Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já desejou ser mais forte? Que pudesse defender-se quando realmente fosse necessário? E dizer exatamente o que está em sua cabeça? Bem, agora você pode. É possível tornar-se a garota durona que sempre imaginou com os passos simples deste artigo.
Passos
-
Seja seu verdadeiro “eu”. Se você quiser ser durona, deve primeiro começar a se aceitar pelo que é. Caso prefira ficar acordada até tarde para ler ficção científica e não acompanhar o programa de TV do momento, que assim seja. Se um grupo de pessoas acha algo engraçado, mas você não, e daí? Fingir ser alguém que não é pode ser um sinal óbvio de insegurança ou fraqueza. As pessoas podem perceber isso com facilidade, e você certamente não parecerá tão durona se alguém expuser isso sobre você.
-
Melhore a sua autoconfiança. Isso vai de encontro ao passo 1. Se você aceitar quem você é, passará a ter a base de que precisa para se tornar autoconfiante. O que isso tem a ver com ser uma garota durona? Fácil. Se estiver confiante e confortável em ser quem você é, será possível lidar com confiança com qualquer situação que cruze seu caminho. Você terá confiança em suas crenças e nas decisões que tomar. E não terá medo de mostrar isso aos outros. Seguem algumas formas de melhorar sua autoconfiança. [1] X Fonte de pesquisa
- Faça uma lista de coisas que admira em si mesma, seus pontos fortes e suas conquistas em uma folha de papel. Vire uma folha branca de papel na horizontal e dobre-a em três ou simplesmente desenhe duas linhas verticais para criar três colunas. Em cada coluna, escreva pelo menos cinco coisas de que você gosta em si mesma, pelo menos cinco coisas nas quais sente que é boa e pelo menos cinco coisas que estiver orgulhosa de ter conseguido. Você acha que tem um sorriso bonito? Tem o dom de fazer as pessoas rirem quando estão se sentindo para baixo? Está orgulhosa da noite que passou alimentando os desabrigados? Escreva o que vier à mente. Releia sua lista diversas vezes como um lembrete de quão boa você é.
- Pense em si mesma de forma positiva. Aponte algumas qualidades suas (talvez algumas que você tenha anotado na lista) e pense nelas com frequência. Outra dica: pegue esses pensamentos negativos e reverta-os. Se estiver pensando “Eu odeio a minha aparência”, pode dizer: “Meus olhos são bem bonitos”.
- Vista-se para se sentir melhor consigo mesma. Se você sente que seu guarda-roupa não reflete o seu verdadeiro “eu” e nem a faz feliz, encontre roupas que o façam. Se tiver uma blusa favorita, encontre mais blusas com características semelhantes. Escolha roupas que destaquem as características físicas que você admira. Se tiver pernas bonitas, coloque um shorts ou encontre um vestido que permita mostrá-las. A segunda parte sobre como parecer uma garota durona vai mostrar como atualizar seu guarda-roupa para refletir sua nova personalidade.
- Exercite-se regularmente. Vá caminhar ou correr diariamente. Escolha um esporte ou participe de um exercício de grupo de que você possa gostar. Além de ajudá-la a se sentir melhor consigo mesma, isso também vai ajudá-la a se sentir mais forte à medida que seus músculos crescerem.
-
Pare de se preocupar com o que os outros pensam. Meninas duronas não se importam nem um pouco com o que os outros pensam delas, porque elas sabem uma coisa muito importante: o que outra pessoa pensa não tem nada a ver com elas. Elas não medem a autoestima com base em opiniões de outras pessoas. Quando não der mais importância para o que as pessoas pensam, você ganhará poder em situações difíceis e se tornará mais durona. [2] X Fonte de pesquisa
-
Não leve as coisas para o pessoal. Quando você aprende a não levar as coisas para o pessoal, você se torna mais capaz de lidar com a rejeição e a crítica. A maioria das pessoas que não se sentem fortes sente que não consegue lidar com situações desafiadoras. Ser forte significa resistir nos momentos difíceis. Portanto, quando você passar por uma situação em que alguém a confronta, mantenha a calma e a tranquilidade. Não deixe que isso a incomode. Aja como se essa pessoa estivesse perdendo o próprio tempo.
-
Aprenda a controlar suas emoções. Ser durona não é parecer má e ter bíceps enormes, trata-se de ser capaz de enfrentar o que vier. Cultive uma calma interior que não possa ser perturbada por outras pessoas. Você pode andar por aí se mostrando forte o dia todo, mas se você se incomodar facilmente, sua força será percebida como uma fachada.
-
Cerque-se de um grande grupo de amigos durões. Se quiser ser durona, você precisará cercar-se de pessoas duronas, que podem lhe dar conselhos e apoio se necessário. Você pode aprender com esses amigos ao ouvir e observar como eles mantêm o equilíbrio em situações difíceis.
-
Mantenha um relacionamento saudável com seu parceiro. As relações íntimas são um bom lugar para medir o quão durona você é, pois geralmente uma das pessoas na relação assume o papel de mais dominante. Portanto, é uma boa ideia verificar se a dinâmica do seu relacionamento é saudável.
- Perceba como você age perto do seu parceiro. Você se encontra fazendo atividades, assistindo a certos filmes ou comendo refeições que agradam mais ao seu namorado? Em caso afirmativo, você precisa endurecer e assumir um papel mais assertivo como uma parceira.
- Para ser mais durona em seu relacionamento, comece a se manifestar sobre seus gostos. Se você prefere um belo um hambúrguer em vez de sushi, diga ao seu parceiro. Se quiser assistir a uma comédia romântica em vez de um suspense, sugira assistir ao seu filme preferido uma noite e ao do seu parceiro na seguinte. Relacionamentos saudáveis têm equilíbrio. Permita o mesmo período de tempo para você e seu parceiro explorarem os seus interesses juntos.
- Se vocês se desentenderem, não ache que você precisa gritar e berrar para defender aquilo em que acredita. Mostre ao seu parceiro que você reconhece os sentimentos ou o ponto de vista dele, portanto, seja honesta e aberta sobre seus sentimentos e suas necessidades. Diga sua opinião diretamente, sem sentir pesar.
Publicidade
-
Não sorria. Meninas duronas não são conhecidas pela personalidade alegre. Uma maneira fácil de não sorrir é fechando a cara. Para fazer isso, morda o interior das bochechas, o que virará os cantos dos seus lábios para baixo.
-
Renove o seu guarda-roupa. Se o seu guarda-roupa atual consiste principalmente de estampas florais e vestidos coloridos alegres, você precisará fazer uma mudança. [3] X Fonte de pesquisa
- O preto é a cor principal no guarda-roupa de mulheres duronas. Por isso, considere vestir roupas pretas ou um visual em que a principal peça seja preta. Use jeans rasgados e roupas com um tema de caveira e ossos.
- Escolha jeans rasgados e roupas com temas de caveira e ossos.
- Se ainda não tiver esses dois itens, compre uma jaqueta de moto e um belo par de botas de couro.
- Incorpore acessórios de garota durona. Os acessórios ajudarão a compor o seu visual e a enfatizar sua imagem de durona. As tachinhas são um acessório comum que pode ser encontrado em pulseiras, anéis ou partes de sua roupa, como o colarinho de uma blusa ou as mangas de uma jaqueta. Você também pode procurar bijuterias com a imagem de um crânio e ossos. Arranje óculos escuros para endurecer o seu visual. Esconder seus olhos fará com que você pareça misteriosa e inacessível.
-
Faça um penteado de garota durona. Alguns penteados visivelmente durões incluem estilos curtos, espetados e moicanos. Você pode raspar um ou ambos os lados da cabeça, ou peça ao cabeleireiro para dar a seu cabelo uma cor de destaque, como um azul neon ou roxo.
-
Aplique maquiagem para parecer mais durona. Escolha uma cor forte (geralmente escura) para os lábios, sombra escura e rímel forte. As cores pesadas vão escurecer sua expressão e dar o visual “não mexa comigo” que você quer.Publicidade
-
Não fale muito. Meninas duronas escolhem as palavras com sabedoria e só falam quando necessário. Ao não falar, elas parecem misteriosas. As pessoas tendem a temer o mistério. Como se comunicar sem falar? Responda com linguagem corporal, como um gesto de cabeça ou um grunhido.
-
Seja assertiva. A assertividade é a essência da dureza. Se quiser que as pessoas a levem a sério e, ainda, se quiser parecer durona, aprenda a ser assertiva.
- Existem duas maneiras de ser assertiva – através da linguagem corporal e do que você diz.
- Para mostrar sua assertividade para alguém, enfrente a pessoa diretamente, mantendo as costas retas, e olhe nos olhos dela.
- Permaneça calma, mas firme, quando falar. Tome cuidado para que tudo que você diz seja direto e honesto. Afirme o seu ponto de vista sem hesitar ou sentir pesar.
- Para soar como durona, comece dizendo: “Ouça...” Fale com firmeza e vá direto ao ponto. Então, no final, diga “Você me entende?” e espere a resposta.
-
Seja a pessoa com autoridade. Quando as coisas precisam ser tratadas, as meninas duronas dão um passo à frente. Você deve estar disposta a assumir o controle de uma situação.
- Se estiver com um grupo de amigos, dê um passo à frente deles para que as pessoas saibam que você é a líder e com quem vão ter de tratar.
- Se estiverem pegando no pé dos seus amigos ou tratando-os injustamente, manifeste-se.
- Mantenha-se firme posicionando-se no caminho ou no espaço pessoal das pessoas inconvenientes. Você pode fazer isso sem esperar que as coisas se tornem físicas de repente. Se estiver a aproximadamente 50 cm de alguém, pode-se considerar que você está em seu espaço pessoal. Quando chegar perto, fale com firmeza. [4] X Fonte de pesquisa
-
Faça atividade física para ajudar a canalizar sua agressividade e desenvolver sua autodefesa. A atividade física é uma ótima maneira de ser mais forte física e mentalmente. Você não só está fortalecendo o corpo como também está desenvolvendo a disciplina de que precisa para lidar com situações difíceis.
- Levante pesos para tonificar o corpo e ganhar massa muscular.
- Participe de uma aula de defesa pessoal como kickboxing ou artes marciais. Você não só aprenderá como se proteger melhor como também poderá ganhar um novo grupo de amigos durões.
- Participe em um esporte de contato, como futebol, handebol ou futebol americano.
- Escolha atividades que incentivem o seu esforço. Ser durona é ser capaz de lidar com o que vier no seu caminho e ser capaz de resistir mesmo quando você estiver fora da sua zona de conforto. As maratonas, por exemplo, são uma ótima maneira de fazer isso. Inscreva-se em uma maratona de 5 km se estiver apenas começando. Se você for ousada, ou estiver à procura de algo com mais aventura, procure uma maratona temática. A Color Run é um bom exemplo.
-
Arranje um trabalho de gente durona. Considere tornar-se uma policial, caçadora de recompensas, instrutora de defesa pessoal ou trabalhar nas forças armadas. Com um desses empregos, você nunca vai ser acusada de não ser forte o suficiente. Todos eles exigem que você alcance um nível elevado de aptidão física. E haverá momentos em que você terá que ser agressiva e até mesmo partir para um confronto.Publicidade
Dicas
- Escolha os amigos sabiamente. Escolha amigos que tenham opiniões próprias, mas estejam dispostos a apoiá-la.
- Só porque você é durona não quer dizer que você tenha que abandonar todos os seus passatempos femininos. Se você gosta de tricotar, então tricote. Se você ama balé, não pare!
- Se você é ou se considera bem feminina, continue assim. É possível ser fiel a quem você é e ainda ser durona.
- O mais importante, lembre-se de que você é durona, não má. Cometer bullying definitivamente não mostra sua força. Isso só mostra o quão fraca é por dentro. E se começarem a fazer bullying com você, vá embora. Isso provará que você é mais forte do que as pessoas que estão fazendo isso.
- Deixe pelo menos uma parte do seu visual desarrumada. Pode ser um cabelo bagunçado, sem maquiagem, unhas sujas ou lascadas. A intenção é que sua aparência fale que você não se importa com o que as pessoas pensam.
- Você ainda pode ser exatamente como é, mas agora, se alguém tentar mexer com você, será possível defender-se. Não é necessário vestir-se de uma forma que intimide os outros.
Publicidade
Avisos
- Abandonar a escola, fumar, consumir álcool e outras drogas não faz de você durona. Não saia com pessoas que incentivem essas atividades.
- Não seja uma valentona. Cometer bullying não é o mesmo que ser durona.
- As pessoas podem continuar tentando cometer bullying com você, mas lembre-se de que é melhor ir embora.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 84 980 vezes.
Publicidade