PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Em termos gerais, um estrategista é um indivíduo cuja função é desenvolver/implementar uma estratégia ou plano de ação. Ter uma estratégia permite maximizar o resultado de uma situação em particular. A estratégia é a base de qualquer processo bem-sucedido. Para ser um bom estrategista, você deve identificar seus objetivos, usar determinados métodos para aumentar sua eficácia e buscar aprimoramento constante.

Método 1
Método 1 de 3:

Identificando seus objetivos

PDF download Baixe em PDF
  1. O desenvolvimento estratégico é baseado na total compreensão de problemas. Para poder criar um método e ser bem-sucedido na sua área, você deve reconhecer e aceitar as deficiências. Ao compreender o que precisa ser trabalhado, você pode criar um plano de superação para esses obstáculos. Veja como identificar deficiências: [1]
    • Veja quais são as atividades ou responsabilidades que você está sempre adiando. As pessoas geralmente evitam as áreas das quais não sentem que têm muita competência.
    • Preste atenção nos comentários das pessoas ao seu redor. Se algum colega de trabalho e seu chefe fazem as mesmas críticas construtivas, então pode ser que essas questões sejam suas fraquezas.
    • Peça a opinião de um amigo de confiança. Fale com alguém que seja sincero e pergunte em quais áreas você pode melhorar.
    • Observe atentamente seus fracassos anteriores. Nas tarefas em que você falhou no passado, quais eram as maiores barreiras para o seu sucesso?
  2. O próximo passo para identificar seus objetivos é avaliar os recursos disponíveis. Você tem tudo que precisa para alcançar seus objetivos? Está maximizando esses recursos ao usá-los com mais eficácia? [2]
    • Por exemplo, frequentemente um líder pode ter um grupo de pessoas para ajudá-lo em um projeto, mas só distribui tarefas para algumas delas. Para ter o maior sucesso possível, é preciso trabalhar com todas as pessoas disponíveis.
  3. Agora é o momento de sonhar. Feche os olhos e imagine o que você gostaria que acontecesse na sua vida dentro de um determinado período de tempo. Pense na sua carreira. Seus relacionamentos. Suas paixões. Sua saúde. Faça as seguintes perguntas para si mesmo:
    • O que está faltando na minha vida nesse exato momento que eu gostaria de obter?
    • Estou trabalhando em direção à pessoa que quero ser?
    • Onde eu me vejo daqui cinco anos? 10 anos? 20 anos?
  4. . Depois de estabelecer quais são seus objetivos, é hora de criar um plano de ação para alcançá-los. Para garantir que esses objetivos sejam alcançados, é preciso atingir certas qualificações. Os objetivos mais eficazes são aqueles que seguem o método SMART. [3]
    • “S” é de específico ( specific , em inglês). Seus objetivos devem estabelecer quem está envolvido, o que você deseja alcançar, onde ele vai acontecer, quando pretende alcançá-lo, quais requerimentos ou recursos são necessários e o motivo para querer alcançá-lo (o propósito).
    • M é de mensurável. Seus objetivos devem incluir uma forma clara e concreta de acompanhar o progresso.
    • A é de alcançável. Você deve ser capaz de se enxergar atingindo os objetivos e saber que tem as habilidades, recursos e força de vontade para alcançá-los.
    • R é de realista. Seus objetivos devem ser viáveis de acordo com as suas circunstâncias e os recursos que você tem disponíveis. Tenha ambição, mas não tanta ambição a ponto de ser quase impossível atingir um objetivo.
    • T é de tempo hábil. Seus objetivos devem incluir restrições de tempo. Se não há prazo, não há urgência. Permita-se dedicar uma certa quantidade de tempo ao objetivo ao mesmo tempo em que desafia.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Maximizando a eficácia

PDF download Baixe em PDF
  1. [4] Um bom estrategista sabe que trabalhar de forma eficiente não significa trabalhar com mais esforço. Uma forma de trabalhar de forma mais eficiente é quebrar uma tarefa grande em tarefas menores. Isso ajudará você a se livrar do estresse e evitará a procrastinação. Além disso, conforme completa cada parte, você ganhará mais confiança e mais noção das suas habilidades.
    • Observe o projeto como um todo e decida como ele pode ser divido em diversos passos. O que deve ser feito primeiro? Em segundo? Em terceiro?
    • Crie um plano de ação que permita que você complete cada seção em uma ordem lógica. Quando cada seção estiver completa, reveja o projeto completamente antes de enviá-lo.
  2. Um bom estrategista saber que o crescimento contínuo requer dar um passo para trás e reavaliar os métodos. Isso também quer dizer que você deve pedir a opinião de outras pessoas. Receber opiniões pode ser útil para entender o que está funcionando e o que não está. Isso também reforça a ideia de que o sucesso vem do esforço em equipe.
    • Seja específico na sua solicitação. Pergunte: “Como você acha que devo realizar essa tarefa?” Ou “Como você acha que posso melhorar meu relacionamento com os clientes?" [5]
    • Independentemente de concordar ou discordar com a resposta, parafraseie o comentário para que a pessoa saiba que você entendeu claramente (por exemplo: “Então, você está dizendo que eu preciso…”). Então, agradeça pelo comentário. Pode ser útil falar com todos os tipos de pessoas — superiores e subordinados.
  3. Bons estrategistas são líderes eficazes. Uma técnica que sempre ajuda a maximizar a eficácia é a delegação. Ao lidar com um projeto difícil onde um membro da equipe tem habilidades úteis, peça ajuda. Isso pode melhorar muito seu desempenho e produtividade.
    • A delegação é uma estratégia eficaz porque permite que as tarefas sejam distribuídas para as pessoas mais qualificadas. Assim, você não perderá tempo tentando aprender ou ensinar habilidades que alguém na sua equipe já tem.
    • Outra razão pela qual é melhor delegar, é dar aos outros membros da equipe a oportunidade de aprender tarefas das quais você faz repetidamente e já conhece muito bem.
    • Digamos que você tem um grande projeto que envolve marketing, estatísticas e escrita. Sendo assim, você deve procurar as pessoas mais capazes em cada categoria para garantir que o projeto seja realizado da melhor forma possível.
  4. Um bom estrategista não tenta ser a pessoa mais inteligente do ambiente. No entanto, ele conhece as pessoas mais inteligentes. Pessoas eficazes e bem-sucedidas ressoam uma energia que contagia. Se você se cercar de pessoas empoderadoras, criativas e motivadas, logo se sentirá assim também.
    • Se não estiver convencido que as pessoas ao seu redor exercem uma influência sobre você, pense nisso: há um conceito popular de desenvolvimento pessoal que diz que cada pessoa é uma mistura das cinco pessoas com quem ela mais convive. [6]
    • Mesmo que a métrica não seja precisa, tanto os hábitos bons, quantos os ruins das pessoas podem afetá-lo de alguma forma. Então, dedique seu tempo às pessoas que têm qualidades que você gostaria de ter.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Promovendo um crescimento contínuo

PDF download Baixe em PDF
  1. Parte de ser um estrategista competente é saber quando se deve mudar de abordagem. Desenvolver objetivos é maravilhoso, mas você também deve saber quanto parar com um plano ou incorporar novas estratégias se não estiver obtendo os resultados esperados.
    • Se, durante uma reavaliação, você notar que não está progredindo como gostaria, então, volte ao primeiro passo. Veja quais métodos não estão funcionando e o motivo por trás disso. Examine quais recursos estão à disposição. Então, elabore novas formas de chegar aos seus objetivos. [7]
    • Lembre-se de que é preciso tempo para atingir múltiplos objetivos. Não troque de estratégia até ser capaz de confirmar que ela não está funcionando. Em alguns casos, é preciso tempo até que os métodos comecem a mostrar resultados.
    • Considere a seguinte situação: você deseja economizar até ter uma grande quantidade de dinheiro na poupança. Você tem depositado uma determinada quantia na poupança toda semana. Depois de manter essa rotina de depósitos por um tempo, talvez você decida depositar uma quantia maior por semana para atingir seu objetivo mais rapidamente.
  2. Se estiver fechado para novas ideias e técnicas, você ficará limitado. Como parte essencial do seu arsenal de estrategista, é preciso estar disposto a errar, a se surpreender e a encontrar inspiração nos lugares mais inesperados. Se manter a mente aberta pode ser um desafio para você, experimente as dicas a seguir: [8]
    • Ouça mais as pessoas, inclusive àquelas que têm menos qualificações que você.
    • Encoraje aqueles que têm coragem de experimentar coisas novas ou de fazer mudanças.
    • Analise todos os fatos antes de tomar uma decisão.
  3. Um bom estrategista é como uma esponja, absorvendo constantemente conhecimentos e experiências. Como a ciência e a tecnologia estão sempre evoluindo, você deve ter em mente que é preciso se manter atualizado para estar à frente. [9] [10]
    • Leia livros, veja filmes e documentários e faça treinamentos online de acordo com a sua área. Adquira novas habilidades frequentemente.
    • Observe os outros para ver como eles realizam tarefas.
    • Faça perguntas: nunca presuma que você sabe tudo.
  4. Um bom estrategista consegue prever certas situações ou pelo menos tem alguém na equipe que sabe fazer isso. Muitos líderes e negócios acabam falhando porque uma nova tendência ou técnica deixou seus métodos defasados. Para evitar isso, é preciso prever desafios e planejar-se de acordo. Faça isso ao: [11]
    • Manter-se conectado. Acompanhe as pessoas e veja quais são seus desafios.
    • Pesquisar sua áreas de atuação. Atualize-se quanto às novas tendências, produtos e as reações dos usuários.
    • Consultar os clientes e usuários finais. Considere a opinião deles quanto às novas iniciativas.
    • Desenvolver equipes especiais para antecipar e se planejar em relação aos desafios.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 519 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade