Na cultura popular japonesa, principalmente nos animes e mangás, existe a figura do tsundere (pronunciado tsun-dê-rê ), que é alguém (geralmente uma personagem feminina), que age como se não ligasse para os outros, mas que na verdade esconde um lado mais doce, bondoso e protetivo. A "maldade" do tsundere pode se manifestar através de um egoísmo indiferente, ou até de um comportamento violento e estourado. Na cultura japonesa, o tsundere pode ser tanto um homem como uma mulher, e essa característica chega a ser desejável. Se quiser aprender a se comportar como tsundere, fique de olho nas dicas a seguir!
Passos
Ter uma aparência tsundere é opcional, mas muitos deles, especialmente as meninas, se vestem de um jeito diferenciado.
-
Vista roupas caras. Os tsunderes costumam ser mimados ou ricos, e a maioria gosta de um visual mais “mauricinho”. Ainda que não exista um "código de vestimenta" tsundere, por assim dizer, o look ideal seria algo que pareça caro e elegante, como um suéter e um jeans clássico, ou um vestido bonitinho. Dê uma olhada por aí para encontrar roupas que se encaixem no estereótipo tsundere.
- Alguns tsunderes, especialmente as meninas, têm um estilo mais masculinizado. Não é preciso comprar roupas supercaras para incorporar essa personalidade, já que muitos deles se vestem normalmente.
-
Cuide dos cabelos. Pare e pense: você já viu um tsundere com um cabelo mais ou menos? Aprender a cuidar dos fios é muito importante se quiser assumir essa personalidade. Cabelos oleosos e cheios de nó só deixarão você com cara de otaku fanático.
- As meninas tsundere costumam ter cabelos longos e, às vezes, presos em "maria-chiquinhas". Você não precisa disso para ser tsundere, mas é um toque bem legal.
-
Se quiser, inspire-se em outro tsundere. Se gosta bastante de algum em específico, preste atenção em suas roupas e estilo, e tente imitá-lo. A ideia não é copiar totalmente o personagem, você não é sombra dele, mas muitos tsunderes têm um estilo particular, e você pode usá-lo como inspiração, ou até criar um original.
-
Se gostar de usar saias ou shorts curtos, fique de olho na zettai ryouiki . É muito comum que as meninas tsundere usem meias 7/8 com minissaias e shortinhos e, no Japão, isso é conhecido como zettai ryouiki . Existem vários níveis de zettai ryouiki, e as tsunderes costumam ficar com o A e o B (usando meias que passam do joelho e minissaias ou shorts) na maioria das vezes. Se quiser levar o look tsundere a sério, lembre-se da zettai ryouiki na hora de se vestir.
- A Zettai ryouiki costuma ter um apelo bastante sexual, então se você não se sentir confortável, não a use. Você não precisa se sentir incômodo apenas para se adequar ao estilo tsundere.
-
Faça com que seu uniforme fique bem em você . É comum que, no quesito moda, os animes se concentrem no estilo colegial, então muitos tsunderes usam uniformes escolares. Se sua escola tiver um, faça o que ele fique melhor em você, seja fazendo pregas, dobrando mangas, colocando a camisa para dentro da calça ou procurando roupas parecidas para que vistam da melhor forma possível.
- Se sua escola não tiver uniforme, use uma roupa similar. Além de deixar seu look ainda mais tsundere, assim você fica mais elegante do que se apostar apenas em uma calça jeans e camiseta básica.
-
Se quiser, ande sempre com um item que seja sua marca registrada. Alguns tsunderes (não todos) têm sempre uma peça-chave, que pode ser algo pequeno, como um livro, chaveiro de celular, ou joia, ou algo maior, impossível de passar despercebido, e normalmente bem fofinho. Se quiser imitar esse traço, pense em alguma coisa que represente sua personalidade e leve-a com você para todos os lados.
- Nunca use armas! Ainda que queira usar uma katana de madeira, como o Taiga Aisaka de Toradora! , carregar armas por aí pode trazer problemas, especialmente na escola. O melhor é escolher coisas que não sejam consideradas perigosas.
Publicidade
-
Quando em público, seja pavio-curto. É claro que não é para arrumar confusão com as autoridades, para não se meter em problemas. A ideia é ser um pouquinho agressivo, com uma atitude de "não mexa comigo". Não seja arrogante, mas aja como se todas as outras pessoas, exceto seus amigos, fossem inferiores a você.
- Não seja grosso com desconhecidos. Não vá chamar alguém de idiota só por pedir informações a você na rua. Se for um estranho, ou apenas um conhecido, seja educado, porém distante.
- As formas mais comuns de demonstrar esse temperamento é sendo sarcástico e grosso de forma velada.
-
Seja ainda mais grosso com seu crush. É muito comum que os tsunderes, numa tentativa de esconder seus sentimentos por alguém, acabem tratando essa pessoa de maneira ainda pior. Eles podem se fazer de difíceis , e ter relacionamentos de amor e ódio, com muitos términos e reconciliações. Para agir como tsundere, faça o mesmo! Seja bruto com seu crush (mas não exagere, para que ele não pegue raiva de você), e oscile entre o amor e o ódio. Essa é uma característica clássica entre os tsunderes.
- Se seu crush gosta de outra pessoa, ou já tem namorado, seja ainda mais grosso com ele. Insultá-la sutilmente é uma ótima maneira de dar uma mostra de seus sentimentos, sem revelá-los abertamente. Mas lembre-se de que o tiro pode sair pela culatra caso seu crush descubra que você tem sido cruel com a pessoa que ele gosta.
- Se seus amigos perguntarem se gosta daquela pessoa, repreenda-os, dizendo algo como: “Idiota! Até parece que eu vou gostar do fulano!”.
-
Mostre um lado mais amigável em privado. Seja com os amigos ou com o crush, quando vocês estiverem a sós, baixe a guarda e demonstre um lado mais doce e gentil. Não é para deixar a atitude anterior totalmente de lado, apenas diminuindo um pouco a intensidade. Deixe seu lado mais fofo, esse lado seu que eles querem ver, à mostra. Nesses momentos, seja bem legal, e eles vão querer vê-lo ainda mais vezes.
- Se seus amigos ou seu crush são muito sensíveis e não gostam desse seu lado mais frio, use esses momentos mais intimistas para se desculpar com eles. Seja bem claro, mostrando que embora goste muito deles, você tem um jeito diferente de expressar seus sentimentos. Deixe-os saber como você se sente, mas de forma sutil (ou até mesmo de maneira evasiva).
-
Tenha uma atitude passivo-agressiva com tudo. Os tsunderes são conhecidos por sua abordagem irritável em todas as situações, seja com algo pequeno ou grande. Ter uma atitude passivo-agressiva e tratar todas as coisas como se não passassem de um pequeno aborrecimento é uma ótima forma de agir como tsundere. Para isso, aposte nos elogios de duplo sentido e comentários irritados.
- Exemplos de comentários passivo-agressivos são: "Até parece que eu [ligo/gosto/penso] em você...", "Eu não fiz isso por você! Foi porque eu queria! , "Idiota!", e "Não é isso !".
- Se der um presente a alguém, faço um comentário como "Eu acho que sou "obrigado" a lhe dar algo... Mas talvez você mereça mesmo".
-
Esconda suas emoções na presença de desconhecidos. Se estiver mal por alguma coisa, aja como se fosse apenas raiva ou frustração, ou mostre indiferença, com uma atitude de “não estou nem aí”. Diga que foi culpa de outra pessoa, com comentários do tipo "Aquele professor é um idiota ", e nunca converse sobre seus sentimentos com estranhos. Lembre-se que os tsunderes estão sempre escondidos atrás de uma fachada de aspereza, então não fale da sua vida para estranhos, tratando-a como um livro aberto.
- Claro que não tem problema nenhum em ter emoções: você pode se sentir como quiser. O que acontece é que os tsunderes não costumam mostrar esse lado mais vulnerável e emocional a estranhos. Se precisar chorar, vá até um amigo em que confie muito.
- Pelo bem de sua saúde emocional, evite culpar outras pessoas de verdade por seus problemas, e se recusar a falar sobre suas emoções. Se você sabe que fez algo que não devia, assuma a responsabilidade, e desabafe com alguém de sua confiança.
-
Mude de atitude com o tempo. Lembre-se: se um tsundere não fica mais legal com o tempo, ele não passa de um babaca. Essas pessoas realmente valorizam aqueles que consideram merecedores do seu tempo, então seja legal com quem passa mais tempo com você, como seus amigos, ou seu crush. Assim, você demonstra que se preocupa com eles, e que seu jeito não passa de uma armadura, um mecanismo de defesa.
-
Se alguém irritar você, reaja . Quando os tsunderes são provocados, eles realmente mordem a isca, dando o troco sem deixar barato. Se alguém esbarrar em você, fique bravo e mande um "Ei, olhe para a frente , idiota". E, se alguém for grosso, ou praticar bullying com você, tenha uma reação intensa , como um bom tsundere, levando sua atitude irritada a um nível mais alto.
- Nunca bata em ninguém. Os tapas e socos comuns nos mangás e animes acabariam levando você para a delegacia. Um tapinha de leve no antebraço às vezes pode ser tolerado, desde que a outra pessoa não se importe, claro.
-
Não leve a atitude tsundere longe demais. A ideia não é ser verbalmente abusivo com ninguém. Lembre-se de que os tsunderes não têm a intenção de magoar as pessoas, eles apenas querem passar uma impressão de "eu não preciso de ninguém, posso me virar sozinho". Nunca pratique bullying, nem ataque verbalmente outras pessoas, especialmente sem motivo. Se fizer isso, acabará afastando todo mundo de você.
- Nunca ataque o ponto fraco de alguém intencionalmente. Se sabe que um amigo, ou seu crush, tem problemas de socialização e não lida bem com isso, não zombe as habilidades sociais dele. Isso pode afetar muito a autoestima da pessoa, podendo até mesmo afastá-la de você. Afinal de contas, quem quer ser amigo de um bully?
-
Se for longe demais, recue. Um fato que quase nunca é levado em conta é que os tsunderes podem causar sofrimento emocional às vezes, ou passar dos limites, atacando o ponto fraco dos outros. Diferente do que acontece nos animes e mangás, na vida real as pessoas não deixarão barato se você as magoar. Se isso acontecer, peça desculpas na hora, e fique na sua. Nessas situações, todas as atenções se voltarão em sua direção, e você não quer acabar sem amigos. Os tsunderes são capazes de reconhecer seus erros e de serem pessoas bacanas, também. Afinal, ser tsundere tem tudo a ver com revelar aos outros o seu lado mais gentil.Publicidade
Dicas
- Se quiser conhecer mais sobre esse complexo, assista animes como Toradora!, Hayate no Gotoku, Sugar Sugar Rune (tanto os personagens masculino, quanto feminino são tsunderes), e o clássico Kaichou wa Maid-Sama. Se quiser um exemplo masculino, veja Nagi no Asukara.
- Seja você mesmo. O que deixa o complexo de tsundere tão atraente é a dificuldade de se aproximar deles e a recompensa emocional de conseguir seu respeito e afeto.
- Seja forte e confiante, pois você não precisa de mais ninguém para ser feliz. A ideia é essa: você é uma pessoa grosseira e cheia de atitude, e é assim que você gosta de ser.
- Seja legal com seus amigos, mas mande que se calem caso digam algo estúpido ou façam uma piada inapropriada. Procure ficar vermelho, fazer caras e bocas e fechar as mãos em punhos.
- Não seja muito radical. Não vá bater em alguém só porque essa pessoa esbarrou em você, ou qualquer coisa assim.
- Embora dizer "baka" em vez de idiota, imbecil, ou qualquer outro sinônimo possa parecer uma boa ideia, esqueça. A maioria das pessoas achará apenas que você é imaturo, e que não passa de um weeaboo, ou se irritarão e acabarão o ignorando. Isso, em hipótese alguma, será levado a sério.
- Lembre-se de cuidar do cabelo e da pele. Ainda que isso possa parecer estranho, pode ser de grande ajuda a longo prazo. Não se esqueça de que os tsunderes têm a pele e as madeixas sempre impecáveis, então procure usar um desses tratamentos faciais de dez passos, além de um shampoo e condicionador com propriedades específicas para seu tipo e cabelo.
Avisos
- Dizer "baka" em vez de "idiota" pode parecer bonitinho, mas, para os outros, demonstra apenas que você é obcecado por animes (o que não costuma ser bem visto).
- Não passe dos limites. A maioria dos tsunderes tem amigos, e a ideia não é afastar as pessoas de você.
- Ser tsundere não tem a ver com ser ruim ou grosso com os outros. Se, por um lado, eles são pessoas extremamente competitivas, por outro também são superbacanas, e querem se dar bem com os outros. Um tsundere não deve ser confundido com uma pessoa tímida, arrogante, nem com traços de psicopatia .