PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Geradores são muito úteis para quem precisa de uma fonte estável de energia, como em certos tipos de comércio. O único problema é que eles fazem muito barulho! Por sorte, há várias formas de abafar o som do equipamento — tanto temporárias quanto permanentes. Leia nosso guia e saiba o que fazer para nunca mais ficar incomodado!

O que você precisa saber

  • Coloque o gerador em uma superfície macia, mude a posição do exaustor ou afaste o equipamento de onde você está.
  • Compre pés de borracha, defletores de som feitos de compensado ou uma caixa de isolamento acústico para o gerador.
  • Se você quiser algo mais permanente, troque o abafador do gerador, instale um silenciador ou invista em um novo equipamento (como uma versão elétrica, que faz menos barulho).
1

Mude a posição do exaustor.

PDF download Baixe em PDF
  1. A posição do gerador afeta o volume dele, principalmente em lugares abertos. Na hora de instalar o equipamento, posicione-o de um jeito que o exaustor fique virado na direção oposta à sua. As ondas sonoras vão ser propagadas para longe. [1]
    • Se possível, aponte o exaustor do gerador para cima. Essa posição também afasta o som!
    Publicidade
2

Afaste o gerador de onde você está.

PDF download Baixe em PDF
  1. Parece óbvio, mas qualquer som fica mais alto quando nos aproximamos da fonte. Sendo assim, coloque o gerador bem longe de onde você está ou pretende ficar — a pelo menos 6 m, de preferência. Se necessário, use uma extensão potente para aumentar ainda mais o espaço. [2]
    • Talvez você enfrente algumas limitações, principalmente se houver obstáculos e muitas pessoas circulando pelo espaço. Coloque o gerador em um lugar onde ele não incomode ninguém.
    • De modo geral, o melhor lugar para instalar o gerador é um galpão coberto e isolado.
3

Instale o gerador em uma superfície macia.

PDF download Baixe em PDF
  1. Dependendo de onde você estiver, colocar o equipamento na grama já resolve o problema. Por outro lado, se precisar instalar o gerador em uma superfície dura, ponha um tapete anti-impacto emborrachado por baixo para quebrar um galho. [3]
    • Não instale o gerador em cima de concreto, madeira ou asfalto. Superfícies duras assim amplificam o barulho e as vibrações dele.
    Publicidade
4

Instale pés de borracha no gerador.

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles são uma boa alternativa ao tapete anti-impacto e à grama, absorvendo as vibrações do equipamento antes que elas ecoem por aí. [4] Você só precisa comprar um kit com quatro pés que sejam compatíveis com o gerador!
5

Abade o barulho do gerador com água.

PDF download Baixe em PDF
  1. Por isso, preencha um balde de 20 L com o líquido, instale uma mangueira na saída do exaustor e coloque a outra ponta no recipiente. Este truque é simples, mas abafa os sons e silencia o equipamento quando ele estiver funcionando. [5]
    • Coloque o gerador em uma posição levemente mais alta que o balde e faça um furo na mangueira com um alfinete. Isso impede que a água entre no gerador e provoque um acúmulo de pressão.
    • Teste o gerador logo em seguida para confirmar que ele está funcionando!
    • Este truque quebra um galho por algumas horas, mas é melhor encontrar uma solução mais permanente assim que possível.
    Publicidade
6

Use defletores acústicos.

PDF download Baixe em PDF
  1. Dá para fazer isso até usando materiais simples, como chapas de compensado! Basta colocar uma chapa de cada lado do gerador, com o topo tocando o equipamento e a base mais distante. Você vai precisar de quatro chapas no total. A angulação das peças é o que ajuda a capturar e defletir o som, abafando o barulho. [6]
    • As chapas de compensado têm que cobrir todo o gerador. De modo geral, cada uma precisa ter 1,2 m de largura por 90 cm de altura — mas tudo depende do tamanho do seu equipamento.
7

Compre uma caixa de isolamento acústico para o gerador.

PDF download Baixe em PDF
  1. A caixa ou cabine acústica isola o gerador e bloqueia a passagem do barulho para fora. [7] Você pode comprar o recipiente ou até construir um usando chapas de compensado, vinil e painéis de espuma acústica. Faça o seguinte com os materiais:
    • Meça as dimensões do gerador. Use esses valores para determinar o tamanho da caixa, deixando espaço suficiente para encaixar o equipamento, o vinil e os painéis de espuma.
    • Corte seis chapas de compensado nas medidas certas. Elas vão formar as laterais da caixa. Faça perfurações na chapa de cima para o duto de ventilação do gerador, lembrando-se de medi-lo antes para saber o tamanho do furo!
    • Corte seis pedaços de vinil para cada lado da caixa e mais seis painéis de espuma acústica. Cada peça precisa ter um furo de ventilação alinhado à caixa.
    • Pregue o vinil nos lados interiores da caixa com um grampeador industrial. Depois, prenda os painéis de espuma ao vinil com um adesivo em spray. Sele os lados com cola para espuma acústica. Por fim, construa a caixa em si.
    Publicidade
8

Troque o abafador do gerador.

PDF download Baixe em PDF
  1. O exaustor é uma das peças mais barulhentas do gerador. Sendo assim, um bom abafador poderia resolver o problema. Se o que você tem no momento já está com alguns anos de uso, entre em contato com um mecânico especializado e veja se ele consegue fazer a troca. [8]
    • Como existem muitos tipos diferentes de gerador, pode ser que você precise adaptar o abafador ao seu equipamento específico. Mais um motivo para chamar o mecânico!
9

Instale um silenciador no gerador.

PDF download Baixe em PDF
  1. A peça corta o som logo na fonte — a ventoinha do duto, que cria vibrações muito altas quando o equipamento está ligado. Compre um silenciador que se encaixe no gerador, seja ele grande ou portátil. Siga as instruções de instalação na hora de prender a peça à saída do exaustor. [9]
    • O silenciador é mais estreito e tubular que o abafador comum. Ele não vem com nenhum kit ou peça extra, já que é feito para ser encaixado no exaustor sem dificuldade.
    Publicidade
10

Compre um gerador que supra suas necessidades.

PDF download Baixe em PDF
  1. Pense em como você pretende usar o equipamento. Se quiser produzir energia somente para dispositivos menores, um equipamento com potência para algumas centenas de watts é mais que suficiente. Tenha esse detalhe em mente antes de escolher!
    • Por outro lado, se você precisar produzir energia para aparelhos maiores, como uma geladeira, é melhor comprar um gerador com capacidade para 4.000 a 6.000 watts. Aparelhos mais pesados, como ar-condicionado, precisam de até 10.000 watts.
11

Invista em um gerador elétrico.

PDF download Baixe em PDF
  1. Eles não funcionam à base de combustível ou propano, podendo até ser carregados com painéis de energia solar. Como a energia é armazenada em uma bateria interna — em vez de ser produzida o tempo todo —, os geradores elétricos fazem muito menos barulho e valem o investimento. [10]
    • A maioria das técnicas de redução de barulho não abafa completamente o som do gerador a gás. Considerando que o gerador elétrico não produz nenhum som, ele é muito conveniente!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 551 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade