A Bíblia diz: "Esposas, sejam submissas aos seus maridos de forma que, mesmo que eles desobedeçam à Palavra, ainda possam ser salvos pelo comportamento honesto e respeitosos de suas esposas. A sua beleza não deve ser apenas externa — proveniente de tranças nos cabelos, joias de ouro e vestidos — mas focada na pessoa que há em seu interior, de espírito gentil e quieto, algo de grande valor para Deus [1]
X
Fonte de pesquisa
."
(1 Pedro 3:1-4)
Você, em algum momento, pensa no que é necessário para se ter um casamento maravilhoso como mulher cristã dentro de das tradições da igreja e de Deus? Na realidade, é importante que você e seu marido trabalhem para construir um relacionamento em Cristo
, satisfazendo as necessidades um do outro.
É possível ser uma ótima esposa e glorificar a Deus
dentro da sua família. Abaixo, você encontrará algumas sugestões.
Passos
-
Seja mais segura , mantendo o espírito de Cristo no seu casamento. Planeje-se para criar alguns momentos de glorificação em família, além de um tempo para ficar em comunhão com Cristo . Estude também a Bíblia e louve a Deus, agradecendo pelas oportunidades recebidas e pela vida que tem. Crie um relacionamento pessoal com Jesus, e reze sempre para conseguir entender tudo o que acontece de errado na vida. (Provérbios 3:5)
-
Escolha trazer alegria para sua vida de casada. Os três pilares da sua vida devem ser: amar Jesus, amar aos outros e amar a si mesma da mesma forma. Portanto, ame-se como ama os outros e você estará amando como Cristo o fez em sua passagem pela Terra. Por exemplo, isso também significa não tentar controlar o seu marido ou outras pessoas, e nem julgar aos outros, mas perdoar a todos.
-
Aprenda a orar de forma eficaz . A Bíblia nos diz para que frequentemos a igreja com frequência, sozinha, acompanhada de suas amigas ou de seu marido. Reze pelos outros, reze com os outros e reze incessantemente, honrando Cristo em tudo o que faz e diz. Nossa vida física pertence a Deus, assim como nossa vida espiritual, afinal, o espírito d'Ele está em nós e nós estamos Nele. Lembre-se de que "Cristo é a mão direita do Pai no Céu e está sempre intercedendo por nós". (Romanos 8:34)
-
É possível ter um relacionamento feliz e duradouro sendo feliz, positiva e confiante. Lembre-se sempre de que se criticar e menosprezar perante seu marido, em privado ou em público, é uma forma de insultar o gosto dele. Entenda que, se ele está com você é por que escolheu fazê-lo e quer isso para a vida. Ele a considera linda e inteligente, mesmo nos momentos em que você não se vê dessa forma, portanto, faça também a sua parte. A sua atitude é importante para que você se sinta sensual e desejada . A baixa autoestima acaba gerando um buraco vazio em sua vida, portanto, cuide de si, divirta-se e leve uma vida interessante com seu marido e com suas amigas. Não viva apenas tentando controlar o relacionamento.
-
Imagine como seria a vida caso seu marido partisse amanhã. Você ainda teria amigas com quem se encontrar? Um grupo de igreja ao qual se pertence? Uma agenda cheia? Se você não for uma pessoa completa por conta própria, seu marido precisaria tentar preencher um vazio em sua vida, e isso nunca vai acontecer. Nessa situação, vocês dois se sentiriam inadequados e infelizes. É muito importante cuidar da vida em casal, da vida individual e da sua família, sempre servindo a Cristo.
-
Expresse suas necessidades de forma clara, sem acusações. Não espere que seu marido consiga ler sua mente: se quer ou precisa de algo, peça e discutam a questão juntos. Não fique dando indiretas, esperando que ele vá entender e tomar a decisão por conta própria. É preciso se comunicar de forma calma, clara e direta. Se algo está errado, fale! Os relacionamentos cristãos funcionam melhor quando as duas partes expressam as próprias emoções e levam o lado do outro em consideração. Por exemplo, muitas vezes, basta dizer "Estou triste" ou "Estou confusa" para que seu marido pare e tente entender o que está acontecendo. Quando ele perguntar, responda com sinceridade, sempre falando na primeira pessoa: diga "Eu me sinto triste quando você bate a porta" em vez de "Você bate a porta e me magoa". Assuma responsabilidade por suas necessidades e sentimentos.
-
Não espere que todos os seus sonhos se tornem realidade sem que você faça nada. É importante que o casal se esforce para melhorar cada vez mais, mas sempre lembrando que ninguém nunca será perfeito. Expectativas não alcançadas frustram todo mundo, mas se os dois continuarem se esforçando pelo casamento, vocês se envolverão cada vez mais na vida um do outro e serão feliz. Se tiver expectativas altas demais ou irreais, você pode acabar definindo padrões inalcançáveis. Por exemplo, é injusto esperar ser uma pessoa rica em posses , mas você pode focar em ter o amor de sua vida em casa, em cozinharem juntos e economizarem dinheiro para poderem conquistar o que querem.
-
Compartilhem as tarefas domésticas tanto quanto possível, principalmente se os dois trabalham fora. É uma boa ideia aproveitar os momentos que têm juntos para cuidar da casa e manter o seu lar sempre em ótimas condições. Limpem a casa, lavem as roupas e cozinhem juntos. Esses momentos podem ser relaxantes também!
-
Escolha suas lutas. Reclamar e encrencar são coisas que destroem relacionamentos. Se ele está lavando a louça, por exemplo, não fique reclamando que gostaria que os pratos fossem lavados de certa forma. Deixe que ele faça algumas coisas do jeito que quiser. Foque suas reclamações em coisas mais importantes, mas também sem exagero. Se for algo que a incomoda, explique seus motivos e deixe que ele decida se quer fazer do seu jeito ou não.
"Esposas, coloquem-se sob a autoridade de seu marido, assim como se colocaram juntos sob a autoridade do Senhor." (Efésios 5:22) Obviamente, isso só vale caso seu marido não esteja cometendo crimes, sendo cruel ou abusivo com você, com seus filhos e com outras pessoas. -
Encoraje seu marido no caminho do Senhor. Ele também deve fazer o que a Bíblia diz: "Maridos, amem suas esposas como Cristo amou a igreja e deu sua vida por isso." (Efésio 5:25) Caso seu marido não esteja demonstrando amor, não exija o afeto ou a atenção dele. Escolha um momento para pedir a ajuda dele e aproveite para abraçá-lo e beijá-lo. Se acertar no tempo, sua atenção provavelmente será recompensada.
-
Ajude-o a se sentir confortável com afetos verbais e físicos que podem ou não resultar em sexo. Comece a guiá-lo em público, elogiando-o para outras pessoas, mostrando que ama a atenção dele. Sorria e diga coisas como "Esses elogios vão te levar aonde quiser ir". É sempre uma boa ideia provocá-lo de leve, brincando com ele em momentos nos quais seria impossível fazer alguma coisa mais particular. Esse afeto ficará acumulado e ele vai querer fazer algo a mais na primeira oportunidade que tiverem de ficar a sós.
-
Mantenha a vida sexual interessante, mas se algo a fizer se sentir mal, fale. Tudo bem estar disposta a experimentar coisas novas e inocentes (ou até mesmo sugeri-las), mas é importante discutir tudo, inclusive os seus limites. Não descarte imediatamente uma diversão inofensiva só por algo não parecer imediatamente interessante, ou você pode fazer com que seu marido se sinta rejeitado ou que você não o ama. Esteja pelo menos disposta a discutir e tentar fazer o que ele sugere, desde que você não se sinta desconfortável com o ato. Conversar é sempre o caminho para a troca de ideias e interesses. A intimidade física é tão importante para um casamento quanto a intimidade emocional, portanto, cuide das duas coisas.
"Não eliminem as relações sexuais, a menos que os dois concordem em se privar da intimidade sexual por um período limitado para que possam se dedicar mais à comunhão do Senhor. Ainda assim, é importante que vocês retomem o contato sexual, pois isso evitará as tentações do inimigo." (1 Coríntios 7:5) -
Aceite o seu marido, com todos os maneirismos e hábitos dele. É importante aceitar seu esposo por quem ele é, de forma que você o respeite e seja grata, sem querer que ele mude por você. Ele tem tanto para oferecer, mas é preciso que os dois tenham espaço próprio e individualidade. Ajude-o a crescer no caminho que ele escolher e deixe que ele a ajude também.
-
Seja modesta em público, sempre agindo como uma dama. "Aquela mulher pode estar vestindo trajes simples, com um ar quieto e sério; nunca com vaidade causada pelas roupas caras e pela aparência;" (1 Timóteo 2:9) Encoraje seu marido a esperar que você seja modesta em público e erótica em particular, com ele. Há muita tentação envolvida quando as mulheres tentam conquistar outros homens e mostrar o seu lado sensual em público. Evite sempre a imodéstia.
-
Perdoe, arrependa-se e acredite com facilidade, sempre. Para isso, é importante seguir estar dicas:
- Perdoe rapidamente. Seu esposo não é perfeito e, às vezes, ele vai irritá-la ou magoá-la. Quando isso acontecer, você tem uma escolha a fazer: guardar rancor e deixar que ele petrifique seu coração ou lembrar-se da paciência de Deus e perdoar seu marido, como vai ser perdoada pelo Senhor.
- Arrependa-se rapidamente . Assim como seu marido, você também não é perfeita. A Bíblia diz que "Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6), portanto, é importante estar disposta a aceitar o seu erro e pedir perdão por agir de forma inadequada.
- Acredite rapidamente . A Bíblia diz que o amor "sempre protege, sempre confia, sempre acredita e sempre persevera". (1 Coríntios 13:7)
-
Veja sempre o melhor em seu marido e na vida. Não foque apenas no lado ruim das coisas: veja seu marido como Deus o vê, focando nos atributos que ama nele e sempre o elogiando: "Querido, Deus está fazendo um trabalho em seu coração e você está cada vez mais se aproximando de Cristo." O segredo é acreditar nisso, mesmo quando não parecer verdade. Creia na capacidade de Cristo em tornar isso realidade.Publicidade
Dicas
- Apoie, encoraje e elogie seu marido tanto quanto possível. Isso não significa que você não deva expressar suas preocupações, mas que há uma diferença entre falar sobre suas necessidades e criticar seu marido. Seja leal e ame-o, na frente dele, longe dele, na frente dos outros e sozinhos. Reafirme a relação de vocês e a paciência que têm um com o outro, sempre.
- Ter um ótimo casamento
depende apenas de você e de seu marido, conforme levam uma vida em Cristo, sendo felizes aplicando aquilo que aprendem com o Senhor. Seja uma pessoa alegre que tenta cada vez mais se tornar uma mulher cristã amável e carinhosa.
"Pois é a vontade de Deus que, praticando o bem, você silenciará a ignorância dos tolos. Aja livremente, e não use sua liberdade para acobertar o mal, mas como servos de Deus. Honre a todas as pessoas, ame seus irmãos, tema a Deus e honre o governo." [2] X Fonte de pesquisa (1 Peter 2:15-17)
Avisos
- A violência não deve ser tolerada, mesmo que seu marido peça desculpas e pareça retornar a ser quem era. Esse ciclo costuma se repetir e piorar com o tempo, portanto, aprenda a reconhecer um relacionamento manipulador ou controlador .
- Não seja uma esposa agressiva, controladora ou nervosa. Seja justa e sincera, sem nunca tentar manipular ou controlar seu marido...
- Cuide da sua segurança caso ele recorra à violência, mesmo que uma única vez. Dependendo da situação, pode ser preciso sair de casa, chamar a polícia ou pedir ajuda para seus familiares. Não sofra em silêncio e não aceite abusos (físicos, emocionais ou espirituais).
- Caso seja forçada a fazer algo, não seja valorizada no casamento ou sofra qualquer tipo de abuso físico ou emocional, sinal de que o relacionamento não é saudável e você deve se retirar dele assim que possível.