Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ser uma boa esposa não é fácil, mesmo se você tiver um marido quase perfeito. Você tem que saber se comunicar de maneira eficaz, manter a paixão acesa e ser a melhor amiga do seu marido enquanto mantém sua própria identidade. Se quiser saber como fazer isso, siga estes passos.
Passos
-
Atenda às necessidades do seu marido, sem abrir mão das suas. Se ele precisa de mais sexo, então abra sua mente para as possibilidades. Se ele precisa de mais tempo para os amigos, ou para fazer seu hobby, não seja possessiva. Ele ficará mais feliz, e ficará grato pelo seu respeito. Você deve atender as necessidades dele, ou pelo menos algumas delas, sem fazer nada que seja desconfortável para você.
- Se ele quiser mais sexo, experimente! Se não quiser, pense no que há por trás disso.
- Se ele estiver sentindo falta do tempo com os amigos, deixe ele ter uma noite com os amigos dele e saia para ter uma noite com suas amigas.
- Se ele quiser tempo para hobbies, deixe. Ele crescerá enquanto pessoa por ficar esse tempo sozinho e isso vai beneficiar o relacionamento.
-
Seja a melhor amiga do seu marido. Crie uma verdadeira intimidade e uma aceitação incondicional. Demonstre a vontade de ser vulnerável e esteja confiante de que seu relacionamento pode lidar com conflitos. Aproveite suas histórias em comum e suas piadas internas. Envie para ele artigos que ele achará interessante, ou apenas fique ali sentada ao lado dele, em silêncio. Até mesmo seu silêncio dirá coisas quando o casamento é fortalecido pela verdadeira amizade.
- Embora devam manter outras amizades significativas para que sua vida esteja cheia de amor e risadas, no fim das contas, o seu marido deve ser a pessoa com a qual você deve contar.
- Tente ser a pessoa com a qual seu marido mais se diverte, em vez do melhor amigo dele, ou tio favorito. Você deve ser a escolha número 1 dele, quer ele precise de uma boa risada, ou de um bom choro.
-
Criem sonhos compartilhados. Jamais percam de vista os sonhos que compartilham. Quer eles incluam passar o resto das suas vidas em um clima tropical, ou fazer uma viagem para o exterior em seu aniversário de 20 anos de casados, corram atrás dos seus sonhos, falem sobre eles e tomem medidas para que eles aconteçam. Se os seus sonhos e os do seu marido não forem similares, vocês estarão criando um buraco conforme ambos se movem para mais e mais longe dos seus objetivos, ou se um dos dois não conseguir o que quer. [1] X Fonte de pesquisa
- É saudável ter os próprios sonhos, além dos sonhos com seu marido, mas eles não devem entrar completamente em conflito.
- Mesmo que seus sonhos compartilhados sejam altos, vocês ainda precisam falar sobre eles para manterem a paixão acesa.
-
Mantenha sua própria identidade. É importante ter uma vida divertida e interessante. Se seu marido a deixasse amanhã, você ainda teria seus próprios amigos que vê pelo menos uma vez, teria seus hobbies ou esportes que pratica? Se não, seu marido sempre estará trabalhando para preencher um vazio que ele não pode preencher e se sentirá inadequado. Quando está realizada como indivíduo, você tem muito mais para trazer para o relacionamento. Você será uma companhia muito melhor se você puder fazer uso dos seus próprios interesses, experiências e visões.
- Se o marido achar que ele é a única coisa boa acontecendo em sua vida, ele está fadado a se sentir preso.
- Continue a fazer seus hobbies ou correr atrás dos seus interesses que significavam para você antes do relacionamento. Embora você possa talvez não conseguir mantê-los por completo, ou em parte, você deve reservar espaço para aqueles que realmente significam algo para você.
-
Trabalhem juntos para gerenciarem o estresse. Homens e mulheres lidam com o estresse todos os dias, o dia todo. Façam o que puderem para ajudarem um ao outro a lidar com o estresse da vida diária. Vocês devem podem lidar com seus próprios estresses para tirar um pouco da pressão do casamento. Se um de vocês está cronicamente estressado e o outro não entender o porquê, vocês terão um problema.
- Ajude seu marido a lidar com o estresse falando com ele sobre isso e tratando-o com ainda mais carinho quando ele tiver tido um dia pesado, em vez de fazê-lo se sentir pior por ficar com raiva que ele esteja cansado, ou isolado.
- Quando estiver estressada, fale ao seu marido como está se sentindo, para que ele possa dar um jeito na casa e ajudá-la.
Publicidade
-
Expresse de maneira eficaz os seus sentimentos e necessidades. Seu marido não é vidente. Se quiser algo, peça. Se algo estiver errado, fale. Não deixe dicas, ou ache que ele "vai descobrir", ou você nunca vai conseguir fazer nada. Se quiser ser capaz de expressar seus sentimentos, você deve ser capaz de falar num tom positivo e de ouvir o que seu marido tem a dizer, em vez de ficar acusando. Eis algumas formas de fazer isso:
- Envie "mensagens do eu". Em vez de acusá-lo de não estar atendendo suas necessidades, concentre a conversa em si mesma. Por exemplo, diga a ele, "Eu me sinto ignorada quando eu só o vejo depois das 18h30 todos os dias."
- Ouça o que ele tem a dizer. Quando ele disser algo, repita o que ouviu para que ele saiba que é compreendido. Por exemplo, "Eu ouvi você dizer que está preocupado financeiramente e é por isso que tem trabalhado até tarde."
- Evite transmitir julgamento. Deixe ele terminar de dizer o que está dizendo antes de responder. Depois que ele parar de falar, ofereça uma solução. Por exemplo, diga, "Eu estou disposta a viver no aperto se isso significa eu posso vê-lo com mais frequência."
-
Escolha suas batalhas. Alguns problemas valem a pena lutar, e alguns não. Se passa todo o tempo enchendo o saco do seu marido com probleminhas que nem mesmo importam, então ele não vai ouvi-la quando problemas maiores surgirem.
- As críticas podem destruir um relacionamento. Contanto que os pratos estejam limpos e inteiros, por exemplo, não fique reclamando com seu marido sobre como colocar os pratos na lava-louças "da forma correta". Deixe ele fazer as coisas do jeito dele. Não se apegue as coisas pequenas.
- Evite criticar seu marido sem fazer isso de maneira construtiva. Lembre-se de tentar se acalmar e ser racional, já que as emoções fortes podem transformar facilmente uma conversa em discussão. Se criticar cada coisinha que ele faz, ele vai acabar deixando de prestar atenção em você.
- Você deve elogiar seu marido pelas coisas certas que ele faz, muito mais do que reclama pelas coisas erradas. Isso fará com que ele fique mais aberto a ouvi-la e muito mais feliz de estar perto de você.
-
Seja compreensiva quando discutir. Lute corretamente. Não deixe que a raiva tome conta de você, porque isso pode fazê-la falar coisas das quais se arrependerá depois. Mesmo quando não concordar, é preciso respeitar a opinião e o ponto de vista dele. Para ser uma boa esposa, você precisa entender que pode nem vão concordar em certos assuntos. Nenhum casal tem um conjunto idêntico de princípios morais e crenças, o que significa que ambos terão de aprender a lidar com as ocasiões em que não podem acertar suas opiniões.
- Fale com ele na hora correta. Não saia lançando seus problemas a qualquer momento. Evite discutir os problemas antes do jantar, quando estiverem cuidando das finanças ou concentrados em situações estressantes, como resolvendo um problema no carro. E nunca, nunca comece uma discussão na frente dos seus filhos. [2] X Fonte de pesquisa
- Quando estiver errada, admita. Você precisa aprender a responder às discussões e a ser racional, para que você possa reconhecer e se desculpar quando tiver dado um passo em falso.
-
Fale com seu marido, não sobre ele. Jamais fale com seus amigos ou familiares e diga coisas negativas sobre seu marido se não comunicar a ele primeiro. Falar pelas costas é desleal. Quando você casa, a sua lealdade tem que ser primeiro do seu marido, não da sua família de nascimento ou grupo social.
- Reclamar sobre o seu marido para seus amigos e familiares não resolverá nenhum dos seus problemas, além de fazer com que as pessoas vejam seu relacionamento negativamente.
- Seus amigos e familiares podem achar que sabem o que é melhor para você, mas eles não conhecem seu relacionamento tão bem quanto você e podem, sem querer, dar maus conselhos.
Publicidade
-
Tenha expectativas realistas. Nenhum dos dois é perfeito e as expectativas não atendidas costumam frustrar a todos. Se suas expectativas forem muito altas ou realmente irreais, então você precisa definir padrões que sejam alcançáveis. Por exemplo, é injusto esperar ter coisas caras e ter o amor da sua vida ao seu lado para compartilhar todas as refeições. Se você quiser mais um tempo com ele, então esteja preparada para realizar esse desejo pagando um determinado preço.
- Lembre-se de que não há relacionamento perfeito. Se espera se dar bem com seu marido e está feliz 100% do tempo, isso não vai funcionar para você.
- Tenha expectativas financeiras realistas também. Talvez você e seu marido não estejam tão bem financeiramente quanto você esperava que estivessem cinco ou dez anos atrás - isso é perfeitamente normal. Trabalhe para apreciar o que você tem, em vez de esperar por mais.
-
Não tente mudar seu marido. Aceite-o como é e diga que jamais iria querer que ele mudasse nada por você. Ele tem muito a oferecer se der o espaço para que ele seja quem é. Ele é uma pessoa em desenvolvimento, assim como você. Ame-o do jeito que é, e ele a amará incondicionalmente em troca.
- Aceite que vocês não são a mesma pessoa. Ele nem sempre verá o mundo da maneira que você, e isso é uma coisa boa. Estar com alguém que não é exatamente como você, deixará seu relacionamento mais divertido.
- Há uma diferença entre pedir para seu marido limpar mais a casa e fazê-lo virar um fanático em caminhadas quando ele na verdade odeia o ar livre. Você pode pedir a ele para melhorar em diferentes áreas, mas não pode forçá-lo a gostar de todas as coisas que você.
-
Lide com as mudanças. Vocês passarão por crises juntos, desde a perda de um emprego, até a morte de um parente. Vocês podem sofrer com dificuldades financeiras, ou podem acabar se vendo inesperadamente ricos e sem saber o que fazer. Seu casamento pode sobreviver às mudanças se estiverem dispostos a se manterem comunicativos e serem flexíveis. Eis algumas coisas para ter em mente para aceitar as mudanças:
- Lembre-se de que qualquer que seja a mudança que acontecer, vocês estarão lidando com ela como uma equipe, não como pessoas em lados opostos em uma batalha. Lidar com as mudanças juntos as tornam muito mais gerenciáveis.
- Lide com as mudanças na vida amorosa. Embora você e seu marido possam ainda estarem se amando apaixonadamente, não fique frustrada se ele não quiser fazer amor todas as noites, ou beijá-la 20 vezes por dia como fazia quando eram recém-casados. Você ainda pode manter a chama acesa sem querer que seja exatamente da mesma maneira que foi quando se casaram.
- Lide com as mudanças em seus corpos. Embora possam dar duro para se manterem em boa forma e comerem de maneira saudável, você tem que aceitar não estarão tão esbeltos aos 50 anos se comparados aos 25 anos. Não há problema nisso!
-
Aceite o fato de que ter filhos muda um relacionamento. O relacionamento de vocês sem dúvidas mudará e evoluirá assim que adicionar filhos à equação. Isso não significa que mudará para a pior, mas que passarão muito mais tempo livre se concentrando nos pequenos, em vez de um no outro. Aceite que isso mudará seu relacionamento e trabalhe para fazê-lo funcionar de novas maneiras.
- Para ajudar a transição, trabalhem juntos para passarem um tempo com as crianças, quando puderem, em vez de se isolarem e fazerem turnos.
- Encontre novas atividades divertidas que toda família possa fazer junta para ajudar você e seu marido a se manterem fortes enquanto criam seus filhos.
- Fortaleça o relacionamento agindo como uma frente unida com seu marido. Vocês devem concordar em como criar e disciplinar seus filhos, para que vocês não entrem no modo "pai bom" e "pai mau" e se posicionem um contra o outro quando for a hora de controlar seus filhos.
-
Aceitem os erros um do outro. Se quiser ser uma esposa compreensiva, você terá de aceitar os erros do seu marido e respeitar sinceramente seus pedidos de desculpa por ter feito algo errado (contanto que não ceda demais). Se ficar com raiva por muito tempo, você não vai conseguir apreciar as coisas boas em seu marido, então é melhor aceitar suas desculpas, conversar para que ele não a chateie mais assim e seguir em frente, em vez ressentir o passado.
- Aceite seus próprios erros. Não fique tão focada em ser a esposa perfeita que você não seja capaz de admitir quando estiver errada.
- Admitir quando cometer um erro ajudará vocês dois a crescerem enquanto casal.
Publicidade
-
Reservem um tempo para uma "encontro". Não importa o quão ocupados vocês estejam, ou o quão estressante seja seu trabalho, ou quantos filhos tenham, vocês precisam reservar um tempo para passar uma noite romântica juntos. Se não tiver filhos, tente fazer isso uma vez por semana, e se tiver, tente encaixar um encontro a cada duas semanas, ou com mais frequência. Embora possa parecer banal, vestir-se bem e ir para um lugar legal e especial pode renovar a sua conexão romântica e dar a vocês novos ares, longe da sua casa.
- O "encontro" não precisa ser com um tema romântico. Vocês podem ir jogar boliche, minigolfe, ou até mesmo saírem para uma caminhada noturna. Faça o que puder para se conectarem e passarem um tempo juntos.
-
Coloque o sexo na sua vida. Você pode achar que o sexo precisa ser espontâneo, mas se não adicioná-lo em sua agenda, você pode começar a deixá-lo de lado. Sem a aceitação íntima e o amor frequentes, que surgem do ato de fazer amor, a pessoa pode ficar insatisfeita, rabugenta e até mesmo sentir rejeição e até mesmo raiva. Lembre-se de que fazer amor permite uma intimidade e uma liberação física vital para ambos.
- Na maioria dos relacionamentos, cada parceiro tem diferentes necessidades e expectativas em relação a frequência da intimidade física. Encontre um meio termo com seu marido. Casais que se sentem responsáveis por atender as necessidades do seu amor costumam ser mais felizes em seu relacionamento. [3] X Fonte de pesquisa
-
Beije com paixão. Depois de um tempo, vocês deixam as coisas no selinho mesmo, em vez de se entregar a um beijo de língua. Crie o objetivo de dar pelo menos um beijo de sessenta segundos em seu marido todos os dias, toda manhã, ou toda noite, mesmo que vocês não tenham mais tempo para intimidade do que isso. Você não quer que seu marido pense que beijar você não é nada diferente do que beijar respeitosamente seus filhos - a paixão deve estar presente em seus beijos.
- Quando fizerem amor, não vão diretamente para o sexo. O beijo deve ser parte integral do ato de fazer amor. É uma ótima preliminar.
-
Façam do seu quarto um santuário do sexo. Evite televisões, notebooks e materiais de trabalho. Seu quarto deve ser dedicado a dormir e a fazer sexo. Se trouxer os brinquedos das crianças, o jornal da noite, ou o trabalho extra, você não vai pensar no seu quarto como um lugar especial e sagrado. Reservar essa área para o sono e para o sexo fará do seu amor - e do ato de fazer amor - mais especial e vital para o seu relacionamento. [4] X Fonte de pesquisa
- Você e seu marido podem trabalhar juntos para remover quaisquer itens irrelevantes do quarto de vocês. Isso também pode se transformar em uma atividade divertida do casal.
Publicidade
Dicas
- Lembre-se de conversar sobre as coisas em vez de fugir ao primeiro sinal de problema. Você se casou por um motivo e você prometeu que seria para sempre por um motivo também.
- Uma mulher que está feliz consigo mesma é o melhor tipo de esposa. Lembre-se, "Se a mamãe não está feliz, ninguém está feliz."
- Os casais que estão contentes com o casamento têm mais saúde, riqueza e felicidade, do que as pessoas que continuam solteiras, ou se divorciam. Estudos mostram baixos números de doenças cardíacas, câncer e derrames. Além disso, eles têm uma vida sexual mais satisfatória e menores casos de depressão, ou violência doméstica.
- Se o casamento estiver com problemas, procurem aconselhamento. O divórcio é algo agonizante para o casal e para os filhos. Lute pelo seu casamento tentando entender as necessidades um do outro e trabalhando para atendê-las.
- Muitas esposas definem seus papéis conforme sua fé religiosa. Porém, nos casamentos onde os casais possuem históricos religiosos variados, os parceiros podem não compartilhar visões unificadas do que uma boa esposa faz. Além disso, mensagens muito conservadoras sobre submissão como parte do que é ser uma boa esposa, pode deixar a esposa incapaz de se desenvolver em uma parceira mais vivaz. Honre sua fé, mas também honre suas necessidades.
- Não force. Isso significa não insistir em qualquer ato que seu parceiro não queira participar. É improdutivo e potencialmente prejudicial ao relacionamento.
Publicidade
Avisos
- Jamais demonstre comportamentos abusivos para com seu marido. Mais de 800.000 homens por ano, de acordo com o Controle de Doenças dos Estados Unidos, são espancados por suas mulheres. Jamais permita que a sua raiva do seu marido fuja do controle. Do mesmo modo, jamais tolere um marido que abusa de você. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/sex-relationships/features/7-steps-happily-ever-after
- ↑ http://www.newstimes.com/local/article/Pick-your-battles-for-marriage-success-1405420.php
- ↑ http://www.bordermail.com.au/story/1556180/give-a-little/
- ↑ http://www.mirror.co.uk/lifestyle/sex-relationships/sex/how-to-keep-your-sex-life-794871
- ↑ http://abcnews.go.com/2020/story?id=123755&page=1#.UKmJb-Oe914
Publicidade