Ser a irmã mais velha da família às vezes é bem complicado. Geralmente, seus pais esperam que você seja um exemplo para seus irmãos mais novos e isso gera muita pressão. Além disso, nem sempre é fácil se conectar com os irmãos mais novos, especialmente quando eles fazem coisas para irritar. Porém, se tentar se lembrar que seus irmãos veem você como um modelo e procurar ter um bom relacionamento com eles, já estará no caminho certo para ser a melhor irmã mais velha possível.
Passos
-
Tenha respeito com seus pais e demonstre o quanto os aprecia. Seus irmãos provavelmente observam você para saber como devem tratar seus pais, portanto, tente ser um bom exemplo demonstrando gratidão e afeto sempre que possível. Por exemplo, procure não reclamar quando seus pais pedem para você fazer tarefas em casa. Ajude-os com coisas como guardar as compras de mercado e diga "Obrigada" quando eles levarem vocês para jantar fora.
- Além de mostrar como eles devem agir, isso estreita os laços entre você e seus pais! [1] X Fonte de pesquisa
- Tente fazer isso com ou sem a presença dos seus irmãos. Se você desrespeitar seus pais quando os irmãos menores não estiverem por perto, mesmo assim eles podem adquirir esse hábito ruim ou ouvir seus pais falando disso em outro momento.
- Se discordar dos seus pais, não grite, não revire os olhos ou chame-os de alguma coisa desrespeitosa. Espere se acalmar e pergunte aos seus pais se vocês podem conversar sobre o que aconteceu.
Aviso: Se acredita que seus pais não estão cuidando de você ou dos seus irmãos de uma forma que mereça respeito ou se eles fizerem qualquer coisa que coloque vocês em perigo, procure um amigo da família, um professor ou parente.
-
Tenha comportamentos educados na frente dos seus irmãos. Mesmo que ser gentil seja sempre necessário, quando seus irmãos estiverem por perto, preste ainda mais atenção na questão da educação. Por exemplo, tente se lembrar de dizer coisas como "Por favor", "Obrigada" e "Com licença" sempre que for apropriado. Muitas vezes, os mais novos absorvem esses hábitos sem nem perceber, só porque veem você fazendo. [2] X Fonte de pesquisa
- Outros exemplos de comportamentos educados incluem não interromper as pessoas quando elas estão falando, oferecer-se para ajudar se elas precisarem e ter boas maneiras à mesa .
-
Ajude em casa. Uma ótima forma de ser uma irmã mais velha responsável é mostrar aos seus irmãos mais novos a importância de ajudar em casa. Você pode ajudar seus pais a lavarem as roupas, arrumar seu quarto, vestir seus irmãos antes de ir à escola ou pôr a mesa do jantar, por exemplo. Independentemente do que for fazer, faça com carinho e entre sorrisos, para estimular seus irmãos a fazerem o mesmo. [3] X Fonte de pesquisa
- Tente fazer essas coisas apenas para ser prestativa e não porque está esperando alguma recompensa por conta disso.
- Se não sabe o que pode fazer para ajudar, pergunte a um de seus pais. Por exemplo, você pode dizer "Mãe, eu sei que você está bem ocupada. O que eu posso fazer para ajudar no jantar?"
-
Peça desculpa quando errar. Todo mundo erra, então não se preocupe em ser a irmã perfeita. Se fizer algo de errado, assuma. Peça desculpas e aceite as consequências dos seus atos. Isso faz seus irmãos mais novos entenderem que não tem problema cometer erros desde que você os conserte e faça melhor da próxima vez. [4] X Fonte Confiável Understood Ir à fonte
- Por exemplo, se você estiver atrasada para a escola e gritar com sua irmã mais nova porque ela quer uma faixa de cabelo emprestada, quando chegar em casa, dê um abraço nela e diga "Desculpa por ter gritado com você. Eu estava estressada e não deveria ter descontado desse jeito."
-
Estude com dedicação se ainda está na escola. Uma boa educação é importante para o seu futuro, mas ela também pode causar impacto no futuro dos seus irmãos. Se eles virem você dando prioridade para as lições de casa, podem estudar com mais afinco também por achar que devem seguir seu exemplo. [5] X Fonte de pesquisa
- Uma ótima forma de ser uma irmã mais velha responsável é ajudar seus irmãos com a lição de casa deles. Você provavelmente já sabe como fazer e pode conseguir explicar os exercícios para eles de outras formas que façam mais sentido.
-
Demonstre empatia pelas pessoas que precisam de ajuda. É muito fácil focar na própria vida e na sua família, mas tire um tempo para colocar-se no lugar dos outros. Mesmo que você ache que não pode fazer nada para ajudar, às vezes um pequeno gesto de gentileza pode ajudar a mudar a forma como seus irmãos mais novos veem o mundo. Na verdade, isso pode causar um impacto até maior do que o da atitude dos seus pais com relação às outras pessoas. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se você vir alguém derrubar uma bolsa de moedas, pare e ajude a pessoa a pegar. Esse simples ato de gentileza pode significar muito para alguém que está tendo um dia ruim.
Você pode ser voluntária para fazer a diferença na sua comunidade. Ajudar no bazar da igreja ou no abrigo para mulheres é uma excelente lição de empatia e, ao mesmo tempo, ajuda você a apreciar mais o que sua família tem. Depois, você pode passar essa atitude para seus irmãos.
-
Evite comportamentos arriscados que seus irmãos podem copiar. Mesmo que seja natural querer viver a própria vida, tente evitar coisas que causem problemas. Quando se deparar com alguma tentação, tire um momento para pensar no que seus irmãos iam achar se vissem você fazendo isso. Mesmo que eles não estejam por perto na hora, as consequências disso ainda podem afetá-los e as chances de que eles reproduzam esse comportamento serão maiores. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, não comece a fumar ou pare se já fuma. Se você for fumante, seus irmãos mais novos terão mais chances de contrair esse vício também.
Publicidade
-
Ame seus irmãos do jeito que eles são. Mesmo que vocês tenham sido criados de forma bem parecida, você e seus irmãos são indivíduos e cada um tem sua personalidade. Em vez de achar que seus irmãos deveriam ser mais como você, aceite-os do jeito que eles são. Isso ajuda você a ter um relacionamento mais próximo com eles agora e no futuro, quando cada um de vocês estiver fazendo suas próprias coisas e cuidando de suas vidas. [8] X Fonte de pesquisa
- Além disso, evite ficar se comparando com seus irmãos. Por exemplo, se o seu irmão menor é ótimo tocando piano e você não, não fique achando que tem algo de errado com você. Prefira focar em encontrar seus próprios talentos.
-
Seja paciente com seus irmãos. Os irmãos mais novos parecem que sabem exatamente em qual calo pisar para irritar você em questão de segundos. Só que, na maioria das vezes, eles só fazem isso para chamar sua atenção. Quando eles fizerem isso, respire fundo para se acalmar e tente redirecioná-los para alguma coisa positiva.
- Por exemplo, se o seu irmão estiver repetindo tudo que você diz, em vez de ficar nervosa, tente dizer algo como "Você está entediado? Vamos escrever uma música juntos!"
-
Encontre coisas que vocês possam fazer juntos. Às vezes, é difícil achar alguma coisa para fazer com seus irmãos, especialmente se a diferença de idade é grande. Porém, como irmã mais velha, tente assumir a responsabilidade de encontrar alguma atividade que vocês possam fazer juntos. [9] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, ensine seus irmãos a jogar algum jogo de tabuleiro, brinque com bola no quintal ou faça algum artesanato com eles.
- Isso dá a você e seus irmãos um tempo bacana para estreitar os laços entre vocês, o que facilita as coisas a longo prazo.
-
Diga aos seus irmãos que eles podem vir procurar você quando tiverem algum problema. Tente ser o tipo de pessoa que seus irmãos podem confiar na hora de contar os problemas ou confessar as coisas. Diga a eles que você está ali para ajudar e ouvir quando eles precisarem. Dê toda a sua atenção a eles sempre que for possível. Depois, dê conselhos que você acredita que vão os ajudar. [10] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se uma das suas irmãs menores estiver gostando de um menino da escola, diga a ela que ela pode conversar com você sobre isso. E não vá ficar zoando ela por conta disso (e nem conte para ninguém).
Aviso: se um dos seus irmãos disser que ele ou alguma outra pessoa está em perigo, procure um adulto.
-
Deixe seus irmãos ajudarem você também. Às vezes, pode parecer estranho abrir-se com alguém bem mais novo que você, mas se quiser ser mais próxima dos seus irmãos, você precisa estar disposta a aceitar o apoio deles também. Se estiver com algum problema, fale sobre ele com seu irmão de uma forma apropriada para a idade dele. Isso pode fazer você se sentir melhor! [11] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se você está cheia de coisas para fazer, tanto da escola como fora dela e está exausta, converse sobre isso com sua irmã pequena. Você pode se surpreender com o que ela vai dizer sobre a situação!
-
Seja madura quando tiver uma briga com seus irmãos. Mesmo que você tente muito ser paciente, é quase inevitável brigar com seus irmãos em algum momento. Porém, nesse momento é muito fácil fazer e dizer coisas que vão magoá-los, então o melhor a fazer é sair de perto, se você puder. Assim que perceber que está ficando nervosa, respire fundo e peça para ficar sozinha um pouco. Quando estiver mais calma, você pode tentar conversar com seu irmão sobre o que aconteceu, se quiser. [12] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, se o seu irmão estava brincando de cavalinho e rasgou sua blusa de frio sem querer, você pode ficar com vontade de dar uns berros ou até de dar um beliscão nele. O melhor a se fazer aqui é acalmar-se e depois explicar que ele deixou você bem chateada (com cuidado).
- Às vezes, seus irmãos menores não respeitam sua privacidade ou o seu espaço. Se isso acontecer, chame um adulto para intervir, coloque um fone de ouvido ou entre no banheiro e tranque a porta por alguns minutos.
-
Peça a ajuda de um adulto se achar que não consegue lidar com a situação. Pedir ajuda quando você precisa demonstra mais responsabilidade, mesmo que não pareça, e é uma parte importante de ser uma irmã mais velha. Se seu irmão contar que está com um problema que precisa ser resolvido por um adulto, por exemplo, vá conversar com seus pais ou alguém de confiança. Também é bom chamar um adulto se o seu irmão ameaçar bater em você ou realmente bater, ou se uma briga sair de controle e vocês precisarem de alguém para resolver. [13] X Fonte de pesquisa
- Procure um adulto imediatamente se seus irmãos ou qualquer pessoa estiver em perigo. Por exemplo, conte a um adulto se o seu irmão está sofrendo bullying, estiver pensando em se machucar ou disser que um dos amigos dele está sofrendo algum tipo de abuso.
- Seu irmão pode ficar bravo com você por contar o que ele disse para um adulto, mas ele vai agradecer depois quando crescer e relembrar a situação (tomara).
Publicidade
Dicas
- Você não precisa ser perfeita ou se dar bem com seus irmãos o tempo inteiro para ser uma irmã mais velha responsável. Só procure fazer o seu melhor!
Referências
- ↑ http://www.cyh.com/HealthTopics/HealthTopicDetailsKids.aspx?p=335&np=282&id=2535#3
- ↑ https://www.parents.com/kids/development/social/25-manners-kids-should-know/
- ↑ https://raisingchildren.net.au/toddlers/family-life/chores/chores-for-children
- ↑ https://www.understood.org/en/friends-feelings/common-challenges/following-social-rules/how-to-give-a-genuine-apology
- ↑ https://curiosity.com/topics/older-siblings-might-be-more-influential-to-a-child-than-parents-curiosity/
- ↑ https://www.sciencedaily.com/releases/2018/02/180220083924.htm
- ↑ https://curiosity.com/topics/older-siblings-might-be-more-influential-to-a-child-than-parents-curiosity/
- ↑ https://kidshealth.org/en/kids/sibling-rivalry.html
- ↑ https://kidshealth.org/en/kids/sibling-rivalry.html