Baixe em PDF
Baixe em PDF
Ser um bom namorado nem sempre é fácil, mesmo que você tenha a namorada mais incrível do mundo. Um bom namorado sabe quando deve falar ou ouvir, quando deve oferecer conselhos ou apenas simpatia e quando é a hora certa de encher a namorada de atenção ou de lhe dar um pouco de espaço. Você deve ser uma pessoa em que ela possa confiar e admirar, e até mesmo alguém que a transforme em uma namorada melhor. [1] X Fonte de pesquisa Um bom namorado sabe se adaptar às situações e entende que seu trabalho nunca termina. [2] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Seja honesto. Em qualquer relacionamento, e com apenas raríssimas exceções, a honestidade é a melhor política. Sendo honesto desde o início do namoro, você terá menos chances de enfrentar problemas no futuro. [3] X Fonte de pesquisa
- Diga o que a pessoa amada precisa saber, mas sem sufocá-la com a verdade. Por exemplo, se você teve um relacionamento sério no passado, pode falar sobre isso sem compartilhar cada detalhe a respeito de sua ex.
- Tempere a sinceridade com bondade. Não se sinta obrigado a transformar cada resposta em um elogio. Em vez disso, ofereça uma alternativa. Por exemplo, se ela estiver provando uma roupa e pedir sua opinião, diga que a roupa cai bem, mas que aquele casaco azul foi seu favorito até agora, porque destaca os olhos dela.
- Sinta-se confortável sendo sincero mas também aceitando a sinceridade dela. Se quiser ser um bom namorado, você deverá conseguir lidar com a verdade.
-
Confie nela. Confie na pessoa amada e dê motivos para que ela confie em você. A confiança deve ser a base de um relacionamento. Dessa forma, vocês poderão cultivar uma relação sem segredos, além de compreenderem o que o outro quer, sente e precisa. [4] X Fonte de pesquisa
- Demonstre confiança em sua namorada, contando coisas sobre você que a maioria das pessoas não saiba.
- Faça com que ela se sinta segura para confiar em você, demonstrando interesse e preocupação sempre que ela compartilhar algo pessoal e importante.
-
Contribua igualmente para as conversas. Quando vocês conversarem, busque um equilíbrio no fluxo da conversa. Se ficar muito quieto, sua namorada poderá pensar que você está perdendo o interesse. Se falar demais, ela poderá pensar que você é egocêntrico ou simplesmente mal-educado. [5] X Fonte de pesquisa
- Um diálogo consiste em dar e receber. O mesmo vale para os relacionamentos. Eles nunca dão certo quando são unilaterais.
- É claro que existirão ocasiões em que você falará muito (como quando uma coisa importante ou emocionante acontecer) ou em que ficará mais calado (como quando algo ruim acontecer). No geral, porém, busque sempre um equilíbrio na conversa.
-
Saiba ouvir. Em vez de ficar pensando na próxima coisa que vai dizer, ou em algo completamente diferente, concentre-se em ouvir a outra pessoa. Pense no que ela estiver dizendo. Sempre demonstre interesse e envolvimento quando estiver com ela. [6] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se: conversar com sua namorada não significa apenas aceitar o que foi dito, mas também se lembrar disso. Se ela estiver falando a respeito de uma experiência importante, faça uma nota mental sobre o assunto.
- Se ela já tiver falado duas vezes sobre a mesma coisa e você ainda não tiver a menor ideia do que esteja sendo dito, você não estava ouvindo de verdade. Ela vai perceber isso e não ficará nada feliz.
- "Ouça" as "conversas" não verbais. Aprenda a perceber quando algo estiver incomodando a pessoa amada, mesmo que ela não diga nada a respeito. O que as expressões faciais, a linguagem corporal ou até mesmo o jeito como ela enrola o cabelo estão dizendo?
-
Aprenda a entrar em um acordo. Esse é um elemento muito importante dos diálogos bem-sucedidos. Se vocês não conseguem discordar sem começarem uma briga ou sem que alguém ceda imediatamente às necessidades do outro, o namoro tem um problema. Para aprender a entrar em um acordo, você deverá conseguir expor suas necessidades e seus desejos, ao mesmo tempo em que entende o ponto de vista da outra pessoa, em vez de ignorá-lo. [7] X Fonte de pesquisa
- Depois de conversarem sobre a forma como encaram uma determinada situação, vocês poderão trabalhar juntos para criar uma lista de prós e contras e decidir qual medida será melhor para os dois lados.
- Às vezes, vocês terão que fazer concessões um para o outro. Não há nada de errado nisso, desde que vocês se revezem. Se ela escolher o filme que vocês assistirão esta noite, por exemplo, você deverá escolher o restaurante em que vão jantar.
- Aprender a chegar a um acordo envolve o uso de um tom de voz calmo e tranquilo durante um desacordo. Nunca grite, xingue ou (sob nenhuma circunstância, jamais) agrida a outra pessoa, independentemente do quão irritado você estiver. Dê uma volta, se necessário, e volte quando puder conversar de forma racional. [8] X Fonte de pesquisa
-
Ofereça apoio. Você poderá demonstrar apoio estando disponível, ouvindo com atenção e demonstrando interesse nas coisas que ela disser. Quando passarem algum tempo juntos, esforce-se para estar presente e atento às necessidades dela. Sendo uma fonte de apoio, você reforçará o sentimento de segurança e reciprocidade dentro do namoro e, ao encorajar a pessoa amada a correr atrás dos próprios sonhos e objetivos, ela o encorajará em retorno. [9] X Fonte de pesquisa
- Dê apoio quando ela precisar estudar para uma prova importante ou para o vestibular, ou quando ela estiver preocupada com o futuro.
- Se ela tiver uma semana ou mês conturbado, você deverá ajudá-la e fazer pequenos favores, como preparar o almoço ou dar uma carona para a faculdade, qualquer coisa que torne os dias dela mais fáceis.
-
Seja compreensivo. Se uma coisa é importante para a pessoa amada, também deverá ser importante para você. Não importa se você não ligaria a mínima para aquele assunto se não fosse por ela — um relacionamento envolve compaixão e o compartilhamento de experiências. Quando ela estiver chateada, coloque-se no lugar dela e tente entender seu ponto de vista. Não faça pouco caso dos sentimentos dela por achar que não são "nada demais". [10] X Fonte de pesquisa
- Sempre demonstre ouvir e seja sincero ao confortá-la. Se você não se sentir arrependido de verdade, tente mudar a forma de pensar. Coloque-se no lugar dela.
- Em alguns momentos, talvez ela só queira chorar e ser consolada. Não tente consertar os problemas imediatamente. Deixe que ela lide com as emoções antes de tentar ser prático. Se ela estiver chateada, é importante perguntar: "Você quer conversar a respeito?". Mostre que se importa de verdade. Se ela ainda não estiver pronta para falar sobre o assunto, não force a barra.
Publicidade
-
Demonstre afeto com frequência. Mostre o quanto ama sua namorada, sendo muito carinhoso. Toques, abraços, beijos e talvez até mesmo um pouquinho de demonstração pública de afeto são apenas algumas formas de conectar-se através do carinho. [11] X Fonte de pesquisa [12] X Fonte de pesquisa
- Não exagere — você não deve deixá-la desconfortável. Lembre-se de ler os sinais da pessoa amada e, se ela não estiver de bom humor, não a beije.
- Muitas vezes, até mesmo um toque de leve é bastante apreciado. Se ela for romântica, ao encontrá-la pela primeira vez depois de alguns dias diga algo como, "Eu senti saudade..." e passe os braços ao redor dos quadris dela para lhe dar um abraço amoroso.
- Dependendo das preferências da pessoa amada, tente também dar um beijinho nos lábios, na bochecha, na testa ou no pescoço para mostrar o quanto aprecia a companhia dela. Você também pode apenas beijar a mão dela, pegando-a e levando-a até seus lábios.
- Caso não tenha certeza sobre a forma como sua namorada se sente em relação às demonstrações públicas de afeto, seja discreto. Acredite se quiser, mas nem toda garota gosta de andar de mãos dadas.
-
Admire a beleza dela. Ofereça elogios sempre que ela se esforçar para ficar bonita, mas lembre-se também de deixar claro que sua namorada pode relaxar e ser ela mesma a seu lado. Não a faça sentir que deve sempre parecer incrível. Ela deverá saber que você a acha bonita de qualquer jeito, quer tenha passado uma hora se arrumando ou acabado de acordar. [13] X Fonte de pesquisa
- Quando ela cortar o cabelo ou vestir uma roupa nova, mostre que reparou na mudança e que acha que ela está maravilhosa.
- Admirar a aparência de alguém não é tão superficial quanto pode parecer. Quando realmente gostamos de alguém, essa pessoa sempre será linda aos nossos olhos, independentemente da situação. Quando se sentir assim a respeito de sua namorada, fale para ela.
-
Elogie-a com sinceridade. Elogie a pessoa amada tanto quanto for possível, mas sem sufocá-la. Não elogie apenas a aparência, mas também a personalidade. Assim, ela saberá que você não se importa somente com o físico, mas também com o que está por dentro. É mais provável que ela cultive a autoconfiança se você der motivos para que ela se sinta confiante, através desses elogios. [14] X Fonte de pesquisa
- Vá além das declarações comuns. Por exemplo, não diga apenas: "Você está bonita". Em vez disso, diga: "Esse vestido destaca muito seus olhos" ou "Esse corte de cabelo combina com o formato de seu rosto". Quanto mais específico você for, mais único e apreciado será o elogio.
- Mesmo os elogios menores e mais bobos podem ser muito significativos. Frases como, "Você tem uma linda letra de mão" ou "Você tem um talento impressionante para fazer balizas" podem impulsionar a confiança de alguém quando ditas com sinceridade. Elas também demonstram que você está prestando atenção.
-
Dê presentes nos momentos especiais e também em momentos aleatórios. Nenhum relacionamento saudável é baseado em presentes, não importa o quão chiques ou caros eles sejam. No entanto, presentear com consideração e propósito propiciará demonstrações duradouras de interesse, atenção e afeto. [15] X Fonte de pesquisa
- Empenhe-se na hora de dar presentes de aniversário, Dia dos Namorados, Natal ou de outras ocasiões especiais. Escolha um presente razoável e atencioso. Ele não precisa ser caro, deve apenas demonstrar consideração por quem ela é e pelas coisas das quais ela gosta.
- Considere toques especiais, como um colar com o nome da pessoa amada ou um pingente que represente algo importante para ela, como um floco de neve caso ela goste de esquiar ou uma nota musical caso ela goste de tocar algum instrumento.
- Quando vocês estiverem juntos, preste atenção nos interesses dela. Ela poderá apontar uma coisa que goste em uma vitrine ou falar sobre algo que queira experimentar, como andar a cavalo. Não basta pensar em bens materiais — experiência podem ser presentes muito mais emocionantes e divertidos do que uma lista de objetos.
- Às vezes, dê um presente "só por dar". De vez em quando, compre alguma coisa do nada e a presenteie só porque "pensou nela". Esse tipo de presente causa um grande impacto na pessoa que o recebe, porque é inesperado e agradável.
-
Tempere o namoro com doses de espontaneidade. Embora a familiaridade seja um dos aspectos mais confortáveis de um relacionamento, tente não cair na armadilha de fazer sempre as mesmas coisas. Embora, provavelmente, vocês tenham uma ou duas atividades regulares que adorem fazer juntos, evite que elas sejam as únicas atividades do casal. [16] X Fonte de pesquisa
- Em vez disso, tente visitar novos lugares, experimentar novas atividades e conhecer partes diferentes da cidade. Mesmo que as novas atividades não saiam como o planejado, pelo menos vocês compartilharam a experiência e passaram a se conhecer ainda mais.
- Dando um novo tempero às coisas, você manterá a emoção no relacionamento e tornará os passeios mais revigorantes. Vocês também criarão memórias que sobreviverão às experiências.
- De vez em quando, surpreenda sua namorada fazendo algo diferente — desde apostar uma corrida e dançar sem música até comprar um balde de Lego e incentivá-la a construir uma coisa que represente o amor de vocês.
- Planeje uma viagem surpresa. Você poderá escolher um destino com antecedência e falar para ela fazer as malas apenas quando for a hora de partir. Claro, use o bom senso e leve em conta as preferências dela. Talvez ela adore o mistério e a emoção de uma viagem para um destino desconhecido, talvez não.
- Se ela disser que nunca visitou um parque nacional ou uma cidade histórica na região em que vocês moram, leve-a lá sem dizer aonde estão indo. Sua namorada adorará a espontaneidade e o fato de que você prestou atenção no que ela disse.
-
Cuide-se. Faça com que a pessoa amada se sinta necessária, útil e apreciada, mas não seja carente ou dependente demais. Mantenha bons hábitos de higiene, seja limpo e organizado, defina metas pessoais e profissionais e trabalhe duro. Você não será um bom namorado se não for responsável por si mesmo. [17] X Fonte de pesquisa
- Tenha orgulho de sua aparência e da forma como se apresenta para o resto do mundo. Manter uma boa imagem (tanto em relação à aparência, mas também, e ainda mais importante, a seu comportamento) fará com que sua namorada também tenha uma imagem positiva, e ela será grata por isso.
- Ela não conseguirá se divertir no relacionamento se sentir que precisa sempre reclamar para que você faça uma coisa ou outra. Ela quer cuidar de você, mas não quer transforma-se em sua mãe.
-
Propicie um pouco de espaço individual à pessoa amada (e a si mesmo). Só porque vocês namoram, isso não significa que ela seja sua , o que implica algum tipo de propriedade. Vocês não precisam viver grudados para manter um ótimo relacionamento. Na verdade, deixá-la correr atrás dos próprios interesses sem monitorá-la a cada cinco segundos só fará com que ela o ame ainda mais. [18] X Fonte de pesquisa
- Encontre um equilíbrio que permita que vocês tenham tempo para ficar sozinhos, na companhia de amigos e também um com outro.
- Passar algum tempo com os próprios amigos permitirá que vocês apreciem ainda mais a companhia um do outro.
- Manter agendas sociais diferentes também propiciará algo sobre o que conversar quando vocês se encontrarem novamente.
- Além disso, cultive alguns interesses independentes. Mantenha os hobbies, esportes e outros interesses que você já cultivava antes de conhecê-la. Embora seja ótimo encontrar uma atividade que o casal goste de fazer juntos, não force sua namorada a assistir a um jogo de futebol se ela não quiser, e não a acompanhe na ioga a menos que realmente tenha vontade de experimentar.
- O cultivo de interesses distintos vai ajudar o casal a preservar um senso de individualidade e cada parceiro a crescer independentemente, assim vocês poderão crescer juntos.
Publicidade
Dicas
- Pergunte o que ela gosta em você e mostre mais esse lado. Se, por exemplo, ela admira seu sorriso, sorria mais vezes. Se ela gosta de apostar corrida com você, aposte corrida com sua namorada, mas acompanhe a velocidade dela, desacelerando, alcançando-a, ultrapassando-a e ficando para trás de novo. Ela vai gostar ainda mais de você por fazer pequenas coisas que a deixem feliz.
- Converse regularmente com ela. Envie mensagens, telefone, mostre que se importa!
- Diga como se sente. Se estiver chateado, com raiva, ou feliz, diga a ela. Ela vai querer ajudá-lo a sentir-se melhor.
- Não apresse o relacionamento, leve as coisas com calma.
- Se sua namorada não gostar de sua melhor amiga, mostre que não há motivos para se preocupar e que você permanecerá fiel.
- Caso sinta ciúmes ao vê-la falando com outra pessoa, não fique frustrado ou irritado. Isso só vai fazer a pessoa amada sentir que você está obcecado por ela. Converse a respeito do problema e provavelmente ela mudará essa atitude.
- Tenha autoconfiança. Isso vai ajudá-la a ser autoconfiante também. Além disso, algumas garotas gostam de um pouquinho de arrogância. Mas não exagere.
- Se alguém estiver flertando com ela, faça piadinhas a respeito ou provoque-a um pouquinho, mas não fique bravo. Ela vai perceber, se esse for o caso.
- Seja você mesmo! É por isso que ela está com você.
- Nas fases ruins, concentre-se em tentar fazer as coisas darem certo, não em tentar decidir quem está certo.
- Se sua namorada estiver triste ou irritada, não deixe que ela fique desse jeito por muito tempo. Tenha uma conversa para entender por que ela se sente assim, e ela saberá que você se importa.
- Quando notar alguma coisa a incomodando, pergunte o motivo. É provável que ela responda, mas, se não responder, não pergunte novamente. Ela falará a respeito quando estiver pronta.
Publicidade
Avisos
- Não diga nem faça coisas das quais vá se arrepender mais tarde, porque você vai acabar em uma situação muito complicada. Se sentir que está prestes a explodir e falar coisas das quais se arrependerá depois, a melhor coisa a fazer é deixar sua namorada sozinha. Após algumas horas, envie uma mensagem de texto para conversar e saber se ela está bem.
- Nunca fale sobre algo que você quase fez por sua namorada, mas acabou não fazendo por qualquer razão. Por exemplo, dizer: "Eu pensei em comprar esse presente, mas mudei de ideia" ou "Quase tirei o dia de folga para ficar com você, mas decidi que era uma má ideia", não fará a pessoa amada pensar que você tem consideração por ela, mas sim que decidiu que ela não vale a pena.
- Se ela o vir fazendo uma coisa que possa ser facilmente mal interpretada, não diga: "Não é o que você está pensando" ou "Não é o que parece". Segure a mão dela (é provável que ela tente se afastar), olhe-a nos olhos e diga que a ama. Explique que ela é a única mulher para você e esclareça por que a situação realmente não é o que parece.
- Nunca culpe sua namorada pelas atitudes da família dela. Ninguém pode controlar o que a família faz ou diz. Você pode dizer que se incomodou com uma coisa que alguém disse ou fez, mas a deixe em paz depois disso.
- Não seja muito grudento. Ela precisa de espaço pessoal tanto quanto você. Se ela quiser sair com os amigos ou fazer alguma coisa que não envolva sair com você, aceite.
- Não a envergonhe. A maioria das pessoas sente vergonha ao falar sobre roupas íntimas, hábitos de higiene, sexo e coisas semelhantes em público. Lembre-se: essas coisas podem ser atraentes para você, mas talvez ela não queira torná-las públicas. Além disso, nunca conte uma história engraçada sobre vocês dois sem o consentimento dela e, se ela tentar impedi-lo, não continue. Isso vai magoá-la, porque demonstra que impressionar seus amigos e fazê-los rir é mais importante para você do que evitar fazer com que ela se sinta uma idiota.
- Quando ela estiver com raiva e gritar com você, nunca grite de volta. Acalme-a e resolva a situação de forma civilizada. Isso manterá a situação sob controle e vai ajudá-los a resolver os problemas com menos conflitos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://jamesmsama.com/2014/01/01/6-ways-to-know-youre-a-good-boyfriend/
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ http://www.oprah.com/relationships/Dr-Phils-Six-Rules-of-Talking-and-Listening
- ↑ http://www.oprah.com/relationships/Dr-Phils-Six-Rules-of-Talking-and-Listening
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-attraction-doctor/201106/how-pick-better-boyfriend-or-girlfriend
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/blog/the-attraction-doctor/201106/how-pick-better-boyfriend-or-girlfriend
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ http://www.5lovelanguages.com/
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
- ↑ http://jamesmsama.com/2014/01/01/6-ways-to-know-youre-a-good-boyfriend/
- ↑ http://www.5lovelanguages.com/
- ↑ http://jamesmsama.com/2014/01/01/6-ways-to-know-youre-a-good-boyfriend/
- ↑ http://jamesmsama.com/2014/01/01/6-ways-to-know-youre-a-good-boyfriend/
- ↑ http://www.thedailymind.com/how-to/how-to-become-a-better-husband-boyfriend-or-life-partner/
Publicidade