Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você é uma nova dona de casa ou está apenas tentando melhorar o seu trabalho de longa data? Não importa o motivo, você veio até aqui para aprender algumas dicas sobre como criar a casa perfeita e manter um relacionamento saudável com sua família, não é mesmo? Vamos lá!
Passos
-
Prepare refeições saudáveis . É importante fazer com que a sua família inteira se sinta bem e forte para que todos possam lidar com os desafios do dia a dia. Caso não saiba cozinhar, tente aprender .
- Planeje-se com antecedência, se possível, deixando a mesa arrumada quando os outros chegarem em casa. Muitas pessoas acreditam que o coração dos homens está na barriga e isso é verdade em muitos casos. Procure por um livro de receitas bom para preparar boas refeições. [1] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
- Preparar as refeições com antecedência a ajudará a deixar sua família ciente de que você se importa com eles. Um bom jantar é uma expressão de amor e boas-vindas para todos.
-
Cuide da limpeza da casa . Ter um lar limpo reduz o estresse de todo mundo e deixa o ambiente muito mais produtivo, portanto, esforce-se para limpar a casa com frequência e organizar a bagunça.
-
Lave a roupa . Cuidar das roupas é cansativo e demorado, mas é importante. Se deseja manter um lar livre de estresse, comece mantendo as roupas da família inteira limpas. Com um pouco de planejamento, você pode fazer um pouco por dia e aliviar a carga de trabalho. Peça a ajuda do maridão e das crianças sempre que possível!
-
Monte um cronograma. No seu lar, você é um general e sua família é um exército. É seu papel organizar tudo para que a casa funcione. [2] X Fonte de pesquisa Monte cronogramas para o dia a dia de todo mundo para que as coisas deem certo e você aproveite melhor o tempo livre.
-
Tente não acordar muito tarde. Quando se fica em casa, é fácil colocar o despertador na soneca e dormir até tarde, mas isso vai apenas deixá-la mais cansada. Tente começar o dia mais cedo para fazer tudo o que precisa sem o estresse de arrumar as crianças e preparar os lanches correndo.
-
Crie um ambiente saudável. Todas as pessoas da família devem ter um lar saudável, empoderador e animado. Esforce-se para ajudar a suprir as necessidades emocionais de todos na casa, inclusive as suas próprias. [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Converse com seu parceiro sobre as expectativas de vocês. Sejam realistas e tentem definir objetivos e metas possíveis. Não presuma que vocês têm as mesmas ideias, pois talvez não seja o caso. É muito importante sentar e conversar, sempre. [4] X Fonte de pesquisa
- A definição de boa dona de causa depende do lar que você mantém e da cultura na qual está inserida.
- Quais as coisas que seu marido espera de você? Quais as responsabilidades dele na casa? Se espera que você mantenha a casa limpa, ele pode assumir a responsabilidade de pelo menos cuidar das próprias coisas, lavando a louça após comer ou colocando as roupas na máquina, por exemplo.
- Caso você também cuide de crianças pequenas ou com necessidades especiais, vai ser bem difícil manter o ritmo das tarefas domésticas. Nesse caso, seu parceiro certamente precisará ajudar com a comida e a limpeza.
-
Cuide bem da aparência . É muito fácil se deixar de lado e parar de cuidar da saúde e da aparência quando se está muito ocupada fazendo tarefas domésticas. Por mais que seja importante se cuidar durante a fase do namoro, é preciso manter as aparências também durante o casamento. Tome banhos frequentes e use roupas limpas para mostrar que se respeita e cuida de si. Obviamente, o mesmo vale para o seu marido! Os dois devem se esforçar para manter a chama da paixão acesa.
- Caso seu parceiro dê a dica de que gostaria que você vestisse alguma peça especial, faça para agradá-lo.
-
Trate o seu parceiro como um adulto, não como uma criança. A outra pessoa deve ter controle sobre a vida pessoal e escolher hobbies, refeições, roupas, etc. É muito comum que as donas de casa tentem assumir o controle sobre tudo que os outros membros da família fazem, mas esse não é o seu papel. Tudo bem dar sugestões e responder quando perguntarem coisas, mas dê espaço e cuide do seu próprio espaço. Lembre-se de que vocês são dois indivíduos separados. [5] X Fonte de pesquisa
-
Ouça . Para se manter um bom relacionamento, é importante que vocês ouçam o que o outro tem a dizer sem interrompê-lo. Demonstre empatia e aprenda a ter boas conversas . Ouça mais e fale menos, respondendo à pessoa e falando sobre os interesses dela. Assim, você se demonstrará humilde, respeitosa e generosa.
- Dê o exemplo para que seu parceiro também tente ouvi-la mais!
-
Encontre o equilíbrio durante as discussões, mas evite-as quando possível. Brigar nunca funciona e só vai trazer discórdia para o relacionamento. Ainda assim, não falar nada também é muito ruim. Revezem a hora de falar durante as discussões e respeitem um ao outro para que as coisas melhorem.
- Discutir é normal, não se preocupe. Todo mundo é diferente e os desacordos aparecem uma hora ou outra. O importante é lidar com as brigas de modo saudável e produtivo. [6] X Fonte de pesquisa
-
Ame a outra pessoa por quem ela é. Não a critique de modo maldoso ou pouco construtivo. Não importa a imagem que você tem do parceiro perfeito, ela é idealizada e você deve ver a pessoa por quem ela é. Antes de tentar "melhorar" alguém, melhore a si própria. Quando algo a incomodar, fale de modo sensível e carinhoso para ter sucesso e poupar brigas desnecessárias.Publicidade
-
Priorize a intimidade . Um relacionamento sexual saudável é muito importante para a vida do casal. Obviamente, isso não significa ter muito sexo , mas sim que ambos estejam satisfeitos com a qualidade e a quantidade. Discutam as expectativas de vocês e se tornem melhores amantes para reforçar o vínculo que têm.
-
Pense nas necessidades da outra pessoa. Todos precisamos de espaço e um tempo sozinhos de vez em quando. Por mais que você tenha um tempo para si enquanto as crianças e o maridão estão fora, talvez o seu parceiro não tenha um tempo sozinho quando chega em casa. Esteja disponível para ficar com ele, mas respeite-o caso queira ficar sozinho ou com os amigos de vez em quando.
- Ajude-o a desestressar recebendo-o em casa com um sorriso no rosto. De vez em quando, nas épocas mais estressantes, tente preparar a refeição preferida dele para fazer um agrado.
-
Ajude as crianças. Prepare atividades divertidas e educacionais para a família inteira. Faça algumas pesquisas e se prepare para levar as crianças para um museu, uma caminhada ou algo do tipo.
-
Seja uma boa anfitriã. Deixe que todos saibam do trabalho que você tem durante as épocas de festas e reuniões familiares ou de amigos. Prepare refeições deliciosas, decore a casa e monte atividades divertidas.
-
Crie a atmosfera perfeita. Se quer realmente ir além no seu papel de dona de casa, eleve suas habilidades de decoração e dê uma repaginada na casa. Assim, você terá algo do que se orgulhar e seus filhos terão um lar nota dez!
-
Tire o marido de casa. Ajude o seu parceiro a fazer algumas coisas por conta própria com os amigos dele. Um marido feliz certamente deixa a esposa menos estressada. Ele deve escolher o que fazer, mas diga que acha saudável sair um pouco de casa, pois a vida não pode girar em torno do trabalho.Publicidade
-
Saia de casa com frequência. É muito comum que as donas de casa vivam para manter o lar e não cuidem da própria vida. Encontre algumas atividades interessantes para sair de casa pelo menos uma vez por dia. Quando chegar à tarde e perceber que ainda não saiu, vá caminhar ou visitar uma livraria por um tempinho, que seja.
-
Tenha amigos. Por mais óbvio que seja, muitas donas de casa focam tanto no trabalho que não se esforçam para manter relacionamentos sociais. Criar um ambiente no qual seu marido é seu único amigo vai ser ruim para vocês dois! Passe um tempo com suas próprias amizades e mantenha todos felizes.
-
Encontre um hobby que a faça feliz. Tenha algo exclusivo seu e que permita que você seja produtiva ou criativa sem envolver o lar. Assim, você poderá ter uma válvula de escape emocional! Costurar e cozinhar são boas opções, por exemplo.
-
Experimente voltar a estudar. O fato de você não precisar de uma formação para o seu trabalho não significa que você não possa ser melhor educada. Aprender é divertido e fará com que você se sinta mais produtiva e confiante. Não é preciso ir para uma escola, basta ler alguns livros ou fazer cursos gratuitos na internet.
-
Experimente um segundo emprego . Existem muitos empregos que podem ser feitos de casa, desde que você tenha um tempo extra. Assim, você também contribuirá para a renda da casa e terá algo do que se orgulhar. Cuide de crianças ou animais, ou abra uma microempresa virtual, você que escolhe!
-
Deixe a sua família cuidar de você também. Você dá bastante duro pela casa e merece uma folga de vez em quando. Seu parceiro e seus filhos provavelmente vão querer fazer isso por conta própria, mas você também pode definir alguns dias de folga para si. Acredite, eles também vão dar mais valor pelo que você faz.Publicidade
Dicas
- Viva com alegria. É importante criar uma rotina e um papel para você que traga alegria para sua família. Ser uma dona de casa tem a ver com o bem-estar da casa inteira. Seu trabalho deve funcionar para você, seu marido e todos os que moram na casa.
- Não faça fofoca. Trata-se de um comportamento de mau gosto que fará com que você não pareça uma pessoa de confiança. Caso seu marido perceba que você fala mal dos outros, talvez ele pense que você fala mal dele pelas costas. Discutir os seus problemas com uma amiga de confiança é uma coisa, mas falar tudo da sua vida para outras pessoas é outra. Sempre respeite e você será respeitada.
- Encoraje seu marido a tirar um tempo só para ele, mas lembre-se de tirar um tempo só para você também. É comum que muitas donas de casa não cuidem da própria vida. Não caia nessa!
- Tire uma boa folga. Para ser uma boa dona de casa, não é preciso cuidar do lar e dos filhos 24 horas por dia. Seu marido provavelmente tem algumas folgas e você merece o mesmo. Talvez ele possa cuidar das roupas sujas ou das crianças durante um dia livre, enquanto você recarrega as baterias do modo que bem entender. Além de cultivar a sensação de individualidade, seu marido perceberá como é o seu trabalho e o respeitará mais. Obviamente, não seja relapsa e nem largue a casa às moscas. Aproveitem também um tempo livre juntos, como casal.
- Crie uma atmosfera pacífica em casa. Ensine as crianças a não brigarem muito, pois as discussões delas vão estressar todos em casa. Coloque algumas músicas relaxantes para tocar de vez em quando, criando um som ambiente agradável. Os ruídos são inevitáveis, mas é possível controlá-los um pouco. Acredite, isso fará bem para todos.
- Lembre-se de conversar com seu marido ou com um terapeuta quando estiver triste, deprimida ou estressada. O seu parceiro deve ajudá-la, afinal, o casamento serve para os dois! Você é digna de amor e compreensão.
- Caso esteja com dificuldade para cuidar as crianças sozinha, peça a ajuda do marido, de familiares ou de amigos. Não subestime o trabalho que é cuidar de um filho.
- Cuide da sua alimentação. Mesmo que você não seja uma ótima cozinheira, é importante que a sua família se alimente bem. Continue praticando e faça refeições simples e focadas em ingredientes saudáveis. Mesmo nos dias mais ocupados, é importante comer bem nos horários certos. Expulse os alimentos prejudiciais da sua casa, cercando as crianças de frutas e outros lanches saudáveis.
- Não importa o que faça, não desista de quem você é por dentro. Muitas pessoas tentarão manipulá-la, mas você deve se defender. O seu marido se apaixonou por quem você é e não deve tentar mudá-la.
- Ajude a equilibrar o orçamento familiar. Controle seus gastos, economize dinheiro e invista com sabedoria.
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.cdc.gov/healthyweight/healthy_eating/meals.html
- ↑ https://www.goodhousekeeping.com/home/cleaning/a37462/how-often-you-should-clean-everything/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/fulfillment-any-age/201705/5-reasons-clear-the-clutter-out-your-life
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/intentional-insights/201607/protect-your-relationships-communicating-effectively
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/stronger-the-broken-places/201701/25-ways-you-can-show-respect-your-partner
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-attraction-doctor/201712/3-steps-calm-your-romantic-partner-when-you-are-arguing
Publicidade