PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A mediocridade é uma forma de viver pouco gratificante. Porque aceitar ser mediano se você pode ser tão bom que todos vão parar para admirar as suas habilidades? Exatamente – você não precisa ser mediano. Apesar de que ser o melhor levará tempo, determinação e prática, a sensação é inigualável. Veja aqui como ser o melhor no que você faz!

Método 1
Método 1 de 3:

Entrando no clima

PDF download Baixe em PDF
  1. Conheça a si mesmo . O fato é que você sempre será você. Sempre. Ao fingir ser alguém diferente, em algum momento o personagem some e o seu verdadeiro "eu" entra em cena. Esta é a pessoa com quem você irá trabalhar, então trate de se conhecer! Você se sentirá mais confortável – será uma pessoa melhor, um amigo melhor, um namorado melhor, um funcionário melhor, tudo melhor. Você ficará menos estressado e será mais confiante. Você saberá com o que está lidando e como lidar. Já está convencido?
    • Saiba que você não é a sua marca ou o que as pessoas pensam de você. Isso não tem nada haver. Você não será feliz se criar uma imagem que agrade todo mundo ao seu redor ao invés de agradar você. Se você se tornasse o melhor cantor soprano lírico de Vienna, importaria realmente caso seu objetivo mesmo fosse se tornar o próximo John Lennon? Não. Então não tente agradar ninguém. Encontre-se e trabalhe consigo próprio
  2. Seja original. Não existe ninguém mais que seja você. Portanto, você é o melhor você que existe. Porém, a lógica se perde quando você tenta ser outra pessoa. Você se torna uma cópia de segunda categoria de seja lá o que você está tentando imitar. Não importa quem você seja (ou quem pensa ser), se comprometa com isso. Essa é a carta que você recebeu. Não pode vencer se não jogar com ela.
    • Para ser o melhor, você não pode reinventar a roda. Você não pode copiar os outros. Você precisa fazer coisas novas e inovadoras. Você precisa estudar biologia quando quer se tornar um cientista da computação. Você precisa ser você mesmo para evitar ser outro alguém. Ficou claro?
  3. Pelo resto de sua vida, você será seu maior obstáculo. Você será a razão para não conversar com aquele garoto sensual, pela qual não pede um aumento, pela qual não tem sucesso. Pensar positivamente abre as portas para muitas oportunidades. Quando pensa que é capaz de fazer algo, você tenta. Quando você vê a vida jogando oportunidades, você as aproveita. Mas quando você não pensa positivo, não vai atrás dessas oportunidades e se esconde em sua cama. Ninguém se torna o melhor fazendo isso.
    • Se pensar positivo não é algo natural para você, esforce-se até que seja. Acorde pela manhã, olhe-se no espelho e diga em voz alta “eu sou incrível”. Hoje será um dia ótimo e vou me aproximar ainda mais dos meus objetivos”. E quando os pensamentos negativos começarem a tomar conta, afaste-os. Você é quem escolhe o que pensar.
  4. Você está para se tornar o melhor em seja lá o que você tenha escolhido para ser o melhor. SE VOCÊ NÃO PUDER SE EMPOLGAR COM ISSO, ENTÃO COM O QUE SE EMPOLGARIA? Exatamente. Empolgue-se. Comece a pensar em pontos de exclamação! Quando você está empolgado, as coisas acontecem. Você se enche de inspiração, criatividade e vontade. Você praticamente “estoura” de possibilidades.
    • Muito do fato de ter sucesso na vida real vem de realmente querer o sucesso. Lembre-se dos tempos em que você entregou um projeto ruim para a sua professora de inglês e ganhou um A porque todo o resto da turma fez ainda pior? Você ficou complacente e deixou de se preocupar. Você perdeu a empolgação. Olha só, a vida não é assim. Você precisa estar empolgado para entregar estudos que realmente valham uma nota A. O mundo real é cheio de oradores e pessoas que vão atrás que também estão entregando esses estudos nota A. Será muito mais fácil para você acompanhar se esforçando.
  5. Não existe um caminho único para ser o melhor. Você não pode dizer “vou ir a escola, ter um trabalho, me apaixonar, comprar uma casa, ter alguns filhos e viver feliz para sempre”. Para muitos de nós, não é bem assim que as coisas vão funcionar. Se você quer ser o melhor em alguma coisa, terá que entender que existe uma teia de possibilidades na sua frente. Se você fechar a sua mente, talvez não veja a forma mais direta de atingir os seus objetivos. .
    • Então a próxima vez que estiver sentado com a sua equipe e elaborando um projeto sobre, digamos, como fazer com que Lindsay Lohan participe no seu próximo documentário para a escola, não ria de comentários como entrar na piscina dela através do velho quintal do tio da babá dela. Lembra que as pessoas pensaram que Galileu era louco também?
  6. Se você não tem a determinação de ser o melhor, nunca acontecerá. E parte de ser o melhor significa ter sede por competir. De que outra forma você saberá se é o melhor se não se comparar com os outros? Compare-se com os demais naquilo que faz e vença, simples assim.
    • Se você não se sente confortável com competições, campeonatos e corridas, melhor mudar de mentalidade. E a única maneira de mudar de mentalidade é fazer uma imersão total. Você se acostumará com o clima competitivo depois que entrar de cabeça nele. E depois de uma dúzia de campeonatos, será como respirar.
      • Não vá ao extremo. Não transforme tudo em motivo de competição. Use os campeonatos somente para aquilo que você está tentando se tornar o melhor – não para a vida em geral.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Canalizando o seu potencial

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você não tenha notado, não pode ser melhor que todo mundo em tudo. Mesmo que você seja o melhor ser humano da face da Terra, você não pode, por definição, ser o melhor em ganhar e perder, ao mesmo tempo. Então, ao invés de escolher algo qualquer, escolha uma coisa que signifique algo para você. Qual é a primeira coisa na qual você gostaria de ser incrivelmente bom? É provável que algo tenha vindo em sua mente em aproximadamente 0,3 segundos.
    • Lembre-se de ser realista. Não queira escalar o Monte Everest se não tiver pernas. Apesar de sua mãe estar mais ou menos certa quando disse “Você pode ser qualquer coisa que quiser”, ela estava facilitando as coisas um pouco para você. Se você for capaz, pode fazer. Apenas lembre-se disso.
  2. Até os melhores precisam de alguém que os guie. Nenhum bebê aprende como caminhar, falar e tocar sem que alguém os mostre como. As pessoas estão ao seu redor para lhe ajudarem a crescer. Então, seja lá no que quer se tornar o melhor, encontre alguém que já seja o melhor. Eles nem precisam ser os melhores entre todos, mas pelo menos melhores que você. Ao menos por agora. Ter alguém que lhe mostre o caminho das pedras é muito mais fácil – e rápido – que aprender por si só.
    • Quando Bobby Fischer tinha 3 anos, ele não leu um livro de xadrez avançado e começou a fazer anotações. Ele ganhou um jogo de xadrez e lhe ensinaram como jogar. Ele trabalhou com seus competidores para melhorar seu jogo. Ele trabalhou com amigos para determinar uma estratégia. Estudou sob a tutela dos melhores. Duas cabeças são melhores que uma, lembra?
  3. Você sabe o que é assustador? Tentar coisas novas. Você sabe o que é mais assustador ainda? Tentar coisas novas nas quais você pode falhar. E assim será o resto de sua vida. Para chegar ao topo, todas aquelas coisas assustadoras estarão envolvidas. Vão fazer você se sentir desconfortável. Mas quando é desconfortável, você sabe que está dando a cara para bater, assumindo riscos, aceitando desafios e melhorando. Se é fácil, você não chega a lugar algum.
    • Henry Ford tinha duas empresas antes de ter sucesso. Steve Jobs fez zilhões de coisas antes de realmente ter sucesso. Vão haver tentativas e tribulações; vão haver fracassos; vai haver vezes que você se sentirá inseguro. Você terá que seguir adiante independe disso.
  4. Querer ser o melhor é ótimo, mas não o bastante. Você terá que decidir. Decida que é isso que você fará. Não existe um meio termo sobre isso. Se você tiver um plano B poderá usá-lo. Qual poderia ser o plano B? Ser um pouco melhor do que a média? Não, obrigado.
    • Esse negócio de ser o melhor simplesmente é e pronto. Não é uma idéia, não é um objetivo, simplesmente é. Você está fazendo. Pronto. Aceite isso. Não existe procrastinação ou insinuação. Aceite isso. Você tomou sua decisão. É só uma questão de tempo.
  5. Sabe aquelas coisas que você adora? Bem, como você fará sobre elas? Já que você está consciente de que existem uma dúzia de maneiras de fazer, qual será a maneira para você? Faça um brainstorming. Pense em 6 coisas que irão alavancar você no seu caminho para ser incrível. 6 coisas que irão colocá-lo na trilha certa.
    • Quando tiver as 6 coisas, escolha uma. Faça hoje. Digamos que você queira ser uma atriz famosa, ok? As suas 6 coisas vão ser ter aulas de atuação, contatar um velho amigo seu que conseguiu ser ator, contatar a agência local de cinema/atuação, fazer um orçamento para economizar na sua mudança, planejar um novo treino de academia, e pesquisar fóruns na sua região. Quão fácil é fazer uma dessas coisas? Quando tiver feito uma, substitua por outra. Tenha sempre 6 coisas na sua lista.
  6. Se você pretende passar 14 horas por dia em seu porão desenvolvendo geneticamente uma planta comedora de humanos, comendo somente ramen e bebendo somente Kool-aid, sem tomar banho e arrancando seus cabelos, você não estará sendo o melhor que pode. Tenha certeza que outros aspectos da sua vida tenham a devida atenção também. Idealmente, você quer ser o melhor em tudo, certo? Isso significa parecer, atuar, ser e sentir com você mesmo. Em outras palavras, cuide de você!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo acontecer

PDF download Baixe em PDF
  1. No livro “Outliers”, de Malcolm Gladwell, ele fala sobre o princípio das 10.000 horas. Ou seja, que você não se torna realmente incrível em algo até que tenha praticado por 10.000 horas. Ele fala de como os Beatles eram medíocres até que atingiram as 10.000 tocando em pequenos pubs da Alemanha. Ele também fala de como Bill Gates passa as noites no computador do laboratório por anos a fio sem antes que qualquer outra pessoa tenha pensado em fazer isso. Para ser realmente ótimo em algo, você tem que investir tempo.
    • Isto também é uma forma de dizer “seja paciente”. Você não será o próximo Paul McCartney ou Bill Gates da noite para o dia. Nem eles foram! Você usará as próximas 1.000 horas sendo terrível, as outras 3.000 horas sendo ok, as próximas 4.000 horas sendo muito bom e, as últimas 1.999 sendo incrível, até que você se torne tão incrível que você mal pode sentir a sua superioridade. Então você saberá – então não precise ficar cronometrando.
  2. Você provavelmente já estudou uma língua estrangeira. Você provavelmente já leu livros didáticos, fez exercícios, assistiu vídeos, etc…e assim por diante. Isso serve para começar, deixar a bola rolar, mas a bola perde o momento com o passar do tempo. Se você quisesse realmente ser fluente naquela língua, teria que mudar de país. Você realmente faria isto. É a mesma coisa como uma idéia maior. Você não pode assistir um vídeo. Você não pode simplesmente observar. Você não pode estudar por anos até que tenha um pedaço de papel. Você tem que sair lá fora e fazer.
    • A próxima vez que alguém lhe oferecer uma oportunidade e você não estiver certo se deve aceitá-la, não ouça o que sua mente diz e faça. Não importa se você não estiver bem preparado ou inseguro ou duvidar de suas habilidades. Faça assim mesmo. Desligue aquela vez – faz mais mal do que bem.
    • Consiga acesso a tudo que puder. Quer ser um astronauta? Não apenas leia um livro. Vá para o planetário mais próximo de você e fique até que peçam para você sair, e então faça isto todos os dias até que eles conheçam você de nome e se ofereçam para lhe mostrar o lugar. Fique junto ao seu professor até que ele mostre aquele telescópio especialmente para você. Aja. Vá.
  3. Tudo bem, aqui está uma verdade da vida para você: Não há tempo o suficiente no dia para fazer o seu bolo e comê-lo também. Se você quer se dar bem em todos os seus testes de química orgânica não pode passar todas as noites no bar com seus amigos. Você terá que priorizar. Você terá que deixar de lado coisas que você quer fazer para fazer coisas que você precisa fazer. Você terá que investir hora atrás de hora construindo suas habilidades, coisa que você não pode fazer se estiver ocupado com outras.
    • Pode chegar o dia em que, ao invés de fazer um esporte, você aceite um trabalho de meio-período. Vai haver fins de semanas em que você terá que ficar na biblioteca. Vão haver dias em que você não poderá sair com aquele cara ou garota atraente mesmo que seja o único dia que estejam na sua cidade. Estas coisas precisam acontecer para que você seja tão bom quanto possa ser. Você tem que pensar nisso, em última analise, como um favor a si mesmo. Ao seu futuro você, na verdade, mas ainda você.
  4. Cometa erros terríveis. Faça com que as pessoas odeiem você. Faça as coisas tão diferente que as pessoas acharão que você é louco. Falhe miseravelmente de forma a saber exatamente o que não deve ser feito. Se orgulhe por isso. Você está fazendo algo.
    • A única maneira de evitar críticas e falhas é não fazendo nada. Fazer de você um alvo significa que você está fazendo algo. Você está vivendo. Portanto, falhar é bom. É natural e correto. Se nada mais, serve para sua estratégia e saber o que não deve ser feito. Quando você tem 10 possibilidades e sabe que 9 não funcionam, adivinhe?
  5. Ao final do dia, é esencial que você se sente e pense sobre os eventos do dia. O que funcionou? O que não funcionou? O que você poderia ter feito melhor? O que você está feliz de ter feito e o que não está? Se você não parar para pensar sobre essas coisas, sobre onde está, nunca saberá onde ir e como ir.
    • Apesar de ser importante analisar os seus sucessos (é possível repeti-los?), é muito importante analisar também os fracassos. Isto pode ser frustrante e desmotivador ao extremo, mas precisa ser feito. Não se ponha para baixo. Lembre-se: até mesmo falhar é um progresso. Ser o melhor é ajustar as suas habilidades.
  6. Você não vive em um vácuo. Você tem dúzias de pessoas ao seu redor que querem ajudar. Isto pode ajudar. Todos que você conhece sabem de algo que você não sabe. Por isto, todos podem lhe ajudar – mesmo que seja o mínimo. Use os conhecimentos dessas pessoas para seguir no caminho rápido e certo para ser o melhor.
    • Ninguém chegou onde está sem a ajuda de outras pessoas. Você não apenas vai evitar fazer coisas que já foram feitas, mas essas pessoas também podem lhe dizer formas que foram tentadas e fracassaram. Quando você aceita ajuda de outras pessoas, automaticamente divide o trabalho em partes. Ser o melhor não é ser o melhor totalmente sozinho – é sobre ser o melhor com o que e com quem você puder trabalhar.
  7. “Mesmo que você esteja no caminho certo, você será atropelado se simplesmente parar”, é uma frase atribuída a Will Rogers. E é uma frase bastante verdadeira. Para ser o melhor, tem que haver progresso constante. Prática constante. Autoanálise constante. Trabalho em equipe constante. Determinação constante.
    • Se você estiver fazendo o que gosta, será feliz. Saberá que está no caminho certo. Se você continuar aprendendo e se desafiando, saberá que está fazendo progresso. Com tempo e esforço, ficará cada vez melhor. Revéses acontecem, fracassos podem causar estragos, mas, ao final do dia você ainda será muito bom.
    • Uma vez que atinja a marca das 10.000 horas não significa que possa parar. Steve Jobs parou quando fez o iPod nano? NÃO, ELE NÃO PAROU. O seu melhor trabalho veio depois de 10.000 horas. Você não quer saber do que é capaz?
  8. Quando você se torna o melhor, é fácil olhar de cima para a plebe abaixo de você. Você pode tornar-se insensível e, francamente, um chato. Não faça isto!. Pense em todas as pessoas que lhe ajudaram a chegar aonde chegou. Como você gostaria de ser tratado?
    • Com a maioria das coisas, sempre haverá alguém melhor que você. Quando você conseguir ser melhor que eles, chegará outro alguém no cenário. Mesmo que consiga ser melhor que esse outro alguém, haverá outras coisas em que eles são melhores que você. Lembre-se disso. A forma como você trata as pessoas que estão abaixo de você, e não os seus iguais, é que determina o seu caráter.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 72 622 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade