Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quem é você? Por que é especial? Questionamentos desse tipo são motivo de ansiedade e estresse para muita gente. Na verdade, ser especial vai além de ser excepcional ou "melhor" que os outros em determinada situação: tem muito mais a ver com conquistar o respeito e a admiração das pessoas. Se o seu objetivo é se distinguir dos demais, aprenda a desenvolver o a sua individualidade e pensar em formas de ser mais memorável. Com o tempo, os outros logo vão dar a admiração que você merece!
Passos
-
Encontre o seu "eu". Ninguém vai dizer que você é especial! Você precisa encontrar o seu "eu" por conta própria a partir de um processo de autorreflexão. Esse "eu" pode tomar diversas formas: sua alma, sua essência, seu chi, sua malemolência etc. Seja o que for, tente se definir e começar a melhorar enquanto pessoa. Reflita: como é ser você? Quem é você? E como poderia ser uma versão melhor de si mesmo? São perguntas que demandam anos de reflexão profunda. [1] X Fonte de pesquisa Nessa jornada, preste atenção aos seguintes pontos:
- Quando você mais se sente à vontade e confortável?
- Descreva um dia ideal para você. Como ele seria?
- O que as pessoas mais elogiam no seu comportamento e nas suas habilidades? O que você faz bem?
- Lembre-se de uma discussão recente que você teve com alguém. O que motivou a diferença de opinião?
- Se tivesse a oportunidade, o que você mudaria em si mesmo? Por quê?
-
2Faça uma lista dos seus valores. Saber quais são os seus valores é ideal para você se tornar um indivíduo mais completo e levar uma vida feliz. Reflita sobre eles e liste todos em uma folha de papel. Depois, ordene-os em ordem decrescente de importância. Para chegar a essa lista, pense em momentos como os seguintes: [2] X Fonte de pesquisa
- Quando você foi mais feliz? Por exemplo: digamos que os momentos mais felizes da sua vida são aqueles em que você está rodeado de amigos e familiares. Nesse caso, um dos seus valores é ter relacionamentos saudáveis.
- Quando você sentiu mais orgulho de si mesmo? Por exemplo: você ficou orgulhoso de si mesmo quando se formou no ensino médio? É porque educação é um dos seus valores.
- Quando você se sentiu mais satisfeito e realizado? Por exemplo: talvez você se sinta satisfeito ou realizado depois de um dia produtivo no trabalho. Quer dizer que o trabalho é mais um dos seus valores.
-
Identifique características especiais nas pessoas. O que é ser "especial"? Pense nas pessoas que você considera exemplares ou notáveis de alguma forma e liste as principais características de cada uma. Talvez elas não tenham medo de defender os próprios interesses; talvez se dediquem ao trabalho; talvez sejam reservadas no dia a dia, até mesmo quando estão com problemas. As possibilidades são infinitas e cada caso é diferente. Por isso, tente entender o que você tanto admira no seu avô, naquela sua amiga de infância e em outras pessoas.
- Não use celebridades como exemplos, e sim pessoas que você conhece na vida real. Muita gente se identifica com traços superficiais, como dizer que "O Cauã Reymond é especial porque é bonito e rico", mas isso não adianta em nada. Pessoas públicas podem ser (e decerto são) completamente diferentes na vida privada.
- Entenda como as características das pessoas se refletem nos seus valores. E, mais uma vez, não dê atenção ao que é superficial. É mais importante se inspirar nos traços de verdade, ainda mais se você quer colocar alguns ou todos em prática.
- Ter autoridade não torna ninguém especial. Não é porque alguém está em uma posição hierarquicamente superior à sua (seja qual for o motivo) que você precisa tentar copiar o que essa pessoa faz.
-
Tire as suas máscaras. Todo mundo usa máscaras no dia a dia (e não só devido à pandemia!). Por exemplo: sempre que vai trabalhar, você veste a máscara profissional; quando tem um encontro amoroso com alguém, coloca a máscara da conquista; quando está com amigos, usa a máscara da amizade; e assim por diante. Conforme cria o hábito de identificar por que é especial, você vai entender que não precisa de nenhum disfarce do tipo. Mostre-se de verdade .
- Na hora de refletir sobre a sua relação com as suas máscaras, tente se lembrar de um momento em que você sentiu que estava sendo falso ou inautêntico. Quais eram as circunstâncias? Que sentimentos passaram pelo seu coração?
- Dê uma olhada nos seus perfis em mídias sociais e identifique as suas máscaras digitais. Muitas vezes, as pessoas projetam na rede imagens que não correspondem à realidade. Nesses casos, essa não é a "versão real" delas.
-
Controle o seu ego. Muitas pessoas têm vontade de ser especiais porque querem ser aprovadas pelas demais. É normal: afinal, quem nunca quis ser respeitado, admirado e feliz? Mesmo assim, lembre-se de que ser especial não tem nada a ver com ser excepcional em tudo . Você não precisa ser o melhor jogador de futebol do time, o melhor aluno da turma ou o advogado mais bem-sucedido do escritório. O importante é ser autêntico e íntegro, buscando sempre satisfazer as suas vontades sem precisar que alguém infle o seu ego.
- Muitos psicólogos falam do chamado "lócus de controle", que pode ser interno ou externo. Uma pessoa com o lócus interno encontra satisfação em si mesma por meio das próprias ações, ao passo que uma pessoa com o lócus externo busca essa satisfação nos outros. Pense: qual é o seu caso?
- Não busque aprovação das pessoas. A única aprovação de que você precisa para ser especial é a sua própria.
-
Surpreenda a si mesmo. As pessoas especiais de verdade vivem em constante mudança, sempre na tentativa de desenvolver ainda mais o seu lado interior — tanto que, às vezes, pegam a si mesmas de surpresa com essa transformação. Como você quer ser especial também, tente entender onde estão os padrões de comportamento na sua vida para começar a evitá-los.
- Busque sempre adquirir novas habilidades, ler livros diferentes e enfrentar outros desafios de modo geral. Nunca pense que você é velho demais, inteligente demais ou experiente demais para nada!
Publicidade
-
Dedique-se a tudo que você fizer. Muitas pessoas têm talentos inatos, mas isso não as torna especiais. Por mais que desenvolver uma inclinação natural para algo sempre ajude, você ainda precisa se dedicar ao máximo a tudo que fizer. Essa é a marca de alguém que é especial de verdade.
- O jornalista britânico Malcolm Gladwell afirma, em seu livro Outliers: The Story of Success , que toda pessoa precisa dedicar um total de dez mil horas a qualquer habilidade que queira dominar. Muitos ainda acreditam nessa máxima, mas especialistas (psicólogos, analistas de mercado etc.) desmentem as afirmações do autor. Ou seja: você precisa se dedicar, mas sem se cobrar além da conta.
- Tente desenvolver a sua personalidade e as suas habilidades práticas, e não "virar" uma pessoa especial da noite para o dia. Por exemplo: a primeira versão daquele seu texto pode não ficar perfeita (e provavelmente não vai ), mas isso é normal. Continue escrevendo e melhorando aos poucos. [3] X Fonte de pesquisa
-
Seja um leão (ou uma leoa). As pessoas especiais não ficam esperando que as coisas entrem na sua vida de mão beijada: elas sabem o que querem — e batalham por isso, como leões e leoas. Identifique o que deixaria você mais satisfeito, o que melhoraria a sua situação de vida atual e o que é preciso fazer para chegar lá. Seja persistente nessa sua busca por coisas boas na vida.
- Pare de dar desculpas. Pessoas que não são especiais perdem muito tempo inventando desculpas para as coisas que não conseguem fazer. Não seja assim!
-
Não se censure. Mostre quem você é na sua forma mais natural e livre, seja sozinho ou em público. Se você tem algum traço que não gostaria de expor às pessoas, tente começar a se abrir mais e mostrar certa vulnerabilidade. Não seja mais tão calado e quieto! [4] X Fonte de pesquisa
- Não aceite as coisas calado. Você não é obrigado a aceitar em silêncio tudo o que os outros dizem e fazem. As pessoas respeitam quem fala o que pensa e não tem medo de buscar a verdade! Além disso, quem gosta de ser bajulado e ter o ego massageado não é nada especial. Dê um fora em gente assim.
- Ser livre e natural não dá a ninguém razão para falar tudo que pensa a qualquer hora. Você nunca vai ser especial se tratar as pessoas com grosseria ou crueldade! O certo mesmo é parar de aceitar as coisas calado, mas ainda ter o bom e velho bom senso para lidar com as situações do dia a dia sem desrespeitar ninguém.
-
Comece a conviver com pessoas diferentes. Todo mundo gosta de ter aquela turma fiel de amigos e familiares com quem pode contar a qualquer hora, não é? No entanto, pessoas especiais sempre tentam combater seus preconceitos e expandir seus horizontes de relações sociais! Não descarte a possibilidade de se aproximar de ninguém.
- Se você é jovem, conseguir um emprego pode ser uma excelente experiência de aprendizagem profissional e pessoal. Tente buscar uma oportunidade de estágio, jovem aprendiz ou algo do tipo.
- Conviva com pessoas que tenham visões diferentes da sua em termos de religião, política e moral. Não tente convencer ninguém de que o seu ponto de vista é o único certo! É melhor fazer um esforço para entender essas diferenças.
-
Desenvolva um estilo próprio. Comece a cuidar melhor da sua aparência e isso vai gerar um baque enorme na sua confiança. Compre roupas que caiam bem no seu corpo, adote uma rotina de cuidados com a pele e o cabelo e assim por diante. Você não precisa andar por aí como se fosse modelo ou celebridade para ser especial! Cada pessoa tem um estilo próprio e deve fazer o que achar certo. [5] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Seja uma pessoa positiva ou aceite o seu lado ranzinza. Como dito antes, não existe um único jeito "certo" de ser especial. Você não precisa andar por aí com um sorriso forçado no rosto ou de cara fechada o tempo todo. Mesmo assim, essas duas opções são válidas. O importante é ser você mesmo! Se gosta de contato físico, abrace as pessoas; se não gosta, peça para os outros respeitarem o seu espaço; e por aí vai.
-
Pare de dizer às pessoas o que você acha que elas querem ouvir. Ser especial não se trata de dizer às pessoas o que você acha que elas gostariam de escutar. Isso pode até ajudar a criar certos laços na sua vida, mas será que vale a pena ter relações baseadas nesse tipo de comportamento? Você vai ficar muito mais satisfeito consigo mesmo se for autêntico para valer. Não tenha medo da verdade.
-
Aceite os seus erros. Se quiser ser livre, único e especial de verdade, você precisa começar a assumir certos riscos para conquistar o que almeja. Não deixe de fazer nada só por causa da possibilidade de fracassar! Isso é normal e frequente na vida, mas uma coisa é certa: todo erro é uma oportunidade de aprendizagem e pode aproximar as pessoas dos seus objetivos.
- Parece um daqueles papos motivacionais, mas você precisa mesmo aprender a encarar cada tropeço na sua trajetória como uma chance de aprender algo diferente. Errar é melhor que ficar de braços cruzados!
-
Seja mais solidário e tente enxergar o que os outros têm de especial. Por mais que você precise se desenvolver enquanto indivíduo, também é muito importante prestar atenção às outras pessoas. Aprenda a reconhecer quando elas são especiais e não deixe o seu ego ignorar as qualidades alheias. Isso vai deixar você ainda mais excepcional.
- Fazer com que os outros se sintam especiais também é uma forma de respeito. É como diz aquele velho ditado: trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.
Publicidade
Dicas
- Seja uma pessoa alegre! Todo ato de gentileza e bondade é capaz de aquecer o coração das pessoas — e não há nada mais especial que isso.
- Entenda que cada pessoa tem um valor inestimável.
- Sorria mais! Isso mostra que você está confortável consigo mesmo.
- Você não precisa ser um anjo, mas também não viva se metendo em encrenca!
- Elogie as pessoas de vez em quando.
- Não espere ver resultados logo de cara. Você vai precisar dar alguns (ou melhor, muitos) passos até se tornar uma pessoa especial.
- Sempre que estiver acompanhado, mostre o quanto você é alegre e tente deixar os outros igualmente felizes (mas sem ser tapete de ninguém). Todo mundo que é feliz é mais educado!
- Se você sorrir para um conhecido seu, mas ele não retribuir o gesto, pergunte se aconteceu algo. Nem todo mundo tem o costume de se abrir, mas às vezes um ombro amigo é mais que suficiente.
- Seja o melhor amigo que você puder para todas as pessoas.
Publicidade
Avisos
- Se você oferecer ajuda a uma pessoa, mas ela recusar, não insista. Nem sempre vale a pena tentar estender a mão a alguém que não está disposto ou pronto para aceitar.
- Pense antes de falar ou fazer qualquer coisa. Mesmo que você tenha boas intenções, pode ser que a pessoa não queira nenhum tipo de interferência. Se insistir, vai acabar ferindo o orgulho dela e afetando o seu relacionamento como um todo.
- Fique longe de pessoas pessimistas ou que estejam sempre reclamando! Esses maus sentimentos são contagiosos (e convenhamos: não combinam nada com a sua personalidade única).
Publicidade
Materiais Necessários
- Um guarda-roupa caprichado para qualquer dia da semana e ocasião!
Referências
- ↑ https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/11-maneiras-simples-de-ser-mais-feliz-todos-os-dias.html
- ↑ https://mrsmindfulness.com/how-to-live-your-truth-identifying-your-values-mastering-mindful-living/
- ↑ https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/06/11-maneiras-simples-de-ser-mais-feliz-todos-os-dias.html
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/click-here-happiness/201810/how-be-yourself-in-five-simple-steps
- ↑ https://hackspirit.com/how-to-be-yourself/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 106 653 vezes.
Publicidade