PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ninguém tem que ser um político ou um CEO para ser um líder. Seja na vida cotidiana, na escola ou no ambiente de trabalho, um líder é aquela pessoa que dá exemplos, orientação e direcionamento aos demais. Um título bonito não transforma ninguém em uma liderança verdadeira — são as ações e qualidades que o fazem. Se quiser despertar o líder dentro de você, empenhe-se em desenvolver e lapidar as suas habilidades, equilibre a autoridade e a compaixão e demonstre que é digno da confiança do restante da equipe.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Desenvolvendo qualidades

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja confiante mesmo que não saiba tudo. Mantenha uma postura boa, faça contato visual e gesticule ao falar para enfatizar os argumentos principais. Transmita confiança e tenha fé na sua capacidade de levar a equipe do ponto A ao ponto B. Além disso, tenha segurança para admitir que não sabe algo sem se deixar abalar. [1]
    • Observe a diferença entre dizer “não sei” olhando para o chão e fazendo gestos nervosos e dizer “eu não sei a resposta, mas vou procurar e já volto a falar com você”, com a postura ereta e olhando o outro nos olhos.
    • Não ter alguma informação não tira o seu mérito como líder. Por outro lado, líderes ineficazes ficam inseguros e se recusam a admitir que estão errados.
    • Há uma linha tênue entre a confiança e a arrogância. Admita que não sabe tudo e não aja como se fosse superior.
  2. Aproveite todas as oportunidades para lapidar o seu conhecimento, seja ao gerenciar uma equipe de vendas ou como presidente do grêmio estudantil. Conhecer o assunto a fundo é bom para aumentar a confiança e conquistar o respeito dos demais. É claro que é impossível saber tudo, mas a sua equipe pode duvidar do seu potencial caso só obtenha “eu não sei” como resposta para todas as perguntas. [2]
    • Ainda pior é não ter a resposta e inventar alguma coisa (errada) só para não dar o braço a torcer. Essa é uma maneira certeira de perder a confiança da equipe.
    • Por exemplo, ao planejar um evento beneficente na escola para arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade, confira o site da instituição para ver como esse tipo de coisa funciona.
    • Se for o líder de uma equipe de engenharia, pesquise a fundo sobre os produtos criados por vocês, vá a eventos de aperfeiçoamento profissional e atualize-se a respeito de tecnologias e programas novos e relevantes.
  3. Sempre há como crescer, mesmo que já esteja em uma posição de liderança. Entre em contato com alguém que admire e que seja um líder exemplar. Você pode convidá-lo para almoçar ou tomar um café, perguntando se ele pode ser o seu mentor. [3]
    • Procure inspirações que tenham superado desafios parecidos ou chegado onde você quer chegar. Por exemplo, se você for uma mulher jovem no ensino médio ou na faculdade, frequente palestras de mulheres em posições de liderança.
    • Pode ser assustador pedir para alguém ser o seu mentor, mas tente relaxar. Basta entrar em contato com uma pessoa que tenha conquistado metas parecidas com as que você tem para si, demonstrar interesse nessas realizações e pedir conselhos. [4]
    • Além de agarrar com unhas e dentes todas oportunidades de aprender com pessoas mais experientes, você também deve oferecer ajuda às pessoas que lidera. [5] {{ Seja claro em relação à mentoria. Archana Ramamoorthy, Diretora de Administração de Produtos na Workday, relata: "Saiba o que você está procurando de seu mentor; do contrário, você vai desperdiçar o seu tempo e o dele. Procure pessoas habilidosas nas áreas que você quer aprender. Não vá conversar de maneira despropositada com seu mentor. Estabeleça expectativas e coloque em mente que você quer aprender uma coisa nova a cada encontro."}}
  4. Se houver uma desavença acalorada entre membros da mesma equipe, fale para os envolvidos acalmarem os ânimos. Dê um tempo para que ambos se recomponham se for preciso. Identifique a fonte do conflito e tome providências para resolvê-lo. [6]
    • Entenda o lado de cada um e mantenha-se neutro e objetivo. Se houver como chegar a uma solução satisfatória para ambos, dê o seu melhor para negociar um meio-termo.
    • Digamos que você comande uma fábrica e que um erro de digitação em um documento leve ao cancelamento de um pedido. O vendedor fica irritado por perder a comissão e grita com o profissional que cometeu o erro. Oriente os dois a se acalmarem, enfatizando que brigas são inaceitáveis, e garanta que haverá uma revisão mais minuciosa para evitar problemas no futuro.
    • Em um ambiente profissional, pode ser preciso delegar a função de lidar com um conflito intenso entre dois funcionários ao setor de RH.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Sendo um bom líder

PDF download Baixe em PDF
  1. Um líder precisa estabelecer regras e limites claros. No entanto, a sua equipe pode se voltar contra você caso não haja um equilíbrio entre autoridade e compaixão. [7]
    • Ao estabelecer uma regra, explique a importância dela. Em vez de gritar para não desperdiçarem papel, fale: “Por favor, evitem imprimir algo que não seja extremamente necessário. Nossos gastos com papel estão muito altos, o que prejudica os lucros.”
  2. Seja decidido em vez de duvidar de si mesmo. Defenda o seu ponto de vista sem ser um ditador. Informe-se direito, ouça várias opiniões diferentes e reserve um tempo para um debate. Quando a discussão acabar, tome uma decisão firme. [8]
    • Imagine que o seu grupo de amigos esteja decidindo aonde ir à noite. Está um falatório e todos estão perdendo tempo discordando uns dos outros sem sair do lugar, até que alguém levanta o tom de voz e fala: “Pessoal, iremos ao barzinho X”. Essa pessoa, ao ver que faltava direcionamento, tomou a dianteira e assumiu o comando.
    • Às vezes, você é que vai tomar as decisões sozinho e, outras vezes, vai precisar de contribuições. Pergunte-se: “Uma decisão precipitada pode comprometer a minha imagem? Preciso decidir isso agora ou tenho tempo de discutir a questão com os demais?”
    • Seja flexível e, se necessário, mude de ideia quando novas informações surgirem.
  3. Um líder não gerencia a equipe em cada detalhe nem tenta fazer tudo sozinho. Ao distribuir as tarefas, defina as expectativas com clareza e forneça o treinamento necessário. É mais fácil confiar funções aos membros da equipe ao prepará-los para o sucesso. [9]
    • Um exemplo de expectativa clara é: “Faça as especificações técnicas de pelo menos cinco projetos de instalação até o fim da semana”. Uma expectativa vaga seria: “Faça algumas especificações técnicas”.
    • Quando precisar treinar uma pessoa, demonstre a tarefa e explique os passos ao executá-los. Se possível, observe-a nas primeiras tentativas e corrija os erros com educação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Conquistando a confiança da equipe

PDF download Baixe em PDF
  1. Demonstre compreensão sincera, pois dá para perceber quando a preocupação é só de fachada. Ouça as opiniões deles, elogie o bom trabalho e nunca use uma linguagem inapropriada. Lembre-se de que você é quem dá o exemplo, portanto tenha o mesmo comportamento que espera dos membros da equipe. [10]
    • Demonstrar respeito não significa ceder aos caprichos de ninguém. Você está no comando e sabe o que é melhor para a equipe.
    • Se alguém discordar, ouça o ponto de vista da pessoa e reavalie a sua decisão. Se não der para aplicar a sugestão dada, explique que você respeita a opinião dela, mas tem que tomar outros rumos.
  2. É só quebrar uma promessa para começar a perder o respeito. Mesmo sendo carismático e tendo conhecimentos, você pode deixar todos revoltados se não for capaz de manter a palavra. [11]
    • Para isso, é preciso saber o que é viável e o que não é. Seja realista ao prometer qualquer coisa para conseguir concretizá-la.
    • Por exemplo, não prometa um aumento substancial a todos a não ser que tenha certeza de que o orçamento permite esse passo. Enquanto estiver no comando do grêmio estudantil, não prometa fazer coisas pela escola sem consultar a diretoria antes.
  3. Um líder pode intimidar os outros, que ficam muito acanhados para oferecer críticas construtivas. Em vez de esperar alguém criar coragem de falar, incentive a equipe perguntando como o seu desempenho pode melhorar. [12]
    • Não pergunte se eles gostam de você ou coisas do tipo. Faça perguntas específicas, como: “Na opinião de vocês, o que posso fazer para ser um líder melhor?” ou “Como posso me comunicar com mais clareza?”
  4. Encare as suas decisões e responsabilize-se pelas consequências. Se algo der errado, a bomba está na sua mão. Não tente passá-la para ninguém, pois o erro foi seu. [13]
    • Imagine-se como o capitão de um navio: o destino do navio está nas suas mãos e quem dá o rumo certo a todos é você.
    • Quando nada sai conforme o planejado, um bom líder continua tentando. Em vez de abandonar o barco, encare um revés como uma oportunidade de aprendizado.
  5. A sua aparência pode inspirar confiança, mas saiba a diferença entre se vestir para impressionar e se vestir para inspirar. Se quiser impressionar e aparecer muito bem vestido, pode colocar uma barreira entre você e a equipe. [14]
    • Por exemplo, não é legal usar terno e gravata na gerência de um restaurante causal, pois o traje muito formal pode desagradar aos clientes e afastar a equipe.
    • Se for o presidente do grêmio, é melhor usar uma camisa social ou um vestido mais bonito em uma reunião do que jeans rasgados e uma camiseta amassada e manchada.
    Publicidade

Dicas

  • O carisma ajuda, mas é mais importante ser de confiança do que encantador. A bondade sincera é capaz de levá-lo mais longe do que o charme forçado.
  • Ajude a equipe a alcançar metas individuais e coletivas. Lembre-se de que preparar cada indivíduo para obter sucesso é essencial para o progresso de todos.
  • Sempre pratique o que você prega. Nada como ser um líder hipócrita para perder a credibilidade em um piscar de olhos. Se estipular uma regra, seja o primeiro a cumpri-la.
Publicidade

Avisos

  • Um líder pode ficar no centro das atenções, ou seja, cada coisinha que fizer será analisada sob uma lupa. Os seus valores e a sua ética são tão importantes quanto o conhecimento e as habilidades.
  • Cuidado ao se aproximar demais de alguns membros da equipe. Não tenha favoritos nem dê tratamento diferenciado para ninguém.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 16 328 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade