PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O futebol é um grande esporte, que pode interessar a qualquer pessoa, seja apenas para assistir jogos ou para entrar no campo e praticá-lo. No entanto, para se tornar um atleta melhor (chegando até à profissionalização), é preciso começar cedo e se esforçar bastante. A boa forma física é fundamental, assim como o desenvolvimento tático e técnico; porém, o mais importante é ter paixão e entusiasmo pelo futebol. Treinar é o aspecto-chave para se tornar um jogador habilidoso, mas é preciso garantir que os pontos certos estejam sendo desenvolvidos.

Método 1
Método 1 de 3:

Melhorando a técnica

PDF download Baixe em PDF
  1. Chame os amigos para bater uma bola na quadra do prédio, em um campo alugado ou faça testes para entrar nas categorias de base de um clube. Outra opção é entrar para uma escolinha de futebol, se as outras não forem viáveis. É impossível se tornar um jogador melhor se não treinar com frequência, afinal, não existem atalhos para se tornar um profissional além de jogar e praticar regularmente. [1]
    • Experimente realizar testes nos melhor times da região. Quanto melhores os técnicos e os adversários, mais rapidamente os jovens atletas se desenvolvem.
    • Caso não tenha com quem jogar (e nem entrar nas categorias de base de um clube), saia de casa e treine 100 chutes ou passes contra uma parede. Pratique dribles no jardim de casa e apure a técnica; tudo que é necessário para se tornar um melhor futebolista é uma bola e determinação para melhorar. [2]
  2. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    Os profissionais precisam tomar decisões rapidamente, seja para fazer o passe, chutar ao gol ou driblar o adversário, tudo em questão de milésimos de segundos. A melhor maneira de tornar-se um bom jogador é trabalhando na "tomada de decisões", que devem ser rápidas e precisas.
    • Não segure demais a bola. Após dar de um a três toques rápidos na bola, é preciso passar ou chutá-la. Quanto mais ela ficar nos pés do mesmo jogador, mais tempo os defensores adversário terão para se posicionar corretamente.
    • Para realizar uma jogada individual, é preciso adotar um ritmo adequado. Faça com que o marcador tenha uma reação (tentar desarmar o atacante, por exemplo) em vez de permitir que ele posicione-se bem.
    • Não tenha pressa. Não há como correr mais que a bola e fazer com que ela chegue rapidamente na área adversária. Logo, ela precisa ser movimentada, através de inversões de bola para companheiros do outro lado do campo ou passes em profundidade, que confundem a marcação.
    • Ao perder a bola ou não alcançar um passe, tente imediatamente roubá-la ou se posicionar para interceptar o passe. [3]
  3. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    Os craques nunca são "mancos", ou seja, utilizam apenas o pé dominante para chutar e passar a bola. Se esse é o seu caso, os bons zagueiros tentarão impedir que a bola "caia" no pé "bom", bloqueando a possibilidade de passes e chutes fáceis, forçando o uso do outro pé e dificultando qualquer ação. Sempre que puder, desenvolva o potencial do pé "ruim", mesmo se no começo nada der certo. Jogadores ambidestros são preocupação para qualquer zaga.
  4. Independentemente da posição em campo, é muito importante roubar bolas. A marcação individual (o um contra um) é um dos aspectos fundamentais para qualquer bom jogador de futebol, além do passe e do chute. Para treinar, basta jogar contra um amigo, revezando quem ataca e quem defende. Os bons defensores no "mano a mano" devem ter:
    • Posicionamento correto. Dobre um pouco as pernas, apoiando-se na parte em que há o ligamento entre a planta do pé e os dedos.
    • Force o adversário a tomar uma direção. Coloque um pé para frente e gire o corpo de forma que incentive o atacante a ir para uma direção – geralmente, para onde estão os zagueiros ou para a lateral – fazendo com que ele domine a bola com o pé que apresenta maior dificuldade, seja para driblar e para passar ou chutar a bola, por exemplo.
    • Não dê o bote se não for necessário. Um bom marcador deve saber cercar o adversário e dificultar a capacidade de decisão do mesmo; a tentativa de desarme deve ser feita apenas se a oportunidade for boa – o que também envolve a capacidade de decisão do zagueiro –, como quando o atacante adianta demais a bola ou dá a chance de desarme. O importante é não ser desesperado em desarmar, pois o outro jogador ou passará com facilidade pela marcação ou acabará sofrendo a falta.
    • Atenção ao movimento dos quadris. Essa parte do corpo quase sempre "telegrafa" para onde o adversário está indo. Como os pés se movem rapidamente (especialmente em dribles) e a direção da cabeça e ombros pode até ser utilizada para enganar o zagueiro, o quadril, que é mais ou menos onde está o centro de gravidade, é mais lento e pode ser utilizado para descobrir qual direção que o atacante tomará. [4]
  5. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    O treino é o momento que os atletas têm para se tornarem jogadores melhores, não para que fiquem mostrando seus pontos fortes e realizando malabarismos com a bola. Durante os treinos, os erros devem ser cometidos (pelo menos em maior quantidade do que no jogo), o pé "ruim" deve ser fortalecido, além de analisar o desempenho ao jogar em uma posição em que não está acostumado (testar, por exemplo, um zagueiro na lateral ou um armador como atacante) e também desenvolver entrosamento com os companheiros, que como consequência, fará com que melhores combinações de passe e jogadas para defender e atacar ocorram. Nem os melhores jogadores se acanham com a possibilidade de errar muito durante o treino: o importante é não cometer equívocos na hora do jogo.
  6. Uma excelente maneira de aprender é assistindo jogadores bons e consagrados, principalmente os que atuam na mesma posição. Tente analisar tudo que eles fazem em campo; como se posicionam quando estão com a bola? E quando estão sem? Com que frequência sobrem ao ataque ou voltam para ajudar na defesa? Que tipo de passes eles dão? [5]
    • As ligas europeias, como a La Liga (Espanha), a Premier League (Inglaterra), o "Calcio" (Itália) e a Bundesliga (Alemanha) têm os melhores jogos, com atletas de muita habilidade e inteligência. Torneios internacionais, como a Copa do Mundo e a Eurocopa também são ótimos.
    • Compre ou peça emprestado DVDs e fitas de futebol. Elas poderão ensinar fundamentos e táticas detalhadamente, ajudando jogadores que desejam aprofundar o conhecimento que possuem, além de serem bastante didáticas e elogiadas por jogadores de todo o mundo.
  7. O técnico está na equipe para isso e geralmente pode ver aspectos da partida e de atletas adversários que os seus comandados não conseguem durante a disputa. Por isso, aprender a ouvir e obedecer as instruções do técnico evitará que você repita os mesmos erros constantemente, além de ajudar a encontrar e trabalhar os pontos fracos. [6]
    • Uma ou duas vezes por temporada, pergunte ao técnico o que pode ser feito para melhorar e ajudar a equipe. Peça exemplos de fundamentos ou até ideias para treinar por conta própria; é uma excelente maneira de encontrar novos caminhos para aprimorar a parte técnica.
    • Contrate os serviços de um técnico ou preparador individual para melhorar ainda mais. Muitos técnicos qualificados e jogadores das categorias de base praticam individualmente, fora do horário de treino. A atenção direta de um profissional a apenas um atleta, focando nas áreas onde ele precisa melhorar, é um caminho ótimo para rapidamente tornar-se um bom jogador.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Melhorando a habilidade com o pé

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    Aprenda a carregar a bola com todas as partes do pé . Treine o controle e a manutenção da posse de bola em um campo (ou qualquer local aberto) de cerca de 27 m, trocando de velocidade e o local do pé utilizado para carregá-la. A bola deve ser mais ou menos uma "extensão" natural do pé, parando, movendo e mudando de direção sempre que o jogador assim quiser, mostrando que ele tem total controle sobre ela. Algumas técnicas de treino desse fundamento são:
    • Driblar cones : coloque cones ou pequenos objetos em zigue-zague e carregue a bola, passando por cada um deles e controlando a velocidade sempre que puder. O objetivo é passar por todos os cones sem que a bola toque neles e sem "pulá-los". Ao aperfeiçoar o controle de bola, aumente a velocidade.
    • Saiba fazer embaixadinhas : apesar de não ser fundamental no futebol em si, conseguir fazer embaixadinhas melhora o controle de bola e a técnica. Para isso, basta usar o corpo (menos os braços e a mão, é claro) para manter a bola no ar o mais tempo possível, sem que ela toque no chão. Tente fazer 10 embaixadinhas, no começo, e depois 20, 50, 100 e assim por diante. [7]
  2. É necessário ter muita técnica e habilidade, mas ficar de cabeça erguida é um aspecto básico no futebol que todos os atletas devem sempre aperfeiçoar, principalmente os jovens. Os bons jogadores sabem sempre em que lugar do pé a bola está sem precisar olhá-la, possibilitando que realizem um bom passe ou chute. Todos acabam olhando para a bola ocasionalmente (e automaticamente), mas quanto mais o atleta estiver observando a movimentação de companheiros e adversários – com a bola bem controlada – melhor ele será.
    • Tente adquirir o hábito de levantar a cabeça em todas as atividades de controle de bola durante o treino. [8]
  3. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    Exercícios simples e rápidos são ótimas maneiras de melhorar a técnica de controle de bola, mesmo que não sejam feitos durante a partida. Em todos eles, os pés devem mover-se rapidamente ao mesmo tempo que a bola fica em posse do jogador. [9]
    • Com a parte interna dos dois pés, passe a bola de um lado para outro. Com rapidez e movimentos curtos, passe a bola do pé direito para o esquerdo e vice-versa.
    • Coloque a bola em movimento sem perder o controle dela. Pare-a em frente do pé e coloque-a em movimento dando um "tapinha" com o bico da chuteira e com a parte de baixo do pé sem muita força, para que ela não ganhe muita velocidade e esteja sempre sob controle. Apoie-se com a parte que liga a planta do pé aos dedos e mantenha os joelhos levemente dobrados.
    • Passe o pé por cima da bola. Ponha o pé em cima da bola e, com a sola role-a para a direita. Depois disso, deixe o pé direito novamente no centro e passe a bola para o pé esquerdo e repita o exercício. Você pode também fazer o contrário, rolando a bola para dentro, com a parte interna dos pés e parando-a no centro. Essa atividade, apesar de ter um grau maior de dificuldade, auxilia bastante no desenvolvimento de controle da bola. [10]
  4. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    Os melhores jogadores sabem que o futebol é um esporte coletivo, ou seja, ninguém ganha jogando sozinho. Ser "fominha" apenas fará com que você perca a bola, logo, é imprescindível treinar a capacidade de passe e melhorar a habilidade. Os passes rápidos devem ser feitos com um simples toque na bola (não pare-a quando estiver vindo em sua direção), encontrando um companheiro em boas condições de gol ou livre para avançar ao campo de ataque após qpenas dois toques. [11]
    • Uma boa maneira de treinar esse fundamento é ficar de frente a uma parede. Se o passe – que deve ser sempre de primeira – for ruim, mais difícil será para "receber o passe" da parede e tocar de volta.
    • Chame um amigo (que deve ser um centroavante ), para ajudar no aperfeiçoamento dos cruzamentos. Cobre escanteios ou faltas um pouco mais perto da área e tente colocar a bola na cabeça dele. Assim que ele começar a correr para obter espaço (como se estivesse sendo marcado), cruze e facilite o gol para o centroavante.
    • Reflita um pouco sobre seus pontos fracos e nas áreas em que deve melhorar. Por exemplo, se quiser melhorar a finalização, separe dois ou três dias para ir ao campo e treinar apenas chutes ao gol. Ao sentir que melhorou nesse quesito, use os mesmos períodos momentos para desenvolver o controle de bola, os passes, cruzamentos e outros aspectos.
  5. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    . Aqueça-se carregando a bola para que na hora do jogo ela não "desgrude" dos pés e o controle seja muito mais preciso. Fique de cabeça erguida ao avançar para o campo de ataque, observando companheiros desmarcados e boas chances de finalização. Veja a seguir algumas jogadas de maior grau de dificuldade:
    • Elástico
      • Coloque a bola em movimento (para frente e para direita ou esquerda, de acordo com o pé utilizado) com a parte externa do pé. Rapidamente, utilizando agora a parte interna, "puxe" bola de volta para sua frente.
      • O pé vai "envolver a bola", como se ela estivesse saindo de seu controle, e rapidamente voltando, enganando o defensor.
    • Parar e correr
      • Trote lentamente com a bola.
      • Pare por um segundo, colocando o pé em cima da bola, enquanto um zagueiro estiver na marcação
      • Agora, coloque a bola na frente – ela deve passar pelo lado do adversário – e ganhe na velocidade dele (que provavelmente foi surpreendido pelo drible).
    • "Pedaladas"
      • Passe o pé por cima da bola, como se você quisesse dar um passe ou mudar a direção do controle de bola.
      • Ao passar o pé por cima da bola, traga-o de volta para próximo da bola, tocando e indo na direção oposta da que fingiu ir.
      • A "pedalada" pode ser feita com a parte interna ou externa do pé.
  6. Ela deve transformar-se em um ritual e não em algo aleatórios, de acordo com a vontade em certos dias ou momentos. Treinar com bola em três ou quatro dias da semana melhorará a técnica; treine voleios contra uma parede ou treine finalizações ao gol (ou improvisando algo que possa ser um gol). Treine dribles e embaixadinhas, que ajudam muito no controle de bola. As embaixadinhas devem ser feitas com ambos os pés para que consigam reter bem a bola. Além disso, não se esqueça de treinar chutes e voleios também com o pé "ruim" .
    • Muitos técnicos recomendam que os jogadores fiquem trinta minutos a mais no campo, após o treino, aperfeiçoando a habilidade e o controle de bola.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Melhorando a forma física

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    Isso significa aguentar o jogo inteiro (90 minutos) sem ficar cansado, o que dificulta a tomada de decisões (tanto pela parte física quanto pela mental). O futebol é um esporte dinâmico e rápido, que requer muita resistência. No começo, o objetivo deve ser conseguir jogar pelo menos um tempo (45 minutos) sem cansar. São várias as maneiras de melhorar o físico e evitar o cansaço: [12]
    • Para melhorar a resistência, corra de 3,2 a 4,8 km duas vezes por semana e cronometre. Tente melhorar o tempo todas as semanas, chegando até cerca de 8 a 9,6 km em cada corrida.
    • Dispute partidas. A melhor maneira de entrar em forma é jogando. Não precisam ser partidas completas; uma "pelada" de três contra três com os amigos por uma hora, ou um coletivo com os companheiros de equipe já ajudarão a obter o condicionamento necessário para as partidas oficiais.
    • Vá até o limite em todos os treinos. É neles em que a resistência é construída na preparação para o jogos. Jogadores que se esforçam e dão o sangue no treino fazem com que o corpo e o organismo gastem menos energia para todas as atividades necessárias do futebol, permitindo que eles cheguem nos estágios finais da partida mais "inteiros".
    • Experimente o treinamento intervalado. Ele ocorre quando o atleta alterna um trote e uma arrancada durante a corrida, realizando a primeira atividade pelo dobro do tempo da corrida, sem parar para descansar. É uma ótima maneira de simular as exigências físicas de uma partida, principalmente ao treinar sozinho. [13]
  2. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    . Para melhorar a velocidade, os esportistas precisam aumentar a capacidade de arrancada . Vá até um campo de futebol e a partir da linha do gol, corra até o meio do campo. De lá, trote até o outro gol. Repita a atividade e depois ande de um gol a outro para dar uma descansada. Faça o exercício o quanto conseguir – até ficar extenuado ou por cerca de 15 minutos.
    • A velocidade é determinada parcialmente pela genética, mas o tempo necessário para atingir a velocidade máxima e continuar correndo é determinado pelo treino. Quanto maior o esforço e a dedicação, maior a velocidade obtida. [14]
  3. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    . Algumas atividades úteis para todas as idades são o lunge (afundo), a brincadeira de pular carniça e o "carrinho de mão". Ao pular carniça, inicie-a agachado e salte o mais longe que conseguir, descanse por alguns segundos e repita. O lunge em pé deve ser feito colocando uma perna para frente (o máximo que puder) ao mesmo tempo que o joelho da outra perna toca o chão; depois, inverta as pernas. Faça o exercício até cobrir todo o comprimento do campo. Para o exercício "carrinho de mão", é necessário que outro jogador fique em pé, segurando seus tornozelos; você deverá estar apenas com as mãos tocando o chão. Ambos devem andar simultaneamente (o companheiro com os pés e você com as mãos) até o meio do campo, onde as posições devem ser alternadas. Realize todas essas atividades de duas a três vezes pelo campo inteiro e a força muscular das pernas e do abdômen aumentará.
  4. Watermark wikiHow to Ser um Jogador de Futebol Profissional
    e o tronco , não apenas as pernas. Não é porque o os braços e mãos não serão utilizados (caso não seja goleiro) que eles não devem ser fortalecidos, afinal, quanto mais força e massa muscular, mais o jogador poderá lutar com um adversário por uma bola, escapar de tentativas de desarme e se livrar dos marcadores em cruzamentos e escanteios. É claro que não é necessário se tornar O Incrível Hulk , mas todos os jogadores que se prezam devem ter um tronco bem resistente. O treino de academia com pesos leves funciona muito bem para jogadores de qualquer posição. Trabalhe no grupo de músculos a seguir por três a cinco vezes por semana.
    • Peito e Costas : esses músculos são essenciais para as disputas e divididas com adversário, tanto pelo chão como pelo alto. Faça cem flexões por dia e quantas barras conseguir (sempre em três séries).
    • Tonifique os braços : levantamento de peso leve, exercício com barra, flexões com as mãos juntas e sob o peito e mergulho com banco são excelentes maneiras de fortalecer o tronco sem precisar pagar uma academia.
    • Abdômen e centro do corpo : são essenciais para todas as posições. A parte central do corpo define a transferência de energia do tronco para as pernas, além de ser muito utilizada em giros bruscos do corpo, cabeçadas e finalizações fortes e na marcação. Os exercícios de prancha e abdominais são fundamentais para nesse tipo de treinamento, devendo ser realizados diariamente até ficar extenuado.
    Publicidade

Dicas

  • Sempre trabalhe em cima dos pontos fracos. Faça cada treino de fundamento utilizando os dois pés e tente jogar em todas as posições.
  • Tente tornar-se um líder da equipe. Comunique-se e incentive os outros a fazerem o mesmo. Os técnicos ficam impressionados com esse tipo de atitude, sendo um fator determinante na definição do capitão do time.
  • Não treine ou jogue com pessoas de nível técnico muito abaixo do que o da sua equipe. O ideal é desafiar bons jogadores (como outros profissionais), para adquirir experiência e habilidade.
  • Beba muita água.
  • Tudo que conseguir realizar com o pé "dominante" deve também poder ser feito com o outro. Hoje em dia, é imprescindível saber utilizar bem os dois pés para se tornar um grande jogador de futebol.
  • A prática levas à perfeição. Ficar sentado no sofá de casa não vai fazer com que ninguém se torne um jogador melhor. Saia e vá jogar com os amigos! Treine junto com eles e aperfeiçoe os fundamentos em que precisa melhorar e que aprendeu no treino profissional. Jogar videogame o dia inteiro não adianta nada!
  • Foque todas as áreas do esporte; nada adianta estar em forma sem possuir uma técnica apurada.
Publicidade

Avisos

  • Hidrate-se bastante todos os dias. A desidratação é uma grande preocupação e perigo para todos os atletas, além de ser a grande causadora de câimbras musculares em jogadores de futebol. Beba muita água e isotônico algumas horas antes do jogo . Porém, não exagere, pois nada é pior que correr com o estômago cheio. A dieta adotada também deve ser saudável.
  • Sempre deixe alguns dias para descansar, já que isso auxilia o corpo a se desenvolver
  • É importante consultar um médico caso surjam dores estomacais que demoram a desaparecer.
  • Alongue-se bem antes e depois de todos os treinos . Ligamentos rompidos, distensões musculares e várias outras lesões podem atrapalhar muito a carreira de um atleta. Por isso, é fundamental aquecer-se antes do alongamento, já que a lesão pode ocorrer porque os ligamentos e músculos estão "frios".
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 245 254 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade