Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Shaolin Quan é uma das vertentes do kung fu mais respeitadas mundo afora. Enorme é o nível de comprometimento exigido aos adeptos da tradição, os monges Shaolin. No entanto, o Shaolin Quan é muito mais que uma mera arte marcial. É parte de uma doutrina espiritual fundamentada no budismo. O caminho de um monge Shaolin exige uma transformação total da parte de quem opta por trilhá-lo. O monge Shaolin desiste de muita coisa, abstém-se de prazeres por nós considerados banais, e levam uma vida completamente devotada à fé.
Passos
-
Eduque-se quanto ao significado da vida monástica. Antes de tomar qualquer decisão, é essencial entender o tipo de vida que o aguarda no Shaolin Quan. Essa vida inclui deveres, responsabilidades, exigências e outros critérios a que o adepto da doutrina tem de atender. Estuda-se o kung fu não para aprender a lutar, mas para disciplinar o corpo e, por meio da imitação dos animais, harmonizá-lo com a natureza. Leia livros que tratem de budismo, meditação e da filosofia Shaolin.
- Conheça a história do Shaolin Quan, que vem se aprimorando há mais de 1.500 anos.
- Saiba que nem todos os monges Shaolin são guerreiros habilidosos. Eles são, como o nome sugere, sacerdotes budistas que estudaram a técnica Shaolin.
- Conheça os rígidos critérios a que os monges são submetidos nos dias de hoje.
- Entenda a filosofia e os aspectos espirituais do Shaolin Quan. [1] X Fonte de pesquisa
-
Entenda que o Shaolin Quan não é apenas uma luta. É, antes, uma cosmovisão completa e uma doutrina voltada à harmonia espiritual do indivíduo consigo mesmo e com o mundo. Os aspectos relacionados com as artes marciais são nada mais que a expressão, no plano físico, de uma espiritualidade que deve ser dominada por quem queira viver como um monge Shaolin.
- O Shaolin Quan é um ramo do budismo.
- Praticá-lo requer treinamento exaustivo, autocontrole e meditação.
- A devoção do monge à doutrina Shaolin deve ser total e irrestrita. [2] X Fonte de pesquisa
-
Estude o budismo. Ele é a base do Shaolin Quan. Desse modo, entender o que é ser um monge Shaolin passa, necessariamente, por entender o modo de vida budista. Comece a estudar o budismo e, apenas se se identificar com a visão budista, torne-se monge. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Converta-se ao budismo. Sabendo o que o aguarda na conversão para o budismo e para o modo de vida Shaolin, você agora precisa de força de vontade e comprometimento. Este é o primeiro passo da sua jornada para se tornar um monge Shaolin. Todo budista deve submeter-se às Quatro Nobres Verdades, conceito central à doutrina.
- O sofrimento é parte da vida.
- O desejo por riquezas materiais e pelo prazer são, em grande medida, a origem do sofrimento.
- É possível fugir ao sofrimento por meio da renúncia ao desejo.
- Pode-se atingir a felicidade, ou o nirvana , exercendo-se, no dia a dia, uma série de práticas conhecida como o Caminho Óctuplo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Siga o Caminho Óctuplo na vida diária. Ele é o bê-á-bá do budismo e da espiritualidade Shaolin, e a sua função é estruturar a visão de mundo e o estilo de vida do indivíduo. Ou seja, o modo como você interage com amigos, familiares e estranhos mudará. Para obter mais informações, visite: http://www.buddha101.com/p_path.htm (em inglês).
-
Altere a sua dieta. Ela precisa refletir o comprometimento com a modéstia e o autocontrole que o budismo, e consequentemente o Shaolin Quan, prega. Isso pode ser difícil para algumas pessoas.
- Reduza a quantidade de comida que você ingere, e evite cometer excessos com todas as forças.
- Elimine a carne da sua dieta.
- Corte também os carboidratos simples.
- Coma alimentos crus. Os monges fazem isso em todas as refeições. No início, faça-o em apenas uma refeição do dia.
Publicidade
-
Procure mestres ou monges Shaolin na sua região. Talvez haja um iniciado no Shaolin perto de onde você vive. Estudar diretamente com ele é a melhor maneira de entender a doutrina e o caminho que se precisa trilhar para se tornar monge. Mesmo nos países do ocidente, há muitos templos e instituições Shaolin que recebem os interessados de braços abertos. É altamente recomendável conversar com um mestre ou um monge antes de seguir nesta sua jornada. Algumas sugestões:
- O Templo Shaolin central dos Estados Unidos, em Nova York, ou o Templo Lohan, em São Paulo.
- Outros templos centrados na prática do kung fu.
- Se não há um mestre na sua região, você talvez precise fazer uma viagem.
-
Torne-se discípulo em um templo. Após a instrução preliminar, conhecer um templo Shaolin será o próximo passo na sua trajetória como monge. Os maiores templos são encabeçados por indivíduos treinados no mosteiro Shaolin, na China. Ainda assim, o treinamento em um templo ocidental será dificilmente tão aprofundado e completo quanto o oferecido pelo mosteiro chinês. [5] X Fonte de pesquisa
-
Viaje para a China para estudar num mosteiro Shaolin. Sendo a filosofia originária da China, treinar num dos templos Shaolin desse país é a melhor opção para quem deseja ter um contato mais profundo com ela e tornar-se um monge exemplar. Mas, antes, entenda que:
- O treinamento o manterá completamente ocupado. Não haverá tempo para trabalhar, socializar com gente de fora do mosteiro ou dedicar-se a tudo o que não se relacione com a vida monástica. Você devotará a sua vida a treinar.
- Os custos da viagem e da estada no templo podem ser altos.
- Existem vários templos Shaolin espalhados pela China, e nem todos têm a mesma qualidade. Faça uma pesquisa aprofundada antes de embarcar na viagem.
-
Seja admitido em um templo. Sem ser iniciado num templo, a vida monástica é inviável. O processo de formação é árduo. Se as suas capacidades estiverem à altura dele, você eventualmente será consagrado monge. Depois da sua ordenação, encontre um caminho dentro da vida clerical. São eles:
- O sacerdócio. Pertencem a ele os monges que executam ritos sagrados no dia a dia.
- A academia. Engloba os monges dedicados à erudição e ao conhecimento.
- As artes marciais. Nela, situam-se os monges-guerreiros da doutrina Shaolin.
-
Cumpra as rigorosas exigências do budismo. Após se sagrar monge, terá de viver de acordo com o que ditam os ensinamentos budistas. Sua vida passará por uma transformação completa, pois você será obrigado a virar as costas a muitas coisas da existência material. Algumas questões a considerar:
- Monges Shaolin fazem voto de castidade;
- Não comem carne;
- Não bebem nem fumam;
- Rejeitam a vida mundana, centrada em posses materiais, na ostentação e no consumismo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Considere a possibilidade de apostatar. Existe gente que, depois de treinada nas artes do Shaolin Quan, resolveu abjurar os rigorosíssimos preceitos budistas — são os apóstatas. A apostasia talvez seja a alternativa mais recomendada a quem se descobre incapaz de se comprometer com os sacrifícios exigidos pelo budismo.
- Apóstatas podem casar-se e ter um emprego normal.
- Têm liberdade para comer e beber.
- Não precisam ser vegetarianos.
Publicidade
Referências
- ↑ http://shaolin.org/shaolin/greatest.html
- ↑ http://www.chinwoomen.com/books/shaolin.html
- ↑ http://www.buddhanet.net/e-learning/5minbud.htm
- ↑ http://www.buddhanet.net/e-learning/8foldpath.htm
- ↑ http://www.shaolinusa.us/ShaolinClassSchedule.html
- ↑ http://www.shaolin.org.cn/templates/EN_T_new_list/index.aspx?nodeid=374
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 35 043 vezes.
Publicidade