PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há sempre aquela pessoa que pode subir no palco e roubar a atenção de todos, deixando o público na beirada do assento querendo mais. Continue lendo para descobrir como se tornar um ótimo ator/ atriz e demonstrar emoções fortes para cativar o público.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para o papel

PDF download Baixe em PDF
  1. É muito importante conhecer o filme ou a peça por completo, não apenas suas falas e ações. A função dos atores é dar seguimento para a trama e sua performance não será adequada se você não compreender os temas e as ideias gerais do roteiro. Durante a leitura, tente descobrir qual o tema principal do trabalho e como seu personagem se encaixa na história.
    • Após ler a história inteira, releia suas cenas mais algumas vezes, focando-se no papel e nas falas do personagem.
  2. É necessário se aprofundar além do que está escrito, pensando no que faz com que o personagem funcione. É provável que esse trabalho não fique evidente durante a apresentação ou filmagem, mas esses fatos aparentemente simples o ajudarão a compor o personagem e a descobrir o modo com o qual interpretará. Confie eu seu instinto ou pergunte ao diretor ou roteirista ao bolar as respostas.
    • Quem sou eu?
    • De onde vim?
    • Por que estou aqui? [1]
  3. Em praticamente todas as histórias, todos os personagens querem algo, não importa se o desejo é salvar o mundo ou comprar um lanche. O ator precisa conhecer o desejo e a origem dele para representá-lo com precisão. Todas as ações do personagem dependerão desse desejo.
    • Os desejos do personagem podem mudar e você deve captar isso. Tais mudanças quase sempre ocorrem em um momento ou cena importante.
    • Pratique tentando descobrir quais os desejos de seus personagens preferidos. Em Sangue Negro , por exemplo, o protagonista é movido pelo desejo de encontrar mais petróleo. Todas as ações e olhares dele surgem por conta dessa ganância sem fim e isso é perceptível no rosto do ator em todas as cenas. [2]
  4. Nunca pare e pense no que vai falar, seu foco deve estar no modo com o qual vai falar. Para isso, você deve praticar repetir as falas várias vezes sem consultar o roteiro. Peça que um amigo interprete os outros personagens para que você possa falar os diálogos de modo mais natural.
    • Brinque com as falas conforme as lê. Repita-as de diversos modos, com entonações diferentes, e veja como isso afeta o personagem.
    • Gravar esses ensaios para assistir mais tarde pode ajudá-lo a captar pequenos erros ou descobrir novos modos de recitar as falas.
    • Antes de tentar aperfeiçoar as falas, tente entendê-las. O ideal é saber recitar as palavras antes de tentar melhorá-las.
  5. Se o papel já é seu, tente conversar com o diretor para descobrir se ele tem alguma visão particular para o personagem. Explique quais são suas ideias e como elas contribuem para o projeto e ouça o que ele tem a dizer. Lembre-se de que você é uma parte do projeto e que a ideia é complementar o todo. É necessário receber críticas construtivas sem problemas.
    • Se ainda não conquistou o papel e está indo a um teste, escolha uma direção para o personagem e atenha-se a ela. Não tente dizer o que as pessoas querem ouvir: leia suas anotações e prepare-se de modo natural. [3]
  6. Só é possível representar alguém se conseguir entrar na cabeça dessa pessoa. Por mais que as palavras já estejam escritas, as ações do personagem nem sempre são imutáveis. Conhecer o personagem o ajudará a improvisar caso você esqueça alguma frase. Entre na mente do personagem e represente-o do melhor modo possível.
    • O "Método" é uma escola de atuação em que o ator se recusa a sair do personagem durante as filmagens. Entre as tomadas, eles permanecem no papel, vivendo dentro do personagem, de modo que consigam sempre representar na frente das câmeras.
    • Encontre as partes do papel que se conectam à você. Alguma vez já passou pela situação que o personagem está passando? Você conhece um pouco sobre esse problema? Encontre algum modo de canalizar isso nos diálogos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Interpretando personagens críveis

PDF download Baixe em PDF
  1. Um ator não deve reescrever o roteiro para tornar o personagem "mais agradável", modificar as falas ou transformar o personagem em uma versão de si mesmo. Você foi contratado para interpretar um personagem que é real dentro do mundo da peça ou do filme. Você precisa agir como parte de uma equipe, que é composta por muitos outros profissionais, para que o resultado final seja bom.
    • Não tenha vergonha por algo que o personagem está fazendo: lembre-se de que você está atuando. Não transparecer realidade em cenas difíceis, nojentas ou violentas fará com que o público não acredite no que está vendo.
    • Os melhores atores se comprometem com os papéis. Já se perguntou por que o Tom Cruise é um astro do cinema de ação até hoje? Ele sempre se compromete com os papéis e demonstra energia ao interpretá-los, não importa se a situação é bizarra ou cômica. Nunca negligencie a leitura do roteiro, ela é muito importante.
    • Comprometer-se significa fazer o que for preciso para representar o personagem de modo realista, não do modo que acha que fica mais bonito.
  2. Por mais que muitas pessoas não concordem que atuar é um modo de reagir, as reações são importantes enquanto se está aprendendo sobre atuação. Você precisa manter o foco na fala do outro personagem, ouvindo-o como se estivesse conversando com um amigo da vida real. É necessário estar pronto para responder a qualquer situação de modo honesto e na voz do personagem, mesmo se você não for a atração principal da cena.
    • Não saia do momento! Pare de pensar na cena seguinte ou no fato de ter errado alguma fala na cena anterior.
    • Um ótimo exemplo disso é o ator Charlie Day na série It's Always Sunny in Philadelphia . Mesmo quando ele não tem falas, o personagem não para de se expressar facial e corporalmente. Ele se compromete com a energia imprevisível do personagem.
  3. A postura não apenas faz com que o personagem pareça mais confiante, mas permite que você entre na vida dele. Sua postura faz uma grande diferença: um personagem fraco costuma andar mais curvado e afastado dos outros, enquanto um personagem heroico mantém a cabeça erguida e a coluna reta, por exemplo.
  4. Às vezes, pode ser tentador soltar todas as falas de uma vez, sem pensar muito, mas isso compromete todas as nuances do papel. Permita-se ritmar e dar volume ao estado interno do personagem.
    • Os personagens nervosos e assustados costumam falar apressadamente.
    • Os personagens com raiva elevam a voz e falam mais devagar (quando querem esclarecer algo) ou mais rápido (quando estão explodindo).
    • Os personagens felizes tendem a falar rápido e com um volume uniforme ou crescente.
    • Variar o ritmo e o tom de voz de acordo com a cena é um ótimo modo de demonstrar mudanças e reações aos eventos da trama. [4]
  5. Considere todo o subtexto do diálogo e enfatize-o de acordo com isso. Pense na palavra mais importante da frase para destacá-la. Por mais que isso não pareça tão importante, a ênfase pode transformar as coisas que você diz. Dizer "Eu amo você" tem uma conotação diferente de "Eu amo você ", por exemplo.
    • Este é outro ponto em que você pode se inspirar em atores famosos. Procure por roteiros de filmes que nunca assistiu, escolha um personagem e leia algumas das falas dele. Ao assistir o filme, compare o modo com o qual o ator disse essas falas: lembre-se de que não há um modo errado de dizer as falas do personagem, mas você poderá perceber algumas nuances da ênfase. [5]
  6. Não há problema em improvisar algumas palavras, mas você deve ater-se ao roteiro o máximo possível, a menos, é claro, que seja instruído pelo diretor para improvisar tudo. Você nunca sabe se alguma palavra fará uma ligação entre cenas ou se o diretor deseja que a frase seja dita do modo exato do roteiro, por exemplo. Na dúvida, siga o roteiro. Caso a ideia seja improvisar ou mudar a fala, alguém da equipe o instruirá quanto a isso. [6]
  7. Após decidir quais serão os movimentos na cena com o diretor, não mude-os. Repita a movimentação durante o ensaio e a gravação para ajudar as outras equipes a planejar o trabalho delas.
    • Isso é ainda mais importante em filmagens, pois uma movimentação idêntica entre as tomadas permite que o montador do filme utilize tomadas diferentes sem que o público perceba.
  8. Reagir ou sequer reconhecer a presença do público fará com que você saia do personagem, pois ele normalmente não deve saber que faz parte de uma peça. Você pegará isso com o tempo, mas um modo de se preparar é simplesmente entrar na frente da câmera: no momento em que a notar ou sentir estar sendo observado, não demonstre reação.
    • As equipes mais experientes evitarão o contato visual com você durante uma cena, por mais que esse contato seja natural. Tente ajudar seus colegas de cena fazendo o mesmo quando não estiver atuando.
    • Perceba as coisas que faz durante o nervosismo. Evite mexer no cabelo ou bater os pés, por exemplo. Controle-se respirando fundo e tomando um gole d'água.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aperfeiçoando as técnicas

PDF download Baixe em PDF
  1. Para interpretar diferentes tipos de pessoas, você precisa ser capaz de diferenciar as pessoas. Ao conhecer alguém novo, esforce-se para ouvi-lo completamente. Pergunte sobre o passado da pessoa e note o modo com o qual ela fala, absorvendo tudo. Além disso, a leitura também ajuda a colocar esses conceitos para funcionar, ativando a mesma parte do cérebro ativada pela atuação.
    • Faça uma pesquisa específica para o papel. Se o personagem vive em um período específico ou é baseado em uma pessoa existente, pesquise o máximo possível sobre isso. Esses detalhes farão parte da performance, mesmo que de modo subconsciente. [7]
  2. Durante a primeira assistida, aja como normalmente faria com qualquer filme. Em seguida, reveja a cena, prestando atenção em cada um dos atores separadamente. Como eles agem quando não estão falando? Como eles falam? Quais as posturas deles e quais gestos eles utilizam ao falar?
    • Você falaria algo de modo diferente? Como?
    • Um bom modo de se observar atores é através da internet e de peças clássicas. É possível encontrar inúmeros atores recitando os mesmos monólogos de algumas peças de Shakespeare, por exemplo. Observe as diferenças entre eles: quais escolhas os atores fazem para tornar os personagens únicos? [8]
  3. As aulas de teatro costumam resultar em uma peça ou apresentação e são ótimos ambientes para se praticar sem muita pressão. Preste atenção no professor e nos outros alunos: o que é possível aprender? Como recitaria as falas deles? Que alterações faria nas atuações deles? Torne-se amigo de outros atores e converse com eles sobre o trabalho de vocês.
    • Você nunca sabe quando um ator pode ajudá-lo a conseguir um papel. Seja gentil com todos! [9]
  4. Na improvisação, você deixa que o personagem aja no momento, reagindo de acordo com o que está acontecendo. Essas aulas devem ajudá-lo a atuar de modo mais natural e sem aquela impressão de que você está lendo algo decorado. Existem diversos desses cursos espalhados pelo país, inclusive dentro de escolas de teatro. [10]
    • Experimente atuar cenas curtas com amigos e com objetos de cena estranhos para praticar a atuação e a improvisação.
  5. Em alguns testes, os avaliadores entregarão um roteiro e pedirão para que você atue ali, na hora. Alguns profissionais permitem que você dê uma olhada no roteiro por alguns minutos, enquanto outros preferem que você entre de cara na brincadeira. Por mais que pareça assustador, é fácil praticar. Leia um jornal em voz alta, procure por um conto na internet ou compre um livro de monólogos. Uma alternativa é ler o texto em silêncio e, em no máximo um minuto, escolher um direção para atuar.
    • Este também é um ótimo aquecimento para prepará-lo para a atuação em si. [11]
    Publicidade

Dicas

  • Imagine o roteiro e as emoções do personagem como sendo reais. Tente associá-los a você e ou a outra pessoa que conhece.
  • Leia as falas na frente do espelho. Observe-se e tente realizar alterações que melhorem a cena.
  • Tenha paixão pelo que está fazendo. Não tenha medo de mostrar que gosta de algo.
  • Leia todos os livros que puder. Ao ler uma história, você é forçado a imaginar como o personagem reagiria.
  • Lembre-se de que você precisa de toda a linguagem corporal para transmitir seus sentimentos. A voz não é o bastante.
Publicidade

Avisos

  • Você pode ser criticado e julgado no começo, mas é muito fácil criticar – difícil mesmo é se expor como ator. Continue praticando e deixe essas pessoas para lá.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 184 695 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade