Um relacionamento sempre pode ser aprimorado. Talvez a comunicação deva ser mais aberta, ou pode ser necessária uma atenção mais cuidadosa com seu namorado ou namorada. No entanto, para ser melhor para os outros, você terá que ser melhor para si mesma. Cuide-se e ame-se antes de ser mais dedicada aos outros.
Passos
-
Tenha mais tempo durante a semana. Se empenhar para ser mais disponível é um bom começo. Para um relacionamento dar certo, é necessário dar alguma prioridade para ele em detrimento de outras coisas. Seja presente para seu parceiro, esse já é um grande passo e ele saberá que você se importa. [1] X Fonte de pesquisa
- Vocês precisam se ver ao menos uma vez por semana e passar tempo juntos. Saiam em um encontro, assistam a um filme, façam um jantar em casa. Qualquer coisa conta para curtir um tempo juntos e com privacidade.
- Momentos inusitados também valem. Vocês não precisam se ver sempre no fim do dia, por que não um encontro no almoço? Que tal um café da manhã descontraído?
- Ter tempo para sentar e conversar é importante, mas não precisa ser sempre assim. Vocês podem se ver durante tarefas do dia, como se encontrar para fazer as compras ou ir juntos à academia.
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em Terapia de Casais e de RelacionamentoAllen Wagner é um terapeuta de casais e de família em Los Ângeles, Califórnia. Concluiu seu Mestrado em Psicologia na Pepperdine University em 2004. Sua especialidade é encontrar maneiras de melhorar o relacionamento de indivíduos e casais. Escreveu, em coautoria com sua esposa, Talia Wagner, o livro Married Roommates.Ter um tempo de qualidade com seu parceiro não significa abandonar a própria vida. O terapeuta especialista em casamento e família Allen Wagner diz: "Cada um precisa ter sua vida individual. Você precisa fazer as coisas que ama, como passar um tempo com seus amigos e ir atrás de seus hobbies. Se você e seu parceiro só tiverem um ao outro, o relacionamento levará inevitavelmente ao tédio. Com suas experiências individuais, ambos parecerão cada vez mais interessantes, o que tornará o relacionamento ainda melhor."
-
Falem-se diariamente. Ligar e conversar todos os dias é um bom jeito de demonstrar seu amor, morando juntos ou não. Mande um SMS para dizer que está pensando nele ou ligue e diga que era “só para ouvir a voz” dele. Pergunte como foi o dia e, caso morem juntos, reserve um tempo só para conversarem no fim do dia. [2] X Fonte de pesquisa
- Ou seja, tenham tempo para se envolverem um com o outro. A ideia não é ligar de cinco em cinco minutos, a não ser que ambos tenham essa vontade. Mas se um de vocês não for muito fã de falar no telefone, que tal pelo WhatsApp ? Uma mensagem de e-mail também funciona perfeitamente.
- Seja mais criativa, pergunte algo além do “como foi seu dia?”. Fale de coisas como planos no longo prazo, maiores sonhos ou medos ou as coisas felizes de sua vida, aquelas pelas quais se sente grata. Conversem sobre os amigos e colegas de trabalho. Qualquer coisa que aprofunde e fortaleça a relação. [3] X Fonte de pesquisa
- Vocês já se vêm uma ou duas vezes por semana, portanto conversar todos os dias desenvolverá familiaridade, intimidade e renderá assunto para a próxima conversa.
-
Diga “obrigada”. Quem não gosta de ser reconhecido pelas coisas que faz? Diga para seu namorado o quanto o ama e como é grata por tê-lo em sua vida, ele ficará emocionado e certamente se sentirá amado. [4] X Fonte de pesquisa
- Diga algo como: “Queria que você soubesse o quanto eu o amo e sou feliz por sermos namorados. Sou muito grata por fazer parte de sua vida.”
- Você também pode ser mais simples e falar: “Estou tão feliz por poder vê-lo hoje!”
- A gratidão não precisa ser demonstrada verbalmente. Dê um cartão ou uma lembrancinha surpresa para mostrar que ele é especial. Por exemplo, prepare um jantar delicioso só para dizer “obrigada”.
-
Tenha empatia. Empatia é a arte de se colocar no lugar dos outros. Desenvolvê-la é trabalhoso, pois envolve uma grande dose de vulnerabilidade que nem todo mundo está pronto para assumir. No entanto, a empatia é de suma importância em um relacionamento; é imprescindível saber como seu namorado ou namorada se sente em relação às coisas. Isso é o que desenvolve a cumplicidade. [5] X Fonte de pesquisa
- Um jeito de começar a fazer isso é perguntar quais são os sentimentos dele em relação às coisas e prestar atenção nisso.
- Em outras palavras, pare de olhar para o seu umbigo e comece a considerar como o seu namorado vê as coisas. A intenção não é abrir mão de seu ponto de vista, mas mudar sua perspectiva para tentar enxergar a vida pelo olhos dele. Um ponto de vista a mais não anulará o seu.
- Para isso, é necessário calar as vozes que ficam falando dentro da cabeça. Quando for a vez dele falar, pare de pensar automaticamente nas respostas que dará e realmente abra a mente para o que ele está dizendo, deixe a mensagem entrar. Entenda o que ele tem a dizer, não crie empecilhos imediatamente.
-
Equilíbrio é fundamental. Os relacionamentos mais duradouros funcionam porque ambas as partes dão o melhor de si. É claro que em determinados momentos é comum que um dê mais do que o outro, mas o importante é o aspecto geral; companheirismo consiste em jogar em equipe.
- Por exemplo, pode acontecer de você ter que fazer hora extra enquanto seu parceiro estuda. No futuro, é muito provável que ele tenha que se empenhar em fazer mais dinheiro para você ir atrás do diploma.
- Isso conta também nas atitudes pequenas. Ambos devem dividir as tarefas domésticas igualmente e cumprir obrigações na rua caso morem juntos.
-
Não seja arrogante. Esse é um dos principais motivos para o distanciamento; se ambos são igualmente importantes nessa relação, quando o ego entra na história começa o desequilíbrio. Tanto você quanto seu namorado devem ser humildes para fazer a relação funcionar. [6] X Fonte de pesquisa
- Um pouco de competição não faz mal a ninguém, mas começar a se achar melhor do que ele levará o namoro a um novo nível, um muito pior.
- Isso não quer dizer que você não deva aceitar um elogio. Quando ele disser que você é ótima em alguma coisa, agradeça de verdade. Um “obrigada” é o suficiente.
- Por outro lado, dizer para seu parceiro que ele é péssimo em alguma coisa e que você pode fazer melhor é desagradável e só o fará se sentir magoado. Olha aí a distância aumentando.
-
Incentive seu namorado. É importante dar apoio aos interesses dele. Para ser uma namorada melhor, um bom começo é incentivá-lo a fazer as coisas que gosta e ser positiva. [7] X Fonte de pesquisa
- Um bom exemplo é não ficar brava se ele quiser tempo para praticar um hobby do qual gosta muito.
- Seja a tiete dele (com bom senso, é claro). Quando ele for bem-sucedido em algo, tome a iniciativa de comemorar. Mostre que está feliz pelo sucesso dele!
-
Seja respeitosa. Existem diversos modos de demonstrar respeito e todos são ótimos para ser uma pessoa melhor. Escutá-lo ativamente e estar presente de verdade quando estiverem juntos são boas medidas de respeito. E sempre se lembre de fazer para os outros o que faria para si mesma. [8] X Fonte de pesquisa
- Dê sua total atenção quando saírem juntos. Não fique olhando para o telefone nem prestando atenção a tudo que tem no restaurante em vez de olhar para ele.
- Seja delicada com questões culturais. Por exemplo, se o seu namorado disser que a família faz algo de um determinado jeito, não ria da cara dele dizendo que a sua faria melhor. Isso pode ser ofensivo.
- Outro jeito de demonstrar respeito é perdoar em vez de apontar o dedo para o culpado. Quando ele pisar na bola, mostre que você o perdoa em vez de brigar e jogar coisas na cara. [9] X Fonte de pesquisa
-
Seja gentil. São as pequenas atitudes cotidianas que fazem um relacionamento valer a pena. Ser intencionalmente mais gentil é um bom passo para ser uma pessoa mais feliz e agradável de conviver. [10] X Fonte de pesquisa
- A gentileza tem muitas formas. Ela pode ocorrer em forma de compreensão quando ele precisar de tempo para si mesmo ou em forma de uma xícara de café quando ele precisar (e menos esperar).
- Ações pequenas, como segurar a mão dele em uma situação difícil, são gestos imbuídos de doçura.
- Outro jeito de ser carinhosa é fazer algo que o outro deteste ou esteja cansado de fazer, como ir buscar as roupas na lavanderia, antes mesmo que ele pense nisso.
- As coisas pequenas mostrarão seu bem-querer melhor que qualquer palavra.
-
Dê espaço de fala para seu namorado. Todo mundo tem dias em que precisa desabafar sobre os problemas. Em um relacionamento estável, é papel dos parceiros segurar a barra e escutar o que está acontecendo na vida um do outro. É importante que ambos tenham tempo para isso, por questões emocionais. [11] X Fonte de pesquisa
- Ou seja, se toda vez que ele começa a falar sobre a própria vida você interrompê-lo e começar a falar, ele não terá nenhum espaço para se abrir.
- Haverá momentos em que você terá que puxar o papo e isso também é parte de ser uma namorada melhor. Quando ele parecer cabisbaixo e abatido, pergunte o que aconteceu.
-
Ouça sem ficar na defensiva. Escutar é uma habilidade e tanto, pois é preciso prestar atenção ao que está sendo dito, não só pensar em respostas possíveis. Por exemplo, em uma discussão séria, é possível que sua primeira reação seja absorver poucas coisas que ele disse e já armar uma defesa, antes mesmo dele terminar a linha de raciocínio. Tente escutar cada palavra até o final e entender o que ele quer dizer em vez de se fechar em suas próprias respostas. Assim, você facilitará a comunicação. [12] X Fonte de pesquisa
- Absorva o que ele disser, leia as entrelinhas e não somente o que ele diz e, se não entender nada, pergunte. [13] X Fonte de pesquisa
- Mostre que está escutando com perguntas. Por exemplo, diga: “Pelo que eu entendi, você está chateado por não termos tempo suficiente juntos”. Isso o ajudará a saber que você realmente está ouvindo. [14] X Fonte de pesquisa
-
Preste atenção às dicas verbais. Uma “dica” é quando o parceiro menciona que tem interesse por algo em uma conversa casual, por exemplo. Você pode responder com uma pergunta sobre esse interesse e até agir em relação a ele. [15] X Fonte de pesquisa
- Digamos que o outro diga algo como: “Nossa, que carro lindo! O meu está tão velho e surrado”. Responda algo como: “Está pensando em comprar um carro novo?” ou leve-o a uma concessionária para fazer um test drive .
- Outro exemplo é seu namorado demonstrar interesse em um novo restaurante no bairro e você fazer reservas para irem no final de semana.
- Pegar essas dicas mostra que você presta atenção ao que seu parceiro diz.
-
Observe a linguagem corporal dele. A postura diz muito sobre a pessoa e sobre seu discurso também. O corpo pode revelar pensamentos e sentimentos profundos através de sinais relativamente simples e prestar atenção nisso pode ajudá-la a entender certas coisas. [16] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, uma pessoa que vira para o outro lado ou sai andando enquanto você fala não está nem um pouco interessada ou está escondendo alguma coisa. [17] X Fonte de pesquisa
- O parceiro também pode ter dificuldades para conseguir dizer o que quer e até estar sem graça. [18] X Fonte de pesquisa
- Braços cruzados podem significar uma defensiva, observe o assunto e o tom da conversa para descobrir se é o caso. A pessoa também pode não ter bolsos ou nada para fazer com as mãos. [19] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha as discussões leves e positivas. Você não deve, de maneira nenhuma, deixar de conversar sobre problemas e conflitos. No entanto, usar uma linguagem positiva pode mudar o rumo da conversa. Um debate suave e sem agressividade tem poucas chances de virar uma briga e a compreensão entre você e seu parceiro será melhor. É mais fácil transmitir e interpretar uma mensagem sem gritaria e explosões de raiva. [20] X Fonte de pesquisa
- Sendo assim, é melhor evitar ter essas conversas durante momentos de aborrecimento, para evitar confrontos desnecessários.
- Usar o humor durante uma discussão é uma técnica quase infalível. Gestos de carinho, como abraços e toques leves podem ajudar a aproximar as pessoas enquanto conversam, assim ninguém precisa gritar. [21] X Fonte de pesquisa
-
Espere se acalmar. Perceba que a vontade de discutir qualquer coisa é maior em momentos de raiva. A conversa virará uma briga cheia de emoções negativas e nada de bom resultará disso. Espere e se acalme para conversar.
- Dois dias é o ideal. Converse sobre o problema dentro de dois dias, se ainda for um problema; caso já tenham esquecido o assunto, deixe passar.
- Quando o assunto for urgente e essa possibilidade não existir, dê-se uma hora para pensar direito e retomar a conversa com calma. Vá fazer algo que curte, como escutar música ou ler um livro. Você estará mais apta a lidar com a situação depois de se acalmar.
-
Não deixe problemas pequenos se tornarem uma bola de neve. Lide com as coisas à medida que elas aparecerem, e as chances de estourar com seu namorado serão menores. Não deixe os sentimentos negativos se acumularem. [22] X Fonte de pesquisa
- Digamos que você odeie quando seu namorado não liga à noite. Converse logo com ele para resolver o problema. Não deixe que coisas pequenas e fáceis de solucionar virem situações incontornáveis.
- Diga: “Eu sei que à noite você sempre está ocupado, mas eu fico chateada sem notícias suas. Eu me preocupo com você”.
-
Saiba quais são suas necessidades. Um relacionamento é composto por duas pessoas e ambas devem estar felizes para que ele dê certo. Na realidade, para ser melhor para os outros você precisará ser melhor para si mesma em primeiro lugar.
- Ou seja, você precisa saber quais são suas necessidades. Do que você precisa? Passar um tempo sozinha? Ter ao menos um momento de chamego durante a semana?
- Quando souber exatamente o que quer, fale com seu parceiro. Batam um papo sobre o que ambos querem do relacionamento e em outras áreas da vida também e achem um modo de conseguir essas coisas. Por exemplo, você pode começar com: “Preciso de ao menos um dia da semana para ficar com você” e ele responderá: “É claro, eu adoro passar tempo com você! Mas também preciso de tempo para mim e só tenho um dia da semana disponível para nós dois.”
-
Observe se há sinais de abuso nesse relacionamento. O fato de você querer ser uma namorada melhor tem que partir de você; se ele acha que você não é boa o suficiente, isso não quer dizer que você não seja uma boa namorada. Fique de olho e perceba se há outras coisas estranhas no namoro. As situações de abuso podem ser realmente sutis e difíceis de identificar. [23] X Fonte de pesquisa
- Alguns exemplos são críticas excessivas, humilhações, se o outro silencia você de qualquer maneira e tem momentos de irritação extrema repentinos e duradouros com você.
- Outros sinais incluem sarcasmo e tom maldoso na fala, comportamento dominador, fazer você se sentir culpada e jogar a conta dos problemas do mundo nas suas costas. [24] X Fonte de pesquisa
- Perceba se seu namorado a humilha, controla, monitora onde está o tempo todo e é ciumento. Ele manda nas suas roupas? [25] X Fonte de pesquisa
- Acontecer uma dessas coisas uma vez ou outra não caracteriza um relacionamento abusivo, mas, se ele faz esse tipo de coisa frequentemente, tem a intenção de fazer você se sentir mal e controlá-la, esse é um relacionamento abusivo. Veja se ele usa frases como: “Eu amo você, mas...” ou “Você realmente dificulta o nosso amor” etc.
- A maioria dos abusadores pede milhões de desculpas para atrair a vítima de volta.
-
Durma bem. Dormir pelo tempo necessário é fundamental para ter um relacionamento saudável. Pessoas que dormem bem são mais agradáveis de se ter por perto, mas não é só isso. Dormir o suficiente ajuda a manter o autocontrole. [26] X Fonte de pesquisa
- O sono regula o nível de glucose, o que altera esse aspecto da vida. Não conseguir se controlar é um problema, pois você pode acabar descontando coisas em seu namorado e se fechar para as necessidades dele. [27] X Fonte de pesquisa
- Durma as famosas sete ou oito horas por noite diariamente e mantenha uma rotina. Ir dormir e acordar no mesmo horário proporciona bem-estar e disposição.
- Use um despertador para tocar à noite caso se esqueça de ir dormir. Programe-o para tocar uma hora antes do horário em que quer ir para a cama. Prepare-se para dormir e, quando ele parar de tocar, desligue todos os eletrônicos e durma.
-
Alimente-se direito. Além de dormir, comer também é importante para se manter bem. Qualquer privação é irritante, poucas pessoas conseguem manter o humor quando estão famintas e com sono. Sendo assim, não é de se admirar que alguém desconte o mau humor nos outros. Coma alimentos saudáveis regularmente e não ficará brava por causa da fome. [28] X Fonte de pesquisa
- A dieta ideal deve incluir proteínas magras, frutas e legumes frescos, grãos integrais e laticínios desnatados.
-
Perceba o que a aborrece. Todos têm pontos fracos emocionais, você sabe. Coisas pequenas podem aborrecê-la sem razão aparente e você, sem saber bem o que a incomoda tanto, fica chateada. Isso costuma acontecer a pessoas que vivenciaram algo específico em algum momento do passado. É importante saber qual é o seu gatilho para aprender a se acalmar quando ele for provocado e avisar seu parceiro sobre o motivo do aborrecimento. Diga para ele como se sente. [29] X Fonte de pesquisa
- Preste atenção ao que realmente a irrita, por menor e mais improvável que pareça. Tente identificar o que mais a aborrece se ainda não sabe.
- Quando descobrir, escreva. Assim, você conseguirá identificar similaridades entre as coisas e talvez consiga até se lembrar do que aconteceu em sua vida para gerar essa angústia.
-
Não seja autodestrutiva. Você deve ser mais gentil com você mesma, assim como com seu parceiro. Fazer isso a ajudará a se sentir melhor e ser melhor para o mundo, incluindo seu namorado ou namorada. [30] X Fonte de pesquisa
- Quando fizer algo errado, cometer um engano, der um fora etc., não se coloque para baixo. Aprenda com a experiência e siga em frente. Perdoe-se!
- Só existem duas verdades absolutas na humanidade: uma é a morte e a outra é que não existem humanos perfeitos — você não é exceção.
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/emotional-fitness/201306/ten-positive-ways-make-your-relationship-better
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/emotional-fitness/201306/ten-positive-ways-make-your-relationship-better
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/open-gently/201310/36-questions-bring-you-closer-together
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner
- ↑ http://psychcentral.com/lib/7-simple-steps-to-improve-your-relationship/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner
- ↑ http://www.cc-sd.edu/blog/10-ways-of-showing-compassion
- ↑ http://www.cc-sd.edu/blog/10-ways-of-showing-compassion
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-moment-youth/201402/the-language-respect
- ↑ http://www.cc-sd.edu/blog/10-ways-of-showing-compassion
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/emotional-fitness/201306/ten-positive-ways-make-your-relationship-better
- ↑ http://psychcentral.com/lib/7-simple-steps-to-improve-your-relationship/
- ↑ http://psychcentral.com/lib/7-simple-steps-to-improve-your-relationship/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2009/04/14/9-steps-to-better-communication-today/
- ↑ https://www.ksre.k-state.edu/families/topics/family-relationships/docs/usecuestoimproverelationships.pdf
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2009/04/14/9-steps-to-better-communication-today/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2009/04/14/9-steps-to-better-communication-today/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2009/04/14/9-steps-to-better-communication-today/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2009/04/14/9-steps-to-better-communication-today/
- ↑ http://www.washington.edu/news/2003/10/20/gay-lesbian-couples-can-teach-heterosexuals-how-to-improve-relationships/
- ↑ http://www.washington.edu/news/2003/10/20/gay-lesbian-couples-can-teach-heterosexuals-how-to-improve-relationships/
- ↑ http://psychcentral.com/lib/7-simple-steps-to-improve-your-relationship/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-moment-youth/201402/the-language-respect
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2014/10/13/21-warning-signs-of-an-emotionally-abusive-relationship/
- ↑ http://psychcentral.com/blog/archives/2014/10/13/21-warning-signs-of-an-emotionally-abusive-relationship/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner
- ↑ http://psychcentral.com/lib/7-simple-steps-to-improve-your-relationship/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/meet-catch-and-keep/201501/7-simple-ways-you-can-become-better-partner