Baixe em PDF
Baixe em PDF
Hoje, as pessoas parecem passar mais tempo do que nunca se preocupando. Se você acha que o estresse está dominando sua vida, você pode aprender a relaxar ativamente e começar a viver, em vez de resistir aos problemas. Viver sem preocupações fará com que você aproveite a vida sem se deixar ficar sobrecarregado. Aprenda a ser uma pessoa ativa, lidar com o estresse e a se manter despreocupado.
Passos
-
Mantenha os seus horários de trabalho e de diversão separados. A vida não precisa ser tão árdua. Se você quiser descobrir como ficar despreocupado no dia-a-dia, é importante reservar tempo para se divertir. A maioria das pessoas programa os seus dias de acordo com o trabalho ou os estudos. Para muitos de nós, isso é inevitável. Da mesma forma que você programa esses horários, também faça cronogramas para as coisas que você quer fazer.
- Conforme você fica mais ocupado, pode ser fácil demais usar o tempo livre para não fazer nada e, por exemplo, passar horas navegando pelo Netflix. Em vez disso, comece a planejar as atividades de lazer ativamente. Marque uma viagem de pesca para o próximo fim de semana ou faça reservas para um encontro com sua namorada ou namorado. Ponha em prática o seu horário de diversão. [1] X Fonte de pesquisa
-
Socialize com pessoas divertidas. Fique rodeado de pessoas de quem gosta e que deixam a sua vida mais fácil e divertida, em vez de mais estressante. Se você quiser ser despreocupado, é importante se cercar daqueles que compartilham dos seus objetivos. O tempo de socialização deve ser fácil, não maçante.
- Não deixe que as pessoas negativas influenciem você. Socialize apenas com pessoas que se apoiem e cuidem umas das outras, e que querem se divertir com o pouco tempo que têm. Esse tipo de atitude é contagiante.
-
Transforme as tarefas comuns em aventuras. Até hábitos cotidianos, como ir às compras, dirigir e ir ao trabalho, devem ser motivos de comemoração em uma vida despreocupada. Se você for sair para fazer algo, aja como se essa fosse a maior aventura que você terá no dia. Se não puder gastar dinheiro em uma viagem para mergulhar em Fernando de Noronha, pelo menos gaste dinheiro se aventurando no transporte público!
- Você vai à mercearia? Desafie-se: decida que você tirará cinco fotos de coisas ridículas que encontrar no trajeto; depois, envie-as para os contatos de telefone com quem não conversa há muito tempo. Apenas envie as imagens e diga algo como "Lembrei de você".
- Você está preso com as tarefas domésticas? Dê "play" na música e imite os passos de dança de filmes como Negócio Arriscado; outra opção é desafiar a si mesmo a reorganizar a decoração de toda a casa, só para variar.
-
Saia mais. Alguns estudos comprovam que aumentar a quantidade de vitamina D natural que recebemos da luz do sol pode melhorar os níveis de serotonina do nosso corpo, ajudando a nos sentir menos estressados e mais despreocupados. [2] X Fonte de pesquisa Mesmo que não tenha um motivo específico para ficar ao ar livre, saia e fique sob o sol por 15-20 minutos todos os dias. Isso poderá fazer maravilhas com o seu humor.
- É difícil ficar despreocupado quando se está assistindo televisão, sem fazer nada. Não se tranque dentro de casa se não precisar fazê-lo. Saia dali e seja ativo.
-
Faça exercícios. Exercícios leves podem induzir uma sensação de euforia, melhorando o seu humor e ajudando você a se sentir muito mais despreocupado. O efeito benéfico de atividades físicas é um fenômeno psicológico comprovado. [3] X Fonte Confiável American Psychological Association Ir à fonte Se você quiser se sentir mais leve, tente encontrar uma rotina de exercícios regulares que se encaixe na sua vida.
- Você não precisa se inscrever em maratonas. Basta tentar fazer caminhadas de 30-40 minutos em um ritmo acelerado após terminar o expediente, ou começar o dia com uma caminhada antes de ir trabalhar. [4] X Fonte de pesquisa
- Encontre equipes desportivas competitivas que lhe agradem; assim, você viverá a emoção de competir e de socializar com outras pessoas -- somando tudo aos benefícios do exercício físico em si.
-
Passe um tempo sem fazer nada. De vez em quando, a vida implora por um lazer. Se você realmente quiser ser despreocupado, reserve um tempo para si mesmo. Basta se sentar ao sol no meio do dia com uma bebida gelada em mãos. Não deixe que ninguém atrapalhe. Leia um livro no sofá, acompanhado de uma xícara de chá quente. Faça uma reserva em um spa. Apenas relaxe. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Identifique os seus fatores estressores. Pegue um pedaço de papel e anote tudo o que o deixa estressado ou sobrecarregado. Quais pessoas, lugares e situações fazem você ficar ansioso? Tente ser bastante compreensivo, considerando as vezes na sua vida cotidiana em que você sente que não pode ser despreocupado.
- O que faz com que se sinta estressado? Um amigo específico? Um companheiro? Um colega de trabalho? Tente cortar o maior número possível de fatores estressores da sua vida. Se não conseguir, ao menos os evite.
-
Antecipe o estresse. Quando tiver identificado os fatores que causam o seu estresse, tente antever essas situações e causas para poder evitá-las (se possível) e esperar por elas (se forem inevitáveis). Todos têm um pouco de estresse em suas vidas. No entanto, se você conseguir descobrir uma forma de deixar esse estresse de lado, poderá ser muito mais despreocupado.
- Se tiver um dia longo de trabalho à sua frente, você já sabe que ficará ocupado. Não espere o contrário. Isso não significa que você deva ficar estressado por causa disso. Basta se concentrar em terminar o dia. [6] X Fonte de pesquisa
- Experimente passar pelo pequeno ritual da lista de fatores estressores e tente deixá-la de lado. Rasgue-a. Dê uma última olhada nos fatores listados e, depois, rasgue o papel novamente -- ou jogue-o ao fogo ou no lixo. Outra opção é manter a lista no bolso para consultá-la e antecipar as situações de estresse.
-
Antecipe a raiva. Quando alguém estiver de mau humor ou irritar você, a melhor coisa a fazer não será se afastar, e sim ser a melhor pessoa possível e manter a educação. As conversas não se tratam de "ganhar" ou "perder"; tratam-se de fazer conexões com as pessoas. No fim, isso ficará natural para você, e você se sentirá muito mais leve e melhor consigo mesmo.
- Se sentir que está ficando irritado quando for provocado, experimente usar a regra dos dez segundos. Pare de falar e apenas respire por dez segundos. Se a pessoa encarar você, não se importe. Quando você falar, use uma voz calma e uniforme para dizer "Eu não quero me chatear com isso. Talvez devamos conversar em outra hora".
-
Pare de se preocupar com a opinião dos outros. Lembre-se de que a única pessoa a quem deve impressionar é você mesmo. Os amigos vêm e vão, mas você sempre será assim. Se os outros pedirem que você mude, significa que eles não são tão importantes para você -- a ponto de você considerar as suas opiniões. [7] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- No entanto, esteja disposto a ouvir os amigos quando eles oferecerem bons conselhos. Se os amigos mais próximos e parentes mais confiáveis disserem que você precisa eliminar um hábito ruim, a situação é diferente.
-
Ame sua aparência. Isso não significa que você deva ir ao salão de beleza ou comprar um par de sapatos ridiculamente caro. Se quiser ser despreocupado, aprenda a aceitar que você tem um aspecto único -- e ame isso. Você é um indivíduo único e uma das suas dádivas é a sua aparência.
- Se você for um pouco maior do que o "normal", aceite isso e saiba que você é uma pessoa linda ou malhe para tentar entrar em forma. Se você for alto, não pense que isso é ruim; examine os pontos positivos, como o fato de que você pode alcançar prateleiras e locais mais altos e ver acima de todos em uma multidão.
Publicidade
-
Faça as coisas porque quer fazê-las. Se decidir fazer algo porque quer, você poderá ficar muito mais despreocupado quanto a essa tarefa. Se achar que está sendo forçado no seu trabalho, na academia e em outros locais, essas tarefas podem ficar maçantes. Trate-as como oportunidades e elas ficarão divertidas. Faça a escolha de fazê-las.
- Mudar de atitude não precisa ser algo complicado, nem requerer uma análise psicológica complexa. Se quiser fazer algo, vá em frente. Se não, encontre um modo de fazer essa coisa funcionar para você -- ou a elimine da sua vida. Às vezes, a vida é simples assim.
- Você detesta o seu emprego? Peça demissão e arranje outro. Está cansado da cidade onde mora? Mude-se. Se alguma coisa não ajudar você a levar uma vida feliz e despreocupada, passe por mudanças.
-
Faça a si mesmo sorrir e rir com frequência. Pode parecer bobeira, mas você ficará muito mais feliz quando abrir um belo sorriso para um amigo ou uma pessoa estranha -- e essa pessoa devolver o gesto. Você ficará muito mais leve se rir também. Ria para coisas que você ache engraçadas, mesmo que as pessoas à sua volta não vejam graça.
- Ser uma pessoa despreocupada não significa que você deva ser bobo. Rir em um velório ou enterro não é adequado. Ainda é importante ter tato.
-
Leve as coisas menos a sério. Olhe pela janela e você provavelmente verá algo ridículo. Você é um ser humano que vive em uma pequena caixa ligada a uma grande CPU. Alguém está na rua, passeando com cachorros, recolhendo os seus cocôs e carregando os dejetos consigo. Que estranho! Tente se lembrar que a vida é algo que deve ser motivo de riso e apreciação, não um fardo.
-
Pense no futuro e não se concentre no passado. Preocupar-se com erros do passado deixará você estressado. Em vez disso, abrace o potencial da sua vida. Quem se importa se as pessoas não gostam de você? Você pode mudar com o tempo e se tornar um novo alguém, para encontrar novos amigos. Você pode se mudar para outro país e, dentro de dez anos, ter novas companhias e falar um novo idioma -- como uma nova pessoa. Tudo pode acontecer.Publicidade
Dicas
- Sente-se, relaxe e sorria sobre tudo o que deixar você feliz. Aproveite a vida -- ela vale a pena!
- Reconheça que nenhuma pessoa pode viver totalmente despreocupada, a menos que dependa por completo de outra pessoa -- e esse indivíduo seja capaz de cuidar de todas as suas necessidades. Um exemplo: uma criança com uma mãe amorosa.
- Seja positivo e coisas positivas acontecerão a você, agora e no futuro.
Publicidade
Materiais Necessários
- Recursos para que você mantenha uma vida de qualidade e obtenha as coisas necessárias para sobreviver sem preocupações.
- Um refúgio do influxo diário de problemas do mundo.
Referências
- ↑ http://www.positivityblog.com/index.php/2012/04/30/less-stress-2/
- ↑ http://www.healthline.com/health/depression/benefits-sunlight
- ↑ https://www.apa.org/monitor/2011/12/exercise.aspx
- ↑ http://drhyman.com/blog/2013/04/26/five-ways-to-never-be-stressed-again/#close
- ↑ http://zenhabits.net/20-ways-to-eliminate-stress-from-your-life/
- ↑ http://psychcentral.com/lib/5-ways-to-stress-less/
- ↑ http://www.helpguide.org/articles/stress/stress-management.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 7 441 vezes.
Publicidade