refinado.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Agindo refinadamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Ter opinião própria é um dos sinais de refinamento — e conseguir guardá-la para si quando ela lança uma luz depreciativa sobre outrem também o é. Eleve-se acima do falatório sobre a vida alheia, não comece boatos e nem se intrometa na vida romântica de colegas de trabalho ou estudo. Ser fofoqueiro é incompatível com uma imagem respeitável. Antes disso, as pessoas o verão como imaturo e pouco sofisticado. Quando o assunto for alguém que não está presente, escolha palavras elogiosas.
    • Pratique a política de "falar bem pelas costas". Seja lisonjeiro com as pessoas que não estiverem presentes para se defender, e elas eventualmente saberão o que você pensa delas.
  2. O dom da sofisticação tem a ver com não comprar brigas à toa e não criar caso com quem tenha ideias opostas às suas. Você não precisa rebaixar os outros e nem afetar superioridade para expressar suas opiniões satisfatoriamente. Caso as suas crenças sejam questionadas por alguém, defenda-as educadamente, sem recorrer a xingamentos. É fácil conviver com uma pessoa sofisticada. Ela é pacífica e tende a nadar com a corrente — não é facilmente perturbada nem dada a conflitos.
    • Se dois amigos seus pedirem que você resolva um impasse — entre um que acredita, digamos, que determinada citação vem da Bíblia e outro que a atribui a Shakespeare —, a melhor saída é não se atrever a responder, mesmo que saiba a resposta. Não é preciso inflamar o conflito.
    • Quando alguém disser que suas opiniões não valem nada, simplesmente ignore. Opte pelo caminho mais honrado e abandone a conversa em vez de tentar demonstrar que o interlocutor está errado.
  3. A sofisticação costuma ser uma qualidade de gente sábia e interessante, atributos que não precisam ser ostentados para se dar a conhecer. Memorizar todos os filmes do Godard ou aprender oito idiomas dá muito trabalho, mas nem por isso você precisa anunciar isso por aí. O melhor é esperar os seus assuntos de interesse surgirem naturalmente em suas interações para surpreender as pessoas com o seu domínio sobre eles, e não com a sua vaidade. E ao falar de um assunto que domina, evite assumir uma postura de especialista — limite-se a fazer menções descontraídas e amigáveis.
    • Dedique-se mais a elogiar as conquistas alheias do que a ostentar as suas próprias.
    • Se tem muitas conquistas, as pessoas vão saber delas hora ou outra. E quando elas forem mencionadas pelos outros, seja modesto em vez de botar banca.
  4. Manter o refinamento é mais fácil convivendo com gente que o estimule. Busque companhias com quem seja possível discutir política, enologia, turismo, outras culturas, cinema estrangeiro, eventos culturais e outros tópicos interessantes. No que contribui estar com gente que não pode manter uma conversa, que ouve só o que toca no rádio e cuja noção de cultura termina na novela das nove? É bom firmar amizades com pessoas estimulantes, que nos incentivem a ser melhor do que somos.
    • Não tem nada de refinado em descartar pessoas da sua vida porque acha que pega mal andar com elas. Apenas avalie a sua vida social e reconsidere a amizade com gente vulgar, que goste de matar aulas ou de se divertir às suas custas.
  5. Se o interesse em política, esportes, gastronomia, vinhos e tantos outros assuntos transborda refinamento, usá-lo para aporrinhar os seus amigos a noite toda faz de você apenas uma péssima companhia. Do mesmo modo, evite ser egocêntrico e falar de si. Prefira falar de outras pessoas e sobre temas atuais interessantes. Tampouco é refinado ficar com a palavra 90% do tempo, não importa o quanto ache que é interessante.
    • Ao notar que está falando demais, mude de abordagem e faça aos seus pares algumas perguntas leves — o que fizeram no fim de semana, para qual time torcem etc.
  6. Esse é um sinal inequívoco de refinamento. Coma de boca fechada, não xingue, espere a vez de falar, segure a porta e puxe a cadeira para os outros, e procure um comportamento exemplar de modo geral. Seja sensível às necessidades alheias e procure fazer com que todas as pessoas — desde os seus convivas até os garçons — se sintam bem. Pergunte a cada pessoa se ela está bem, respeite o seu espaço e evite gafes.
    • Seja cortês. Cumprimente os outros com educação, apresente-se apropriadamente ao se juntar a uma conversa com desconhecidos, evite grosserias desnecessárias — inclusive com quem seja merecedor delas.
  7. Não é preciso ser fluente em 17 idiomas para atingir a erudição — já ajuda conhecer uma coisa ou outra de culturas estrangeiras, pronunciar " foie gras " corretamente em restaurantes franceses, saber que tirar os sapatos é boa etiqueta em certos países... Não se vira erudito da noite para o dia, mas você pode agarrar toda oportunidade que tiver de conhecer os costumes, os filmes e a gastronomia de outros países e, acima de tudo, abandonar a opinião de que os costumes do seu país é que estão corretos.
    • Compareça aos eventos culturais, teatros e exibições de museus da sua região.
    • Leia, leia, leia. Informe-se sobre tudo, desde filosofia antiga a poesia contemporânea. Gente refinada é versada nos mais variados assuntos.
  8. Uma pessoa sofisticada age com sensibilidade. Conhece a importância de escolher bem as próprias palavras e o momento mais oportuno para enunciá-las. Nunca passa dos limites e nem afeta amizade com quem não conhece bem. Esquiva-se com graça de comentários maldosos e é sempre discreta, quando pede a ocasião. Elegantíssima, ela nunca humilha ninguém em público.
    • Averigue o senso de humor de alguém antes de tentar fazer piadas.
    • Não fale de quanto dinheiro você ganha e nem pergunte isso a outrem, o que é grosseiro e nada cuidadoso.
    • Quando alguém tem uma sujeira nos dentes, por exemplo, uma pessoa de tato tenta avisá-lo em particular.
    • Gente de tato sabe que há uma hora certa para tudo. Por mais que você esteja impaciente para anunciar a sua gravidez, evite fazê-lo no meio da comemoração do noivado da sua amiga.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Parecendo requintado

PDF download Baixe em PDF
  1. O cuidado com os trajes vem da noção de que a aura de refinamento é em parte sustentada pela aparência. O refinado prioriza roupas lisonjeiras, compatíveis com a estação do ano, algo recatadas e que fiquem bonitas em conjunto. Veste a bainha da camisa por dentro das calças, não é visto com roupas manchadas nem inadequadas ao clima. Dá preferência a cores sutis — cinzas, marrons e azuis — e a peças que não atrairiam as atenções para si.
    • Apesar disso, é alguém mais elegante que a maioria. Os homens usam ternos e trajes casuais mesmo em situações descontraídas; as mulheres, saltos e vestidos complementados com belas joias.
    • Nenhuma roupa precisa ser cara para parecer elegante. Basta que tenha bom caimento, esteja bem passada e fique em harmonia com as demais peças.
    • Tampouco o refinamento das joias e acessórios é proporcional ao brilho. De fato, um par discreto de brincos de prata vai cair melhor do que penduricalhos cintilantes.
    • Convém evitar camisetas estampadas e qualquer coisa que se pretenda "cômica".
  2. Ser refinado é pentear o cabelo sem pressa e nunca aparecer desgrenhado em público. Entre os homens, é estar sempre de barba feita ou bem aparada. A impecabilidade, a limpeza, assim como o tempo e o empenho investidos na boa aparência são as primeiras coisas que se notam a seu respeito. Se você quer ser assim, vai ter de investir o mesmo tempo se arrumando para estar sempre apresentável.
    • Habitue-se a ter um pente consigo para os casos de necessidade.
    • Mulheres podem maquiar-se sutilmente, mas sempre evitando exageros, que acabam com o ar de refinamento. Um pouco de batom, rímel e sombra de olho clara já são suficientes.
  3. Tome banho diariamente e lave o cabelo com a mesma frequência (ou pelo menos uma vez a cada dois dias), use desodorante (se gostar) e um pouco de colônia ou perfume bem sutis, se deseja ter um cheiro próprio. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia e confira se está limpo e cheirando bem antes de sair de casa. Vai ser difícil transparecer requinte com o cabelo oleoso e o desodorante vencido. O esmero com a higiene é tão importante quanto com o estilo.
  4. Elas param eretas, e sua boa postura nota-se mesmo quando sentadas — posição na qual deixam os dedos entrelaçados sobre o colo. Jamais apoiam os cotovelos na mesa durante as refeições. Não arqueiam as costas, não ficam inquietas e não cutucam o nariz em público. Em geral, tratam o próprio corpo com o respeito que dispensariam a qualquer pessoa. O que um indivíduo refinado revela por meio da linguagem corporal, em suma, é comedimento e um profundo respeito por si mesmo.
    • Não se sente de pernas abertas, o que é vulgar.
    • Não se coce em público. Quando sentir um comichão, é melhor coçá-lo no banheiro.
    • Converse a uma distância respeitável do interlocutor, pois falar de perto é grosseiro.
  5. No imaginário popular, o homem refinado é um esnobe que prefere empinar o nariz até o céu a dirigir um olhar ou sorriso a alguém — mas a verdadeira marca do refinamento é saber que todo mundo merece respeito. O contato visual e o sorriso ao abordar alguém são uma cortesia, demonstram que você reconhece nele um indivíduo digno do seu tempo. Ademais, o olho no olho exprime atenção, o que é muito respeitoso e refinado.
    • Não desvie o olhar para checar o telefone ou mandar mensagens, o que expressa negligência.
  6. Seja respeitoso a quem quer que interaja com você. Não tenha preguiça de levantar para apertar a mão de um recém-conhecido e apresentar-se pelo nome. Mesmo que se trate de alguém que você já conhece, diz a etiqueta que se deve levantar para cumprimentá-la. Acenar com a mão e balbuciar um "oi" é um desrespeito aos seus convivas e vai contra o que se entende por refinamento.
    • É educado repetir o nome de alguém que você conheceu agora. Faça-o com naturalidade: "Que ótimo poder conhecê-lo afinal, João!"
    Publicidade

Dicas

  • Não pareça mal-humorado, mas vivaz.
  • Não é realista tentar manter a máscara "refinada" 24 horas por dia com familiares e amigos. Aja assim em certas ocasiões. Com pessoas íntimas é possível ser descontraído sem sacrificar a boa educação. Assim, o seu ar refinado não parecerá afetado, mas apenas um modo de guardar o devido respeito para com as pessoas que você não conhece bem. Em vez de o acharem um farsante, elas ficarão intrigadas para conhecer melhor o seu "eu" atrás da máscara.
Publicidade

Avisos

  • Se você pesar a mão, acabará isolado. Esse modo de agir rende muita admiração, mas, raramente, verdadeiras amizades.
  • Alguém talvez o acuse de arrogância, mas isso não passa de inveja.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 587 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade