Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se um dia a sociedade ruir, o que será que acontecerá? O que faria se não tivesse ninguém para ajudar você ou sua família? Estar preparado para desastres não têm nada a ver com paranoia: é sempre bom estar pronto para o que der e vier. É claro que as probabilidades de que aconteça um apocalipse são muito pequenas, mas eu é que não quero pagar para ver, e você?
Passos
-
Junte tudo o que você precisará para sobreviver por 90 dias. Lutar pela sua vida depois de um evento de proporções apocalípticas não é uma tarefa de curto prazo, já que o país, ou até o mundo todo, estará de pernas para o ar. Mas, ter três meses de suprimentos e um plano bem formado na sua cabeça já ajuda bastante. Na hora de preparar os itens necessários, divida-os em duas categorias: os de sobrevivência básica e os secundários, como detalhado nos seguintes passos.
-
Compre e armazene itens básicos para a sobrevivência, como:
- Garrafas d’água;
- Enlatados;
- Alimentos embalados à vácuo;
- Travesseiro e coberta;
- Remédios;
- Uma arma que saiba usar;
- Uma faca (além da arma);
- Roupas compridas e quentinhas (dependendo do clima);
- Mala (se tiver que se mudar ou fugir);
-
Junte alguns itens secundários. É sempre útil ter estes (ou alguns destes) objetos em estoque:
- Pilhas;
- Lanternas;
- Fósforos;
- Panela (para cozinhar e ferver água);
- Utensílios plásticos de cozinha (pratos, canecas, talheres);
- Corda;
- Mapa;
- Marcadores permanentes (ou canetas);
- Mudas de roupa;
- Abridor de lata;
- Isqueiros;
- Fogão de camping e gás;
- Machadinha ou machado;
- Livro de primeiros-socorros;
- Óculos de sol;
- Fita isolante;
- Bastões fluorescentes;
- Bota;
- Calças extra;
- Smartphone;
- Filtros de água;
- Qualquer outro item para seu conforto.
-
Prepare um kit de emergência . Não importa se a Terra está sofrendo com canibais, superbactérias comedoras de carne, zumbis ou um meteoro, você tem que cuidar da sua saúde mesmo assim! Para isso, prepare um kit com estes itens: [1] X Fonte de pesquisa
- Band-aids;
- Gaze;
- Esparadrapo;
- Antibióticos (contra bactérias comuns, e não o vírus zumbi);
- Antivirais (contra vírus normais, não os zumbis);
- Ibuprofeno (anti-inflamatórios não esteroides);
- Paracetamol (ou outro analgésico);
- Anti-histamínico;
- Aspirina (ou outro analgésico);
- Laxante;
- Iodo;
- Iodeto de potássio;
- Álcool em gel;
- Velas;
- Uma ferramenta multiuso;
- Carregador de celular (de preferência solar);
- Madeira para queimar;
- Toalhas;
- Colete salva-vidas, se houver risco de inundação;
- Roupas quentinhas;
- Papel-toalha;
- Carregador de energia solar (veja abaixo);
- Ração de animais (o suficiente para 30 a 90 dias);
- Pinça;
- Curativos;
- Alfinetes;
- Termômetro;
- Cola Superbonder;
- Palitos de dente ou agulhas.
-
Proteja-se de tudo . Você passará por um monte de coisas, de cortinhos a disenterias, e não dará para contar com os hospitais nesse momento, muito provavelmente. Se você ou algum ente querido tem uma doença crônica, leve remédios, também.
-
Prepare-se para o trabalho (literalmente) sujo. Afinal de contas, somos todos humanos e temos necessidades fisiológicas, fazer o quê? Para não descuidar da higiene, que é importantíssima, leve o seguinte:
- Papel higiênico (cerca de dois rolos);
- Absorventes;
- Escova e pasta de dente;
- Sacos de lixo e elásticos;
- Pá ou colher de pedreiro;
- Água sanitária;
- Sabonete e shampoo.
-
Monte um sistema de comunicação. Todos os seus entes queridos devem fazer parte dele, que será usado para compartilhar informações e localizações.
- Sempre deixe baterias perto do rádio. A última coisa que você quer que aconteça é achar que está pronto para tudo e descobrir que faltou o mais importante. Além disso, se estiver com alguém mais, deixe um rádio com essa pessoa também, em vez de ficar com os dois, para que vocês possam se comunicar.
- Pense em como manter o contato se tudo o mais falhar. Nessa hora, marcadores permanentes são superúteis. Se você tiver que sair às pressas de casa, escreva em algum lugar, seja uma parede, uma pedra, um carro ou qualquer coisa, para onde está indo.
-
Use veículos a diesel. Não adianta nada guardar um monte de gasolina, pois ela estraga com o tempo, depois de cerca de um ano. Além disso, é bem provável que ela esgote em todos os postos, mas o diesel não. Outro ponto alto é que a maioria dos veículos a diesel funcionam com outros combustíveis, como querosene e até folhas fermentadas.
- É bom deixar um kit de sobrevivência no carro, também, porque vai que acontece alguma coisa quando você estiver nele. É melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
- Se não der, veja se não tem uma bicicleta pegando poeira em algum lugar. Chegará um momento em que você terá que percorrer grandes distâncias em pouco tempo.
-
Vire um bom atirador . Saber usar uma arma será muito útil para evitar uma morte prematura ou para não ser expulso de algum grupo de sobreviventes..
- Dependendo da legislação de seu país (no Brasil, há certa burocracia para adquirir armas de fogo, mas é possível fazê-lo), pode ser uma boa ideia comprar uma arma cedo e aprender a usá-la. Siga todas as normas de segurança em relação às armas o tempo todo. Sempre aponte-a em uma direção segura; descarregue a arma quando não estiver utilizando-a; sempre trate a arma como se estivesse carregada (mesmo se souber que ela está descarregada); mantenha-a longe do alcance de crianças; tome cuidado com seu alvo e com o que está além dele; e sempre faça a manutenção da arma com a ajuda de um profissional. [2] X Fonte de pesquisa
- Não importa o que esteja enfrentando, essa é uma boa ideia para manter a ameaça o mais longe possível. Não importa quem ou o que seja o inimigo, atirar nele aumenta muito as chances de não ser atacado ou comido.
- A menos que o apocalipse tenha sido causado por uma bactéria solta pelo ar. Nesse caso, você deve usar uma máscara de gás. Mas os zumbis/pessoas/ou seja lá o que for, ainda verão você como um inimigo.
-
Aprenda a caçar.
- Domine a arte de fazer armadilhas. Se você for bom mesmo, então nem precisa se preocupar, aproveitando tudo o que a natureza der para você.
- Se estiver perto do mar ou outra fonte de água, pesque . Lembre-se de que a comida que conseguiu guardar não se multiplicará por mágica.
- Inspire-se na Katniss e vire um mestre do arco e flecha. Quando já estiver ficando bom, aprenda a fazer seu próprio arco .
-
Veja o que a literatura tem para oferecer. Leia outros artigos sobre o tema aqui na wikiHow e todos os livros sobre o apocalipse que encontrar. Mesmo que sejam de ficção, dá para aprender muito com os personagens, como por exemplo, a encontrar comida, conseguir água e construir um abrigo, que são coisas que todo o mundo deve saber, por via das dúvidas. Porém, não vá achando que tudo o que você encontra nesses livros dá certo na vida real.
- Alguns exemplos de livros são: Lucifer's Hammer , de Larry Niven, Alas, Babylon , de Pat Frank, Earth Abides de George R. Stewart, The Day of the Triffids de John Wyndham, todos sem tradução para o português, A estrada de Cormac McCarthy e a A Dança da Morte de Stephen King. Eles são ótimas leituras (mesmo que o apocalipse não chegue nunca) e, se você achou que não indicaríamos o best-seller Jogos Vorazes , achou errado! Ele também é uma boa pedida para imaginar um cenário apocalíptico.
-
Torne-se mais independente. Sejamos honestos: se tivéssemos que reconstruir o mundo do zero, como ele ficaria?
- Para muitos de nós, a resposta seria: não quero nem pensar. Você sabe fazer uma bateria com um limão? E um relógio de batata? Exigindo um pouquinho menos: qual sua habilidade com nós ?
-
Encontre uma forma de gerar sua própria eletricidade . Pegue baterias de carro e faça uma ligação em cadeia para armazenar energia. Para gerá-la, use um gerador à madeira, gás ou diesel ou tente fazer uma turbina eólica com canos de PVC e um alternador de carros. Outra alternativa é tentar encontrar painéis solares por aí. Se acontecer alguma coisa, pelo menos você conseguirá manter alguns luxos do mundo moderno.
- É bom ter energia elétrica no seu abrigo para usar luz e aparelhos eletrônicos. A eletricidade é muito importante para usar algumas ferramentas como soldadores, bombas de água, rádios e carregadores. Tê-la à disposição trará muito mais tranquilidade, além de tudo.
-
14Reze . Com o tempo, outra sociedade será formada. Se o problema for em apenas uma cidade, os habitantes serão realocados, mas, caso tenha afetado o país todo, talvez seja sua chance de começar tudo de novo .Publicidade
-
Pegue uma camiseta de mangas longas e uma calça. Está de boas na piscina, com seu celularzinho na mão (ou como estaria lendo este artigo?) e do nada precisa correr pela sua vida? Entre em casa primeiro e pegue umas roupinhas. Quando o meteoro vindo na sua direção chocar com a Terra e deixar tudo em chamas, você agradecerá por não estar de sunguinha.
- Não importa qual seja a causa do apocalipse, você precisará de roupas confortáveis de qualquer jeito. [3] X Fonte de pesquisa É importante usar peças compridas para proteger-se de predadores e do sol, também. Uma situação dessas não é hora de pensar no seu bronzeado perfeito.
- Se tiver tempo, pegue uma bota. Se não tiver, leve um tênis, mesmo. Você pode precisar correr pela sua vida a qualquer momento e é importante estar confortável. Isso não vale só para os sapatos, mas para a roupa como um todo, também.
-
Bole um plano de fuga. Se, por algum motivo, sua casa não for segura, saia o mais rápido possível. Com um mapa nas mãos, pense: é melhor fugir para uma floresta? Algum lugar com água? É preciso esconder-se de algo ou de alguém? A situação que está enfrentando determinará a melhor opção.
- Mais uma vez, se der para você ficar em casa, fique. Mas, se não tiver condições, vá para um abrigo onde sua família e amigos possam encontrar você facilmente. Tente usar a lógica e pensar no que é melhor para você e as pessoas que ama.
-
Procure um abrigo. Mesmo que a crise não seja nuclear, é melhor se proteger de outros perigos, sejam predadores ou catástrofes climáticas. Mas, se tiver mesmo alguma coisa a ver com radiação, é ainda mais importante abrigar-se o mais rápido possível para escapar dos efeitos nocivos dela.
- Se tiver um porão, já é um bom começo. Uma parede de tijolos de uns 40 cm de grossura já é suficiente para bloquear a radiação, então dá para você se abrigar lá, com todas as suas coisas. Outra opção seria fazer uma parece de aço, mas você não mora na Enterprise. Ou será que mora? [3] X Fonte de pesquisa
-
Encontre uma fonte de comida. É bom que ela seja boa, e não apenas uma árvore de pitanga, senão imagina o sufoco! Os melhores lugares para procurar são mercados ou casas recém-abandonadas. Se achar alguma barrinha de cereal, coma-a na hora, porque todo mundo sabe que nunca é bom fazer “compras” de estômago vazio.
- Guarde tudo o que conseguir. Não pense em dias, mas sim em semanas. Pegue umas sacolas e encha-as com tudo o que der, pensando em termos de durabilidade, volume e peso. Os enlatados são boas opções, mas pesam muito, por exemplo. Mas, se não tiver opção, leve o que estiver à disposição, pois quando a fome apertar, você se arrependerá do que deixou para trás.
- Estoque toda a água que puder, senão logo, logo terá que beber a própria urina.
-
Fique na defensiva. Numa situação tão extrema quanto essa, parta do pressuposto de que qualquer coisa pode representar uma ameaça. Encontre uma arma que saiba usar e fique de olhos abertos, esperando sempre pelo pior.
- Não saia mostrando sua arma para todo o mundo. [4] X Fonte de pesquisa Sabe aquela cena de Duro de matar em que Bruce Willis está com as armas grudadas nas costas com fita adesiva (mesmo sendo impossível que elas grudem no suor) e surpreende o vilão que era interpretado por Jeremy Irons ou Alan Rickman? Então, você tem que ser assim!
-
Encontre outros sobreviventes. Você já tem comida, armas e um lugar seguro para ficar, portanto agora é hora de montar um grupo, tipo Walking Dead, com a diferença de que o seu tem que dar certo. Ao juntar-se com outras pessoas, pense com o que elas podem contribuir. Elas conhecem plantas, são boas caçadoras ou podem ajudar com comida?
- Você não terá muitas opções, então não fique escolhendo. Mesmo que eles não tenham nada a oferecer, dê mais uma chance, pois podem ser boas pessoas. Talvez seja hora de ouvir seus instintos, o que é que eles estão dizendo?
- Se estiver sozinho, fique de olho em sinais de luzes ou fogueiras à noite. Se vir alguma e quiser fazer amigos, vá até ela. Antes, porém, veja se ela está longe demais, em quanto tempo consegue chegar lá e quais são os ricos de sair de onde está. Às vezes é melhor ficar sozinho por enquanto.
-
Pense positivo. Isso será muito difícil, ainda mais se você estiver sozinho ou machucado, mas será muito mais fácil passar por todas as dificuldades se conseguir manter o otimismo. Se houver crianças com você, isso é ainda mais importante.
- Em tempos desesperados, é preciso tomar medidas desesperadas. Se tem alguém no grupo que não está contribuindo ou dificultando a convivência e a sobrevivência, talvez seja melhor expulsar essa pessoa. Faça sempre um bom julgamento moral das coisas, mas lembre-se de que está vivendo em um momento crítico e sobreviver é o maior objetivo.
Publicidade
Dicas
- Invista em um guia de sobrevivência. Se não houver internet no mundo, o wikiHow não estará aqui para ajudar!
- Esconda seu meio de transporte (se tiver um) debaixo de árvores, pontes ou viadutos e tente camuflá-lo, também. Nunca se sabe o que pode vir de cima.
- Mesmo que não seja muito gostoso, o tradicional bolo inglês dura muito tempo fora da geladeira e é uma boa opção para levar.
- Esconda-se e fique fora de vista. Nunca revele onde está escondido, usando sinais de SOS. Se der, faça com que seu esconderijo pareça bem deserto, para não chamar atenção.
- Não confie em ninguém. As pessoas estarão com fome e sede e podem querer roubar suas provisões ou até machucar você. Por isso, é bom estar preparado e ter sempre um pé atrás, mas sempre agindo com ética.
- Apesar de tudo, como diz o ditado, a união faz a força. Se estiver sozinho, procure outros sobreviventes.
- Se você mora em um sítio, terá uma grande vantagem sobre os demais por viver em um local isolado. Se se preparar direitinho e tiver bastante gente para ajudar, conseguirá sobreviver por bastante tempo.
- Nunca abaixa a guarda, mesmo se tiver certeza de que está seguro.
- Não confie na tecnologia, já que nada garante que haverá energia elétrica disponível.
- Consiga outra cidadania. Ter dupla cidadania e um passaporte de outro país pode ajudar você a conseguir refúgio, caso o problema esteja onde você mora.
- Sobrevivência não tem a ver só com o presente, mas com o futuro, também. As relações sexuais, além de ajudarem você a se sentir melhor, também podem garantir o futuro da espécie (desde que consentida, claro).
- Um hospital pode ser o melhor esconderijo. Os remédios provavelmente já terão sido saqueados, mas ninguém lembrará dos geradores movidos a diesel, que podem ser usados para produzir energia. Antes de ligá-los, porém, desligue todos os disjuntores, para não chamar atenção com as luzes, e procure abrigo na sala de segurança, onde você pode usar as câmeras para vigiar o local.
- Tente não ser egoísta e divida suas coisas.
- Não dê suas armas a ninguém.
- Não carregue comida demais, pois ela pode atrapalhar na hora de correr.
- Faça rotas alternativas. Os bandidos e ladrões estarão à espreita nos caminhos mais comuns para emboscar as pessoas, roubando todos os seus recursos e podendo até matá-las. Para não ser vítima, viaje sempre por rotas alternativas, seguindo trilhos de trem, por exemplo. Se tiver uma bússola, use-a e evite todos os caminhos principais.
- Tente recomeçar uma sociedade. Monte um grupo de sobrevivência, trazendo o homem de volta ao eixo. Você pode nem ver os resultados dessa ação em vida, mas alguém precisa começá-la.
- Sempre desconfie que está sendo seguido . Se andar sempre com os olhos nas costas, as chances de ser atacado serão bem pequenas. Esteja atento a possíveis inimigos, sejam os de quatro patas, duas ou nenhuma.
- Além das armas e técnicas listadas acima para lidar com um zumbi, também dá para usar armas táticas, como kukris, kopis e machetes. Uma katana também pode servir, se conseguir encontrar uma.
- Nunca use sua melhor faca como arma. Em vez disso, talhe um galho ou use pedras, pois se perdê-la, é capaz que não encontre outra.
- Melhore suas defesas colocando espetos de madeira nas paredes, deixando uma balestra perto da janela e espalhando alarmes por aí. Uma boa opção é pendurar arames com sininhos, para saber quando alguém está se aproximando.
- Não seja negligente com sua saúde. Seria engraçado se você se preparasse inteiro para um apocalipse e acabasse morrendo porque não lavou as mãos antes de comer. Tome ainda mais cuidados com seus dentes, já que estudos comprovam que a saúde da boca está diretamente ligada à do corpo todo.
- Estoque itens de higiene pessoal, panos e qualquer outra coisa que possa usar, trocando ou arrumando tudo o que você tiver e for difícil de encontrar. Assim como a comida, muitas outras coisas serão escassas.
- Frutas secas duram mais do que as frescas e são boas fontes de vitaminas.
- Seja corajoso. Se acontecer uma catástrofe mundial, haverá pessoas querendo roubar, ameaçar e machucar você, por isso é bom estar pronto para tudo. Pode ser difícil, mas lembre-se de que seu foco é sobreviver e proteger os outros.
- Estoque todo o alimento não-perecível e água potável que puder. Se não encontrar potabilizadores, nem filtros de água, ferva-a antes de tomar.
- Assim que ficar sem comida, procure outra fonte. Você pode caçar (aves, veados etc.) ou, se não tiver jeito, até apelar para animais domésticos, mesmo.
- Não confie em ninguém, não importa quão bem você acha que conhece uma pessoa.
- Em climas úmidos, o musgo é uma possível fonte de água. Em uma situação crítica, esprema-o na sua boca e ele soltará água. Ela pode até não estar gostosa, mas alguns tipos de musgo filtram a maior parte das toxinas. Porém, ainda é mais seguro ferver ou destilar a água antes de tomá-la.
Publicidade
Avisos
- Não deixe que os outros saibam quão preparado você está para esse momento, pois se acontecer alguma coisa e o instinto de sobrevivência bater, eles não estarão prontos e correrão atrás de você.
- Não desperdice munição. Ela fará falta se usá-la à toa, ficando sem quando precisar de verdade.
- Em uma situação apocalíptica, não confie na polícia, seja ela oficial ou não.
- Para sobreviver e proteger seus recursos, é bem provável que as pessoas formem gangues.
- Por conta da falta de comida, as pessoas podem apelar até para o canibalismo.
- Os criminosos que estavam detidos estarão todos nas ruas, então é bom redobrar os cuidados, só por precaução.
- Os rios e lagos muitas vezes recebem dejetos que vêm dos esgotos. Consumir a água deles pode levar a doenças como a febre tifoide e a cólera.
Publicidade
Materiais Necessários
- Garradas d’água;
- Enlatados;
- Alimentos embalados à vácuo;
- Coberta e travesseiro;
- Remédios;
- Uma arma;
- Munição;
- Uma faca (além da arma);
- Roupas quentes (dependendo do clima);
- Mala (para fugir);
- Baterias;
- Lanternas;
- Fósforos;
- Panela (para cozinha e ferver água);
- Utensílios de cozinha (prato, caneca, talheres);
- Mapa;
- Mudas de roupa (confortáveis e que cubram bem a pele);
- Abridor de latas;
- Fogão de camping e gás;
- Machado ou machadinha;
- Livro de primeiros-socorros;
- Fita isolante;
- Bastões fluorescentes;
- Comunicadores ou walkie-talkies;
- Isqueiros;
- Machadinha ou machado;
- Água (para 30 a 90 dias);
- Comida (para 30 a 90 dias);
- Fita isolante;
- Kit de primeiros-socorros (especificado acima);
- Livros de sobrevivência (um ou dois);
- Espelho para sinalização (pode ser um CD ou espelhos de camping);
- Corda (6 m);
- Óculos de sol;
- Bota de trekking;
- Colete a prova de balas;
- Documentos;
- Mochila, bolsa de transporte, mochila de trekking, etc.;
- Itens de “presente” para dar às pessoas não muito amigáveis que encontrar pelo caminho;
- Papel higiênico (uns dois rolos);
- Absorventes;
- Escova e pasta de dente;
- Sacos de lixo e elásticos;
- Pá e colher de pedreiro;
- Água sanitária;
- Sabonete e shampoo;
- Itens de conforto;
- Balestra ou arco e flecha (para caçar e lutar);
- Bússola ou GPS.
Referências
Publicidade