PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Espiar pode ser divertido e animador, mas não é fácil! É difícil encontrar boas crianças espiãs. Para ser o próximo grande agente secreto, você terá de treinar, criar um time, aprender o protocolo de missões, esconder evidências e melhorar suas técnicas de espionagem através de várias atividades!

Parte 1
Parte 1 de 4:

Criando um time de espiões

PDF download Baixe em PDF
  1. Espiar é mais seguro e divertido com duas ou mais pessoas. Seus colegas podem apoiá-lo e ajudá-lo a completar sua missão rapidamente (desde que o grupo seja bom, é claro!). Se decidir agir sozinho, isso também é aceitável. Segredos definitivamente podem ser guardados com maior facilidade se você agir sozinho.
    • Se decidir formar um time, você deve ter um colega que saiba muito sobre tecnologia – como atalhos de computador e conhecimento sobre gadgets. O membro de tecnologia também pode fazer mapas, planos, tabelas e anotações sobre sua missão secreta.
    • Ser inteligente também não é nada mal. Se tiver um amigo criativo e ágil, adicione-o ao grupo.
    • Algumas vezes, é bom ter um colega forte para levantar coisas pesadas ou fazer outras coisas que envolvam a força. Apenas não permita que qualquer pessoinha entre em seu time: você precisa de espiões habilidosos, e não de capangas.
  2. Cada um dos membros deve ter um propósito. Eles se sentirão partes valiosas do time, também, se tiverem um papel específico. Eis as posições básicas de seu grupo:
    • Um capitão que comande o time.
    • Um vice capitão que ajude o capitão a tomar decisões e que esteja disposto a substituí-lo quando possível.
    • Um especialista em tecnologia que possa cuidar do computador, do equipamento de vigilância, dos mapas, etc.
    • Alguns espiões que possam sair ao campo para fazer coisas que vão além da espionagem.
    • Mantenha outros espiões na base – gente disposta a ajudá-lo na missão. Além disso, permita que outro espião fique no computador para escrever as coisas e gravar informações.
  3. Lembre-se de que um time de espiões exige que cada membro consiga ajudar os colegas independentemente da situação. Se você tiver alguns equipamentos, distribua-os uniformemente. Quanto mais sucesso seu time tiver, melhores serão as missões.
    • Todos precisam de uma maneira de falar com a base. Poderia ser um celular, um walkie talkie ou até por assobios. Se o espião tiver problemas, alguém poderá vir correndo. Eles também precisarão de dispositivos que ajudem a estudar o caso – como uma câmera.
  4. Para uma missão de sucesso, você precisa de equipamentos. Quanto maior for seu time, mais dispositivos de comunicação serão necessários. Considere levar os seguintes objetos consigo:
    • Intercomunicadores.
    • Celulares.
    • Equipamento de vídeo.
    • iPods e outros dispositivos de comunicação.
    • Walkie Talkies.
    • Apitos.
    • Câmeras.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Treinando como espião

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça diversos testes práticos em diferentes locais para testar os aparelhos e se acostumar com eles. Assim, você saberá os atalhos e os limites de seu equipamento. Também pode ser útil para ajudá-lo a predizer quais problemas podem aparecer.
    • Todos devem saber usar os dispositivos e estar confortáveis com eles. Se alguém não gostar de usar o computador, por exemplo, envie-o ao campo. Você desejará que o colega faça um trabalho do qual ele goste, afinal de contas.
  2. Duas coisas a serem consideradas: ou você quer ser notado ou passar batido. É mais divertido se vestir como espião. Porém, algumas vezes, faz mais sentido se misturar ao povo. O que é mais apropriado para sua próxima missão?
    • Você pode precisar de roupas especiais, como luvas e botas, para tornar suas missões possíveis. Use roupas escuras e não se esqueça dos chapéus, também.
    • Se não quiser que os outros suspeitem de suas ações, use roupas normais. Assim, seu grupo será constituído por um “monte de criança querendo se divertir”.
  3. Codifique suas mensagens através de um código simples. Eles podem ser simples como a substituição de uma letra por outra. Você pode usar números para substituir letras ou criar símbolos inteiramente novos que correspondam ao alfabeto. Um método avançado (e difícil de decodificar) seria virar a palavra de trás para frente “e” substituir as letras. Você pode até querer escrever o código em tinta invisível.
    • Por que isso é útil? Você não quer que alguém descubra suas informações sigilosas, né? Alguém (como um primo chato) pode acidentalmente encontrar suas coisas. Você quer que eles não suspeitem de nada. Ou, se eles suspeitarem de algo, jamais terão ideia de como decodificar suas mensagens.
  4. Um quarto trancado? Sem problemas. Uma árvore? Fácil. Um lugar cheio de gente? Nem se preocupe. Você e seu time podem escapar de qualquer lugar, incluindo em situações complicadas.
    • Jamais use elevadores. Se você ficar preso em um, não haverá escapatória. Escadas permitem saídas mais fáceis.
    • Será fácil escapar de lugares (e se esconder neles) se você aprender a abrir uma fechadura .
    • Trabalhe para conseguir enrolar os outros com a lábia e sair de situações cabeludas. Pratique manter o controle na frente de um pai ou de alguém com autoridade. Use suas palavras mais doces para sair dessa.
  5. Aprenda a imitar vozes diferentes . Isso poderia ajudá-lo a se disfarçar, principalmente se sua missão for em público, ou se estiver em um lugar com pessoas conhecidas, sendo necessário falar com o time. Se puder disfarçar sua voz, ninguém suspeitará de sua identidade.
    • Isso vai ajudá-lo ainda mais se estiverem usando celulares. Nomes falsos também são necessários!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Estabelecendo protocolos

PDF download Baixe em PDF
  1. Por exemplo, você pode querer descobrir onde seus guardiões esconderam algo; descobrir a senha para entrar no clube de um amigo; ou saber qual cachorro vem arruinando o quintal de seu pai. Não há missão pequena demais.
    • Não consegue uma missão? Fique com olhos e ouvidos abertos. Você escutará alguém reclamando sobre algo ou falando sobre um problema que precisa ser resolvido. É nessa hora que seu time pode intervir.
  2. Reúna informações de antemão . Analise os arredores do local de sua missão para encontrar esconderijos ou rotas de fuga. Faça um mapa e tome notas, denotando onde cada um ficará e como todos agirão. Assim como os Escoteiros Mirins, você deve estar sempre preparado.
    • Faça um plano de emergência ou dois. Quando o plano A e B derem errado, seu time ainda saberá como lidar com a pressão através de um plano C. Elabore tais planos para que todos permaneçam seguros caso algo aconteça.
  3. Cada membro deve ter um dispositivo de comunicação, preferencialmente com headsets, para minimizar o barulho. Quando todos estiverem prontos, comecem a operação. Cada um vai para seu canto e colocará em prática tudo o que treinou.
    • Faça com que todos conheçam as regras. Quando eles podem ir ao banheiro? Quando podem trocar de posições? Em qual horário todos devem se encontrar? Aonde devem ir?
  4. Dê um bom esconderijo para cada membro, como uma árvore, arbustos ou pedregulhos. Além disso, você pode pedir para que um colega ande à paisana pelo ambiente. Não faça isso com muita frequência, ou você será visto como alguém suspeito.
    • Se você passar à paisana, vestido como alguém normal, aja com naturalidade. O que uma criança normal faria num parque? Ela provavelmente faria barulho, rindo e brincando por aí. Você pode ser suspeito ao permanecer quieto demais.
  5. Você e seus colegas não devem deixar nada para trás. Destrua pegadas na lama (e elimine impressões digitais acidentais caso note algumas). Todos os papeis na área da ação devem ser reciclados e nenhuma roupa pode ser deixada para trás para olhos curiosos.
    • Cubra suas impressões digitais, também. Delete mensagens de texto, e-mails ou chamadas telefônicas relativas à missão. Ainda que ninguém possa ver tais coisas, é sempre melhor prevenir do que remediar.
  6. Deve haver um ponto de encontro para que, após a missão, todos possam reunir informações. O time deve refletir, determinando se é preciso continuar a missão ou declará-la acabada.
    • Se os membros não aparecerem, voltem aos postos para descobrir onde o desaparecido está. Se necessário, saia do seu modo de espião e procure-os mais abertamente. Peça para que um ou dois membros fiquem na base para receber o membro sumido caso ele apareça lá.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Mantendo a espionagem em segredo

PDF download Baixe em PDF
  1. A última coisa que quer é ver todas as informações reunidas serem descobertas por alguém aleatório. Coloque as informações num lugar ao qual ninguém tenha acesso além de você. Você também quer encontrar um lugar que possa lembrado, também.
    • Experimente uma caixa fechada ou um computador protegido por senha.
    • Há locais secretos ao redor de sua casa, como tábuas soltas, que ninguém, além de você, conheça? Isso também é um ótimo espaço de armazenamento.
  2. Não evite o inimigo: se o fizer, eles pensarão que há algo de errado. Dê o seu melhor para agir normalmente e finja que nada está acontecendo.
    • Se descobriu informações que alguém precisa saber (como qual cachorro está acabando com o quintal), apresente tais dados de maneira calma e casual. Você não saiu numa missão secreta com seu time: apenas pegou o Fofucho com a boca nas plantas.
  3. Se o inimigo pegá-lo espiando, crie um plano de backup para explicar seu motivo para estar ali. Ou, se mais tarde perguntarem sobre onde você esteve, esteja preparado com detalhes em mãos. Você certamente não quer ser pego espiando!
    • Crie uma história bem próxima da realidade. Diga algo do tipo: “Eu estava aqui com meus amigos e estávamos brincando no parque. É tipo esconde-esconde, mas com detalhes. É difícil explicar, tem muitas regras. Você não gostaria disso, de qualquer jeito...”.
  4. Apenas amigos participantes do programa devem ouvir de suas atividades. De outro modo, fique quieto e sutil. Alguns podem ficar com inveja e comentar de seu segredo. Quanto menos pessoas você conhecer, melhor.
    • Tome cuidado ao adicionar novos membros ao time. Todos devem ser de confiança e estar aptos ao desafio antes de começarem a espionar. Seu time precisa ser avançado, honesto e talentoso.
    Publicidade

Dicas

  • Encontre um ponto de encontro secreto.
  • Traga uma mochila de espião para guardar seus aparelhos. Talvez seja preciso guardar alguns lanches para o caso de você ter fome.
  • Encontre qualquer fonte de reflexo para poder enxergar o que está atrás de seu corpo sem levantar suspeitas.
  • Sempre tenha uma garrafa de água. Espiões estão preparados para tudo.
  • Todos os aparelhos precisam estar funcionando: eles devem funcionar durante a noite ou em lugares escuros.
  • Converse com espiões ao seu redor e compre um livro sobre o tema para ajudá-lo.
  • Use um pequeno espelho preso a um graveto para enxergar o que há em cantos apertados ou debaixo de portas. Porém, você precisa tomar cuidado para não permitir que a luz seja refletida no espelho. Caso contrário, você será notado.
  • Um bom espião sempre guarda seus conhecimentos.
  • Se você tiver um grupo grande e receber a ligação de alguém importante no mundo da espionagem, grave a chamada ou coloque-a no viva-voz para poder compartilhá-la com seu grupo.
  • É importante lembrar: um espião não tem medo de nada. Crie coragem e aprenda a fazer as coisas de maneira calma e consciente.
Publicidade

Avisos

  • Tome cuidado! Sempre mantenha seu nome em segredo. Não confie em membros suspeitos de seu time, pois eles poderiam ser agentes duplos.
  • Sempre lembre-se de que você pode ser pego. Tome cuidado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Roupas para se misturar ao povo.
  • Lanterna.
  • Aparelhos (câmeras, microfones secretos, pequenos gravadores, etc.).
  • Mapas da área.
  • Luvas para tocar as coisas.
  • Arquivo da missão (um caderno para escrever coisas suspeitas).
  • Uma base (como uma casinha, um canto na mata, ou o playground da escola quando ninguém estiver por perto. Poderia ser seu quarto!).
  • Dispositivo de comunicação (celulares, walkie-talkies, mensagens, telefones, etc.).
  • Pinças para remover pistas de lugares pequenos.
  • Recipientes (sacos de sanduíche, por exemplo) para armazenar pistas sem contaminá-las.
  • Uma câmera para tirar fotos das pistas.
  • Um livro, um jornal, um iPod (algo que você possa usar para não parecer suspeito).
  • Áreas escondidas perto do inimigo.
  • Um kit de disfarces (mude seu visual para que os inimigos não o reconheçam).
  • Cadeados para afastar os outros de suas coisas secretas.
  • Binóculos para ver se ninguém está de olho em suas ações.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 238 506 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade