Baixe em PDF Baixe em PDF

Como acompanhante profissional, seu papel é oferecer aos clientes seu tempo e sua atenção em troca de um pagamento. O trabalho pode variar de simples companhia a serviços sexuais, dependendo do caso. Para entrar nesse ramo, comece procurando uma agência de boa reputação com a qual se sinta confortável trabalhando e divulgando seus serviços através de plataformas digitais. Quando estiver trabalhando, mantenha o profissionalismo e sempre atue nos limites da lei. Para minimizar os riscos, abandone situações que causem insegurança e sempre use proteção.

Método 1
Método 1 de 4:

Entrando para a indústria

Baixe em PDF
  1. Trabalhar junto de uma agência cria uma sensação maior de segurança e proteção do que trabalhar por conta própria, acredite. Faça algumas pesquisas na internet, converse com outras acompanhantes profissionais e procure por grupos de trabalhadoras sexuais na região em busca de indicações de agência. Entre em contato com várias empresas e tire suas dúvidas antes de assinar um contrato. [1]
    • Por mais que a agência fique com uma parte da sua renda, a segurança extra, o fato de não ter que lidar com agendamentos e a possibilidade de filtrar seus clientes são coisas que valem o preço.
    • Uma agência de boa reputação certamente respeitará seus limites, oferecerá um ambiente de trabalho profissional e seguro, além de estar disposta a abrir o jogo e tirar todas as suas dúvidas. Deve haver também seguranças a postos no local, para evitar problemas. Se possível, converse com outra acompanhante que trabalha no local para obter uma nova perspectiva.
  2. Ter um nome único e diferente vai ajudar na divulgação de seus serviços, além de proteger sua identidade real. Antes de escolher um nome, procure na internet se não existem outras acompanhantes locais usando o mesmo nome, evitando assim confusões. Use o mesmo nome em todas as suas plataformas para manter a consistência na divulgação. [2]
    • Normalmente, é permitido o uso de um nome falso na execução de procedimentos de saúde sexual, para manter seu anonimato, protegendo sua identidade e sua privacidade.
    • Muitas acompanhantes usam nomes comuns, mas é importante ter um sobrenome diferente e fácil de reconhecer.
  3. As acompanhantes normalmente cuidam da própria divulgação profissional, portanto, procure por sites de acompanhantes em sua região. Cadastre-se e escreva uma breve descrição atraente sobre você. Se possível, faça isso em vários sites para aumentar seu alcance. [3]
    • Algumas páginas pedem uma descrição física de si própria, incluindo medidas físicas e tamanhos de roupas.
    • O seu perfil pode ou não incluir os serviços que você oferece. Tudo depende das leis de onde você vive.
  4. As fotografias usadas em seu marketing pessoal são importantíssimas. Procure por um fotógrafo na internet ou peça indicações para outras acompanhantes. Entre em contato com o fotógrafo e marque uma sessão. Antes disso, entretanto, decida se quer ou não mostrar o rosto nas fotos. [4]
    • Em alguns casos, a agência pode conectar você com um fotógrafo parceiro para isso.
    • O recomendado é que as fotos sejam tiradas por um profissional, já que ele vai ter conhecimento melhor de iluminação, ângulo e estilo.
Método 2
Método 2 de 4:

Atuando dentro da lei

Baixe em PDF
  1. Os regulamentos locais sobre acompanhantes são diferentes dependendo da região, o que pode impactar consideravelmente a indústria. Em algumas regiões, a prostituição é ilegal mas outros tipos de serviços de acompanhantes são legais. Entre em contato com grupos de defesa de acompanhantes e trabalhadoras sexuais locais para mais informações sobre sua região de atuação. Nessas conversas, pergunte sobre seus direitos para que esteja bem preparada para trabalhar.
    • Por exemplo, os serviços que pode oferecer, os locais em que pode trabalhar e as informações que precisa abrir para a polícia quando requisitada dependem completamente da sua região. [5]
  2. Em algumas regiões, é necessário requisitar e receber uma licença profissional para atuar como acompanhante. A agência ou o grupo de direitos de trabalhadoras sexuais com o qual entrou em contato certamente vão explicar os procedimentos necessários, caso haja algum. Nesse caso, entre em contato com as autoridades governamentais para preencher os formulários de requerimento de licença e aguarde uma resposta antes de começar a trabalhar. [6]
    • Caso tenha uma licença, você pode trabalhar como profissional independente. Entretanto, saiba que você não terá benefícios profissionais.
  3. As taxas e os sistemas dependem da localização, portanto, inteire-se quanto ao funcionamento dos impostos antes de começar a trabalhar. O site da Receita Federal é seu amigo nesses casos e contém as informações necessárias para que você faça sua declaração de rendimentos anuais. Caso precise de ajuda, procure um contador. [7]
    • Como alternativa, você pode procurar um grupo de acompanhantes ou de defensores dos direitos de trabalhadoras sexuais na região para saber como proceder.
    • Mesmo que o trabalho de acompanhante seja ilegal na região, ainda é recomendado pagar impostos para evitar problemas fiscais.
Método 3
Método 3 de 4:

Trabalhando na área

Baixe em PDF
  1. Independentemente dos serviços que você vai oferecer, é importante ser profissional. Vai a um evento com um cliente? Informe-se sobre o código de vestimenta para saber o que vestir. Não importa se vai se encontrar com um cliente em casa ou em um local público, planeje bem seu transporte com antecedência para não se atrasar. [8]
    • No caso das mulheres, vestidos na altura do joelho normalmente são ideais para eventos de alto nível. Caso o evento seja mais casual, aposte em um vestido frente única ou com costas livre. No caso dos homens, camisas sociais são a melhor opção para a maioria dos eventos. [9]
  2. O tratamento que dá aos clientes é importantíssimo em seu sucesso como acompanhante. Seja educada e atenciosa com todos os clientes, mas não se esqueça de se manter assertiva e no controle da situação. Bata papos legais e seja comunicativa para aumentar as chances de ser chamada novamente para outros trabalhos. [10]
    • Outro aspecto importante no atendimento é ouvir os clientes. Muitos deles simplesmente querem alguém para conversar e curtir a companhia, com os outros serviços oferecidos sendo menos importantes.
  3. No serviço de acompanhante, é importante receber antes de realizar o trabalho. Peça pelo pagamento pouco depois de se apresentar ao cliente, e caso ele se recuse, vá embora. Você pode trabalhar com dinheiro ou cartão, dependendo do que preferir. [11]
    • É melhor não deixar para receber depois do trabalho, pois o cliente pode dizer que não tem como pagar e dar um calote em você.
  4. Você deve ser transparente quanto aos seus limites antes de cada trabalho. Explique quais serviços oferece e quais não oferece, os valores de cada um dos serviços e as durações deles. Siga suas regras sempre, sem jamais se deixar ser convencida pelo cliente a fazer algo que não foi acordado previamente.
    • Não tenha medo de dizer não. Lembre-se de que a decisão final é sempre sua.
Método 4
Método 4 de 4:

Mantendo a segurança

Baixe em PDF
  1. A proteção é a melhor forma de se manter segura nesse ramo, portanto, use preservativos masculinos ou femininos, dependendo do tipo de serviço oferecido, e use lubrificante para evitar o rompimento dos preservativos. Antes de trabalhar com qualquer cliente, faça uma análise visual rápida em busca de sinais de ISTs, como inchaço, corrimentos e lesões genitais.
    • Algumas agências filtram e fazem exames com os clientes antes de aceitá-los e encaminhá-los para as acompanhantes.
  2. É importante fazer exames de ISTs com frequência para verificar se está saudável, mesmo que só faça sexo com proteção. Procure uma clínica de saúde sexual ou um consultório médico e siga todas as recomendações.
    • Repetir o exame algumas vezes por ano é apenas uma recomendação geral. Sua agência provavelmente terá requisitos específicos quanto à frequência dos testes.
    • Os exames normalmente envolvem análises de sangue e de outros tecidos.
  3. Para atuar como acompanhante, é preciso estar saudável e bem fisicamente. Alimente-se bem, com muitas frutas e legumes, e beba bastante água para manter a hidratação. Pratique atividades físicas regularmente para manter-se em forma e dar uma turbinada no humor.
  4. Essa carreira pode ser desgastante e difícil, principalmente por conta do estima social associado a ela. Cuide de sua saúde mental para se manter bem, conversando com pessoas de confiança e sem medo de se retirar da indústria caso sinta que não consegue lidar com a pressão.
    • Caso esteja sofrendo com problemas sérios de saúde mental e não consiga lidar com eles por conta própria, busque o apoio de uma entidade de proteção dos direitos de trabalhadoras sexuais.
  5. Se um cliente estiver sendo abusivo ou violento, retire-se do local assim que for possível. O mesmo vale caso ele esteja se recusando a usar proteção. Por mais que precise reembolsá-lo ao sair, é melhor perder dinheiro do que entrar em uma situação perigosa.
    • Caso trabalhe para uma agência, é bem provável que haja seguranças no local para proteger você nesses casos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 310 311 vezes.

Este artigo foi útil?