PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quer ser um bom amigo, mas não sabe como começar aquela bela amizade? Desentendeu-se com seu melhor amigo e quer provar que merece ser perdoado? Não importam os motivos, continue lendo para aprender a se tornar o melhor dos melhores amigos.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Respeitando-se

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja você mesmo! Uma boa amizade é caracterizada pela sinceridade e honestidade. Você é quem é, e seu amigo precisa aceitá-lo assim. A falsidade pode custar a amizade no futuro, além de ser bastante cansativa. Seja amigo de quem o conhece e o aceita por quem é, pois não vale a pena fingir ser outra pessoa só para se aproximar de alguém. [1]
    • Não prenda o que sente. Caso se sinta desconfortável com algo, fale! Por pior que seja a situação, ela apenas piorará se não falar. Resolvam as questões entre vocês e a amizade durará bastante.
  2. Aprenda a se respeitar ou não conseguirá respeitar os outros. Defina seus próprios limites e siga-os à risca. Além de ser algo saudável, você vai ter prática suficiente nesse quesito quando o assunto for respeitar os limites dos outros. Identifique quais valores são importantes para você e atenha-se a eles. Procure pessoas com visões parecidas com as suas para manter boas relações.
    • Os relacionamentos próximos — sejam eles românticos ou fraternais — ensinam muito sobre quem somos. Não tenha medo de aprender mais sobre você. Se não gostar de quem é, vai ser difícil que os outros gostem.
    • Tente não se julgar demais. É muito comum exigir demais de si, muitas vezes em níveis impossíveis. Se é perfeccionista, aprenda a se permitir um pouco de liberdade para falhar.
    • Não tenha medo de ser vulnerável. Todos nos sentimos vulneráveis às vezes e não é preciso tentar esconder isso de seus amigos, pois eles não ligarão. Se ligarem, talvez não sejam os amigos certos.
    • Caso seus amigos apontem suas falhas e sugiram mudanças para melhorar a relação de vocês, não fique na defensiva e evite os ressentimentos. Eles estão tentando ajudá-lo a tornar-se alguém melhor. Sinta-se feliz por ter amigos assim e esforce-se para melhorar sempre que possível.
      • Caso eles não estejam sendo gentis na hora de abordar os seus problemas, deixe claro como se sente. É preciso ter tato na hora de tocar em tais assuntos! Amigos que o menosprezam e não tentam ajudá-lo não são boas companhias.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Construindo confiança e lealdade

PDF download Baixe em PDF
  1. Confiem um no outro. Às vezes, pode parecer impossível manter um amigo feliz, mas não é preciso muito para ser um bom melhor amigo. Basta que possam confiar um no outro nos assuntos que realmente importam. Não tente enganar ou usar seu amigo para conseguir vantagem em algo nunca .
    • Lembre-se de que ele também pode ter outros amigos. Você é importante para ele, mas precisa deixar que ele tenha uma vida social própria. Amigos não devem ter ciúmes.
      • Para evitar a solidão, crie círculos de amizade . Assim, se um amigo estiver indisponível, você terá outros com quem passar o tempo. É bom conhecer o máximo de pessoas possível, mas tome cuidado, pois quem é amigo de todo mundo, no fim pode não ser amigo de ninguém.
    • Não guarde segredos. Converse sobre o ocorre em sua vida sempre que possível. Se não quer falar de algo, não toque no assunto. Caso seu amigo insista, diga algo como "Você sabe que é meu amigo e que se eu fosse contar para alguém, seria você. O problema é que não me sinto confortável em discutir isso agora com ninguém. Prometo que será o primeiro a saber quando estiver pronto para falar, ok?".
    • Saiba que provavelmente passarão por tempos difíceis. Às vezes, é preciso dar um pouco de espaço para um amigo viver a própria vida. Para ser um bom amigo, é preciso ser compreensivo e saber que a distância pode ser boa.
  2. Ao ouvir um segredo, fique quieto. Nunca espalhe os segredos de seus amigos por aí, nem mesmo para pessoas de confiança.
    • Aprenda a diferenciar segredos inofensivos dos perigosos. Apesar de seu amigo não querer que ninguém saiba de um segredo, às vezes é preciso conversar sobre o assunto com seus pais. Lembre-se de que ele pode ter contado o segredo por estar cansado de escondê-lo, como um pedido de ajuda.
    • Mantenha sua palavra! Se disser que vai fazer algo, faça! Falar da boca para fora é muito fácil! Prove ser digno de confiança prometendo e cumprindo!
    • Não faça fofocas e não diga nada que possa se tornar um boato. Por exemplo, se o amigo é apaixonado por alguém, ele provavelmente ficaria envergonhado se isso vazasse. Antes de contar qualquer coisa pessoal, pergunte o que ele acha. Por mais complicado que pareça, é preciso estar disposto a se esforçar para manter uma boa amizade.
  3. Saiba também respeitar os momentos em que ele precisa se defender por conta própria. Permita-se ser vulnerável com ele! Demonstrar seu esforço e sua vontade de manter a amizade é importante.
    • Diga não quando necessário. A integridade de seu amigo é importante; informe-o quando ele estiver errado, mas faça-o de modo respeitoso. A vida é um eterno momento de aprendizado e não precisamos estar certos o tempo inteiro.
    • Se não aprender a dizer não, fará mais mal do que bem à amizade. Seu amigo ficará dependente de você e você provavelmente ficará cansado.
  4. Nunca diga coisas nocivas ou maldosas, pessoalmente ou através da internet. Peça desculpas, mas tente entender o que aconteceu e consertar a situação. Lembre-se de que as coisas podem levar um tempo para se ajeitar.
    • Nunca ignore um problema ou "deixe ele se resolver sozinho". Hora ou outra, o problema voltará; é melhor resolvê-lo antes que ele aumente e piore.
    • Se precisam de ajuda para solucionar algum problema, conversem com um adulto de confiança.
  5. Quando seu amigo precisar muito de algo, ajude-o! Pense em como ele gostará disso e lembre-se de que provavelmente ficará do outro lado da situação uma hora outra. Não vai ser bom ter um amigo em quem confiar quando precisar de ajuda?
  6. Vê-lo sofrer sem fazer nada não é uma boa ideia nunca . Se um amigo está sofrendo bullying e você tem medo de se envolver e se prejudicar, peça ajuda para um adulto. Caso possa se impor e defender seu amigo sem se machucar, faça-o! Ele certamente ficará feliz com sua ajuda.
    • Caso tenham problemas com alguma pessoa específica, tente não ser imaturo. Não tente retribuir o abuso na mesma moeda, pois apenas piorará a situação. Converse com um adulto ou simplesmente ignore a pessoa. Os praticantes de bullying odeiam ser ignorados!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Passando um tempo juntos

PDF download Baixe em PDF
  1. Saiam durante os finais de semana, façam as tarefas escolares juntos e conversem durante os intervalos da escola. Vocês não precisam viver grudados, mas um tempo de qualidade fará com que a amizade cresça e se fortaleça. [2]
    • Às vezes, será preciso sacrificar um pouco de seu tempo para estar com seu melhor amigo. Mesmo quando for difícil, você deve querer fazer isso; a amizade não pode parecer uma obrigação.
    • Convide outras pessoas a ficar com vocês. Ter um melhor amigo não significa que precisa se isolar os outros. Do mesmo jeito que podem se divertir a sós, também podem se divertir com mais pessoas.
  2. Riam e divirtam-se juntos! Poucas coisas unem mais as pessoas do que o riso. Quando se é muito amigo de alguém, é possível rir das coisas mais bobas do mundo. Sempre que estiverem juntos, tentem apreciar as pequenas coisas divertidas da vida. [3]
  3. Aprenda a ouvir ! Ninguém quer um amigo que só fala e nunca ouve, certo? Se gosta muito de falar, faça um esforço consciente para desenvolver habilidades de escuta. Sempre que seu amigo disser algo, ouça cuidadosamente e diga algo. Não responda com um simples "É..." e mude de assunto. Não o interrompa e concentre-se na conversa. Caso ele peça um conselho, ouça cuidadosamente o pedido e responda do melhor jeito possível. [4]
    • Seja um ouvinte ativo . Preste atenção na conversa para ouvir o que não é dito . É preciso conhecer bem a pessoa e saber o que ela está pensando! Se for um bom ouvinte ativo, você será capaz de saber o que seu amigo gosta ou desgosta antes mesmo que ele saiba.
    • Saiba quando não falar . Há um velho ditado muito pertinente: "O burro fala, o esperto ouve". Por mais que seja um exagero, há uma verdade por trás do ditado. Aprenda a ficar confortável na presença de seu amigo, sem a necessidade de falar toda hora para preencher o silêncio.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Cuidando um do outro

PDF download Baixe em PDF
  1. Se um amigo está irritado, pergunte o que há de errado. Ele pode não querer falar na hora, mas deixe claro que está disposto a ouvir quando ele estiver pronto. Não fique bravo caso ele não queira falar; algumas coisas são particulares e é preciso ser paciente como gostaria que ele fosse se você não quisesse discutir algo.
    • Se ele está irritado por um interesse amoroso, diga que não se preocupe, pois você o apoiará sempre. Além disso, lembre-o de que há muitas pessoas por aí esperando para conhecer o amor da vida delas! Ele ainda conhecerá alguém que o ame por quem é.
    • Lembre-se de que ajudar seu amigo não custa nada. Pode não ser fácil confortá-lo ou aconselhá-lo constantemente, mas lembre-se de que ele faria o mesmo por você durante uma fase difícil.
    • Caso ele esteja distante no momento, envie mensagens e cartões para demonstrar que se importa. Se ele estiver doente, ligue e pergunte como ele está. Demonstre o valor que a presença dele tem para você. Envie mensagens para demonstrar que se importa e pergunte como ele está. Compartilhe suas histórias, mas ouça as dele também.
  2. Os parentes são importantes para todos, mesmo que as vezes sejam irritantes ou grosseiros. Conhecer a família dele demonstra que você dá valor às origens dele e que deseja conhecer as pessoas que ele valoriza.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Sendo realista

PDF download Baixe em PDF
  1. Se presume saber qual o papel de um melhor amigo, você provavelmente ficará desapontado e frustrado. Os melhores amigos são valiosos, mas não podem ajudar com tudo na vida. Não espere que estejam sempre presentes ou que digam apenas o que quer ouvir. Se definir expectativas altas demais, apenas se decepcionará.
    • Cuide de si. É preciso ser o seu próprio melhor amigo e aprender a cuidar de si, para nunca precisar colocar um amigo na posição impossível de resgatá-lo o tempo inteiro. Se não depender de ninguém para se cuidar, nunca ficará decepcionado.
    • Lembre-se de que ninguém é perfeito! Todos temos problemas e precisamos cuidar deles. Não seja maldoso quanto aos problemas de seu amigo, mas esforce-se para ajudá-lo. Converse com ele principalmente sobre os problemas que afetam a amizade de vocês, sem nunca se esquecer dos sentimentos dele. Saiba quais falhas ignorar e quais se envolver.
      • Em alguns casos, é preciso deixar que ele resolva os próprios problemas por conta própria, envolvendo-se apenas quando sua ajuda for solicitada. Intrometer-se nas questões dele apenas criará estresse e rancor na amizade.
  2. A perda da química é natural e bastante frequente. Se vocês se afastarem, por qualquer motivo, lembre-se dos bons tempos e agradeça pela presença de uma bela pessoa em sua vida.
    • Caso não se esforcem mais para ficar juntos, ou comecem a brigar sem motivo, talvez não tenham sido feitos para ser melhores amigos. Não é culpa de ninguém. Às vezes, um tempo separado reforçará a amizade; outras vezes, o tempo confirmará que não era para ser.
    • Sempre trate seu amigo com respeito, mesmo após se distanciarem. Não fique nervoso, pois guardar rancor não é nada bom. Seja gentil e respeitoso, mesmo após serem separados por uma discussão. Nunca se sabe quando as coisas podem mudar para o melhor.
  3. Caso seu melhor amigo dê preferência para outra pessoa, tente ser amigo dela também. Vocês podem formar um grupo, não é? Todos estão sempre procurando novos amigos; o importante é não abandonar seu amigo atual por outra pessoa. A lealdade é importante.
    Publicidade

Dicas

  • Aceite-o por quem é. Não tente mudar ou julgar um amigo.
  • Nunca fale mal de seus amigos. Se falar mal de alguém para seu melhor amigo, ele certamente deixará de confiar em você.
  • Trate os outros como gostaria de ser tratado. Um melhor amigo não deve ser considerado superior ou inferior, mas igual!
  • Sempre mantenha sua palavra, mas abra exceções para emergências familiares. Um bom amigo entenderá quando você não puder cumprir um combinado por conta de uma emergência. O importante é não inventar desculpas e nem faltar com a palavra com muita frequência.
  • Não tente deixar seu amigo com ciúmes. Seja gentil com ele sempre.
  • Se sabe que seu amigo está sofrendo abusos, converse com um adulto de confiança. Se há algo sério ocorrendo e ele não quiser falar nada, assuma o controle da situação.
  • Aprenda a dizer não. Seu amigo deve entender que você precisa de espaço às vezes.
  • Torne-se amigo de pessoas parecidas com você para que tenham bastante sobre o que conversar.
  • Caso seu amigo faça novas amizades e diminua o tempo que passa com você, não ponha um fim na amizade. Você pode acabar fazendo novos amigos! Aproveite!
  • Não tenha medo de discordar de seu amigo. É pouco provável que a amizade acabará por uma discordância.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 160 129 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade