PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

No Japão, existe um estilo feminino chamado “Lolita”, inspirado na era vitoriana do Reino Unido e no estilo rococó. Ele teve início na década de 80 e atualmente existem diversas correntes do estilo espalhadas pelo mundo. Descubra o que deve ser usado para criar o visual Lolita e esbanje elegância e irreverência.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Comprando as roupas certas

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Tenha critério na escolha das peças. É difícil encontrar roupas que satisfaçam a estética Lolita, mas com criatividade é possível transformar artigos aparentemente comuns em um visual perfeito. Visite brechós e lojas locais e virtuais para ter uma boa ideia do que comprar.
    • É possível encontrar saias e blusas que podem ser incorporadas ao guarda-roupa em lojas como C&A e Renner também; use sua imaginação.
    • Brechós e bazares são ainda melhores. Além de serem mais baratos, as chances de encontrar algo mais vintage e retrô são grandes. Essas roupas são consideradas fora de moda, mas para o visual Lolita, algumas delas são um verdadeiro tesouro.
    • Quando estiver escolhendo as peças, lembre-se de que a silhueta marcada e o movimento do modelito são aspectos essenciais.
  2. As Lolitas se baseiam na classe da era vitoriana, misturando estampas florais, babados e rendas. Por esse motivo, vestidos básicos de festa, igreja e verão são ótimos para o estilo. A ideia é ter a elegância e delicadeza tipicamente vintage.
    • O visual mais comum de Lolita é usar camisa de abotoar com gola redonda tipo Peter Pan. Na prática, qualquer tipo de blusa pode ser utilizado, contanto que não revele muita pele e tenha um tom romântico. Lembre-se da elegância.
    • O visual Lolita original consiste em um vestido tipo sino ou com corte em A. Esse formato é causado pelas anáguas e calçolas usadas por baixo da saia que, por sua vez, pode ir além dos joelhos ou ser uns 5 cm mais curta. A regra de ouro para garotas mais baixas (em qualquer estilo) é usar a saia ligeiramente acima dos joelhos, para alongar a silhueta.
    • Outro aspecto importante é detalhar o visual com cores contrastantes ou complementares, como preto e branco.
  3. 3
    Compre presilhas e laços bonitinhos para o cabelo. O cabelo de uma Lolita não deve ser ignorado. Use laços, presilhas, tiaras e flores de acordo com a roupa para dar um toque delicado.
    • A versatilidade das tiaras é ideal. Existem tiaras de todos os formatos, larguras, cores e um mundo de detalhes que atendem a quase todas as variedades de Lolita.
    • Laçarotes também são bastante usados. Usar chiquinhas com laços menores pode ser uma boa opção para não sobrecarregar o look.
  4. 4
    Use roupas íntimas detalhadas. As calçolas antigas, de algodão e cheias de babados e rendas, são necessárias. Elas são usadas para criar a silhueta de sino do vestido, assim como a anágua; ela serve para criar uma camada a mais de roupa e deve ser bonita como um modelo vitoriano seria.
    • Meias 7/8, meias-calças e leggings opacas também podem ser usadas. Meias-calças tradicionais são consideradas sensuais demais para uma Lolita e as meias curtas não são detalhadas o suficiente.
  5. O estilo que você deve procurar é o mais clássico sapato boneca, com bico redondo fechado e solas plataforma ou salto grosso. Se encontrar um lindo par, mas com solas baixas, pode comprar sem problemas.
    • Outra opção comum são as botas, usadas mais pelas vertentes punk e gótica. Inspire-se pelo estilo de Vivienne Westwood, uma das designers mais influentes que existem e quase uma fundadora do estilo punk; sapatos tipo boneca com plataformas de madeira. Existe um recorte nas solas e a ponta é arredondada e delicada. Esse estilo de sapatos dá leveza ao visual e também alonga a silhueta.
  6. 6
    Use acessórios. Para enriquecer o visual Lolita, nada melhor do que acessórios delicados e originais. Dependendo do estilo que quer, é possível acentuar o visual com peças a tira colo. Guie-se pelos exemplos abaixo e leia mais para saber como produzi-los:
    • Sombrinhas;
    • Bengalas;
    • Relógios de bolso;
    • Clutches ou bolsas de mão.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Escolhendo uma vertente específica

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Experimente um visual de garota má. O mais popular de todos os estilos é o gótico. As peças costumam ser mais básicas, compondo um vestido em A e mangas bufantes. O cabelo e a maquiagem devem dar um tom sinistro ao look. A cor preta também é comum, mas outras cores escuras extravagantes podem ser usadas, como roxo, vermelho escuro e azul-marinho.
    • Lolitas Guro (que significa algo como “sanguinolento”) são macabras e inocentes, como bonecas quebradas. Para esse estilo são usados vestidos brancos com manchas vermelhas representando sangue, bandagens e tapa-olhos. A quantidade de sangue depende de suas preferências, mas tente não usar nada que possa chocar transeuntes mais sensíveis.
    • As Lolitas punks usam tecidos rústicos, meias arrastão, correntes e spikes. A combinação clássica nesse caso é o cabelo rosa, cintos cheios de rebites e acessórios dos gênero. Use várias camadas de saias assimetricamente, mas dentro do estilo de vestido em A até os joelhos.
      • A popularidade dos estilos Guro e Punk decaiu de uns tempos para cá e pode ser mais difícil conseguir montá-los.
  2. 2
    Tente um visual mais bonitinho, ou “Sweet Lolita”. Essa vertente varia da rainha boazinha à bruxa malvada; use muitos tons pastéis como rosa, bege, branco, azul-bebê e lilás tanto para o vestido, quanto para os acessórios. Use vários laços, presilhas e babados, sempre em cores claras. O melhor estilo de cabelo é o cacheado.
  3. Uma das bases para esse estilo é desafiar as expectativas. Como o estilo Lolita é considerado muito “feminino”, adotar roupas masculinas pode ser surpreendentemente original.
    • Uma boa variação é a temática náutica, com gola e chapéus tipo marinheiro e a combinação de branco e azul-marinho. Para a estampa, pense em algo nessa área; âncoras e lemes são boas ideias. Aplique-os à saia básica, que também pode ser plissada; use-a com uma blusa de mangas curtas bufantes e bolsos.
    • O Kodona é a vertente masculina da moda Lolita. Nesse caso, a parte de baixo consiste em calças capri bufantes, adornadas por babados, laços e fitas.
    • Acessórios possíveis são suspensórios, gravatas, boinas e meias longas; há quem vá além e use bengalas, polainas, cartolas e outros itens vitorianos.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Sendo uma Lolita

PDF download Baixe em PDF
  1. 1
    Faça uma composição de impacto com as cores da maquiagem . Ao contrário do que se pensa, a maquiagem das Lolitas não é o centro do estilo. Nessa parte, o importante é criar o tom vitoriano e isso é feito usando bases claras em contraste com detalhes em cores fortes, como a sombra e o batom. [1]
    • A maquiagem deve ser ainda mais carregada no estilo gótico, usando cores escuras como roxo e vermelho bordô para o batom e sombra; já as Sweet Lolitas dão preferência para tons pastéis de cores como salmão e pêssego para as bochechas, dando um aspecto rosado para o rosto.
    • Nem sempre a maquiagem é necessária. Como dito anteriormente, o ponto central do estilo Lolita são as roupas. Não use maquiagem, se não quiser.
  2. 2
    Modele seu cabelo de acordo com o estilo escolhido. Por exemplo, se você quer ser uma Lolita gótica, pense em qual penteado tem mais a ver; as Sweet Lolitas usam cachos soltos, mas as góticas usam penteados lisos, franjas e cortes angulares.
    • Vários estilos fofos criam realces coloridos. Listras cor-de-rosa e detalhes desfiados são opções seguras.
    • As vertentes dark preferem fazer isso com roxo e misturar várias cores. A cor do cabelo não importa, pois tanto o loiro platinado quanto o preto azulado podem ficar ótimos com o estilo gótico. Seja criativa e invente algo seu para se destacar.
  3. 3
    Elabore um look Lolita para o dia a dia. Vestir roupas de Lolita todos os dias é muito difícil, mas isso não a impede de incorporar elementos dessa cultura nas roupas diárias. Assim, você poderá ser uma Lolita e não uma cosplayer . Aprenda a misturar seus estilos sem ignorar os aspectos básicos.
    • Escolha uma saia comum e combine-a com uma tiara simples; complemente com uma camiseta e tênis que tenham a ver. Em geral, as calças ficam de fora e acessórios e detalhes femininos fazem toda a diferença.
    • Reserve tempo para preparar o cabelo e a maquiagem. Mesmo que seja para usar saia jeans, tênis e camiseta, sua Lolita interior tem que ficar em evidência.
  4. Ela é publicada quinzenalmente no Japão mas, apesar de não ter em português, elas são vendidas em São Paulo. Caso prefira vê-las digitalmente, procure na internet. Você encontrará diversas fotos e ideias de composições para se inspirar.
  5. 5
    Vá a uma convenção de Anime ou Lolita. Esses eventos são ideais para exibir sua melhor Lolita, fazer amizade com outras e aprender uma porção de truques e ideias. Os traços característicos das Lolitas são seu interesse por afazeres domésticos, habilidades manuais e o estilo vitoriano.
    • As convenções de cosplay também são ótimas para isso. Para muitos, esse não é um estilo de vida e sim uma simples fantasia, mas você também encontrará diversas Lolitas reais para se inspirar.
  6. 6
    Aprenda prendas domésticas. Além da moda, o estilo de vida Lolita visa ter mais beleza e elegância filosoficamente e um dos passatempos favoritos delas é aprender tarefas domésticas. Para elas, habilidades como cozinhar, bordar e costurar fazem parte dessa filosofia. É claro que se o seu interesse é puramente estético, isso não é necessário. Leia os seguintes artigos para começar:
  7. O termo “Lolita” é baseado no romance do mesmo nome de Vladimir Nabokov. Ele pode ser usado para se referir a garotas sexualmente atraentes, mas o estilo Lolita tem mais a ver com se destacar do resto. [2] Para a maior parte das Lolitas, a ideia claramente não é ser sensual ou atraente para os homens. Esse é um estilo empoderador.
    Publicidade

Dicas

  • Caso viva com um orçamento apertado, aprenda a costurar. Além de ser mais barato, suas roupas serão exclusivas!
  • Não tenha medo de fazer perguntas para outras Lolitas, elas terão prazer em ajudar.
  • Seu armário não precisa ter somente esse tipo de roupa. Pijamas, calças, camisetas e tênis são necessários para qualquer pessoa e podem ser de outros estilos também. Isso não quer dizer que você seja uma poser, só que existem momentos para cada coisa.
  • Quando quiser ser Lolita, chame amigas e divirtam-se tirando fotos e impressionando todo mundo com sua fofura e curta o visual delas também. Mesmo que você seja a única Lolita que já viu, espalhe glitter por aí, de seu namorado à sua xícara de café. Escolha pessoas contrariadas e mude a aparência delas, compre algo de sua banda favorita para si mesma, vá a uma livraria e leia algo interessante! Quem sabe, você pode descobrir uma nova comunidade de Lolis!
  • Não use sapatos pretos com uma roupa completamente branca em uma tentativa de parecer uma Shiro .
  • Dependendo de onde você mora, fazer amigas Lolitas pode ser muito difícil. Apresente o estilo para suas amigas, elas podem começar um novo hobby por sua causa. Participe de atividades femininas com elas, mas não as force se não quiserem.
Publicidade

Avisos

  • A ideia é ser criativa e original. Não abra mão de sua individualidade para ser uma Lolita, complemente-a com sua personalidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 78 306 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade