Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quer você queira ser que nem Os Karas ou apenas aprimorar as suas habilidades investigativas, dê uma lida neste artigo para aprender a ser um bom detetive adolescente.
Passos
-
Tenha sempre um bom kit de detetive à mão. O conjunto deve conter uma bússola, uma lupa e um binóculo. Um caderninho, uma caneta, um telefone e uma câmera digital também podem ser úteis.
-
Faça cartões de visita. Batize a sua agência com um nome chamativo e mande fazer alguns cartões de visita para dar para as pessoas que contratarem os seus serviços.
- Crie um e-mail específico para a sua agência.
Publicidade
-
Leia livros de mistério. A série Os Karas, de Pedro Bandeira, e alguns títulos da Coleção Vaga-Lume são ótimos pontos de partida, assim como os livros do Sherlock Holmes. Também não faz mal nenhum assistir a alguns filmes antigos de detetive, como os do Charlie Chan.
-
Aprenda a encontrar pistas de maneira rápida e eficiente. Tudo pode ser uma prova. Lembre-se disso sempre que estiver procurando pistas.
-
Seja observador. Em muitos casos, as menores coisinhas acabam sendo as mais importantes. Preste atenção em coisas que os outros costumam ignorar.
-
Esteja sempre atento. Baseie-se na abordagem de grandes detetives da ficção.
-
Aprenda a fazer pesquisas. Pesquise as informações pertinentes a cada caso com o máximo de cuidado. Use fontes on-line, materiais de arquivo e evidências fotográficas e não se esqueça de interrogar os envolvidos.Publicidade
-
Escolha um trabalho seguro e adequado à sua posição de amador e de menor de idade. Comece procurando um gatinho ou um cãozinho desaparecido, por exemplo, desencavando joias perdidas ou colocando um timer para descobrir quem está roubando a merenda dos seus colegas.
-
Jamais se meta em uma situação da qual não consiga sair. Não invada nenhuma propriedade privada, não entre em lugares perigosos, não tente entrar de graça no transporte público e não se deixe encurralar.
-
Não se envolva com crimes reais. Caso esbarre em algo potencialmente ilegal, errado ou assustador, entre em contato com as autoridades ou com alguém de sua confiança. Não tente investigar casos graves por conta própria.Publicidade
-
Aproveite. Divirta-se reunindo as provas do crime, fazendo deduções e tirando conclusões lógicas. Faça perguntas e coloque os fatos em ordem para testar as suas hipóteses.
-
Invista em uma carreira baseada nas suas habilidades investigativas. Pode ser que você acabe escolhendo uma profissão que exija talento no ramo da investigação, como policial, advogado, cientista forense ou até mesmo detetive particular.Publicidade
Dicas
- Aprenda a formular hipóteses.
- Experimente fazer quebra-cabeças lógicos e outros exercícios para a mente.
- Qualquer coisa pode ser uma prova, desde as profissões dos envolvidos até o lugar em que eles estavam na hora do crime.
- Alguns livros interessantes de mistérios são os da série Os Karas, de Pedro Bandeira, alguns títulos da Coleção Vaga-Lume, como O Mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey, e os do detetive Sherlock Holmes.
- Monte um grupinho de investigação. Você nunca sabe quem pode ser uma testemunha.
Publicidade
Avisos
- Não se envolva com crimes reais. Entregue as provas encontradas para as autoridades e deixe-as lidarem com o problema se achar que encontrou algo relacionado a um caso grave.
Publicidade
Publicidade